Embora ocupem uma pequena faixa da orla, sendo possível visitá-las a pé, as praias de Playa del Carmen são bem diferentes entre si. E elas têm mudado bastante nos últimos anos. A famosa cidade da Riviera Maya, no México, tem se transformado de modo geral.

Quando estive aqui pela primeira vez, em 2010, era uma pequena cidade relativamente tranquila, com praias bem vazias. Quando voltei em 2020, tudo tinha mudado.

Praias de Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playacar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Muitas estavam cheias, com bem mais estrutura e o centrinho comercial da Quinta Avenida tinha se transformado em algo muito mais badalado, cheio de lojas de grife. Mas mesmo assim a cidade não perdeu seu encanto.

Mas afinal? Quais são as melhores praias de Playa del Carmen e qual a diferença entre elas? É o que vamos falar nesse post pra te ajudar a se programar nos dias em que estiver por aqui.

MELHORES PRAIAS DE PLAYA DEL CARMEN

Como antecipei, não são muitas as praias da cidade, mas as diferenças entre elas nos dias de hoje são gritantes. Enquanto uma pode ser paradisíaca e tranquila, a outra já foi tomada por turistas e por bares ou beach clubs.

Então, caso você não queira conhecer todas as praias, vale consultar os detalhes desse post pra encontrar aquelas que têm o seu perfil. Abaixo você vê o mapa dessas praias que falaremos:

Outra coisa importante é falar sobre o sargaço nessa região da Riviera Maya e Cancún, que são as algas que podem comprometer algumas praias. No final do post temos um tópico só sobre isso! Mas vamos às praias.

PLAYA PLAYACAR

É conhecida assim por conta do condomínio em que fica em frente, que tem o mesmo nome. Das praias de Playa del Carmen, foi a que achamos a mais bonita, embora tenha pouca estrutura.

Playa Playacar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playacar Palace All Inclusive perto do Señor Frogs (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ela fica perto do píer de onde saem os barcos para Cozumel. O principal bar com estrutura de praia é o Señor Frogs, mas justamente pela proximidade do píer acaba ficando numa área não tão agradável. Mas pode servir como um ponto de apoio.

Quanto mais você se afasta dali e começa encontrar as charmosas casas de frente pro mar, mais bonita fica a Playacar. A água é cristalina e na maré baixa costuma ser bem tranquila.

Justamente por praticamente não ter opções de bares ou restaurantes, se for passar o dia aqui vale trazer algum lanche ou bebidinhas. Em lojas de conveniência é muito fácil encontrar isopores e coolers à venda, além de esses estabelecimentos terem bebidas geladas a um bom preço.

Playa Playacar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Região com alguma estrutura na Playcar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas se você quiser um bar de praia, pode andar pela areia cerca de 2km até chegar à região do Beach Club Riu Lupita, que tem uma boa estrutura. No entorno dele ainda ficam resorts como Royal Hidway e Viva Wyndham Maya, que são opções recomendadas de hospedagem por ali.

Nessa praia há ainda muitas casas de temporada (veja opções aqui), mas se você quer um resort mais próximo do centrinho da cidade, uma boa opção é o Playacar Palace All Inclusive. Pé na areia, perto do píer e bem bonito!

PRAIA CENTRAL OU LOS FUNDADORES

Essa é provavelmente das praias de Playa del Carmen a mais conhecida, por ser a mais central. Fica bem perto do Parque Los Fundadores, da Quinta Avenida e ainda do mesmo píer que a divide com a Playacar.

Por conta da localização é possivelmente também a mais democrática, já que tem bares e restaurantes para todos os bolsos. Mas muita gente também traz suas próprias toalhas, cangas ou cadeiras de praia e encontra seu lugar na areia.

Praias de Playa del Carmen: Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O único porém é que eu não gosto muito da praia em si. Há algumas pedras e na época das algas ela costuma ser bem afetada. Os beach clubs mais famosos pé na areia são o Inti e o Fusion Beach Bar, esse um pouco mais simples e mais barato.

Beach club na Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Beach club na Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra quem quer só beber uma cerveja ou um drink de frente pro mar sem precisar pagar caro por consumação mínima ou para alugar uma espreguiçadeira, uma dica é o Restaurante La Tarraya, que é bem simples, mas tem ótimos preços.

Se você quer se hospedar nessa praia central, há diversos hotéis de frente pro mar. Alguns dos que visitamos e mais gostamos foram os apartamentos para locação do grupo El Faro (como o Oceanfront Apartments e o Penthouse) e do Luna Encantada, além do Ikonik The Carmen Hotel.

PLAYA CALLE 10

Ela é praticamente a mesma praia da anterior, pois fica na mesma orla da Praia Central. A Playa da Calle 10 é pequena e se estende até a Calle 16.

Embora ainda bonita, essa é uma área que me decepcionou. Quando vim pela primeira vez em 2010, era uma região bem agradável, mas agora já em 2020 vi que boa parte dela foi transformada em ancoradouro para barcos e não é difícil encontrar acúmulo de algas com odor forte.

Playa Calle 10 (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Barcos ancorados na Playa Calle 10 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bem na divisa com a Praia Central fica o beach club Lido, que é bastante famoso e está sempre cheio. É uma boa opção para passar o dia por aqui.

Eu evitaria a região do Playa Palms Beach, que é um bom hotel e com ótimo custo-benefício, pelo fato de a faixa de areia em frente ao estabelecimento ter se transformado numa área exclusiva para barcos.

PLAYA MAMITAS EM PLAYA DEL CARMEN

Passando o segundo píer, bem em frente ao Hilton All Inclusive, você chegará a uma das praias de Playa del Carmen mais procuradas pelos jovens atualmente, a Playa Mamitas. Nos dias que a visitamos ela estava bem cheia.

Playa Mamitas (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playa Mamitas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que atrai tanta gente, além do gostoso banho de mar, são alguns dos beach clubs mais badalados (e caros) da cidade, como o Coralina (do Grand Hyatt Resort) e o Kool, que é uma opção mais familiar pra quem estiver em grupo.

Caso queira uma opção um pouco menos cara, mas não menos badalada, o Mamita’s Beach Club pode ser uma boa pedida, já que costuma ter DJ e camas de praia na própria areia.

Mamita's Beach Club (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Mamita’s Beach Club (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De todo jeito, por aqui você sente que parece haver uma disputa entre os beach clubs e o pessoal que chega sem compromisso com suas cangas ou cadeiras de praia. Os seguranças fazem bastante cara feia. Se for seu caso, é só caminhar um pouco mais para encontrar uma área mais vazia para não ter dor de cabeça.

Praias de Playa del Carmen: Playa Mamitas (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Playa Mamitas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na Playa Mamitas também ficam alguns dos melhores resorts da zona urbana de Playa del Carmen, entre eles o Panama Jack All Inclusive, Hilton All Inclusive e Grand Hyatt Resort (veja mais hotéis na cidade).

PLAYA COCO REEF

Praticamente uma continuação da Playa Mamitas, essa praia é bem mais vazia e tem boa parte da orla deserta. O motivo e o nome vêm justamente pelo fato de ficar em frente The Reef Coco Beach Resort.

Playa Coco Reef (Divulgação/The Reef Coco Beach Resort)
Divulgação/The Reef Coco Beach Resort

Ele tem estrutura de beach club para os hóspedes e há ainda como optar por um pacote all inclusive. Mas se você não está hospedado, vale trazer alguma toalha, além de bebidas e lanches. O comércio não fica tão próximo, mas há opções acessíveis a pé.

Para chegar, você pode seguir pela Quinta Avenida até chegar à Calle 48 e depois virar à direita sentido praia. Há um pequeno trajeto de areia já chegando à praia.

+ Como ir pra Cozumel
+ Vale a pena ir ao Xcaret?
+ Alumal: Como ir e o que fazer
+ Todas as dicas da cidade

SARGAÇO NAS PRAIAS DE PLAYA DEL CARMEN

Talvez você nunca tenha escutado falar em sargaço, mas elas são algas com odor muito ruim que costumam infestar as praias da Riviera Maya e Cancún algumas vezes por ano. É difícil prever, mas normalmente elas costumam dar uma trégua principalmente no inverno (saiba mais).

Nós estivemos na região em janeiro e não encontramos praticamente nada de sargaço nas praias tanto de Playa del Carmen como de Cancún, Tulum ou Cozumel. É um pouco questão de sorte, mas vale sempre saber a melhor época pra viajar pra lá pra ter menos chance de ter essa surpresa desagradável.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.