Imigração em Dubai: Como é, visto, documentos e dicas

Com voos diários pela Emirates saindo de São Paulo, centenas de brasileiros desembarcam todos os dias nos Emirados Árabes Unidos. E como é a imigração em Dubai? Quais os documentos necessários? E quem está apenas em conexão, como proceder?

São essas e outras dúvidas que tiramos nesse post, incluindo todas as dicas sobre documentação, se é preciso visto e também o que é necessário para quem está em trânsito. Ou seja, passageiros que estão apenas passando pelo aeroporto e seguirão para outro destino.

Aliás, vale também ver o post que já publicamos com todas as dicas de o que fazer em Dubai, com um roteiro completo pela cidade.

Burj Khalifa em Downtown, prédio mais alto do mundo
Burj Khalifa em Dubai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Precisa de visto para Dubai?

Antes de falarmos da imigração em Dubai, vale tirar uma das principais dúvidas: precisa de visto para os Emirados Árabes Unidos? A resposta é não.

Desde 2018, um acordo bilateral entre Brasil e o país do Oriente Médio isentou brasileiros de vistos para viagens de até 90 dias dentro de um período de um ano. Isso inclui passaporte comuns, diplomáticos ou oficiais.

Então se você quer viajar para Dubai, Abu Dhabi ou outras cidades dos Emirados Árabes não precisará se preocupar com visto para estadias de até 90 dias. Se quiser ficar por um período maior, aí sim deverá dar entrada na embaixada ou consulado.

Rua em frente ao aeroporto de Dubai, Emirados Árabes Unidos
Aeroporto de Dubai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é a imigração em Dubai

Já estive nos Emirados Árabes Unidos tanto quando era necessário visto como mais recentemente, em 2023, quando o documento foi dispensado. Em ambas as ocasiões, a imigração em Dubai costuma ser bem tranquila.

Mas, de toda forma, é sempre importante ter a documentação correta em mãos caso seja solicitada pelo oficial. E por aqui ainda tem um ótimo diferencial para o turista, que é o fato de você ganhar um chip de internet para usar durante a visita, como falarei mais adiante.

Se você está só de passagem pelo aeroporto, durante uma conexão, siga mais adiante nesse post.

1. Documentos exigidos na imigração em Dubai

A documentação para visitar os Emirados Árabes Unidos agora é bem básica para brasileiros. Então não há muito com o que se preocupar desde que você esteja com tudo certinho em mãos (de forma impressa ou no celular).

  • Passaporte com validade de pelo menos 6 meses;
  • Comprovante de hospedagem (veja hotéis com descontos);
  • Passagem de saída do país;
  • Seguro viagem (vou falar dele a seguir).

O seguro viagem

O governo não deixa de forma clara a obrigatoriedade de se contratar um seguro viagem, embora seja altamente recomendado. Principalmente depois que o país reabriu por conta da pandemia de COVID-19, esse pode ser um documento que te dará mais tranquilidade na imigração em Dubai.

De toda forma, um seguro viagem é algo bem barato pelas vantagens que traz. Eu mesmo já “quebrei a coluna” esquiando no Chile e precisei ser resgatado de helicóptero, além de ficar internado. Já imaginou quanto teria me custado se não fosse o seguro?

Então mais do que um documento para imigração, o seguro viagem garante sua tranquilidade em casos de imprevistos de saúde, extravio de bagagem e outras dores de cabeça.

Além disso, a saúde pública nos Emirados Árabes Unidos é para residentes no país. Visitantes e expatriados devem usar a rede privada e uma simples consulta pode sair bem cara.

E sim, ele é barato. Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é nossa parceira e sempre usamos nas nossas viagens. Aliás, eles funcionam como buscador que encontra os melhores preços dentre as seguradoras.

Quer um desconto? Por serem nossos parceiros, ao usar o cupom ESSEMUNDO15 você pode receber até 20% de desconto.

2. Precisa de teste de COVID-19?

Não, você não precisa mais apresentar nenhum teste negativo de COVID-19 ou certificado de vacinação para viajar a Dubai desde novembro de 2022.

Aliás, o uso de máscara é facultativo tanto no aeroporto como em todos os lugares da cidade, exceto hospitais e outros estabelecimentos médicos.

3. O processo de imigração em Dubai

Logo após desembarcar do seu voo, você deve seguir as placas de arrivals (chegada) e baggage reclaim (retirada de bagagens) caso vá ficar no país. Seguindo essas orientações você já chegará à área de imigração em Dubai.

Área do aeroporto após a imigração em Dubai
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas se você está só de passagem, aí deve seguir as placas de connections (conexões), como explico os detalhes mais adiante.

Não peguei fila na imigração, ao contrário do processo lento para entrega dos documentos no aeroporto de Doha poucas semanas antes. Aqui em Dubai, apenas entreguei meu passaporte, confirmei minhas digitais, respondi quantos dias ficaria e pronto.

O agente não me pediu ou perguntou nenhuma outra informação, como comprovante de hospedagem ou passagem de saída. Foi extremamente tranquila e depois foi só seguir para pegar a bagagem. Além disso, recebi um chip 5G para usar na cidade, como explicarei mais abaixo.

A única parte mais demorada foi ao passar pela alfândega. Talvez por eu estar sozinho, um agente já veio direto em mim assim que retirei minha mala da esteira e pediu que o acompanhasse até o raio-X.

Ele fez algumas perguntas simples sobre o motivo da viagem e quantos dias eu ficaria e me liberou. Não precisei nem abrir a bagagem, já que o equipamento não acusou nada.

4. Itens proibidos na imigração em Dubai

Vale aqui deixar uma listinha de alguns produtos que são proibidos ao sair do aeroporto de Dubai. Então se você tiver algum desses itens, pode pagar multa ou até mesmo ser preso, como no caso de drogas.

  • Qualquer tipo de pornografia ou material obsceno;
  • Equipamentos ou máquinas de jogos de azar;
  • Narcóticos de todos os tipos;
  • Aves, inclusive congeladas;
  • Mercadorias falsificadas de todos os tipos.

Esses são alguns dos principais exemplos de coisas proibidas, mas você pode consultar os limites de itens como cigarros, bebidas ou dinheiro em espécie no site da alfândega do emirado.

5. Chip de celular grátis no aeroporto

Uma coisa muito legal ao fazer a imigração no aeroporto de Dubai é que você recebe um chip 5G gratuito de internet para usar no país. Não há previsão ou informação se essa ação é temporária ou será pra sempre.

Chip 5G grátis entre na imigração em Dubai
Chip entregue aos turistas em Dubai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas na minha viagem mais recente, em maio de 2023, eu recebi o chip do próprio agente que fez minha imigração. Como ele já vem atrelado ao seu passaporte, o cadastro para começar a usar é muito simples.

Vale dizer que o chip turístico é da operadora Du. Ele tem velocidade de até 5G e 1GB de dados gratuitos com validade de 24h a partir da ativação. Mas calma!

Mesmo depois que seu plano expirar, você pode continuar usando seu chip em Dubai. Basta fazer uma recarga pelo aplicativo da empresa ou até mesmo em uma das várias lojas, principalmente nos shoppings.

É bem prático e evita a dor de cabeça de sair andando atrás de chip logo no primeiro dia de viagem. Gostei muito e acho que outros países deviam copiar a ideia.

Passageiros em conexão no aeroporto de Dubai

Se você está apenas em trânsito e irá pegar um novo voo para outro país não irá passar pela imigração em Dubai. Ou seja, não precisará de visto ou de qualquer outro documento além do seu passaporte, claro.

Ao desembarcar, basta seguir as placas connections (conexões) para chegar ao seu próximo portão de embarque. Mas vale dizer que, antes disso, você irá passar por um raio-X.

Então vale dizer que você precisará escanear sua bagagem de mão, retirar itens de metal dos bolsos e o notebook, se for o caso, da mochila ou bolsa. De toda forma, não costuma ser um processo burocrático, embora possa ter alguma fila.

A partir dali, é só consultar nos painéis o portão de embarque do seu novo voo e seguir as placas e orientações até ele.

Conexões longas

Tem uma conexão de muitas horas? Talvez um boa ideia seja sair do aeroporto e passear pela cidade, como já demos as dicas no post de o que fazer numa conexão em Dubai.

Fachada do Museu do Futuro nos Emirados Árabes Unidos
Museu do Futuro em Dubai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se tiver o dia todo, pode até mesmo deixar o terminal de metrô e seguir para algumas atrações. Mas se o tempo estiver um pouco mais apertado, nós sugerimos duas opções:

  • Contrate um táxi para ficar algumas horas com você. Normalmente eles aceitam corridas fechadas por tempo e o comum é que dure 3h. Nesse período ele pode te levar aos principais pontos turísticos de Dubai;
  • Outra opção mais tranquila, que você já pode contratar ainda no Brasil e sem negociar, é fechar com uma agência pra te levar pra visitar a cidade. Nós sugerimos que você dê uma olhada nesse tour da Civitatis para até 3 pessoas, uma das principais empresas de passeios do mundo. Melhor ainda é que o pagamento é em reais!

A escolha vai depender de quanto de praticidade você quer!

Dúvidas Frequentes

Para ir a Dubai precisa de visto?

Não, desde 2018 brasileiros não precisam mais de visto para Dubai para viagens de até 90 dias. Veja lista dos principais documentos para entrar nos Emirados Árabes Unidos.

O que é necessário para entrar em Dubai?

Brasileiros não precisam de visto, mas devem ter passaporte válido por pelo menos 6 meses, reservas de hospedagem e passagem de saída do país. Veja a documentação completa que você precisa ter para entrar em Dubai.

Precisa de teste de COVID-19 ou vacina em Dubai?

Não, desde novembro de 2022 Dubai não exige mais teste negativo PCR de COVID-19 nem comprovante de vacinação para turistas.

É preciso de visto para fazer conexão em Dubai?

Não, da mesma forma que brasileiros que irão fazer imigração em Dubai, viajantes apenas em conexão não precisam de visto. Saiba mais sobre passageiros em trânsito no aeroporto.

Precisa de vacina de febre amarela para entrar em Dubai?

Não, brasileiros não precisam de nenhuma vacina para visitar os Emirados Árabes Unidos.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Ariel ton Leal disse:

Olá Rafael.

Vou chegar em Dubai, mas vou pegar outro voo , mas não é conexão. Vou para bangkok em outro voo. Então, pir isso tenho que pegar minhas malas , passar pela imigração e embarcar de novo? Estou preocupada porque tenho um intervalo de 4h entre a chegada do meu voo e a saída do outro voo. Na verdade minha passagem era pra ficar 17 fias em dubai, mas vou ir pra tailandia e depois voltar pra dubai e ficar os 4 dias finais lá.
Se puder me ajudar vou te agradecer muito. Sou sua conterrânea e organizo minhas viagens sempre com.a sua ajuda.

Oi, Ariel, tudo bem?
Então, o tempo é meio apertado, né? Porque o processo de imigração, retirar bagagem e chegar de novo com antecedência pro check-in e novo embarque fica muito corrido. Infelizmente não tem o que fazer, é torcer pra dar certo.

Abraços e boa viagem

Clarissa disse:

Rafael parabéns pelo conteúdo. Apenas uma duvida, a vacina de febre amarela não é obrigatório porem recomendado? verifiquei em vários sites onde fala da necessidade da mesma (pode estar desatualizado).
É necessário preencher algum formulário na chegada (ex formulário de imigração do USA)?
Obrigada desde já!

Oi, Clarissa, tudo bem?
Não precisa do certificado internacional de febre amarela não. O post tem todas as informações atualizadas. E não há formulário de imigração.

Abraços

priscila disse:

Olá tudo bem?

Ceritifica internacional da febre amarela é exigido?

Oi, Priscila, tudo bem?
Não precisa de certificado internacional de febre amarela não.

Abraços

nathalia disse:

meu passaporte não tem 6 meses de validade, então nao posso ir para para Dubai?

Oi, Nathalia, tudo bem?
Isso, o governo diz que o passaporte precisa ter no mínimo 6 meses de validade.
Abraços

Aaron Mourão disse:

Olá Rafael, Parabéns pelas dicas. Bom, estarei indo a Dubai em janeiro com minha namorada. Vamos ficar apenas 4 ou 5 dias e partiremos para Paris. A dúvida é: você acha que da pra se virar na imigração e também na cidade sem o inglês? Sou bem esperto em relação a viagem, porém a única experiência recente para o exterior foi para argentina.

Oi, Aaron, tudo bem?
Então, sem falar nada nada de inglês você vai ter dificuldades, mas até dá. Conheço um casal que viaja o mundo todo só na base de aplicativos e mímica. Já sobre a imigração, vale levar tudo então impresso numa pastinha pra entregar ao agente caso seja solicitado.
Talvez uma solução, ao menos pra se virar em Dubai, seja contratar um guia que fale português.
Abraços

Beatriz disse:

Olha, eu acho que sua informação está incorreta. Pelo site oficial da EAU, brasileiros precisam do visa on arrival, com valores diversos dependendo do tempo da estadia.

Oi, Beatriz, tudo bem?
Você viu a informação errada! O post está atualizadíssimo, inclusive confirmado junto à embaixada, e acabei de retornar de Dubai. Brasileiros não precisam de visto!
Abraços

ricardo disse:

a emirates possibilita antecipar o visto, vale a pena?

Olá, tudo bem?
Você não precisa de visto para Dubai.
Abraços