Pôr do sol em Santorini, em Oia: O que ninguém te conta sobre lá

Não tem como negar: o pôr do sol em Santorini, famosa ilha da Grécia, é um dos mais lindos do mundo. Todos os dias uma multidão se reúne na vila de Oia (Οία) para assistir a esse espetáculo.

E é justamente por conta dessa multidão, que quase ninguém te conta, que para curtir o fim de tarde por lá é preciso muita paciência. Mas de todo modo é sim um momento inesquecível.

Nesse post vamos dar dicas pra você aproveitar o melhor do pôr do sol em Santorini, como chegar em Oia e os pontos mais famosos pra curtir esse momento.

PÔR DO SOL EM SANTORINI: O FIM DE TARDE EM OIA

Oia é uma vila relativamente pequena distante cerca de 15km da capital da ilha grega, que é Fira (Φηρά). E a fama do lugar se dá por ser o mais disputado pra quem quer assistir ao pôr do sol em Santorini. Se durante o dia a cidadezinha é praticamente pacata, no fim de tarde é difícil encontrar um lugar sem estar no meio da multidão. Mas mesmo assim vale a pena? Vale!

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Oia, o point do pôr do sol em Santorini

Aqui as construções parecem se dependurar sobre o penhasco. Não são todas as casinhas brancas, mas a paleta de cores é realmente bonita, com destaque para seu moinho que reina no alto da montanha e algumas igrejas de cúpulas azuis.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Algumas pessoas que procuram mais tranquilidade (ao menos durante o dia e à noite) optam por se hospedar por aqui e há realmente opções muito boas de hotéis, como você pode ver nesse link. Oia é um charme, tem muitos bares e restaurantes, além de muito comércio. Mas é no fim de tarde que suas ruas tranquilas são tomadas por um mar de turistas.

 

| O FIM DE TARDE

Pra encontrar o melhor lugar pra assistir ao mais famoso pôr do sol em Santorini, basta você seguir pra Oia e se orientar pelo moinho e também a posição do sol, claro. Tente encontrar um lugar mais tranquilo pra poder curtir em paz o momento.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar de ser realmente um espetáculo inesquecível, muita gente não te conta sobre a lotação do lugar, principalmente durante entre os meses de maio a outubro, pior ainda em julho e agosto.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Multidão no pôr do sol em Santorini

Muito dessa multidão vem dos vários navios que atracam todos os dias na ilha. E se você vem de navio, é preciso ficar atento pois você pode perder o momento mais esperado que é o pôr do sol, como conto mais abaixo.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Cada um disputa seu espaço pra curtir o fim de tarde

Em época em que tudo é “instagramável”, foi difícil eu encontrar um cantinho mais tranquilo pra fotografar. Depois da muvuca da imagem acima, eu só consegui fazer as fotos desse post com a ajuda do dono de uma pousada que permitiu que apenas eu subisse no telhado do seu estabelecimento (o meu muito obrigado pra ele!).

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além das ruelas e ladeiras voltadas para o pôr do sol, um lugar que vale a pena visitar são as Ruínas do Castelo Bizantino, que tem uma linda vista. Mas no fim de tarde fica bem abarrotado, então prefira ir antes ou depois do cair do sol. Dali de perto uma escadaria dá acesso à pequena praia de Oia, onde funcionam alguns restaurantes.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Turistas sobre as ruínas do Castela

A subida dessa escadaria pode ser feita de burrinho, o que tem gerado muitas polêmicas e denúncias de maus tratos. Em 2018, o governo grego chegou a anunciar que turistas acima do peso não eram bem vindos aqui.

Depois que o sol se põe, você pode percorrer as ladeiras em busca de algumas das igrejas, que são sempre fotogênicas. A Panagia Agion Panton é uma das mais fotografadas.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Confira hotéis na ilha com descontos

| COMO IR PRA OIA, POINT DO PÔR DO SOL EM SANTORINI

Chegar ao famoso pôr do sol em Santorini não é tão complicado. A melhor forma é por conta própria, seja de táxi, de moto ou quadriciclo, esses dois últimos são muito comuns de serem alugados por turistas na ilha. Eu aluguei um quadriciclo, já que não sei nada de moto, e valeu a pena pela independência de conhecer as vilas e praias, sem contar pela sensação de liberdade com esse visual.

As estradas são estreitas, mas com cuidado não há problemas até mesmo pra pessoas inexperientes como eu. Para alugar seu quadriciclo ou moto é bem fácil no centro de Fira, o preço é justo e a CNH brasileira é aceita.

Se você quiser ir de transporte público, ônibus saem dos terminais de várias cidades da ilha e custam entre 1.80€ e 2.50€. Pergunte ao seu hotel sobre os horários.

Pôr do sol em Santorini, Oia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ESTÁ EM SANTORINI COM UM CRUZEIRO?

Se você não está hospedado(a) na ilha e veio apenas de navio, a notícia que eu tenho pode não ser muito boa. Nós vimos muitos turistas tendo que ir embora antes do tão sonhado pôr do sol em Santorini. Os ônibus das companhais de cruzeiro trouxeram os passageiros a Oia, mas saíram antes do final de tarde. É bom verificar como é a sua empresa.

Por outro lado, se você está hospedado por aqui, terá um alívio ao ver boa parte da multidão indo embora de volta pros navios.

| ONDE FICAR

Como falei, até a região de Oia tem hotéis muito bons e as boas opções estão espalhadas por toda a ilha de Santorini. Se você sonha em ficar em um hotel com aquelas piscinas de bordas infinitas sobre o mar, não faltam estabelecimentos assim no caminho entre Fira e Oia.

+ Veja hotéis com até 50% de desconto na ilha

Já quem procura mais movimento à noite, vale fazer como eu fiz e ficar hospedado em Fira, que é a capital da ilha. Por ali há opções para todos os bolsos e muitos bares, restaurantes e lojinhas para bater perna depois que o sol se pôs (veja hotéis em Fira).

+ Quando viajar pra Grécia: A melhor época
+ Pratos gregos que você não pode deixar de provar
+ Veja as dicas pra sua viagem à ilha grega
+ Todos os posts reunidos com dicas da Grécia

Uma coisa é fato: apesar da muvuca, o pôr do sol em Santorini é um espetáculo que vale muito a pena!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Patrícia disse:

    Olá Rafael,
    Estou indo para lá ano que vem. A ideia é me hospedar em Oia sem ter que deixar um rim como pagamento, rsrsrs
    Você lembra o nome da pousada que o dono gentilmente emprestou o telhado? Quero poder ver o por do sol do hotel, mas está difícil de saber qual a melhor localização….
    Obrigada!

    • Oi, Patrícia, tudo bem?
      Então, esse lugar onde fui era realmente um telhado rs, o gerente não deixava nem os hóspedes ficarem lá. Só nos deixou porque expliquei que estava trabalhando.

      Mas dê uma olhada nas nossas sugestões de hotéis em Oía que você encontrará alguns com vista pro pôr do sol sim!

      Aproveitando, você pode ver todas as dicas de Santorini nesse link!

      Abraços! Ótima viagem!

  2. Cristiano Rui Vituri disse:

    Imaginava que seria assim mesmo. estamos indo entre 23 de junho a 30 de junho. Deve ser um periodo nem caotico. Estou pensando seriamente em ficar em Kamari, onde a hospedagem é mais barata, e pegar um carro para ir ate Oia, e outras praias, fico pensando apenas em locais de estacionamento, transito, etc…tomara que dê certo!

    Belas fotos todas!

  3. Oia que bonito… o trocadilho é infame, mas as fotos estão maravilhosas. Fui pra Grécia 2x mas não gostei (tem louco pra tudo nesse mundo). Preciso dar outra chance.
    Bjokas Meninos =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *