O que fazer em Arraial d’Ajuda: Dicas, atrações e praias

Não falta o que fazer em Arraial d’Ajuda, na Bahia. Além das praias, que são lindas, há o centro histórico, a rua dos bares e restaurantes e um mirante lindo. Sem contar que pertinho de Arraial estão outros lugares que valem a visita. Neste post, damos dicas para você montar o seu roteiro por lá.

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA NA BAHIA

Antes de darmos as dicas com o que fazer em Arraial d’Ajuda, vamos falar um pouco sobre esta vila baiana. Na verdade, Arraial é um distrito que faz parte de Porto Seguro, assim como Trancoso e Caraíva. A vila possui menos de 20 mil habitantes, mas recebe todos os anos milhares de turistas em busca de belas praias.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| RUA DO MUCUGÊ

A nossa lista com o que fazer em Arraial d’Ajuda não começa com as praias. Vamos falar primeiro da Rua do Mucugê. É aqui que acontece a agitação de Arraial à noite. Os principais bares e restaurantes se encontram aqui com muita música e comida boa. Andando até o fim da rua, será possível chegar a Praia do Mucugê.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na região com desconto

 

| RUA BROADWAY / BRÓDUEI

Outra rua muito famosa em Arraial é a Broadway. Ligando a pracinha à igreja, a região possui diversos bares, restaurantes e lojinhas. É uma região muito procurada para comprar lembrancinhas.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| BECO DAS CORES

Mais uma dica de o que fazer em Arraial d’Ajuda é o Beco das Cores, localizado na Rua do Mucugê. Uma viela charmosa com restaurantes e lojinhas, além de ser ter música ao vivo. Vale a pena pelo menos dar uma passadinha por lá.

| IGREJA MATRIZ

A igreja matriz não poderia faltar na lista com o que fazer em Arraial d’Ajuda. Sua construção começou em 1550 e ela é uma homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na região com desconto

 

| MIRANTE DAS FITINHAS

Pra quem gosta de vista, o Mirante das Fitinhas tem que entrar no roteiro. Localizado bem atrás da Igreja Matriz, o Mirante tem uma vista linda, mas, além disso, há a tradição de amarrar fitinhas lá em cima. Dizem que se fizer o pedido enquanto a amarra, ele será realizado. Se acontece mesmo, eu não sei, mas que deixa o visual ainda mais bonito, isso é uma certeza.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ARRAIAL D’AJUDA ECO PARQUE

O Eco Parque é mais uma dica de o que fazer em Arraial d’Ajuda. Localizado no centro da cidade, o parque aquático possui atrações pra família toda. Toboáguas radicais, arvorismo, tirolesa e escalada são algumas delas. Como não funciona durante o ano todo, é sempre bom checar se ele está aberto para visitação. É possível comprar o ingresso pelo site.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Divulgação)

| PRAIAS

Agora vamos falar daquilo que acho que é o que as pessoas mais procuram numa lista com o que fazer em Arraial d’Ajuda: as praias. Tem para todos os gostos. Praias movimentadas e cheias de estrutura, outras vazias e algumas que são uma mistura das duas coisas.

+ Encontre seu hotel na vila com descontos

A Praia do Mucugê é a mais famosa de Arraial d’Ajuda e é mais próximo do centro também. Descendo a Rua do Mucugê, que já citamos aqui no post, você irá chegar a esta praia. Pelo fácil acesso, é a mais cheia na alta temporada, mas também é uma das que possui mais estrutura com hotéis próximos e barracas de praia. O Eco Parque, que falamos no tópico anterior, fica nesta praia.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 Seguindo à direita, chega-se à Praia do Parracho, que é mais vazia do que a do Mucugê, mas também há menos barracas de praia. Durante a alta temporada, principalmente no Ano Novo e no Carnaval, a badalação acontece por aqui com festas e shows do Uíki Parracho.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, a gente se hospedou na Praia do Parracho no hotel Saint Tropez e foi uma ótima escolha. O hotel tem uma boa estrutura e fica bem em frente ao mar. Durante o dia, a gente ia andando numa boa até a Rua do Mucugê e à noite voltava de táxi. Aproveite para ver o valor das diárias neste hotel com descontos.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na maré baixa, algumas piscinas naturais se formam na Praia da Pitinga. Apesar de ser mais integrada à natureza, há algumas boas barracas por ali.

A Praia de Taípe e da Lagoa Azul são cercadas por falésias e ideais para quem quer sossego. É considerada uma das lindas de Arraial e é também uma das mais tranquilas.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Já a Praia do Apaga Fogo é a mais próxima de Porto Seguro. É só cruzar a balsa que chegamos aqui. A estrutura é formada apenas pelos hotéis que ficam na região, como o Eco Resort, onde também nos hospedamos. O hotel é lindo e fica bem de frente para o mar. Aproveite para ver o valor das diárias com desconto.

O que fazer em Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

As praias de Aracaípe e dos Pescadores também são duas praias famosas na região.

| CARAÍVA E TRANCOSO

Quem viaja para Arraial d’Ajuda pode aproveitar para conhecer Caraíva e Trancoso. O ideal não é fazer bate-volta, já que as duas cidades também merecem tempo e calma para serem conhecidas.

| COMO CHEGAR

O jeito mais fácil de chegar em Arraial d’Ajuda é indo de avião até Porto Seguro. De lá, é possível pegar uma balsa até a vila. Fizemos um post explicando todos os passos para chegar em Arraial saindo de Porto Seguro ou de Trancoso.

| ONDE FICAR

Como falei antes, nós ficamos em dois hotéis diferentes em Arraial d’Ajuda: o Saint Tropez, que fica na Praia do Parracho (veja valor das diárias com desconto), e no Eco Resort, que está localizado na Praia do Apaga Fogo (veja valor das diárias com desconto).

O que fazer em Arraial d'Ajuda - Eco Resort (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Neste outro post, a gente falou direitinho sobre cada região de Arraial e demos dicas de hotéis.

+ Encontre seu hotel na vila com descontos

+ Veja todas as dicas do destino
+ Conheça as praias da região
+ Como chegar saindo de Porto Seguro e Trancoso
+ Dicas de hotéis na vila

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *