Países para viajar sem passaporte e visto, só com o RG

Você sabia que existem alguns lugares do mundo em que é possível entrar usando apenas o RG? Neste post, a gente mostra uma lista de países para viajar sem passaporte e visto, ou seja, uma boa sugestão para quem deseja sair do Brasil pela primeira vez ou para quem está com o passaporte vencido.

PAÍSES PARA VIAJAR SEM PASSAPORTE E VISTO

Não dá para contar com a sorte, né? Antes de comprar uma passagem, é preciso saber a lista de países para viajar sem passaporte e visto. Se não, o barato pode sair caro.

Países para viajar sem passaporte e visto, só com o RG (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Montevidéu, no Uruguai

Muitos países aceitam apenas o RG como documento oficial para cruzar a fronteira por via aérea, terrestre ou marítima. Veja bem: aceitam o RG! Não adianta levar só a CNH (carteira de motorista), pois será impedido de entrar no país. Dito tudo isso vamos à lista de lugares para viajar sem passaporte e visto:

| DICAS IMPORTANTES PARA VIAJAR SÓ COM O RG

RG ATUALIZADO

Embora o passaporte não seja exigido, é importante que o RG esteja em bom estado, com no máximo 10 anos desde sua emissão e que você esteja reconhecível na foto do documento. Um amigo nosso foi impedido de embarcar para a Argentina porque estava com o documento desatualizado e sem o passaporte.

Países para viajar sem passaporte e visto, só com RG (Por Aleksandr Ryzhov via Shutterstock)
Por Aleksandr Ryzhov via Shutterstock

Lembre-se que se você tiver o passaporte, não importa que o seu RG esteja antigo. O documento que será utilizado será o passaporte.

CUIDADO COM A CONEXÃO

Essa dica é muito importante. Muitas vezes, o destino final da sua viagem é um desses países em que o passaporte não é exigido. Entretanto, na hora de comprar a passagem, você pegou uma conexão no Panamá, por exemplo. Não interessa que seja apenas uma parada rápida. Se o país da conexão exige passaporte, você não conseguirá embarcar apenas com o RG.

Se esse for o seu caso, entre no site da Polícia Federal para emitir o seu passaporte. A gente tem um post no blog também falando todos os passos para quem vai fazer o documento.

Aconteceu isso com um casal de amigos meus que estava viajando de lua de mel para a Colômbia. Ainda no aeroporto de São Paulo, a atendente pediu para ver o passaporte. Eles disseram que estavam só com o RG porque iam para a Colômbia. A atendente falou que como eles tinham conexão no Panamá, não poderiam embarcar. Resultado? Eles perderam a viagem.

Países para viajar sem passaporte e visto (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cartagena, na Colômbia

VIAGEM PARA O INTERIOR DOS PAÍSES

Embora a gente tenha dado a lista de países para viajar sem passaporte, caso você vá para o interior de países como Bolívia, Venezuela, Colômbia ou Peru, é recomendável estar com o passaporte, já que a falta de informação de alguns guardas em lugares mais isolados pode dar dor de cabeça.

| PRECISO FAZER SEGURO VIAGEM PARA ESTES PAÍSES?

Desta lista, apenas o Equador exige que os turistas tenham feito um seguro viagem para entrar lá. Entretanto, a nossa dica é: sempre faça um seguro viagem independente da obrigação ou não.

O Rafa, que faz o blog também, foi esquiar no Valle Nevado, no Chile, e fraturou a coluna. Ainda bem que ele tinha feito o seguro viagem porque precisou ser transferido de helicóptero para Santiago e ainda ficou internado por três dias. Imagina o preço disso…

A dica é entrar na Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros. O site é confiável, a gente sempre usa, inclusive nessa vez do Chile, e os preços são melhores do que fechar com as próprias seguradoras. Além disso, se você entrar no site e usar o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5, terá 5% de desconto no valor final do seguro. Caso opte por pagar por boleto bancário, terá mais 5% de desconto. Vale atarget=”_blank” rel=”nofollow noopener” pena o pequeno investimento.

+ Saiba como tirar seu documento de viagem
+ Países que não exigem visto de entrada

+ Veja mais dicas

Ficou com alguma dúvida sobre a lista de países para viajar sem passaporte e visto? Deixe nos comentários!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *