Como é alugar carro na Croácia e dirigir pelo país

Alugar carro na Croácia é algo bem simples. Brasileiros precisam apenas da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida. Não há nenhuma outra exigência.

O alguel pode ser feito com antecedência ainda no Brasil ou durante a viagem em uma das várias agências espalhadas pelo país. Contamos aqui nossa experiência.

+ Todas as dicas pra viajar pra Croácia

ALUGAR CARRO NA CROÁCIA

Alugar carro na Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

VALE A PENA?

Em alguns casos vale sim. Para ir aos Lagos Plitvice, por exemplo, é a melhor forma, seja a partir de Zagreb ou de uma das praias, como Zadar ou Pula. Foi justamente devido a esse passeio que decidimos alugar e não nos arrependemos. Pode ser válido também pra quem quer percorrer com mais autonomia o litoral.

Fica a dica » Se a sua intenção é ter carro pra circular dentro das cidades essa não é uma boa ideia. Elas são medievais, com ruas minúsculas e é praticamente impossível achar uma vaga. Se você encontrar, ela será paga, como nas zonas azuis no Brasil. Até aí tudo bem. O que ocorre aqui é que o “talão” é comprado via SMS e os preços são altíssimos em lugares como Dubrovnik. Além disso, seu celular estará habilitado pra enviar mensagens? Qual o custo delas com a sua operadora de telefonia? Vale repensar.

 

COMO ALUGAR O CARRO

Saí do Brasil já com o aluguel fechado e pago no cartão de crédito. Pesquisei nas principais operadoras globais e em sites como Rental Cars. Nós indicamos esse site porque ele busca em várias agências os preços e você pode escolher o que mais combina com seu perfil, além de pagar em reais, sem IOF e até parcelado. Dá pra fazer a cotação online e contratar, tudo pela internet.

Se seu celular não funcionar fora do país, não esqueça de alugar o GPS. Uma dica é baixar um mapa da Croácia pelo Google Maps e usar mesmo offline (a gente ensina aqui).

Algo legal também pra se fazer é pegar o carro em uma cidade e devolver em outra. Alugamos em Zagreb e devolvemos dois dias depois em Zadar. Nesse período passamos por Pula e pelos Lagos Plitvice. Há um custo adicional, mas compensou para não ter que retornar à capital.

No momento da retirada só nos foi pedida a CNH e um cartão de crédito intencional pra deixar como garantia. Em poucos minutos estávamos dentro do veículo. Se você pretende sair do país, mesmo que num bate-volta até Bósnia e Herzegovina ou Montenegro, é preciso contratar um seguro específico.

O carro vem com o tanque cheio e assim deve ser devolvido. O valor do combustível nas estradas é mais baixo, então tente abastecer antes de entrar na cidade em que irá entregar o veículo.

 

COMO SÃO AS ESTRADAS NA CROÁCIA?

As maiores rodovias (as autoceste) são excelentes, com velocidade máxima de 130km/h e as principais são pedagiadas. É aqui que entra uma grande diferença do que estamos acostumados. Ao contrário do Brasil, na Croácia você paga pela distância percorrida. Então funciona da seguinte forma: no primeiro posto de pedágio você pega um papel e você só saberá o valor da tarifa no momento em que deixar aquela estrada, quando devolvê-lo ao atendente que irá calcular o valor. Mas não se preocupe, as tarifas não são tão altas.

Alugar carro na Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já as estradas menores são de mão dupla e não tão bem sinalizadas, mas a qualidade do pavimento é boa.

Alugar carro na Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Conclusão: Foi ótimo alugar carro na Croácia para os nossos objetivos, que eram visitar Pula, os Lagos Plitvice e Zadar. Depois preferimos seguir viagem de ônibus e barco, justamente pela dificuldade de estacionar e pelos altos preços de transportar o veículo nos ferries pras ilhas.

+ Quanto custam as coisas na Croácia?
+ Como é viajar de ônibus no país?
+ Todas as dicas reunidas pra sua viagem à Croácia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

13 Comments

  1. Bruna disse:

    Olá!! Obrigada pelas dicas.
    Tenho uma dúvida. Esse cartão internacional ao qual vc se refere, que eles pedem como garantia, é tipo um caução? Eles bloqueiam algum valor do cartão de crédito?

  2. Danillo disse:

    Eduardo,

    Fizemos esta viagem no meio do ano passado com um roteiro parecido com o seu. Fizemos tudo de ônibus e foi bem tranquilo e muito mais econômico devido a ter uma taxa que achei bem alta para devolver o carro em outra cidade.

    • Oi, Danillo, tudo bem?
      Eu também achei a taxa bem alta pra devolver em outra cidade. Acabei alugando apenas pro trecho dos Lagos. Mas que legal que conseguiu tudo de ônibus, eu também fiz boa parte da viagem assim.

      Abraços e obrigado pelo relato!

  3. Eduardo Melo Ferreira disse:

    Bom dia!!

    Estamos para ir á Croácia em setembro. E antes pretendíamos fazer de Zagreb á Dubrovnik de carro. Após ler seus relatos, verificamos que a utilização de Catamarã pode ser mais econômica e até mais rápida. Sendo assim, pensamos agora de locar o carro de Zagreb a Plitvice Lakes, depois um dia em Zadar e entregar em Split. De Split á Hvar e Hvar a Dubrovnik de Catamarã. O que vocês acham? E lembram dos custos com esse transporte por casal? Aconselham comprar com antecedência pela internet ou pessoalmente com antecedência?
    Grato!

    • Oi, Eduardo, tudo bem?
      Acho ótimo você devolver o carro antes de seguir pra Hvar ou Dubrovnik, com certeza conseguirá aproveitar mesmo. Em Zadar, por exemplo, você não irá precisar dele, apenas depois pra seguir até Split. Eu devolvi em Zadar e fiz o restante de ônibus e barco. Sobre os preços, eles variam de empresa pra empresa, a mais famosa é a http://www.jadrolinija.hr/

      Eu deixei pra comprar com antecedência quando estava nas cidades mesmo, tipo um dia antes da viagem. Foi tranquilo. Acho que esse post aqui vai te ajudar bastante https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-na-croacia/

      Abraços e ótima viagem!

  4. Marcelo disse:

    O carro alugado não tem sem parar?igual Brasil ou EUA??

  5. Cristiane Thaisa disse:

    Ola Rafael, voce sabe se é possivel alugar um carro em Zagreb e circular pela Alemanha e Hungria? Simulei a locacao de carro em varios sites, mas nao aparece estas informacoes..

  6. Cristiane Thaisa disse:

    Ola Rafael, gostaria de saber se é possivel alugar um carro em Zagreb e circular na Hungria e Alemanha? Existem taxas especiais para quem sai do pais? Ja procurei em diversas locadoras e nao acho sobra taxas para sair do país..

  7. Danillo disse:

    Oi Rafael, em agosto faremos o mesmo percurso do nosso amigo Gustavo, gostaria de tirar umas dúvidas com você, teria algum e-mail?

  8. Gustavo disse:

    Oi Rafael, irei viajar com minha esposa para Croacia, chegando em Zagreb dia 11/04, pegando carro e indo dia seguinte para Loagos Plitvice, depois Split, Hvar e Dubrovnic. Gostaria de saber que tipo de seguro fez no aluguel com a Oryx. entrei no site deles e vi que tem varias opçoes de adicionais inclusive de seguros. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *