Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande: Dicas para fazer o passeio

O passeio pelas Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande é um dos mais disputados por quem viaja pra lá. Afinal, passa por algumas das praias mais bonitas da região de Angra dos Reis.

Aliás, é bom falar: quem vai pra Ilha Grande precisa fazer passeios para conseguir conhecer as principais praias ou pelo menos alugar um barco ou uma lancha para conseguir ir até elas.

A gente já fez um post contando em detalhes a maior parte dos passeios disponíveis na ilha, mas hoje vou falar mais sobre o tour pelas Ilhas Paradisíacas, que foi nosso segundo passeio por lá.

Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ILHAS PARADISÍACAS EM ILHA GRANDE

Antes de mais nada, vou contar uma coisa que aconteceu com a gente. Chegamos em Ilha Grande num domingo à tarde. Andamos pela Vila do Abraão e no fim do dia fomos para um bar. Perguntamos para o dono: “Se pudéssemos fazer só um passeio em Ilha Grande, qual você indicaria?”. Ele respondeu: “Ilhas Pasadisíacas porque passa pelos lugares mais bonitos”.

Saímos convencidos de que faríamos então este tour na segunda-feira. Mas ao chegarmos na LIG (Lanchas Ilha Grande), conversamos com o Sérgio, que trabalha lá. Ele disse que realmente o passeios pelas Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande era lindo, mas que ele achava o Volta à Ilha mais importante e que indicava sempre fazer o quanto antes porque corre sempre o risco de ser cancelado.

Ainda bem que o ouvimos. Fizemos o passeio de Volta à Ilha na segunda. Ele foi cancelado na terça por causa das condições do mar e só voltou a acontecer no sábado. Ou seja, iríamos embora sem conhecer as principais praias. No terça, conseguimos fazer o passeio das Ilhas Paradisíacas e amamos também.

Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cataguases (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Os dois passeios são ótimos e lindos, só que o de Volta à Ilha é cancelado com frequência (conhecemos pessoas que já foram três vezes para Ilha Grande e nunca conseguiram fazer), já o das Ilhas Paradisíacas é mais certo de acontecer.

| COMO É O PASSEIO

O passeio das Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande sai da Vila do Abraão, mas passa por praias e ilhas da região de Angra dos Reis.

O tour começa às 10h30 da manhã e termina por volta das 16h30. Tanto o nome do passeio quanto as paradas podem sofrer algumas variações de agência para agência, mas normalmente os principais pontos são iguais.

Nosso passeio passou por Cataguases, Ilhas Botinas, Praia da Piedade e Praia do Dentista. No final, houve uma parada para o almoço em Maguariquessaba. Vou falar mais de cada parada a seguir, mas antes vou dar mais dicas do passeio em si.

ONDE O PASSEIO É FEITO?

O passeio é feito em lanchas rápidas com até no máximo 17 pessoas. Sim! A lancha balança um pouquinho, mas dá para aguentar.

+ Encontre seu hotel na região com desconto

O QUE ESTÁ INCLUSO?

Geralmente, as agências oferecem água mineral, gelo e cooler. Os turistas podem levar as bebidas para guardar no barco. Vale perguntar se o gelo e a água estão mesmo inclusos.

Praia da Piedade (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia da Piedade (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE PRECISO LEVAR?

Além das bebidas, sempre é bom levar alguma coisa para comer. A parada pro almoço é a última do dia. Então, é bom ter na mochila algum salgadinho, pão ou bolacha porque geralmente nas paradas não há estrutura nenhuma.

É PRECISO RESERVAR?

Não que sempre seja cheio, mas é bom na noite anterior passar em alguma das agências para reservar o seu lugar. Eles costumam pedir um pequeno adiantamento em dinheiro.

POSSO CANCELAR?

Mesmo tendo feito a reserva e dado o adiantamento, se no dia do passeio, o tempo amanhecer feio ou, por qualquer outro motivo, você não quiser mais fazer o tour, é possível adiá-lo ou cancelá-lo e receber o dinheiro de volta. É preciso apenas perguntar até quanto tempo antes do início do passeio é possível fazer isso.

| PARADAS DO TOUR ILHAS PARADISÍACAS EM ILHA GRANDE

Cada parada do tour dura cerca de 1h. Veja por onde o nosso passou:

CATAGUASES

A primeira parada do nosso tour pelas Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande foi em Cataguases. A ilha fica bem perto do centro de Angra dos Reis, mas, como só pode ser acessada através de barcos, é bem paradisíaca.

