Quando fui pela primeira vez a Tulum acabei visitando apenas a Playa Ruinas, que como o nome diz fica nas famosas ruínas da cidade. Mas na minha última viagem, incluí no roteiro a Playa Paraiso, sem dúvida uma das mais bonitas da região.

As águas cristalinas com tons azuis, a areia branquinha, a boa estrutura e a lotação bem menor que Playa del Carmen são alguns dos fatores que fazem dela, na minha opinião, a melhor praia de Tulum.

PLAYA PARAISO EM TULUM

A Playa Paraiso não fica muito distante das ruínas e eu fui inclusive a pé, como falarei mais abaixo. Ela é na verdade quase uma continuação, sentido Sul, da Playa Ruinas, que fica na Zona Arqueológica de Tulum.

Playa Paraiso em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora seja uma das praias mais “instagramáveis” da região e eleita duas vezes pelo Tripadvisor’s Travellers Choice como a melhor do México, ela não costuma ficar tão lotada. Esse é um dos fatores que fazem desse, como o próprio nome já diz, um paraíso.

Localizada no começo da região chamada de Zona Hoteleira, a Playa Paraiso se estende por alguns poucos quilômetros, mas a estrutura é muito boa. Diferente de outras praias que fomos, tanto em Cancún como em Playa del Carmen, o público é mais jovem, embora tenham algumas famílias.

Beach Club Playa Paraiso (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Beach Club Playa Paraiso

Como essas praias de Tulum não são muito bem sinalizadas, o ponto de referência é o beach club de mesmo nome, Playa Paraiso. Digo isso porque a faixa de areia se estende por outras praias menores, como a Playa Santa Fe, mas que formam praticamente uma única orla.

Playa Paraiso em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

RESTAURANTES E BEACH CLUBS

Como falei, o Playa Paraiso Beach Club é a referência de que você realmente chegou à praia. Independente do restaurante ou bar de praia, as espreguiçadeiras são cobradas à parte, em média entre 300 a 500 pesos (cerca de 12 a 20 dólares o casal) e ainda pode haver consumação mínima.

Beach Club Playa Paraiso (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Beach Club Playa Paraiso

Como esse beach club é muito popular, nós achamos que a faixa de areia acaba ficando muito cheia, inclusive de gente que estica suas cangas em frente às espreguiçadeiras pra não pagar pelo uso da estrutura.

Decidimos então seguir mais adiante pra procurar outro lugar pra ficar. Alguns beach clubs que gostamos foram o Playa Esperenza e os mais carinhos e descolados Agusto e Pocna.

Pucna Beach Club em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pucna Beach Club

Depois descobrimos o Bar Playa Las Palmas, que tem uma estrutura mais simples, mas simpática, e preços mais baixos. Acabamos voltando ali em outros dias também. Mas ambos ficam na mesma faixa de areia, praticamente lado a lado.

Bar Playa Las Palmas em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Bar Playa Las Palmas

Uma coisa a se levar em consideração na hora de escolher o restaurante onde irá passar o dia é saber que você pode sim negociar os preços do aluguel tanto de cabanas como de espreguiçadeiras.

O mar de Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se o movimento estiver mais fraco os estabelecimentos baixam os preços tranquilamente, então tem que conversar. Digo isso nem só pelo aluguel, mas também porque muitas vezes a consumação mínima exigida pode ser bem alta. Negocie sempre!

Independente de onde você escolher ficar, até mesmo se for com sua canga esticada na areia, o visual desse mar do Caribe irá compensar.

+ Todas as dicas de Cancún

O SARGAÇO

Em praticamente todos os posts de praias dessa região da Riviera Maya ou Cancún eu gosto sempre de lembrar do sargaço. Se você nunca ouvi falar, essas são algas que muitas vezes infestam as praias caribenhas.

Nós demos sorte, encontramos muito pouco sargaço durante nossa viagem, que foi em janeiro. Mas alguns amigos nossos que foram pra lá pouco tempo antes acabaram pegando algumas praias bem feias e com cheiro ruim dessas algas.

Não havia sargaço na Playa Paraiso em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Não havia sargaço na praia

Como é algo natural, é difícil prever. Mas no nosso post de quando ir pra Playa del Carmen, que também vale pra Tulum, nós falamos sobre algumas épocas que estão mais propensas a sofrer com os efeitos do sargaço. Vale dar uma olhada!

ONDE FICAR NA PLAYA PARAISO

Confesso que se eu soubesse que essa era uma praia tão bonita, tinha me planejado pra ficar hospedado por aqui ao menos alguns dias. Eu acabei optando por Playa del Carmen, cidade que gosto muito e valeu a pena, mas teria dividido a hospedagem.

Playa Paraiso em Tulum (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De todo modo existem ótimos hotéis e pousadas na Playa Paraiso. Como durante a noite a estrutura é bem mais fraca, vale optar por um hotel que tenha restaurante caso você não queira se deslocar de táxi, por exemplo.

Alguns dos mais bem avaliados são: El Paraiso (o mesmo do beach club), Hotel Poc Na Tulum, Ikal Tulum Hotel e Mezzanine a Colibri Boutique Hotel. Mas você pode ver ainda mais opções nessa praia e também em outras regiões da cidade.

COMO IR PRA PLAYA PARAISO EM TULUM

Das Ruínas de Tulum, são cerca de 2km até a Playa Paraiso. Eu fui caminhando, debaixo de um sol de rachar rs. Mas foi relativamente tranquilo. Se preferir, você pode pegar um táxi no estacionamento das ruínas. Infelizmente não há transporte público.

Quem vem de Playa del Carmen pode pegar as vans que saem da Calle 2, entre as Avenidas 20 e 25, até as ruínas e de lá seguir a recomendação acima.

Já se você está em Cancún, terá que ir até o centro e, próximo da rodoviária, pegar as vans até Playa del Carmen e depois as vans que citei no item anterior ou então pegar um ônibus da ADO até Tulum. Depois é só ir até a praia de táxi ou encarar a caminhada.

MAIS DICAS DO MÉXICO
+ Hotéis com descontos na região
+ Melhor época pra visitar Cancún

+ Que moeda levar pro México
+ Todas as dicas da Riviera Maya
+ O que saber antes de ir pra Cancún

+ Mais dicas pra curtir Tulum

Tem mais alguma dúvida? Conhece a praia? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.