O que fazer numa parada de navio em Búzios

Muitos cruzeiros que viajam pela costa do Sudeste costumam fazer uma escala por aqui, dando normalmente a parte da manhã e da tarde para os passageiros conhecerem a cidade consagrada por Brigitte Bardot. Mas o que dá pra fazer numa parada de navio em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro?

Apesar de não ter um porto e o transporte entre o cruzeiro e a praia ter que ser feito em pequenos barcos, o que torna o desembarque mais lento, a boa notícia é que você já chega logo de cara no centrinho charmoso de Búzios. Mas se você quer curtir as paradisíacas praias, é preciso um deslocamento na cidade, como contamos nesse post.

O que fazer numa parada de navio em Búzios (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O QUE FAZER NUMA PARADA DE NAVIO EM BÚZIOS

CENTRINHO E ORLA DA BARDOT

Logo ao desembarcar do barco que te trouxe do navio, no Cais do Mangue, à sua direita estará a famosa Rua das Pedras, o lugar onde todo mundo se encontra pra bater pernas principalmente à noite. Mas mesmo durante o dia, essa e outras ruazinhas vizinhas têm diversas lojas e restaurantes abertos. Vale ao menos um passeio rápido.O que fazer numa parada de navio em Búzios - Rua das Pedras [Foto: Cesar Cardoso (CC BY-NC 2.0)]

Rua das Pedras [Foto: Cesar Cardoso (CC BY-NC 2.0)]

Já à esquerda do píer fica a Orla da Bardot, que serpenteia em uma ruazinha de pedras repleta de bons (e caros) restaurantes e bares. Se for almoçar na cidade, pode ser uma boa opção, apesar de os preços superinflacionados de Búzios no geral.

Melhor preço no Seguro Viagem para Cruzeiros
Os preços de um atendimento médico em um navio são bem altos, sempre cobrados em dólares. Por isso recomendamos que você não viaje sem um seguro viagem. Ele é barato e garante sua tranquilidade em qualquer imprevisto. Você pode encontrar o melhor preço entre as seguradoras nesse site. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Orla da Bardot (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Orla da Bardot (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo a orla, chega-se à estátua de Brigitte Bardot. A famosa atriz francesa é homenageada por ter tornado Búzios, uma simples vila de pescadores na década de 60, conhecida mundo afora após ter visitado a cidade em 1964. Encantada com o lugar, ela ficou quatro meses, vivendo com uma verdadeira nativa (saiba mais).

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Orla da Bardot (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um pouco mais adiante ficam as estátuas dos Três Pescadores, outro famoso monumento. Apesar de na própria orla haver algumas prainhas, elas não são muito recomendadas para banho de mar. Se você quer curtir as praias numa parada de navio em Búzios, veja o próximo item.

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Os TRês Pescadores (Foto: Esse Mundo É Nosso)

PRAIAS EM BÚZIOS

Como o tempo da parada do cruzeiro normalmente é curto e muitos acabam deixando a cidade no fim de tarde, infelizmente você não conseguirá conhecer todas as praias. Por isso nós recomendamos, caso seja sua primeira vez por aqui, visitar as mais próximas do centrinho, onde você desembarcou.

Ao lado do próprio píer, na praia, ficam os acqua-táxis (ou táxis aquáticos), que são barcos que facilitam sua ida até ótimas praias. Os preços variam de R$5 a R$30, dependendo do local escolhido. Normalmente eles seguem para as praias dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos.

PRAIA DOS OSSOS, AZEDA E AZEDINHA

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Praia da Azeda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praias da Azeda e Azedinha

Elas são as mais próximas do píer e são muito bonitas. Apesar da pequena faixa de areia, as praias da Azeda e Azedinha têm uma água linda, com tons que vão do verde ao azul (saiba tudo). Gosto mais delas que da Praia dos Ossos. Elas são uma ótima pedida pra passar o dia. Dá pra ir caminhando (cerca de 30min), mas o jeito mais fácil é pegar o acqua-táxi. Se você quiser, esses pequenos barcos ainda oferecem alguns tours que passam por mais de uma praia. É só conversar com o barqueiro!

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Praias da Azeda e Azedinha (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praias da Azeda e Azedinha

JOÃO FERNANDES E JOÃO FERNANDINHO

Com uma faixa de areia bem maior e uma melhor estrutura, são duas praias vizinhas com bons restaurantes e bares. Elas também são uma boa escolha se você tem pouco tempo na cidade. Ficam a cerca de 25min do píer caminhando, mas os acqua-táxis também vêm até elas.

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Praia de João Fernandes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia de João Fernandes

Se você preferir praias uma pouco mais vazias, Tartaruga e Manguinhos podem ser uma alternativa, já que também são servidas pelos acqua-táxis.

OUTRAS PRAIAS

Com tempo contado em Búzios, visitar as praias do outro lado da península pode ser um pouco mais complicado, principalmente por conta do deslocamento. Elas são lindas, como as praias Brava, do Forno e extensa Ferradura. Nesse caso, o melhor é pegar um táxi convencional.

O que fazer numa parada de navio em Búzios - Praia Brava (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia Brava

Acho que vale mesmo optar por algumas delas. Infelizmente você não conseguirá fazer todas num dia só. Veja nesse post um guia das melhores praias de Búzios pra você escolher aquelas que mais têm a ver com seu perfil.

PASSEIOS OFERECIDOS NO NAVIO

Você vai notar que seu próprio cruzeiro vende pacotes para conhecer as praias da cidade e até mesmo algumas vizinhas, como Arraial do Cabo. O ruim é que esse passeios são superinflacionados e todos cobrados em dólares. Sinceramente eu acho que não vale a pena. Eles chegam a custar mais que o dobro do preço habitual.

Uma sugestão, caso você queira fazer algum tour, é procurar antes pela internet agências que ofereçam esse serviço durante uma parada de navio em Búzios. Não vai ser difícil encontrar e pode ter certeza que você irá economizar se comparar com os preços cobrados para o mesmo passeio no cruzeiro.

Eu acabei fazendo por conta própria mesmo quando fiz uma escala de navio por aqui. Meu roteiro foi a Rua das Pedras, Orla da Bardot e as praias dos Ossos, Azeda e Azedinha. Deu pra aproveitar bastante!

Tem mais alguma dúvida sobre o que fazer numa parada de navio em Búzios? Deixe seu comentário!

+ Ache o melhor preço no Seguro Viagem para cruzeiros
+ As melhores praias da cidade mapeadas em um miniguia
+ Onde comer: dicas de restaurantes em diversas praias
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da cidade

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Patrícia disse:

    Gostei muito das informações.
    Estive na praia da Azeda, realmente são águas muito tranquilas, porém a minha passagem foi muito rápida. Pretendo voltar em breve à região e quero conferir suas dicas.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *