Praia do Patacho, AL: Pousadas, como chegar e mais dicas

A Praia do Patacho, no litoral norte de Alagoas, é uma das mais bonitas do Nordeste. Embora seja ainda praticamente deserta, tem ótimas pousadas e aquele clima de praia só pra você.

Com águas cristalinas e areias cercadas por coqueiros, esse paraíso entre São Miguel dos Milagres e Maragogi merece entrar no seu roteiro quando estiver pela região.

Como um bom destino alagoano, por aqui você ainda encontrará piscinas naturais. Nesse post damos todas as dicas pra você planejar sua viagem pra cá.

A Praia do Patacho, em Alagoas

Como falei, a Praia do Patacho é daqueles paraísos ainda praticamente desertos e com pouca estrutura, perfeita pra quem busca praias sossegadas. Mesmo assim, como citarei abaixo, você encontrará ótimas pousadas de charme por aqui.

Mulher caminha nas águas calmas da Praia do Patacho em Alagoas
Vista da Praia do Patacho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cercada por um lindo coqueiral e com areias normalmente vazias, a água é cristalina e calminha. Mas é na maré baixa que ela mostra toda sua beleza, quando você pode caminhar dezenas de metros mar à dentro com a água na altura dos joelhos.

No verão, ainda durante a maré baixa, espere águas muito quentes. Aliás, digo muito mesmo, já que elas ficam no melhor “estilo ofurô”. A gente até estranha a temperatura!

Caminhando pelo mar rasinho, você pode chegar à barreira de corais, que formam as Piscinas Naturais da Praia do Patacho. Quem preferir, pode ainda contratar alguns passeios em jangadas ou barcos pequenos pra chegar até elas.

Águas cristalinas da Praia do Patacho com coqueirais ao fundo
Foto: Esse Mundo É Nosso

Aliás, essa é uma Praia de Bandeira Azul. Essa é a mais importante certificação internacional de qualidade de uma praia, que leva em conta a infraestrutura para os banhistas, segurança, qualidade da água e gestão ambiental do local.

Os dias de lua cheia também são uma atração à parte, quando ela nasce dourada sobre o mar. Os hóspedes das pousadas costumam ir até a praia para viver essa experiência de tirar o fôlego.

A estrutura

Como a Praia do Patacho é praticamente deserta, a estrutura por aqui é mais tímida. Ou seja, não espere grandes barracas ou quiosques à beira-mar.

Quem não está hospedado numa das charmosas pousadas, a dica usar a infra de pequenas barraquinhas que servem o básico.

Elas ficam pertinho do estacionamento e também dos banheiros públicos, que é uma das exigências pra essa ser uma Praia de Bandeira Azul. Ou seja, isso auxilia muito para o maior conforto de quem vai passar o dia na praia, mesmo num cenário paradisíaco.

Cadeiras de praia e espreguiçadeira na areia da Praia do Patacho
Barraca Açaí do Luna (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sobre as barracas, a que eu mais gostei é a Açaí do Luna. A estrutura é bem enxuta, com algumas bebidas e pequenas porções. O serviço deixa um pouco a desejar, mas o lugar serve de apoio com cadeiras, espreguiçadeiras e redes na areia.

Além disso, eles têm um pequeno barco que faz o passeio até as piscinas na maré baixa, caso você não queira ir a pé. É só combinar com o pessoal da barraca.

Homem em pé em frente a barco na Praia do Patacho
Barco usado em passeios (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não há avenida ou estrada na orla da Praia do Patacho. Normalmente à beira-mar estão as pousadas e algumas casas. O acesso também é por estrada de terra, mas é fácil chegar com carro comum com o auxílio de um GPS.

O estacionamento é gratuito e muito bem sinalizado, de frente pro mar.

Onde fica a Praia do Patacho

A Praia do Patacho fica em Porto de Pedras, município de Alagoas que também é sede de outra praia linda, a Praia de Lage.

Esse trecho é conhecido como Rota Ecológica, que começa em Barra de Camaragibe e vai até Japaratinga, passando por cidades como São Miguel dos Milagres.

Coqueiros em área verde de acesso à praia
Área do estacionamento e banheiros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ou seja, bem pertinho você encontrará destinos famosos, como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e até a Praia dos Carneiros, já em Pernambuco. Tanto é que esse é um dos nossos trechos preferidos no roteiro entre Maceió e Recife.

Mas vamos situar bem onde fica a Praia do Patacho. Ela está ao norte de Maceió, a cerca de 115 km da capital alagoana, ou cerca de 2h de viagem de carro. Já a distância até Maragogi é de 26 km apenas (via balsa de Porto de Pedras passando por Japaratinga), enquanto Milagres está a 20 km.

Então, como falei, essa é uma região cheia de atrativos turísticos, perfeito pra combinar com mais de um destino. Você pode por exemplo escolher uma das ótimas pousadas de São Miguel dos Milagres e curtir os restaurantes da vila à noite e mesmo assim estará bem perto daqui.

Mas, como mostro abaixo, não faltam excelentes opções de onde ficar na Praia do Patacho.

Onde se hospedar na Praia do Patacho?

Esse é um destino conhecido pelo charme de suas pousadas, muitas vezes procuradas por casais em lua de mel ou turistas que querem sossego com ótima estrutura hoteleira.

Mesmo que faltem restaurantes na orla, as pousadas se encarregam por oferecer aos hóspedes uma ótima culinária. Vamos então falar das melhores opções de pousadas na Praia do Patacho.

1. Pousada Reserva do Patacho

É uma das mais procuradas por casais em lua de mel ou que querem aproveitar a paz da praia. Os chalés são amplos e muito bem decorados e ficam num lindo gramado. Além disso, a Pousada Reserva do Patacho tem ótima estrutura de praia em um trecho praticamente exclusivo para os hóspedes.

Piscina em frente a chalé na Pousada Reserva do Patacho
Foto: Divulgação/Booking

A nota no Booking é 9,5 e você pode conferir o valor das diárias e reservar online.

2. Pousada Samba Pa Ti

Outra das melhores opções de onde se hospedar na Praia do Patacho, a Pousada Samba Pa Ti tem lindos bangalôs dispostos em um gramado, alguns com piscina privativa. Além disso, um charmoso lounge tem vista para o mar e ótimo serviço de bar.

Piscina em frente a chalé durante à noite na Pousada Samba Pa Ti
Foto: Divulgação/Booking

A nota no Booking avaliada por outros hóspedes é 9,5 e você pode ver o valor das diárias e reservar por esse link.

3. Pousada Pedras do Patacho

Uma nova opção de hospedagem, a Pousada Pedras do Patacho é uma das melhores de toda a região. Com estrutura de hotel boutique, o ponto alto fica por conta das suítes com piscina privativa e vista pro mar.

Mulher em piscina da Pousada Pedras do Patacho
Foto: Divulgação/Booking

A nota no Booking é 9,3 e você pode consultar o valor das diárias e reservar online.

4. Pousada Xuê

Outra ótima opção, a Pousada Xuê tem chalés charmosos com vista pro mar. As suítes são amplas e muito bem decoradas. O restaurante é muito recomendado e o ponto alto fica pro gramado de frente pro mar onde ficam as espreguiçadeiras à disposição dos hóspedes.

Prédio de dois andares iluminado na Pousada Xuê
Foto: Divulgação/Booking

A nota no Booking é 9,7 e dá pra ver o valor das diárias e reservar por esse link.

5. Pousada Patacho

Mais uma opção muito charmosa e com decoração impecável, a Pousada Patacho segue a linha de tons claros, que combinam com o clima de praia. Os chalés e bangalôs são amplos e alguns têm vista para o mar. A grade piscina localizada em um gramado é um dos pontos altos, além do café da manhã.

Suíte com vista pro jardim e igrejinha da Pousada Patacho
Foto: Divulgação/Booking

A nota no Booking é 9 e você pode ver o valor das diárias e reservar online.

Opções de hospedagem econômicas

Como as pousadas por aqui são de charme, o valor pode acabar fugindo do seu orçamento. Então se você procura pousadas na Praia do Patacho, mas com diárias mais baixas, uma dica é ficar um pouco longe da praia, mas mesmo assim a uma curta caminhada.

Algumas opções bem avaliadas, por exemplo, são: Pousada Quinta do Patacho, Pousada Sunshine ou a Bangatacho. Outra boa ideia pode ser se hospedar mais no centro de Porto de Pedras (veja hotéis na cidade com descontos).

O que fazer na Praia do Patacho e região

Sem dúvidas, a principal atração é a Praia do Patacho em si. Curta esse paraíso sem pressa, principalmente durante a maré baixa, quando surgem as piscinas naturais. Mas é sempre bom ficar atento à maré, como falaremos mais adiante.

Barco usado para passeios às piscinas da Praia do Patacho
Barco usado nos passeios (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dá pra combinar com algum jangadeiro ou barqueiro pra te levar até elas. Se preferir, dá pra ir andando mesmo com águas nos joelhos mar adentro até chegar aos arrecifes.

Dá também pra visitar a Praia de Lage, que fica pertinho, a menos de 5 km. Essa é conhecida como outra das praias mais bonitas de Alagoas, também com água verdinha e cercada por coqueirais.

Se você gosta de aventura, dá ainda pra fazer um passeio de paramotor, que é uma espécie de paraquedas motorizado que sobrevoa a praia. A vista deve ser incrível, mas infelizmente não tive tempo de fazer.

Mar clarinho e coqueiros da Praia do Patacho em Alagoas

Ainda em Porto de Pedras, cidade onde fica a Praia do Patacho, dá pra conhecer algumas atrações, como o Rio Tatuamunha e o Farol, que tem um mirante com uma linda vista da região.

Farol de Porto de Pedras em Alagoas
Farol de Porto de Pedras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caso ainda tenha tempo, aproveite também pra conhecer as cidades e praias vizinhas. Dá pra visitar as Piscinas Naturais do Toque e o centrinho de São Miguel dos Milagres ou então, sentido norte, fazer o passeio até as Piscinas Naturais de Japaratinga.

Um pouquinho mais adiante, você chega à famosa Maragogi, que dispensa muitas apresentações. Mas na cidade vale não só fazer o passeio para as piscinas, como também conhecer suas lindas praias, entre elas, a Praia de Antunes.

Onde comer: Restaurantes na Praia do Patacho

Por ser ainda uma praia praticamente deserta, você encontrará poucas opções de onde comer na Praia do Patacho. Como falei, perto da área do estacionamento até há algumas barraquinhas, mas que apenas servem de apoio para os banhistas.

Guarda-sóis em frente a coqueiros na Praia do Patacho
Pousadas na praia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma das poucas exceções é o Restaurante Sonhos do Patacho, que tem amplo cardápio e serve de restaurante beira-mar para passar o dia. Mas vale a ressalva de que ele já fica quase na Praia de Lage e só funciona durante o dia.

Já o pequeno Empório Patacho é uma boa opção inclusive para o jantar. Não fica de frente pro mar, mas a poucos minutos do estacionamento da praia.

Se quiser algo mais sofisticado, a dica então é visitar os ótimos restaurantes das pousadas, que são abertos ao público. Alguns das mais recomendados são os restaurantes da Pousada Xuê e também da Pousada Patacho.

Cuidados na Paia

Tome cuidado com os coqueirais na praia. Minha mãe acabou se machucando na perna e foi bem complicado encontrar um hospital na região que atendesse o ferimento, que foi bem feio. Fomos para a UBS de Porto de Pedras, que fica pertinho, mas não havia médico disponível no horário.

Tivemos então que seguir viagem até Maragogi para conseguir atendimento médico. Então vale ficar atento(a) principalmente com idosos e crianças, já que a estrutura médica na região é um pouco precária.

Quando ir pra Praia do Patacho e melhor época

Dá pra visitar a praia praticamente o ano todo, já que o calor é constante. Mas a melhor época pra ir à Praia do Patacho vai de agosto a março, principalmente de outubro a fevereiro, quando chove bem pouco. Já de maio a julho a chuva pode ser mais persistente e atrapalhar alguns dias de praia.

Coqueirais cercam a faixa de areia onde há alguns guarda-sóis
Foto: Esse Mundo É Nosso

Vale dizer também que das férias de verão até o Carnaval é alta temporada em todo o Nordeste e os preços podem estar mais altos. Então, se puder, vale evitar, principalmente o Réveillon e o mês janeiro.

Como falei, pra visitar as Piscinas Naturais do Patacho você deve ir durante a maré baixa. Se você não entende do assunto, basta perguntar na pousada que eles irão orientá-lo(a) com todos os detalhes e inclusive horários da baixa.

Ainda falando do clima, se puder escolher vá durante a lua cheia. Além do espetáculo no mar, é durante ela e a lua nova em que há a maior vazão da maré. Ou seja, a maré estará ainda mais baixinha.

Como chegar na Praia do Patacho

Saindo de Maceió, você deve seguir pela AL-101 sentido litoral norte numa viagem de cerca de 115 km. Vale pegar o trevo e passar por São Miguel dos Milagres para dirigir pela chamada Rota Ecológica, que beira o litoral.

Já quem vem de Recife, deve dirigir por cerca de 190 km sentido sul, passando por cidades como Porto de Galinhas e Maragogi.

O melhor para poder aproveitar as praias com independência é estar de carro alugado. A gente sugere que você faça como nós e acesse o site da Rentcars para encontrar os melhores preços.

Eles comparam os valores entre as principais locadoras e, além de garantir o preço mais baixo, ainda permitem pagamentos por Pix, boleto ou até parcelado. Dá pra cotar tudo online mesmo!

Carro em frente ao letreiro de Porto de Pedras, Alagoas
Porto de Pedras, AL (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já chegar de ônibus é um pouco complicado. Não há linhas regulares comerciais que atendam Porto de Pedras. O que existe são serviços de transporte público oferecidos pela Associação de Transporte Complementares de Passageiros de Alagoas.

Se quiser verificar os horários, sugiro entrar em contato a prefeitura no (82) 99996 9680.

Mapa da Praia do Patacho

Como você pode ver no mapa abaixo, a Praia do Patacho é bem pequena e se estende por uma linda faixa de coqueirais entre a Praia de Lage e o centrinho de Porto de Pedras.

Tem mais alguma dúvida sobre viajar pra Praia do Patacho ou da região? Então conta pra gente nos comentários!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens