Localizada entre Playa del Carmen e Tulum, Akumal é uma das praias mais bonitas da Riviera Maya, no México. Embora fique mais popular a cada ano, o destino ainda é famoso por seus mergulhos e pela facilidade em ver animais marinhos.

A palavra “Akumal” significa justamente “Lugar das Tartarugas” e não é difícil vê-las por aqui, principalmente no verão, quando elas vêm colocar seus ovos.

Mar do Caribe em Akumal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar de ter hotéis, restaurantes e cada vez ser mais divulgada, a praia é bem bonita e vale a pena se você tiver tempo de incluí-la no seu roteiro pela região.

AKUMAL E A BELEZA DA PRAIA DAS TARTARUGAS

Frequentada principalmente por americanos e canadenses, a praia tem se tornado muito popular nos últimos anos, inclusive entre os brasileiros. Uma curiosidade é que, embora tenha alguns hotéis, é preciso pagar pra entrar por conta de uma taxa de preservação bem duvidosa. Mas falaremos disso mais abaixo.

Uma coisa que não dá pra negar é a beleza do local. A água é cristalina, mesmo com tantos turistas. Vale evitar a altíssima temporada, quando a lotação incomoda bastante. Mas isso também falaremos ainda nesse post.

TEM QUE PAGAR PRA ENTRAR

A menos que você seja hóspede de algum hotel ou resort (veja opções com descontos), é preciso pagar para entrar na praia. A taxa é cobrada pelo fato de estarmos dentro de um Parque Natural. Não dê ouvidos aos ambulantes que te cercarem nas ruas dizendo que vendem os tickets, vá direto à entrada.

A praia é fechada e é preciso pagar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
A praia é fechada e é preciso pagar

O ingresso de cerca de 5 dólares é meio confuso, afinal estamos num parque, mas ele é cheio de turistas, restaurantes e hotéis espalhados pela areia? Até concordo que o local precisa mesmo de cuidados, principalmente nos corais, onde os animais têm sofrido com o turismo de massa.

Mas é meio contraditório…

Uma alternativa pra fazer seus dólares ou pesos renderem mais é usar a nossa tática. Você pode entrar pelo Akumal Hotel Caribe, que fica próximo da bilheteria, e pagar pelo day use da estrutura, como espreguiçadeiras.

Cada um custa 9 dólares e, além de ter onde passar o dia, você já tem acesso à praia, sem pagar o ingresso. Vale lembrar que em todas as praias por aqui cadeiras e guarda sol são cobrados.

Estrutura do Akumal Hotel Caribe (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Estrutura do Akumal Hotel Caribe

Turistas como nós pagam por esses serviços, mas vimos muitos mexicanos com suas toalhas e isopores na praia. Se você quiser economizar, pode ser uma alternativa. Perto da pracinha principal há uma loja de conveniência da OXXO (que vende até isopor) e também alguns mercadinhos.

A PRAIA DE AKUMAL

A faixa de areia é de cerca de 5km, mas a parte mais bonita e sem pedras é praticamente metade disso. É justamente nesses locais por onde se espalham os hotéis e restaurantes.

+ Veja hotéis e resorts com descontos

Praia de Akumal, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A água da praia é incrível, cristalina. Mesmo que você não mergulhe, dá pra ver facilmente peixes e até tartarugas no rasinho.

No canto esquerdo, próximo da entrada, há menos ondas, então é ideal pra quem quer água calminha ou está com crianças. Um coisa que notamos foi que havia por aqui mais sargaço (algas) do que nas outras praias que visitamos na região. Logo mais nós falamos sobre esse tema.

Praia de Akumal, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós só comemos e usamos os serviços do “beach club/restaurante” onde passamos o dia, no Akumal Hotel Caribe. Mas de forma geral os preços por aqui são mais altos que nas praias de Playa del Carmen, são mais parecidos com Tulum.

MERGULHOS

No local onde se paga o ingresso já é possível contratar mergulhos com as tartarugas, seja de snorkel ou até mesmo de cilindro, e inclusive passeios de barco. Algumas das agências mais conhecidas são a Dive Shop e a Dive Center.

Mergulho em Akumal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma parte da praia é delimitada com boias, indicando onde é possível ou não ir. Se não estiver com guia, mas tiver o material de mergulho, siga sempre a sinalização para fazê-lo por conta própria.

OUTRAS ATRAÇÕES NA REGIÃO

Se quiser, você ainda pode escolher outras atividades além de praia de Akumal para o seu dia.

A mais conhecida é Tulum, embora eu ache que valha ficar ao menos um dia todo lá pra dar pra curtir ao menos as ruínas e a Playa Paraiso.

A apenas 14km sentido Playa del Carmen, o Cenote Cristalino é uma atração que dá pra combinar facilmente. A pouco mais de 2km da entrada da praia, outra atração é a Laguna Yal Ku, uma espécie de aquário natural onde dá pra fazer snorkel com muitos animais. A visita a ambos os locais é paga.

ONDE FICAR

Eu acho que o melhor é ficar em algum hotel que dê na areia da praia. E são muitas as opções.O Secrets Riviera Maya é um dos maiores resorts e é all inclusive. Outro mais simples e ainda bem avaliado é onde passamos o dia, o Hotel Club Akumal Caribe, além do Del Sol Beachfront, que não fica nessa praia, mas perto e é de frente pro mar.

Praia de Akumal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há muitas casas de praia também por aqui, chamadas de villas, e algumas das mais bem avaliadas são a Riviera Maya Haciendas, KASA Cooper e Casa Coral.

Nos arredores, ainda existem muitas boas opções de hospedagem, vale você checar aqui.

QUANDO IR PRA AKUMAL

Nós temos um post sobre a melhor época pra visitar essa região de Playa del Carmen e Riviera Maya. Vale dar uma olhada. De modo geral, o melhor é viajar de Dezembro a Maio, quando há menor probabilidade de chuva, dias mais bonitos e mar mais transparente.

Em Julho e Agosto, embora tenha mais chance de chover, são também meses de alta temporada e praias cheias. Por falar nisso, nós fomos numa sexta-feira de janeiro e a praia já estava bem cheia. Acho que no final de semana fica ainda mais, principalmente por conta dos moradores da região. Vale tentar ir durante a semana.

Sargaço, as algas do Caribe (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foi a praia onde mais encontramos sargaço

Como falei anteriormente, nós demos sorte e pegamos pouco sargaço na região. Se você não sabe, essas são algas mal cheirosas que infestaram as praias e areias em diversas temporadas nos últimos anos. Infelizmente é um fenômeno difícil de se prever. Mas nesse post você pode saber quando há mais probabilidade.

COMO CHEGAR EM AKUMAL

Akumal fica a cerca de 40km de Playa del Carmen e 28km de Tulum. Ou seja, fica bem no meio da Riviera Maya, como é chamada essa região da Península de Yucatán. Já Cancún, que fica ao norte de Playa, está a cerca de 110km.

SAINDO DE PLAYA DEL CARMEN

Se você está hospedado em Playa del Carmen, como foi nosso caso, é bem fácil chegar e você nem precisa alugar carro ou contratar o passeio com uma agência.

Na Calle 2, entre as avenidas 20 e 25, ficam o ponto de vans que fazem o trajeto até Tulum. Muitas ainda seguem mais adiante. Elas partem o dia todo e são uma forma barata de chegar a Akumal. A viagem dura cerca de 30min. É só avisar o motorista onde você quer ficar.

A partir do ponto de desembarque na rodovia, é só caminhar por cerca de 10min até a praia, é bem tranquilo.

Que vem de carro, é mais fácil ainda. Basta seguir pela Carretera 307 (Cancun – Tulum) e entrar no trevo de Akumal. Há estacionamento perto da entrada da praia. Outra opção, mais cara, é pegar um táxi.

SAINDO DE TULUM

Vindo de Tulum, também dá pra pegar as vans que saem da região das ruínas. A viagem dura uns 20min só. Se vier de carro, é só fazer o mesmo, dirigir pela Carretera 307 até a praia. Há também a possibilidade de pegar um táxi.

SAINDO DE CANCÚN

Se você está em Cancún, o trajeto de transporte público pode ser um pouco mais complexo. Você precisará ir até o centro da cidade e, na rodoviária, pegar uma van até Playa del Carmen e fazer lá a troca para outra van que siga sentido Akumal; outra possibilidade é pegar um ônibus da ADO até Playa del Carmen e depois as vans.

Os ônibus da ADO que seguem pra Tulum passam em frente ao trevinho de Akumal, mas é preciso confirmar com o motorista se você pode descer ali. Se vier de carro, basta pegar a Carretera 307 (Canún – Tulum) por cerca de 110km. A viagem dura em média uma hora.

+ Hotéis com descontos na região
+ Quantos dias em Cancún e Riviera?
+ Como ir pra Cozumel
+ Como ir pra Isla Mujeres
+ Todas as dicas da região

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.