Catagueses, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A praia é linda, bastante espaçosa, tem águas clarinhas e e areia bem branquinha e fina. Ahh, o mar é muito calminho também. Parece até uma piscina. Pra quem gosta de mergulhar, lá é bom para ver peixes e até tartarugas.

+ Encontre seu hotel na região com desconto

ILHAS BOTINAS

O nosso tour pelas Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande continuou pelas Ilhas Botinas. Lá, não há areia para ficar nas duas ilhotas. Então, só desce do barco quem quiser nadar ou mergulhar.

É muito lindo! A cor da água é surpreendente e o mar é calmo. Dá para ver muitos peixes na região usando snorkel.

Ilhas Botinas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

As Ilhas Botinas são muito famosas em Angra dos Reis. Olha que engraçado! No dia que fizemos o passeio, chegamos no hotel e a TV estava ligada na Globo, que passava a reprise da novela Por Amor. Quem é dos anos 90, vai lembrar bem do casal Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz). Eles sempre iam pra casa dela em Angra na novela. Na hora que olhamos pra TV, eles estavam mergulhando nas Ilhas Botinas.

PRAIA DA PIEDADE

A Praia da Piedade, que está localizada na Ilha da Gipóia, foi uma grande surpresa neste passeio. O lugar é lindo demais! A água parece que se corta no meio formando duas praias. Está fundo, de repente fica bem rasinho e depois vai afundando de novo. Lá tem uma igrejinha linda que dá ainda mais charme para a praia. Ahh, a água também é clarinha!

Ilhas Paradisíacas - Praia da Piedade, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Antigamente, era na Praia da Piedade que estava localizada a famosa Ilha de Caras, onde as celebridades se encontravam durante o verão para “celebrar a vida” na capa da revista Caras ou até mesmo para “curar uma separação dolorosa” hahaha.

PRAIA DO DENTISTA OU JURUBAÍBA

A Praia do Dentista ou Jurubaíba é considerada uma das mais lindas de Angra dos Reis. Quando nós fomos, a lancha não conseguiu chegar muito perto da areia. Então, para descer e ir até lá, não foi tão simples assim porque o mar estava bem agitado e não dava pé. Mas deu certo e valeu a pena.

Praia do Dentista, Angra dos Reis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Assim como a Praia da Piedade, ela também está localizada na Ilha da Gipóia. A cor do mar é linda e a areia é branquinha também.

PARADA PARA O ALMOÇO: MAGUARIQUESSABA

Foi em Maguariquessaba que paramos para almoçar em todos os passeios que fizemos, mas isso pode variar. A gente não pediu nada para comer porque foi a última parada do dia e preferimos deixar para almoçar/jantar em algum restaurante na Vila do Abraão. Aliás, já fizemos uma lista com lugares para comer lá.

Não gostamos muito da praia, mas dizem que a comida do restaurante é boa, apesar de que os pratos são quase sempre para duas pessoas.

| ONDE FICAR EM ILHA GRANDE

Sem dúvidas, a nossa dica é ficar hospedado na Vila do Abraão. A estrutura da ilha está toda na vila, ou seja, as principais pousadas, agências, lojas e restaurantes estão lá. A gente fez um post bem completo dicas de hotéis.

A Vila tem diversas opções de hospedagens com bom custo-benefício e que vão de encontro com o tipo de viajante que você é. Na alta temporada, os preços costumam subir um pouco.

A gente ficou na Pousada Caúca, que é simples, mas é bonitinha e tem um preço bom, além de funcionários muito atenciosos. De toda forma, há boas opções em toda a vila. Aproveite para encontrar o seu hotel com desconto.

Pousada Caúca (Foto: Divulgação/Booking)

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Como faz para chegar

+ Onde ficar: Selecionamos os melhores hotéis
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ Principais passeios: O que vale conhecer

Ficou com alguma dúvida sobre o tour pelas Ilhas Paradisíacas em Ilha Grande? Deixe nos comentários!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *