Roteiro em Pipa, RN: Dicas para 3 dias ou mais na cidade

Montar um roteiro em Pipa, no Rio Grande do Norte, pode não ser tão simples, já que há muitas atrações no destino. Por isso, neste post, a gente vai te dar todas as dicas para você montar o seu.

Vamos falar das principais atrações, restaurantes e praias. Além disso, daremos dicas pra quem também deseja ir a São Miguel do Gostoso numa mesma viagem.

Roteiro em Pipa: Todas as dicas

Antes de mais nada, vale a pena a gente falar um pouco sobre a região, né? Pipa está localizada no Rio Grande do Norte. Fica a cerca de 85 km de Natal, capital do estado, e a 145 km de João Pessoa (PB).

Para chegar a Pipa saindo de Natal é possível ir de táxi, carro alugado, transfer ou ônibus.

Homem caminha pela Rua do Céu, dica do roteiro em Pipa no centro da cidade
Rua do Céu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós escolhemos ir e voltar de transfer privado com a Porto Service Turismo. O trajeto levou cerca de 1h30.

Se você escolher o carro alugado, saiba que ele será útil durante a viagem. Algumas praias, como a do Madeiro e Cacimbinhas, são mais distantes, mas é possível ir até elas de táxi.

De toda forma, se for alugar um carro, vale fazer uma pesquisa no valor das diárias no site da Rentcars, que funciona como uma comparadora entre as principais locadoras de veículos do Brasil. E o melhor é que o pagamento pode ser parcelado.

Atrações de Pipa

Antes de montar o seu roteiro em Pipa, é bom ter uma visão geral das principais atrações da cidade. Aliás, nem preciso falar que as praias de Pipa são os grandes atrativos do destino, né?

Veja as principais praias da cidade:

  • Praia do Centro;
  • Praia do Amor;
  • Baía dos Golfinhos;
  • Praia do Madeiro;
  • Cacimbinhas;
  • Praia das Minas;
  • Praia da Cancela.
Pôr do sol com coqueiro na Praia do Centro, em Pipa
Pôr do sol na Praia do Centro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Há ainda as praias localizadas próximas da cidade:

  • Praia do Giz;
  • Sibaúma;
  • Barra do Cunhaú.

Além disso, Pipa tem outras atrações:

  • Chapadão;
  • Centrinho;
  • Santuário Ecológico;
  • Restaurantes e bares;
  • Pôr do sol.

Passeios principais em Pipa:

  • Passeios de barco para ver golfinhos;
  • Jeep tour;
  • Quadriciclo.

Quantos dias em Pipa?

Embora muita gente faça bate e volta pra Pipa saindo de Natal, vale a pena ficar pelo menos 5 dias inteiros na cidade pra curtir todas as praias e conhecer as principais atrações.

Roteiro em Pipa para 3 dias ou mais

Depois de todas essas informações, vamos finalmente dar dicas para você montar o seu roteiro em Pipa.

Dia 1 do roteiro em Pipa

Tente chegar ainda pela manhã em Pipa. Lembrando que o trajeto de Natal até lá leva cerca de 1h30.

Check-in no hotel em Pipa

Aproveite para fazer o check-in no hotel, mas se o quarto não tiver sido liberado ainda, deixe suas malas e vá passear.

O ideal é ficar hospedado perto da Av. Baía dos Golfinhos, que onde está o agito da cidade. Além disso, é por lá que ficam os principais restaurantes e bares para curtir à noite. Aproveite para ver as nossas dicas de pousadas em Pipa.

Depois de deixar tudo no hotel (veja opções de hospedagem com desconto), aproveite para conhecer a Praia do Centro, já que, como diz o nome, é a praia central da cidade.

Praia do Centro

A Praia do Centro não é a nossa favorita, principalmente na área mais central. Por lá, há algumas barracas de praia, a mais famosa é a Caxangá, mas há música alta e muita muvuca. O ideal é andar à direita de quem vê o mar e ir até o Orisha’s. Aliás, aproveite para curtir o pôr do sol por lá.

Pôr do sol no mar na Praia do Centro com pedras
Pôr do sol na Praia do Centro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra dica para ir ao entardecer neste dia é o Pipa Beach Club, que também fica na Praia do Centro, mas não é pé na areia.

À noite, escolha algum dos bons restaurantes de Pipa para jantar, como O Tal do Escondidinho.

Dia 2 do roteiro em Pipa

No segundo dia do roteiro em Pipa a nossa sugestão é que você faça o Jeep Tour, já que ele passa por diversos pontos interessantes e que são mais distantes do centro da cidade.

O tour passa pelo Chapadão (de lá, há uma linda vista da praia). Depois, vai para as piscinas naturais e jacuzzi. Além disso, você vai conhecer a Barra do Cunhaú, Sibaúma, Praia do Madeiro e Dunas de Cacimbinhas.

Este tour dura o dia todo e termina com o pôr do sol na Lagoa Guaraíras, já em Tibau do Sul. Geralmente, ele vai à Creperia Marinas, mas há também o Lounge Sunset Marinas, que fica ao lado e é incrível.

O segundo dia do roteiro em Pipa é basicamente um dia de passeio. À noite, vale a pena andar pelo centrinho.

Dia 3 do roteiro em Pipa

O terceiro dia do roteiro em Pipa é pra curtir uma das praias mais famosas da região: a Praia do Amor.

Se você gostar de andar, dá pra ir a pé até ela, já que a praia não fica tão distante do centro. São cerca de 20 minutos de caminhada. Na maré baixa, é possível ir pela praia mesmo. Se não, dá para ir pela rua e descer as escadas pra chegar até lá.

Placa da Praia do Amor com vista para o mar, dica do roteiro em Pipa
Placa da Praia do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, lá de cima, além da linda vista, tem a famosa placa com o nome da praia. Se for de carro, tem estacionamento ali por perto.

Praticamente ao lado, fica o Chapadão, outro ponto turístico de Pipa, de onde também se vê a Praia do Amor do alto. Seguindo mais um pouco, dá pra chegar à Praia das Minas, bem mais deserta.

Barracas de praia na Praia do Amor

A praia é bem espaçosa. Quando descemos as escadas, há uma grande concentração de pessoas e de barracas, mas andando à direita de quem olha o mar, a praia vai ficando mais vazia e com barracas mais espaçosas. A gente amou a Ginkas’s. Comida boa e ambiente legal.

Além disso, na maré baixa, formam-se algumas piscinas naturais na Praia do Amor. É bem bonito.

Por lá, há ainda a famosa e gigante barraca de praia Amô, onde muitas excursões param. É bem grande, mas não gostamos muito por ser cheia. A parte deles na areia em si é mais legal.

Pessoas caminham pelas areias vazias da Praia do Amor, dica do roteiro em Pipa
Praia do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se este for seu último dia em Pipa, vale a pena dividir a Praia do Amor com a Baía dos Golfinhos. Entretanto, é preciso ficar atento à maré. Se ela estiver cheia, não tem como ir ou voltar da Baía dos Golfinhos.

Nós fomos um dia de manhã, e tivemos que voltar correndo no comecinho da tarde porque a maré estava subindo. Se não, ficaríamos presos lá até a maré baixar de novo.

Pra curtir o pôr do sol, vale ir mais uma vez ao Orisha’s ou a Pipa Beach Club, ambos na Praia do Centro.

Aliás, assim que o sol se pôr tente ir até a Villa Mangueira, no centrinho. Lá que todo mundo faz a famosa foto de Pipa que lembra as construções da Grécia. Tente ir assim que começar a anoitecer para pegar o local mais vazio.

À noite, vale comer e beber em algum dos bares e restaurantes que ficam na região.

Dia 4 do roteiro em Pipa

Mesmo que você tenha feito o Jeep Tour e já tenha passado pela Praia do Madeiro, aproveite o quarto dia do roteiro em Pipa para curtir a praia com calma.

Praia do Madeiro

Vale a pena passar a manhã nela. A Praia do Madeiro tem uma longa faixa de areia e bastante estrutura de barracas. Portanto, você achará um lugarzinho só seu se quiser fugir da parte mais movimentada.

Barracas com guarda-sóis em dia de céu azul na Praia do Madeiro
Praia do Madeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, da Praia do Madeiro conseguimos avistar diversos golfinhos enquanto estávamos ainda na areia. É lindo demais! Nós chegamos lá por volta das 9h30 da manhã.

O único porém da Praia do Madeiro é que a escada para chegar à praia é beeem longa. Então, é preciso ter um certo preparo físico na volta para subir.

Nós fomos de táxi porque é longe pra ir a pé. É fácil também pegar táxi para ir embora, já que eles ficam vários na porta.

Cacimbinhas

Se você tiver ânimo, vale sair da Praia do Madeiro e ir até Cacimbinhas, já que elas ficam próximas. O ideal é você combinar já com o taxista de ele te buscar.

A Praia de Cacimbinhas é linda. De cima, há uma vista incrível com a escada para descer, que também é longa.

Por lá, não há tanta estrutura. A única barraca que tem é a Ponta do Barravento. Aliás, quando fomos, pegamos muito vento.

Se sobrar tempo, vale a pena ir até o Lounge Sunset Marinas pra curtir o pôr do sol. Lembrando que já é Tibau do Sul. Portanto, o ideal é você já ter o contato de algum taxista para levar e buscar você.

Outra opção é curtir o final do dia no Mirante Sunset Bar. Lá é realmente muito lindo.

Dia 5 do roteiro em Pipa

Aproveite o quinto dia do roteiro em Pipa para curtir a Baía dos Golfinhos. Como dissemos, pra ir lá até esta praia é preciso ficar atento à maré, já que quando ela sobe fica impossível entrar ou sair de lá.

Mar e areia vazios com falésias ao fundo da Baía dos Golfinhos, dica do roteiro em Pipa
Baía dos Golfinhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Baía dos Golfinhos tem estrutura com barracas de praia, mas a maioria vende apenas bebidas.

Além disso, é preciso tomar bastante cuidado com as falésias, já que algumas pedras podem se desprender e cair na areia. Portanto, é preciso ficar distante delas.

A caminhada da Praia do Centro até a Baía dos Golfinhos é bem tranquila.

É possível voltar para Natal no fim da tarde ou apenas na manhã do dia seguinte.

Roteiro Pipa e São Miguel do Gostoso

Muita gente aproveita que está na Praia de Pipa para viajar também para São Miguel do Gostoso, como foi o nosso caso. A distância entre as duas é de 184 km.

O ideal é que se você não tiver alugado um carro antes de ir pra Pipa, que alugue na volta em Natal, já que a cidade fica a 100 km da capital e por lá o carro será bem útil.

As praias de São Miguel do Gostoso em si não são tão bonitas, já que o espaço da areia até chegar ao mar é bem grande. Por isso, não há tantas barracas de praia nelas.

Mas o legal é que há praias incríveis nas regiões próximas a Gostoso.

Vale a pena ficar 5 dias na cidade. Aproveite o primeiro dia do roteiro em Gostoso para conhecer as praias da cidade e curtir o pôr do sol.

Pôr do sol no mar em praia de São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Uma das praias é a de Santo Cristo. Já na Praia da Xepa é onde estão os principais bares e restaurantes em São Miguel do Gostoso.

No segundo dia, faça o passeio pelos Parrachos de Perobas e Rio do Fogo. As piscinas naturais são lindas. Aliás, ali perto ainda tem a incrível Lagoa da Cotia.

No terceiro dia, vale conhecer os Parrachos de Maracajaú e curtir o famoso pôr do sol na Praia de Tourinhos.

Pra encerrar o roteiro por São Miguel do Gostoso, no último dia vá até a praia de Monte Alegre. Nós passamos o dia no Idílico Beach Club e adoramos. Se sobrar mais tempo, também vale passar o dia na praia de Tourinhos. Aliás, por lá, há um ótimo beach club chamado Bora Bora.

Onde se hospedar em Pipa e em São Miguel do Gostoso

Há ótimas pousadas em Pipa. Algumas das melhores são a Kûara Pipa, Kilombo Villas & Spa, a Pousada Tartaruga, a Toca da Coruja, o Île de Pipa, a Marlin’s e Bupitanga.

Piscinas naturais da Praia do Amor em dia de céu azul, dica do roteiro em Pipa
Praia do Amor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Também há diversas opções de pousadas em São Miguel do Gostoso: Ayre Gostoso Pousada, Portofino Pousada, Caly Pousada e Enseada do Gostoso são algumas delas.

Aliás, ficou com alguma dúvida sobre o roteiro em Pipa ou tem alguma dica? Deixe nos comentários!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens