Alter do Chão, no Pará, é um destino que está cada vez mais em alta. Além das praias lindas de água doce, a região possui uma cultura muito rica e excelente gastronomia. Com tantas atrações, não é tão simples assim decidir quantos dias ficar em Alter do Chão.

Para ajudar na organização da sua viagem, neste post a gente vai dar dicas do tempo ideal para ficar na cidade.

QUANTOS DIAS FICAR EM ALTER DO CHÃO

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre Alter do Chão. A região, famosa pelas praias de rio, já foi descrita por jornal britânico The Guardian como o Caribe Amazônico.

Banhada pelo rio Tapajós, Alter é um distrito de Santarém, uma das principais cidades paraenses, e fica na região chamada de Baixo-Amazonas.

Vale a pena dar uma lida no post que a gente fez com as principais dicas da região. Aliás, na hora de reservar seu hotel, a nossa sugestão é ficar em Alter do Chão mesmo (veja hotéis com desconto).

Não vale a pena dormir em Santarém e fazer bate e volta todo dia. Fica muito cansativo.

| COMO CHEGAR EM ALTER

Antes de falarmos quantos dias ficar em Alter do Chão, precisamos lembrar que não é tão simples assim chegar na cidade.

Existem voos que ligam Santarém a Belém, Brasília e Manaus. Portanto, se você não mora em nenhuma dessas cidade, terá que fazer conexão. Como o trajeto até lá é longo, esse é um ponto que já vale a pena entrar nas contas na hora de definir o tempo ideal da viagem.

De Santarém até Alter do Chão é preciso pegar um táxi ou um ônibus. São cerca de 40 km de distância entre elas.

| ATRAÇÕES DE ALTER DO CHÃO

Pra ajudar a entender o que a região oferece, vamos falar sobre algumas das atrações de Alter do Chão e Santarém.

Santarém, no Pará (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A região muda muito na época seca (agosto a fevereiro), quando dá para aproveitar as praias, e na época de cheia (março a julho), bom para visitar as matas alagadas como a Floresta Encantada.

O engraçado é que na época de cheia as praias ficam alagadas. Então, por exemplo, a Ilha do Amor some. Por isso, é preciso decidir o que você quer ver para depois escolher a data da sua viagem.

Em Alter do Chão, é preciso fazer alguns passeios um pouco mais distantes para conseguir conhecer bem a região. Não deixe de ver o pôr do sol na Ponta do Cururu e de nadar na Ponta do Muretá e na Praia do Pindobal. Tem ainda a Ponta de Pedras.

Quantos dias ficar em Alter do Chão: Ilha do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ilha do Amor em Alter do Chão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Perto do centro estão a Ilha do Amor e a praia do Cajueiro. Vale a pena também fazer passeios pelas comunidades, como a Santa Luzia, a Irurama, a São Braz e a Coroca (aproveite na volta para dar um pulo em Ponta Grande, uma praia linda).

Inclua no roteiro também Santarém (veja dicas do que fazer por lá) . Na cidade, há o Mercadão 2000, os botos, o centro de artesanato Cristo-Rei e o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós.

Não deixe de ir também ao restaurante Casa do Saulo, que fica na praia de Carapanari. Além da ótima comida, o visual é incrível.

| QUANTOS DIAS FICAR EM ALTER DO CHÃO?

Para definir quantos dias ficar em Alter do Chão, vamos pensar em dias inteiros na cidade, já que muitas vezes o turista acaba chegando no fim da tarde ou começo da noite na cidade.

Para conseguir conhecer bem a região, fazer os passeios às praias e às comunidades, à floresta, ter um tempo para relaxar na Ilha do Amor e ainda passar um dia em Santarém para conhecer os principais pontos, vale a pena ficar pelo menos 5 dias inteiros em Alter do Chão.

Ficou com alguma dúvida sobre quantos dias ficar em Alter do Chão? Deixe nos comentários!

+ Veja todos os nossos posts da região
+ Onde ficar: Dicas de hotéis e pousadas
+ Dicas essenciais pra quem vai pra lá
+ Ilha do Amor: Como visitar
+ Melhor época para visitar

+ Como chegar na região

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.