Bem no meio do badalado bairro de Miraflores, em Lima, um sítio arqueológico surpreende quem cruza as esquinas das calles General Borgoño e Tarapaca. Huaca Pucllana é um complexo de ruínas que ocupam 150 mil m² e que chama a atenção por sua grandiosidade logo de cara.

Huaca Pucllana

Aberta ao público de quarta a segunda, das 9h e 17h, esta construção arqueológica leva o visitante a uma viagem ao tempo pré-Inca, aos monumentos construídos pelos povos Lima, que habitavam a região no século V.

Huaca Pucllana

Pucllana foi um importante centro cerimonial e administrativo deste povo. E sua grandeza se reflete na arquitetura monumental feita de adobe. O lugar é claramente dividido em dois setores. A região da pirâmide, que chega a 23 metros de altura, era o local das cerimônias onde eram realizados cultos aos deuses. Já a área das praças era dedicado ao setor administrativo.

Huaca PucllanaHuaca Pucllana

 

 

 

 

 

 

Durante muitos anos, o sítio arqueológico foi vítima do crescimento desordenado da capital peruana. Como suas ruínas estavam encobertas, a cidade avançou sobre a maior parte da área antes habitada pelos Limas. Mas há 30 anos o governo tem se preocupado em recuperar as origens de seu povo. Hoje o local passa por uma grande restauração que, segundo os guias, ainda levará décadas para terminar.

Huaca Pucllana

Huaca Pucllana

A entrada, apenas com guia, em Huaca Pucllana custa cerca de S/.10 (US$3,5) e os passeios duram aproximadamente uma hora. É bem interessante. Além de conhecer a história dos Limas, a importância e grandiosidade das construções, é possível ter contato com os animais que habitam a região desde aqueles tempos, como os cachorros peruanos (“loiros” e sem pelos), llamas e alpacas.

Huaca Pucllana

COMES E BEBES COM VISTA PARA AS RUÍNAS

No lugar funciona também o Restaurant Huaca Pucllana, bem ao lado das ruínas, dentro do parque arqueológico. O ambiente é sofisticado e os preços bem altos. Mas para quem tiver com uma folguinha no orçamento, vale a pena provar uma boa comida peruana com esta vista para Huaca Pucllana.

Restaurant Huaca Pucllana

Restaurant Huaca Pucllana

HUACA PUCLLANA

Calle General Borgoño cdra. 8
(511) 445-8695
Quarta a segunda – 9h às 17h
S/.10

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

0 resposta

  1. Lima é um local incrivel, e é injusta a forma como é tratada apenas como um ponto de conexão para MP…Lima encanta em tudo.Adorei essas ruinas,de facil acesso e um local incrivel!! NO dia que eu fui a entrada estava franca,dei sorte!!hahaha!!
    abçs e boa semana!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.