Onde ficar em Santorini, Grécia: Cidades, praias e hotéis

Na hora de escolher onde ficar em Santorini, na Grécia, é importante ter em mente que não há apenas uma cidade na famosa ilha grega, mas várias. E pra decidir em que região reservar seu hotel tudo depende do que você espera da sua visita por lá.

Fira ou Oia? É uma das primeiras dúvidas que surgem, já que essas são duas das principais cidades. Mas há algumas outras pra se hospedar em Santorini e abaixo vamos falar sobre as particularidades das melhores delas pra você conseguir aproveitar a viagem sem precisar fazer grandes deslocamentos todos os dias.

ONDE FICAR EM SANTORINI, NA GRÉCIA

Na realidade, Santorini faz parte de um arquipélago e é a principal ilha para os turistas, já que é onde ficam os hotéis, o porto e o aeroporto. Também chamada de Thira, é aqui onde estão também as principais cidades, embora muita gente pense que seja apenas uma.

Onde ficar em Santorini (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por isso é importante você conhecer a particularidade de cada uma delas na hora de escolher onde ficar em Santorini, dessa forma você consegue aproveitar melhor sua viagem de acordo com seu perfil. No final do post você encontra um mapa com todas as cidades que citamos para se localizar.

| FIRA

Embora o nome possa se confundir com Thira (como Santorini também é chamada), Fira é o coração da ilha, onde há mais ofertas de restaurantes, bares, lojinhas e hotéis (veja opções com descontos). Por conta disso é um ótimo lugar pra se hospedar. Localizada em cima da encosta com vista para a caldeira (do vulcão), tem um visual lindo do Mar Egeu e muitos daqueles bons hotéis.

Onde ficar em Santorini - Fira - Anteliz Suites (Divulgação/Booking)
Fira: Anteliz Suites (Divulgação/Booking)

Por outro lado, Fira também é muito agitada, sempre cheia de turistas, o que pode irritar quem busca mais exclusividade em Santorini. Se for o seu caso, Oia, como falaremos abaixo, pode ser uma melhor opção.

Por fim, como essa é a capital de Santorini, é mais fácil também encontrar opções para todos os bolsos, inclusive restaurantes e hotéis mais baratos. Se você quer ficar bem localizado, com badalação durante o dia e à noite, circular bastante a pé sem depender muito de transporte, vale ficar aqui. Por conta disso, foi o local onde eu escolhi me hospedar.

| OIA

A cidade com o mais famoso pôr do sol da ilha é destino de milhares de turistas todos os dias pra assistir a essa espetáculo. Oia (fala-se “ia”) também é um dos lugares preferidos de quem busca o charme dos hotéis branquinhos com piscinas de borda infinita e vista para a caldeira.

Onde ficar em Santorini - Oia - Amaya Selection of Villas (Divulgação/Booking)
Oia: Amaya Selection of Villas (Divulgação/Booking)

Bem mais exclusiva que Fira, exceto no fim de tarde, quando fica bem cheia, Oia tem hotéis lindos, aqueles dos sonhos de quem vem para a Grécia. Mas os preços acompanham a fama e o charme do lugar.

Pôr do sol em Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale pra quem gosta de mais exclusividade, hotéis charmosos e pra quem quer fugir da badalação de Fira. De todo modo, a distância entre elas é curta, cerca de 15km, e eu fiz muitos dias facilmente com um quadriciclo alugado.

| IMEROVIGLI

Imerovigli fica entre Fira e Oia (mais perto de de Fira), bem na encosta da caldeira e com um dos visuais mais bonitos. Embora tenha muitas opções de hotéis, é um lugar mais tranquilo, com menos comércio, perfeito pra quem busca um hotel romântico e charmoso de paredes branquinhas e com aquelas piscinas azuis com vista pro mar e pro pôr do sol.

Onde ficar em Santorini - Imerovigli - Vista Mare Suites (Divulgação/Booking)
Imerovigli: Vista Mare Suites (Divulgação/Booking)

Se é isso que você procura, é um lugar perfeito na hora de decidir onde ficar em Santorini. Embora seja uma cidade bem mais calma, fica a uma curta distância do agito de Fira (em média uns 2km). Eu fui a pé de uma pra outra, beirando a caldeira. O visual é lindo!

| FIROSTEFANI

É praticamente irmã gêmea de Imerovigli e fica ainda mais perto de Fira, a menos de 2km. Você mal vai notar que está trocando de vila. As opções de hotéis são muito parecidas também, assim como a tranquilidade e o clima romântico do lugar, com uma incrível vista para a caldeira.

| ONDE FICAR EM SANTORINI: NAS PRAIAS

Ao contrário de Mykonos, que tem praias azuizinhas de tirar o fôlego, por aqui as areais são de origem vulcânica, ou seja, são mais escuras.

Por conta disso é que os lugares citados acima são normalmente escolhidos por quem quer está em dúvidas sobre onde ficar em Santorini. Mas se você quer ficar perto do mar e das praias, a ilha também tem boas opções de hotéis, inclusive com preços mais em conta.

| PERISSA

Essa é uma das praias mais famosas e muito boa para banho de mar. Como disse anteriormente, a areia é praticamente preta. Fica a cerca 12km de Fira e tem muitas opções de hotéis para todos os bolsos.

Praia de Perissa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale a pena pra quem veio até Santorini em busca de praias.

| KAMARI

Outra cidade de praia que eu gostei bastante durante a visita foi Kamari, a cerca de 8km de Fira. Eu a achei mais charmosinha que Perissa, que é uma praia mais comprida. Gostei também das opções de bares e restaurantes, além dos hotéis na orla. Da praia, espere o mesmo: areias escuras.

Kamari em Santorini (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MAPA DE SANTORINI

Existem muitas outras cidades em que você poderia escolher se hospedar em Santorini, mas não recomendo muito, a menos que você já conheça um hotel específico. As que citamos acima são as mais turísticas e as que te darão uma melhor experiência na ilha, por conta da ótima estrutura. Se quiser ver outros hotéis e preços, confira no Booking.

+ Os melhores hotéis da ilha com descontos
+ Melhor preço no Seguro Obrigatório pra Europa
+ O que ninguém te conta do pôr do sol em Oia
+ Quando viajar pra Grécia: A melhor época
+ Todas as dicas pra curtir o melhor da ilha

+ Todos os posts pra sua viagem à Grécia

Tem mais alguma dúvida sobre onde ficar em Santorini? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *