Quando ir pra Trindade, RJ: A melhor época pra viajar pra lá

Se você pode escolher quando ir pra Trindade, no litoral sul do Rio de Janeiro e pertinho de Paraty, é bom ficar atento(a) a algumas coisas: como o clima, a época do ano, os fins de semana, feriados e a alta temporada de verão.

Como falarei mais abaixo, é bom prestar atenção no período da viagem por conta da lotação das praias e da vila. Trindade já não é mais aquele reduto hippie com sossego e praias desertas o ano todo. A vila foi descoberta pelo turismo e pode ficar bem cheia dependendo da época.

QUANDO IR PRA TRINDADE, RJ

Eu falei acima que vale prestar atenção à época do ano por conta do aumento do turismo na vila, o que a princípio fez o local perder um pouco do charme, mas por outro lado a estrutura melhorou bastante nos últimos anos, com muito mais comércio, além de boas pousadas (veja opções com descontos).

Quando ir pra Trindade, RJ (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas para te ajudar a escolher quando ir pra Trindade, vamos começar falando do clima por lá.

| O CLIMA

No gráfico abaixo, você encontra as médias de temperaturas, ou seja, as mínimas e as máximas ao longo do ano, além do acumulado de chuva mês a mês.

Quando ir pra Trindade, RJ - Gráfico de climatologia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como dá pra ver, assim como a vizinha Paraty, o clima por aqui é marcado por verões quentes e chuvosos e invernos secos e com temperaturas um pouco mais baixas, principalmente à noite.

| MELHOR ÉPOCA PRA VIAJAR PRA TRINDADE

Pra curtir o charme de Trindade, vale evitar os feriados, férias e até mesmo os fins de semana dos meses mais quentes, quando a vila fica cheia e perde muito do seu encanto. Como chove pouco do outono à primavera, o melhor período pra viajar pra lá vai de maio a setembro.

Praia do Meio em maio - Trindade, RJ - Gráfico de climatologia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do meio num sábado de maio

Tirando as massas de ar polar que podem trazer temperaturas mais baixas, dá pra pegar praia até mesmo no inverno. Além de a vila estar mais vazia, esse período de maio a setembro costuma ser de bastante sol, os preços de hospedagem são mais baixos (com exceção das férias e feriados) e Trindade está mais vazia que na alta temporada de verão. Só vale ficar atento(a) ao mar, que pode ter ondas maiores no período do inverno.

+ Veja hotéis e casas com descontos na vila

| POR QUE EVITAR OS DIAS MAIS CHEIOS?

Falei algumas vezes acima que eu evitaria os feriados, fins de semana e principalmente as férias de verão na hora de decidir quando ir pra Trindade. Mas por quê? Nós fomos em maio, já no outono, mas fazia sol e muito calor. Acabamos indo, por falta de informação, num sábado e encontramos a vila muito cheia.

Fomos em busca do charme e tranquilidade que tanta gente nos falava, mas não foi bem o que encontramos nas praias mais centrais. Na Praia do Meio, uma das mais famosas, a areia estava cheia de cadeiras de plástico (até aí tudo bem) e cada grupo usava aquelas temidas caixinhas bluetooth, uma grande bagunça de gêneros musicais.

Ou seja, ao invés da trilha das ondas do mar, tivemos que ouvir as músicas de vários vizinhos diferentes.

Outro ponto que nos desapontou foi a Piscina Natural do Cachadaço. Em pleno mês de maio, mas num sábado quente, ela estava muito cheia. Mesmo depois de fazer toda a trilha pra chegar lá, não tinha condições de ficar. Fomos embora.

Piscina Natural do Cachadaço em Trindade, RJ - Gráfico de climatologia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina Natural do Cachadaço cheia em pleno sábado de outono

Então é por isso que vale esse alerta. Trindade continua linda, mas tente evitar a lotação indo num dia de semana, principalmente fora das férias de verão.

+ Veja mais dicas da região

DEVO ME HOSPEDAR EM TRINDADE OU PARATY?

A estrutura hoteleira em Trindade melhorou muito nos últimos anos e hoje existem pousadas bem bonitinhas no centrinho da vila (veja opções com descontos, inclusive de casas de temporada). Mas nós preferimos ficar em Paraty e tiramos apenas um dia pra fazer o bate-volta. Se você também quer se hospedar por lá, vale encontrar uma pousada ou hotel perto do Centro Histórico (veja opções em Paraty com descontos).

Centro Histórico de Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra quem também vai combinar Trindade com Party, sugiro dar uma olhada no post que já publicamos sobre a melhor época pra visitar a cidade histórica, já que dá pra combinar com eventos famosos por lá, como a FLIP.

MAIS SOBRE PARATY
+ Veja hotéis e pousadas com descontos
+ O que fazer no Centro Histórico
+ Dicas de restaurantes em Paraty
+ Veja todas as dicas da região

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Trindade? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *