Melhores praias da Vila do Abraão em Ilha Grande, RJ

Quem viaja pra Ilha Grande, no Rio de Janeiro, costuma passar boa parte dos dias em passeios de barco e nem sempre conhece as praias da Vila do Abraão, que é a principal base onde os turistas ficam hospedados, já que tem a melhor estrutura de restaurantes, agências e também hoteleira, como mostramos num outro post com um guia pra escolher sua pousada na ilha.

Mas entre um dia e outro de passeios, é também possível ficar na própria vila e aproveitar as praias nos arredores do centrinho. Nesse post mostramos algumas das melhores que conhecemos durante os dias em que estivemos por lá.

ILHA GRANDE: MELHORES PRAIAS DA VILA DO ABRAÃO

O bom de conhecer as praias da Vila do Abraão é que você consegue chegar praticamente em todas elas a pé, seja numa simples caminhada saindo do centrinho ou em trilhas rápidas e fáceis até as que ficam um pouco mais distantes. Confesso que não sou muito fã de trilhas e foi bem tranquilo.

Melhores praias da Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Existe ainda a possibilidade de usar táxi boat saindo da Praia da Vila. No final do post você encontra um mapa com as todas as praias que citamos aqui.

| PRAIA DA VILA DO ABRAÃO

A principal praia, bem na orla da Vila do Abraão, recebe o nome da própria vila. Essa possivelmente será a primeira que você terá contato, já que é também o local onde os barcos que trazem os turistas a Ilha Grande ancoram.

Praia da Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Vila do Abraão

Na Rua da Praia, que é a ruazinha à beira-mar, existem muitos bons restaurantes. Mas pra quem quer passar o dia na praia por ali, vale andar mais pra direita do píer turístico, onde ficam algumas barracas e bares de praia com música ao vivo, como os restaurantes Lonier, Rei da Moqueca e Pé na Areia.

| PRAIA DO CANTO

De frente pro mar, seguindo por poucos minutos à direita pela areia (ou também pelas ruas por dentro) você chega à Praia do Canto, uma das praias da Vila do Abraão, das que ficam perto do centro, que são mais agradáveis. Aqui costuma ter bem menos gente na areia ou na água e o clima é de tranquilidade.

Praia do Canto na Vila do Abraão, em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Canto

Para passar o dia beliscando alguma coisa o Café do Mar é uma ótima pedida, com espreguiçadeiras de praia na areia. Quem quer um almoço com mais qualidade, vale conhecer o Lua e Mar, um excelente restaurante, mas que preferimos voltar à noite (veja o guia de onde comer). Há ainda mais alguns barzinhos na Praia do Canto.

+ Dicas de onde comer em Ilha Grande

| PRAIA DA JÚLIA

Essa é uma praia bem pequenininha, mas que tem o mar clarinho e muita gente vem aqui curtir o local. A estrutura é mais limitada e só há uma pequena lanchonete na praia, com alguns beliscos e bebidas.

Praia da Júlia na Vila do Abraão, em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Júlia

Para chegar, basta seguir uma curta trilha saindo da Praia do Canto, são menos de cinco minutos de caminhada.

| PRAIA DA BICA

Seguindo pela mesma trilha à beira-mar, você chegará à Praia da Bica, que não me agradou muito, talvez porque a maré estava subindo. O nome se dá por conta de uma pequena bica de água que cai na areia da praia. Como a faixa de areia é minúscula, não há estrutura por ali, mas há um restaurante que fica próximo.

Praia da Bica em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Bica

| PRAIA DA CRENA

Dá pra chegar seguindo pela mesma trilha das praias anteriores, mas agora o trajeto já vai ficando mais distante. De todo modo, é a partir daqui que começam as praias da Vila do Abraão que eu achei mais bonitas. Se estiver com preguiça da caminhada, você pode pegar um táxi boat na Praia da Vila e combinar a Crena com a Abraãozinho, que falaremos no próximo tópico.

Praia da Crena na Vila do Abraão, em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Crena

Apesar de não ser muito grande, a Praia da Crena tem água bem clarinha, com tons esverdeados. Há uma certa estrutura de um restaurante que funciona em uma pousada muito bonitinha, que é a Pousada Praia da Crena.

| PRAIA DO ABRAÃOZINHO

Pra chegar a pé, é preciso seguir a trilha que sai da Praia da Crena e o trajeto já não é mais tão simples, embora não irá incomodar quem gosta de caminhadas. Nós viemos de táxi boat saindo do centrinho. Combinamos com o piloto pra nos trazer e depois nos buscar no horário combinado.

Praia do Abraãozinho em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Abraãozinho

A Praia do Abraãozinho é muito bonita, tem águas cristalinas com aquele esverdeado e dourado típicos das praias de Ilha Grande. O Bar Aperitivo tem uma boa estrutura pra passar o dia. Já no canto direito, fica uma pousada bem charmosa pra quem prefere se hospedar na tranquilidade dessa praia, a Bonito Paraíso Beach House. Nós visitamos o hotel e gostamos muito.

+ Como escolher sua pousada com descontos

Praia do Abraãozinho em Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Vista da Pousada Bonito Paraíso na Praia do Abraãozinho

| OUTRAS PRAIAS

Das praias da Vila do Abraão, essas que citamos acima são as que mais gostamos. Claro que Ilha Grande tem outras praias muito mais lindas, mas a ideia era justamente mapear as mais próximas da vila, pra quem quer passar o dia sem fazer os passeios de barco.

Mas ainda há outra que muita gente visita, que é a Praia Preta. Saindo do centrinho, é só seguir a Rua da Praia para a esquerda, no sentido contrário das praias que falamos acima. Como no nome já diz, a praia tem areia escura e foi por isso que não gostamos muito. Mas pra visitá-la é bem fácil e muita gente passa o dia aqui também, embora não tenha quase nenhuma estrutura.

MAIS DICAS DE ILHA GRANDE
+ Veja pousadas com descontos
+ Quando ir: A melhor época
+ Os melhores passeios na ilha
+ Guia dos melhores restaurantes
+ Todas as dicas de Ilha Grande

MAPA DAS PRAIAS DA VILA DO ABRAÃO

Abaixo você encontra o mapa com as praias que citamos nesse post!

Tem mais alguma dúvida ou dicas de praias na Vila do Abraão que não falamos anteriormente? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *