Qual moeda levar pra Praga e como trocar o dinheiro

Embora a República Tcheca faça parte da União Europeia, a coroa tcheca é a moeda oficial do país. Por isso, muita gente que não se prepara direito pra essa viagem e acaba tendo essa surpresinha ao desembarcar por lá. Pra que isso não aconteça com você, preparamos este post com algumas dicas de qual moeda levar pra Praga e também de onde trocar o dinheiro na cidade.

QUAL MOEDA LEVAR PRA PRAGA

Nós chegamos em Praga vindos de Budapeste após seis horas de trem. Queríamos mesmo era correr pro nosso hotel, deixar as malas e conhecer a cidade. Sabíamos que, como na maioria das outras cidades, trocar o dinheiro na estação de trem não seria uma boa, mas era a única solução.

Qual moeda levar pra Praga (Foto: Shutterstock)

Qual moeda levar pra Praga (Foto: Shutterstock)

Foi o que fizemos. Trocamos o mínimo necessário para pegarmos um tram até o nosso hotel, já que nas estações de trem e nos aeroportos as conversões são péssimas e eles cobram comissões altíssimas.

Falando em hotel, vale a pena abrirmos um espaço para falarmos do hotel em que nos hospedamos em Praga. O Royal Prague City Apartaments é muito bem localizado. Embora esteja próximo das atrações, não está no meio do burburinho. Vale a pena dar uma olhada no preço das diárias nele ou em outros hotéis na cidade com descontos de até 50%.

Qual moeda levar pra Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Voltando a falar de dinheiro… Durante muito tempo, nós ficamos em dúvida sobre qual moeda leva pra Praga, já que antes havíamos ido pra Suécia e lá não adianta levar nenhuma moeda, como já contamos em outro post. O negócio lá é usar apenas cartão, mas o mesmo não acontece na República Tcheca.

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

Na hora de decidir qual moeda levar pra Praga vale escolher uma moeda forte como o euro ou o dólar. Provavelmente, Praga não será seu único destino na Europa. Então, você deverá ir a outros países em que a moeda já será o euro. Portanto, ficará mais fácil levar o euro e trocar uma grande quantidade da moeda aqui no Brasil para conseguir uma taxa melhor. Nós levamos euros e conseguimos uma boa cotação. Também usamos cartão pré pago em bares, restaurantes e supermercados sem qualquer tipo de problema.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Todas as casas de câmbio aceitam o euro pra troca. Inclusive, como estávamos voltando de Budapeste, ficamos com um pouco de florim húngaro e também conseguimos trocar facilmente (claro que com uma cotação pior do que a do euro).

 

| COMO TROCAR O DINHEIRO EM PRAGA

Depois de decidir qual moeda levar pra Praga, chegou a outra parte difícil: achar um lugar para trocar o dinheiro por lá. Andando pela Cidade Velha, não vai ser difícil encontrar pessoas segurando placas e também faixas com os dizeres “Sem comissão” ou “0% de comissão”. Não caia nisso! É golpe!

Qual moeda levar pra Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Nós mesmos entramos em duas delas pra conferir de perto, mas não caímos. No começo, parece que o valor é aquele anunciado bem grande, você fala a quantia que quer trocar, mas depois descobre que tem uma comissão em cima. Geralmente só não tem comissão para valores bem altos. Se você já tiver entregado o dinheiro, o atendente dirá que não poderá devolvê-lo porque já terá gerado o protocolo e não terá como cancelar. Então, a dica é perguntar várias vezes antes o valor total que você receberá e pedir para que a pessoa digite na calculadora. Eles até podem se estressar, mas é o recomendável.

 

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

Por isso, a gente acabou seguindo uma dica muito boa do blog Insider Praga e fomos na casa de câmbio Alfa Prague, que possui duas unidades na cidade. Eles realmente não cobram comissão e dá pra ver pelo site a conversão em tempo real. Pra gente valeu a pena. Veja os endereços das lojas:

End.: Obchodni Centrum Palladium
Námêsti Republiky

End.: Rathova Pasáz
Na Příkopě 957/23

Ficou com alguma dúvida sobre qual moeda levar pra Praga ou onde trocar o dinheiro na cidade? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ O que fazer fazer por lá: Principais pontos turísticos
+ Dicas: O que saber antes de ir pra cidade
+ Quanto custa viajar pra lá: Preços 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *