Terra natal de Tancredo Neves e porta de entrada das Cidades Históricas pra quem vem de SP, RJ ou Sul de Minas, é bem comum as pessoas nos pedirem informações de onde ficar em São João del Rei.

Embora tenha pouco menos de 100 mil habitantes, a cidade tem uma boa oferta de hotéis e pousadas, incluindo hotéis no estilo fazenda. Junte a isso a proximidade com Tiradentes, que tem ótima estrutura hoteleira, como também falaremos nesse post.

POR LOCALIZAÇÃO
Centro Histórico
Opções no Centro novo
Hotéis fazenda ou semelhantes

Hospedar em SJDR ou Tiradentes?

Onde ficar em São João del Rei: Centro Histórico

A região turística do Centro Histórico é bem enxuta e é fácil conhecer praticamente todas as atrações a pé. Então quem escolhe onde se hospedar em São João del Rei por conta disso, tem opções para todos os gostos e bolsos.

Estação de trem de São João del Rei com Maria Fumaça
Maria Fumaça que liga SJDR a Tiradentes

Se você busca um lugar mais moderno, mas ainda perto dos pontos turísticos, a Pousada Villa Magnolia é uma das mais bem avaliadas. Não muito distante, a Pousada Rotunda também é uma das melhores da região central, assim como o charmoso Solara Hotel.

Onde ficar em São João del Rei: Villa Magnolia
Pousada Villa Magnolia (Divulgação – Booking)

Já o Hotel Lenheiros é um dos mais tradicionais e fica praticamente em frente à estação de onde sai o passeio de Maria Fumaça pra Tiradentes. Pertinho e no mesmo estilo fica a Pousada Estação do Trem.

Mais perto ainda do Pelourinho de SJDR está a clássica Pousada dos Sinos e, pra quem busca esse tipo de acomodação mais econômica, o Del Mundo Hostel.

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

Uma alternativa muito bem avaliada próxima da Igreja de São Francisco de Assis é a Pousada Beco do Bispo. Já a Pousada Segredo fica próxima, mas é mais simples e contemporânea.

Veja também
Quando ir pra Tiradentes
Como comprar ingresso do trem

Hotel em São João del Rei: Centro “novo”

Há também algumas opções de hotéis pra quem quer ficar no que podemos chamar de “centro novo” da cidade. Essa é uma área de muito comércio, não muito distante do Centro Histórico e ainda com fácil acesso à rodoviária.

Algumas das mais bem avaliadas por aqui são: Vicenza Apart Hotel, Pousada Sinhá Moça e Hotel Monte Carlo. Pra quem procura albergue, o Hostel Dom Bosco pode ser uma opção.

Veja também: Mais pousadas com descontos

Hotéis fazenda ou semelhantes

Se você está de carro (ou não se importa de usar táxi) e não vê problemas de ficar afastado do centro, há boas opções de hotéis fazenda ou com estrutura semelhante, incluindo piscina.

Uma dos mais bem avaliadas é a Pousada Paço do Lavradio, que é charmosa e tem excelente estrutura. A Pousada Estrada Das Águas é um pouco mais simples, mas mesmo assim tem ótima avaliação dos hóspedes.

Paço do Lavradio é opção de onde ficar em São João del Rei
Paço do Lavradio (Divulgação – Booking)

Ouras opções são a Villa Buonabitacolo, Pousada Trilha da Serra (que já fica no caminho pra Tiradentes) e a Morro dos Ventos. Quem procura estrutura de resort mais moderno, irá gostar do Garden Hill Hotel e Golfe.

Se hospedar em São João del Rei ou Tiradentes?

Essa é uma dúvida muito comum pra quem planeja um viagem pra essa região, já que as duas cidades ficam a apenas 16km uma da outra. Eu particularmente gosto muito de Tiradentes por ser bem menor e mais charmosa. Você pode ver aqui dicas de hotéis e pousadas na cidade histórica.

Mas ao procurar onde ficar em São João del Rei você perceberá que é mais fácil encontrar hotéis e pousadas com diárias mais baratas, o que pode ser uma alternativa dependendo do seu orçamento. Dá pra ir facilmente de uma cidade à outra até mesmo de transporte público (horários dos ônibus) ou de táxi.

Veja também: Pousadas com descontos em Tiradentes

Dica bônus pra viagem à região

Se você faz questão de se hospedar em São João del Rei, uma dica é dividir seus dias por aqui com a cidade vizinha. Por exemplo, se você tem quatro noites pela região, fique uma noite em São João e as outras três em Tiradentes. Será uma boa escolha, já que essa última têm muito mais atrações turísticas.

Tiradentes, Minas Gerais (Foto: Maarten Zeehandelaar via Shutterstock)
Tiradentes (Maarten Zeehandelaar via Shutterstock)

Em qualquer um dos casos, fica fácil também fazer o passeio de trem de Maria Fumaça, já que ele liga as duas cidades. Tem mais dúvidas? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

E mais: Dicas pra viajar pra Tiradentes

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.