Quando ir pra Croácia: Clima e a melhor época pra viajar pra lá

Na hora de planejar sua viagem, escolher quando ir pra Croácia faz toda a diferença. O clima no país segue dois padrões: no litoral os verões são quentes e o inverno é um pouco menos severo, enquanto no interior os dias frios são bem rigorosos. As estações são opostas às do Brasil, portanto enquanto aqui é verão, lá é inverno e vice-versa. De modo geral, a melhor época para viajar pra Croácia é entre maio e setembro, período que inclui o verão deles.

Mas por que nesse período? O verão é a época perfeita pra curtir as praias de tirar o fôlego da costa do Mar Adriático, as cidades estão mais agitadas e cheias de turistas do mundo inteiro. Nesses dias, todos os anos, a Croácia vira destino certo de visitantes de toda a Europa que vêm aproveitar a temporada num dos melhores destinos de verão do continente.

Dubrovnik - Quando ir pra Croácia: Clima e a melhor época (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dubrovnik, Croácia, em maio

Mas por outro lado, viajar pra cá em julho ou agosto, quando é o pico da temporada, traz algumas desvantagens, como preços mais altos. Abaixo explicamos mais e damos alternativas para você decidir quando ir pra Croácia.

+ Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa

QUANDO IR PRA CROÁCIA: QUAL A MELHOR ÉPOCA?

Como adiantamos acima, o verão tem dias mais quentes, ideais para aproveitar as praias, além de ser a época mais seca no litoral. Já o inverno é rigoroso, podendo nevar inclusive no litoral, além de ter maior probabilidade de chuva. Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro. Esses dois últimos também são os mais frios.

JULHO E AGOSTO: Essa é a alta temporada, justamente por ser a melhor época pra ir pra Croácia. As águas do Adriático estão mais quentes (sim, dá pra nadar), mas ao mesmo tempo os preços são mais altos e as cidades estão bem cheias. Dubrovnik, por exemplo, fica completamente lotada, o que pode atrapalhar um pouco a viagem.

MAIO, JUNHO E SETEMBRO: Essa é a média estação, uma boa opção pra driblar a lotação da temporada de julho e agosto. Já estive no país em maio e peguei a maioria dos dias ensolarados, dias quentes e noites um pouco frias. Deu pra curtir bastante o litoral, mas infelizmente não deu pra nadar, já que a água ainda estava gelada. Por isso junho e setembro podem ser alternativas melhores pra quem busca praia.

Pula - Quando ir pra Croácia: Clima e a melhor época (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pula, Croácia, em maio

De todo jeito, nesses meses ainda não há multidões (exceto em Dubrovnik, que fica cheia, mas não insuportável), os preços são mais acessíveis e as atrações estão todas funcionando, no litoral ou no continente, como em Zagreb.

DE OUTUBRO A ABRIL: Essa é a época da baixa temporada, que inclui o rigoroso inverno, de dezembro a março. Na parte continental, incluindo a capital, a neve é garantida, mas inclusive em cidades do litoral pode nevar. Em 2016, por exemplo, muitas praias ficaram branquinhas.

A menos que você seja fã de muito frio, não é uma época boa. Muitas coisas, como atrações e restaurantes podem fechar, as cidades estão bem vazias e não dá pra aproveitar a costa do Adriático. Já em Zagreb, durante o final do ano, as ruas ficam um pouco mais agitadas por conta dos mercados de Natal. Embora os Lagos Plitvice, cartão postal do país, sejam indicados para serem visitados nos meses mais quentes, quando se pode realmente ver a beleza de suas águas azuis e esverdeadas, durante o inverno eles podem congelar e criar um cenário totalmente diferente, não menos bonito.

Lagos Plitvice no inverno - Quando ir pra Croácia: Clima e a melhor época (Foto via ShutterStock)

Lagos Plitvice, Croácia, no inverno (Foto via Shutterstock)

 

O CLIMA NA CROÁCIA

Abaixo você confere a média de temperaturas e chuvas em duas cidades do país para ajudá-lo(a) a decidir quando ir pra Croácia.

Médias em Dubrovnik

Médias em Zagreb

 

+ Hotéis com descontos em todas cidades croatas
+ Quanto custa viajar para o país? Veja preços
+ Com é alugar um carro e viajar por lá?
+ Todas as dicas pra você planejar sua viagem

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Moacir Peinado disse:

    Olá Rafael, primeiramente meus parabéns pelas informações compartilhadas, muito top. Rafael eu e minha família estamos progra.ando uma viagem para Cancún no México, li sua reportagem falando a respeito dos melhores messes, mas eu gostaria de uma dica sobre hospedagem familiar, com all inclusive.
    Desde já muito obrigado
    Moacir Peinado

  2. Michelle disse:

    Estou analisando um roteiro de 30/set a 16/out, nesta época ainda consigo curtir sol e Praia??

    • Oi Michelle, tudo bem?
      Como dá pra ver, setembro e outubro são meses de pouca chuva, mas o friozinho já começa a aparecer. Acho que dá sim pra pegar praia, como eu fiz em maio, mas acho difícil que você consiga entrar no mar, que já vai estar bem frio.

      Abraços e ótima viagem

  3. raphael sampaio disse:

    Seus posts são muito bons! estou lendo vários de meu interesse e gostei de todos. resolvi comentar só pra elogiar mesmo! top!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *