Roteiro no Algarve, Portugal: O que fazer, praias e cidades

Para montar seu roteiro no Algarve, uma das regiões mais lindas de Portugal e perfeita pra quem vai no verão em busca de praias de tirar o fôlego, o primeiro ponto é considerar quantos dias você tem por ali. O ideal é pelo menos três dias, mas mesmo assim você irá ver muito pouco.

Eu fiquei cinco dias e voltei com aquela sensação de quero mais. Fiz base nas cidades de Lagos e Faro. A primeira tem algumas das praias mais bonitas do Algarve e a última é a capital da região, com ótima infraestrutura (saiba mais).

ROTEIRO NO ALGARVE, PORTUGAL

Muita gente nem sabe que algumas das praias mais bonitas da Europa ficam no Algarve. Mas a região já foi destaque em publicações do mundo todo, como VogueThe Telegraph. A melhor época é a partir de maio, na primavera, até o começo do outono, em setembro. Os meses de pico, e consequentemente preços mais altos, são no verão, principalmente julho e agosto.

 

AS CIDADES BASE

Como disse acima, algumas das principais cidades pra você montar base e se hospedar são: Lagos e Faro, uma em cada extremo da região. Portimão e Albufeira também são cidades com boa estrutura tanto hoteleira como comercial (veja hotéis na região com até 50% de desconto).

Roteiro no Algarve, Portugal - Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Lagos, Portugal

Em Lagos vale ficar na região central, perto de tudo e inclusive das praias. Algumas das melhores opções são o The Salty Lodge e os mais tradicionais Marina Club Lagos Resort e Mar Azul. Pra quem prefere resort, há um Tivoli na cidade (confira mais opções).

Roteiro no Algarve, Portugal - The Salty Lodge (Foto: Divulgação/Booking)

The Salty Lodge (Foto: Divulgação/Booking)

Já em Faro me hospedei no excelente Hotel Faro & Beach Club, bem no Centro Histórico. Vale a pena e a piscina na cobertura com vista pro mar é uma delícia, além de o hotel ter um beach club na praia para os hóspedes. Mas existem outras boas escolhas, inclusive resorts, que você pode ver nesse link e conseguir descontos na reserva.

Roteiro no Algarve, Portugal - Faro Hotel & Beach Club (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Faro Hotel & Beach Club

 

PRECISA DE CARRO?

Não é que o carro seja imprescindível no seu roteiro no Algarve, mas como é bem barato alugar um em Portugal, pode ser interessante pra poder se deslocar com mais facilidade e parar nas praias que quiser.

Nós sempre alugamos no site RentCars, que é uma espécie de Buscapé e compara os preços entre todas as locadoras. O pagamento é em real (ou seja, você foge do IOF) e pode ser parcelado. Você pode fazer a cotação online mesmo.

Se não estiver de carro, uma forma fácil de se locomover entre as cidades da região é de trem. É um trem regional, sem muito conforto, mas que liga as principais cidades. O único porém é que em algumas delas ele para longe da praia, ou seja, você ainda terá que pegar ônibus ou táxi. Por falar nisso, quem vem de Lisboa ou outras regiões pode vir de carro, de avião por Faro ou então de trem, como eu fiz, e conto tudo em outro post como é viajar de trem no país.

 

| LAGOS – DE 2 A 3 DIAS

Eu acho essa a melhor cidade da região e consequentemente a que mais merece tempo no seu roteiro no Algarve. Reserve pelo menos de dois a três dias pra conhecer com calma as praias de Lagos, o Centro Histórico da cidade e ainda conseguir um ou outro bate-volta.

Roteiro no Algarve, Portugal - Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Centro Histórico de Lagos

Vale passar por praias lindas como Dona Ana e do Camilo, ambas em Lagos. São muitas lado a lado, mas se você quiser conhecer a maioria e ainda ter um tempo livre pra curtir sem pressa, vai levar um dia inteiro ou até mais.

Roteiro no Algarve, Portugal - Praia Dona Ana em Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia Dona Ana

Você pode usar o outro dia livre pra um bate-volta até a região de Portimão e Lagoa, por exemplo, que ficam a cerca de 21km e 36km respectivamente.

Roteiro no Algarve, Portugal - Praia da Rocha em Portimão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia da Rocha em Portimão

Em Portimão ficam algumas boas praias, como a da Rocha. Já em Lagoa a dica é a Praia da Marinha, uma das mais bonitas de Portugal. Outras famosas na região são Carvoeiro e do Carvalho. Se estiver de carro, fica mais fácil conhecer diversas praias e ir parando nas que preferir. No final do post, você encontra o mapa do roteiro no Algarve.

Roteiro no Algarve, Portugal - Praia da Marinha (Foto via Shutterstock)

Praia da Marinha (Foto via Shutterstock)

 

Seguro Viagem é obrigatório em Portugal
Muitos países da Europa, inclusive Portugal, exigem seguro viagem de brasileiros. Ele não é caro e ainda evita que qualquer imprevisto estrague sua viagem. Nós sugerimos que você faça a cotação na Seguros Promo, que encontra os melhores preços entre diversas seguradoras. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto!

 

| FARO – DE 2 A 3 DIAS

Em um dia você consegue visitar com calma o lindo Centro Histórico de Faro e quem sabe até pegar um sol na Praia de Faro, que não fica no centro da cidade, mas a cerca de 10km dali.

Roteiro no Algarve, Portugal - Faro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Centro Histórico de Faro

No segundo dia, pode conhecer o Parque Nacional da Ria Formosa e/ou fazer um bate-volta até linda Ilha de Tavira., a cerca de 26km.

Roteiro no Algarve, Portugal - Ilha da Tavira (Foto via Shutterstock)

Ilha da Tavira (Foto via Shutterstock)

 

| COM MAIS DIAS

Com mais tempo, eu focaria em Albufeira (a 45km de Faro), que foi o que faltou no meu roteiro no Algarve e quero voltar. Ali ficam outras praias lindas, como a da Coelha, da Galé e da Falésia. Talvez valha até dormir lá por uma ou mais noites ou então apenas passar o dia.

Roteiro no Algarve, Portugal - Praia do Coelho em Albufeira (Foto via Shutterstock)

Praia do Coelho em Albufeira (Foto via Shutterstock)

Se você ainda tem mais tempo na região, pode ser interessante afastar um pouco do mar e curtir o interior. Alguns destinos recomendados são as aldeias de Alte e Salir, além da Serra do Caldeirão. Ainda no interior do Algarve, Monchique é famosa por suas colinas e spas.

 

MAPA DO ROTEIRO NO ALGARVE

Tem alguma dúvida ou sugestão de roteiro no Algarve? Deixe seu comentário!

 

VEJA MAIS DO ALGARVE E PORTUGAL

+ Veja hotéis no Algarve com até 50% de desconto
+ Melhor preço do seguro viagem obrigatório pra Europa
+ Quando ir pra lá? Qual a melhor época pra viajar?
+ O que fazer em Lagos: Praias e atrações da cidade
+ Dicas pra aproveitar o melhor de Faro
+ Todas as dicas pra curtir o melhor do país

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

25 Comments

  1. Jaqueline disse:

    Olá Rafael,
    Tudo bem?
    ótimas dicas. Queria ver contigo, nós vamos para para Portugal em Agosto e vamos ficar quatro dias no Algarve, mais precisamente, vamos ficar em Lagos. Você poderia me informar como funciona os passeios de barco pelas grutas da região e que vão até Benagil?
    Nessa época é melhor comprar com antecedência ou deixando para comprar o ingresso lá é tranquilo?

    Obrigada

    • Oi, Jaqueline, tudo bem?
      Então, é bem fácil encontrar esses passeios nas agências e até mesmo no seu hotel. Se estiver com medo de esgotar, peça ajuda ao seu hotel e vê se eles podem reservar pra você.

      Abraços e ótima viagem!

  2. Araci disse:

    Ótimo seu post, Rafael! Vamos para Lisboa em junho, 3 dias. Depois seguiremos para a Espanha. Gostariamos de usar um dia para conhecer ao menos uma praia do Algarve. Qual a mais próxima, saindo dde Lisboa, e qual o melhor acesso, ttrem, ônibus ou carro, considerando ser somente um dia?

    • Oi, Araci, tudo bem? Muito obrigado!
      Se vocês forem apenas passar o dia e retornar, vale alugar um carro, pois o trajeto de trem, embora prático, é um pouco demorado. Vocês pode optar, por exemplo, por Lagos, que tem lindas praias. Se acharem muito distante, há praias bem bonitas também perto de Lisboa.

      Abraços e boa viagem!

  3. Laisa Farias disse:

    Rafael, Muito obrigada pelo seu post, me salvou, somos um casal e estamos indo em julho passar de 07 a 10 dias, a princípio queremos passar 2 dias em Faro,alugar um carro para explorar ao máximo e depois seguir para Lagos de trem, ficar uns 4 dias e la tbm alugar um carro e finalizar em Lisboa 02 dias, ta difícil e decidir quais praias visitar, eita lugar lindo!!!

  4. Rafael disse:

    Oi Rafael, tudo bem?
    Vou chegar em Portugal por Lisboa, e pretendo pegar um carro lá para ir até a região do Algarve. No RentCars achei algumas opções baratas, mas desconheço as locadoras e até achei alguns comentários negativos em algumas. Vc teria alguma locadora para indicar?
    Obrigado pelo post, já me ajudou muito!

  5. Antonio Gilson disse:

    Olá Rafael,

    Quanto em valores ficaria uma estadia de um casal no algarve por um período de 6 dias, com aluguel de carro?

  6. Arlene Silva Couto disse:

    Rafael, esse ano escolhi o Algarve justamente por isso: já visitei Portugal várias vezes, mas, na parte abaixo de Lisboa só conheço Évora. Agora, indo para o sul, pretendo visitar Silves, por conta da influência árabe na cidade, Monchique, por causa das igrejas e ruas interessantes e do Alto da Foia, Tavira, por conta do telhado das casas, enfim, achei o Algarve bem interessante, por além de praias. Obrigada pela indicação e, com certeza, pedirei o desconto… 🙂

  7. Arlene Silva Couto disse:

    Oi, Rafael!Tudo bem? Adorei encontrar suas dicas! Vou ficar de 4 a 12 de agosto no Algarve, mas não priorizo praias; gosto da parte de cultura, castelos, igrejas, centro histórico… Pretendo ficar os 2 primeiros e os 2 últimos dias em Faro. Os demais, em Lagos ou Tavira. Como, pelo menos até agora, vou viajar sozinha e não dirijo, gostaria de ter o apoio de guia em algumas visitas, como, por exemplo, à gruta “Algar de Benagil”. Você indicaria alguma empresa para isso, por favor? Obrigada!

    • Oi, Arlene, tudo bem?
      Muito obrigado! Essa região é mais para quem busca praia, claro que há uma parte histórica em Faro e Lagos, por exemplo, mas como você quer igrejas e castelos, acho que o seu roteiro já deve incluir a região entre Lisboa e o Porto, certo? Sobre guia, você pode consultar a https://tours.com.pt/ que com certeza eles te ajudarão. Pode falar que foi indicação do Esse Mundo é Nosso que eles devem te dar um desconto 🙂

      Abraços

  8. Roseane disse:

    Pretendo ficar 7 dias mas vou agora em fevereiro no inverno qual as melhores opções em algarve.desde já obrigada.

    • Oi, Roseane, tudo bem?
      Eu fui no verão, não acho que seja muito proveitoso no inverno. Então sugiro que você foque mais nas grandes cidades, como Faro e talvez Lagos, já que você não conseguirá aproveitar muito as praias.

      Abraços!

  9. Milton Bulach disse:

    Fizemos a viagem Lisboa – Faro de ônibus. Viagem tranquila levando cerca de quatro horas. Ficamos no centro histórico, assistimos um festival de grupos folclóricos ao ar livre e fomos à praia de barco. Muito melhor do que outro meio de transporte.
    Foi em Faro que comemos a melhor pescadinha de Portugal!

  10. Aline disse:

    Olá!
    Eu vou para Algarve em agosto e ficarei hospedada em Lagos.
    Dá para fazer Lagos e Lagoa sem carro?
    Pretendo ficar 2 dias inteiros em Lagos e deixar 2 dias inteiros para ir a Lagoa.
    Obrigada!

  11. JOANNA BEATRIZ NEIS BRANCO disse:

    Olá Rafael, tudo bem?
    Achei muito legal suas dicas e gostaria de verificar se por acaso você não presta o serviço de montar um roteiro. Quero viajar com crianças, e sempre gostei de pesquisar os destinos, hoteis e estudar tudo mas confesso que estou meio sem tempo.
    Muito obrigada, grande abraço.
    Joanna

    • Oi, Joanna, tudo bem?
      Muito obrigado, fico à disposição pra ajudar em eventuais dúvidas, mas também por falta de tempo infelizmente não consigo fazer esse trabalho de montar o roteiro.

      Mas qualquer dúvida é só avisar!
      Abraços

  12. Leticia Vieira disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas! Estão me ajudando demais na montagem de meu roteiro. Gostaria de saber se visitou a Praia de Benagil. Vou me hospedar em Lagos e queria visitar as grutas de Benagil, mas estarei sem carro. Teria alguma dica? Desde já agradeço!

    Abraços,
    Leticia

    • Oi, Letícia, tudo bem?
      Muito obrigado, fico feliz em ajudar. Eu não fui a Benagil, mas ela fica perto da Praia da Marinha. Se você for ficar só em Lagos e sem carro, uma solução é ir de trem até a estação Estombar/Lagoa e de lá seguir de transporte público ou táxi. Mas não é um caminho muito fácil. Talvez seja melhor ver se há algum ônibus que circule no Algarve (infelizmente não conheço) ou até mesmo alugar um carro, que é baratinho em Portugal.

      Abraços e ótima viagem!

  13. Cíntia Regina Lacerda Rabello disse:

    Muito obrigada pelas dicas, Rafael!
    Vou seguir sua sugetão e ficar em Lagos e de lá visito as outras cidades/praias.
    Abraços,
    Cíntia

  14. Cíntia Regina Lacerda Rabello disse:

    Olá Rafael, tudo bom?
    Estou planejando uma viagem para Portugal ficando 4 dias no Algarve e adorei suas sugestões. Você recomendaria ficar hospedada em apenas uma cidade (Faro ou Lagos) e de lá visitar as praias que sugere no seu post ou ficar 2 noites em cada uma das cidades? Entre as duas, qual a mais barata?
    Agradeço suas dicas.
    Abraços,
    Cíntia

    • Oi, Cíntia, tudo bem?
      Eu gostei mais de Lagos, achei uma cidade linda e bem gostosa. Tanto que fiquei mais noites lá. Há também outras cidades legais entre Lagos e Faro. Acho que vale ver quais praias você quer conhecer pra decidir onde ficar. Os preços em todas elas são bem parecidos.

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *