Stintino, Itália: As praias e o que fazer na cidade da Sardenha

Apesar de ter menos de 2 mil habitantes, Stintino, na Itália, é um dos destinos mais famosos da Sardenha por conta do azul de suas praias, principalmente a lindíssima La Pelosa, considerada uma das mais bonitas de toda a ilha.

Além dessa, Stintino tem outras praias bem gostosas, um centrinho charmoso com restaurantes e lojinhas e boas opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Nesse post damos as dicas pra você aproveitar a cidade nos dias em que estiver por lá.

PRAIAS E O QUE FAZER EM STINTINO, NA ITÁLIA

A pequena vila de Stintino foi fundada em 1885 e, apesar da fama e do alto número de turistas dos últimos anos, mantém o charme de um lugar pacato, praticamente parado no tempo. Se os hotéis se espalham na estrada que dá acesso à famosa praia de La Pelosa, o centrinho parece estar intacto há anos.

Centro de Stintino, Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A cidade fica próxima do aeroporto de Alghero (cerca de 50km) e também na rota pra quem segue para ou vem de Porto Cervo, um dos destinos mais badalados da Sardenha. Se puder vale incluir ao menos um ou dois dias por aqui no seu roteiro. Mais abaixo explicamos a maneira mais fácil de chegar.

| PRAIAS DE STINTINO

LA PELOSA

Stintino ganhou fama por conta de La Pelosa, uma das praias mais bonitas e famosas da Sardenha, eleita algumas vezes como uma das melhores do mundo. E não é pra menos, com areia branquinha e um mar azul de tirar o fôlego, ela é parada obrigatório pra quem visita a cidade.

Praia de La Pelosa em Stintino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De toda a ilha, ela está entre as nossas preferidas e você pode saber todos os detalhes num outro post que já publicamos sobre essa praia.

Praia La Pelosa em Stintino, Sardenha - Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Veja hotéis na cidade com descontos
+ 15 das melhores praias da Itália

| PRAIA LE SALINE

A praia de Le Saline não tem toda a beleza de La Pelosa, mas também é um lugar muito agradável, com pedrinhas branquinhas e mar claro. Há estacionamento grátis no local, que fica a apenas 5km do centro. Valeu conhecer e passar algum tempo ali.

Praia Le Saline (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| PRAIA EZZI MANNU

Um pouco mais ao sul, a 12km do centro, fica Ezzi Mannu, uma praia bem mais vazia, com pedrinhas e pequenas dunas cobertas por vegetação que surgem à beira-mar. Pra chegar é preciso pegar um pequeno trecho de estrada de terra, mas há sinalização.

Praia Ezzi Mannu em Stintino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O estacionamento é grátis e a melhor estrutura é a do I Fenicotteri, um restaurante charmosinho que funciona como uma barraca de praia. O local é mais procurada por famílias com crianças, já que suas águas são mais calmas e menos frias mais quentinhas.

+ Encontre hotéis com descontos na cidade

| ILHA DE ASINARA

Se você tiver mais tempo, pode fazer o passeio de um dia até a Ilha de Asinara, onde ficava uma antiga cadeia onde os chefes da máfia ficavam presos no passado. Hoje ela se tornou um parque nacional e é aberta aos visitantes, apesar de ser uma área protegida. Entre as atrações da vida selvagem, estão o famoso burrinho albino, trazido do Egito no século XIX.

Burro albino de Alsinara [Foto: Roberto Cossu (CC BY-SA 2.0)]
Burro albino de Alsinara [Foto: Roberto Cossu (CC BY-SA 2.0)]

Para chegar você pode pegar o barco no porto de Stintino pela manhã. Várias empresas operam a rota, então vale consultar na hora os horários e preços. Outra possibilidade, é pegar um táxi boat e combinar com o barqueiro o passeio privado.

DESCONTOS NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA

Turistas do Brasil são obrigados a ter um seguro viagem em vários países da Europa, incluindo a Itália. Além de poder ser pedido na imigração, com ele você pode viajar mais tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, perda de malas ou cancelamentos de voos. Eu já quebrei a coluna no exterior e precisei ser resgatado de helicóptero. Já imaginou quanto custaria? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um comparador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

QUANTOS DIAS?

Como deu pra ver, as atrações são bem enxutas, então dá pra ficar poucos dias. Nós ficamos apenas dois e conseguimos conhecer todas as praias que gostaríamos e o centrinho da cidade.

ONDE FICAR EM STINTINO

Como nosso foco era La Pelosa, ficamos no Cala Reale, um hotel sem muito luxo, mas confortável e com bom custo-benefício que fica a 1,5km da praia e 500m do centro de Stintino. Por conta do transfer gratuito, nem tiramos o carro da garagem e não nos estressamos para achar vaga na praia.

Hotel Cala Reale (Divulgação)
Hotel Cala Reale (Divulgação)

Outra boa opção bem pertinho é o Cala Rosa, mas existem outros bons hotéis que você pode consultar nesse link.

COMO CHEGAR

Pra quem vem de avião, Alghero é onde fica o aeroporto mais próximo, a cerca de 50km por uma simples, mas boa estrada. De Porto Cervo são cerca de 155km, mesma distância de Olbia, onde também há um aeroporto.

Pra circular pela Sardenha o ideal é estar de carro. Você pode inclusive alugá-lo num aeroporto e devolvê-lo em outro, que foi o que fizemos. Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Rentcars, que é um buscador que encontra os melhores preços entre as locadoras. Como é uma empresa do Brasil, você paga em reais, sem IOF, e ainda pode parcelar em até 12 vezes. Dá pra fazer tudo online e sempre usamos nas nossas viagens.

+ Hotéis com descontos na cidade
+ Melhor preço no seguro obrigatório na Itália
+ Todas as dicas da praia de La Pelosa
+ Sardenha: o que saber antes de ir
+ 15 das melhores praias do país
+ Tudo pra planear sua viagem à Itália

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *