Dicas da Sardenha, na Itália: O que é bom saber antes de ir

Não foi tão fácil encontrar dicas da Sardenha, na Itália, enquanto preparávamos a nossa viagem pra lá. Embora a região seja bastante conhecida, ainda não é tão frequentada por brasileiros.

Por isso, neste post, respondemos as principais dúvidas que tivemos no momento de montar o nosso roteiro pela ilha e damos outras dicas da região.

DICAS DA SARDENHA, NA ITÁLIA

| ONDE FICA A SARDENHA?

Antes de começar a dar as dicas da Sardenha, vamos falar onde ela fica exatamente. A Sardenha, região autônoma da Itália, é a segunda maior ilha localizada no mar Mediterrâneo. Ela está ao sul de Córsega, na França, e ao norte da Tunísia. A ilha é muito grande. Possui 24.100 km² e tem mais de 1.600.000 habitantes.

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)


|
COMO FAÇO PARA CHEGAR?

Para chegar à Sardenha, na Itália, o mais comum é ir de avião. A ilha, que é muito grande, possui três aeroportos: dois no norte do país (em Alghero e em Olbia) e um ao sul (em Cagliari, capital da Sardenha).

Nós chegamos pelo aeroporto de Cagliari e fomos embora pelo de Alghero. Pegamos o voo em Nápoles porque estávamos na Costa Amalfitana e voltamos para Nápoles também. Os voos de ida e de volta duraram cerca de 1h15.

O voo de Roma até qualquer um dos aeroportos dura cerca de 1h.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.


|
QUAL A MELHOR ÉPOCA PRA IR?

Entre as principais dicas da Sardenha está a melhor época para ir. Nós fomos em junho. Foi bom porque ainda não estava tão cheio quanto no auge do verão. Entretanto, pegamos alguns dias de chuva e a água do mar ainda estava bem gelada.

+ Encontre seu hotel na região com descontos

Os meses mais quentes são junho, julho, agosto e setembro, quando as temperaturas podem até passar dos 30 graus. Entretanto, julho e agosto, como estão no auge do verão, são os meses em que a ilha fica mais cheia.

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como a melhor parte da Sardenha são as praias, o ideal é mesmo esquecer o inverno e deixar para visitar a região no verão ou nos dias próximos a ele.


|
PRECISO ALUGAR UM CARRO?

Essa é uma das principais dicas da Sardenha. Como falamos, a ilha é muito grande. Por isso, é essencial alugar um carro para tentar conhecer o máximo possível de lugares. Até mesmo para circular em alguns pontos, é preciso estar de carro para chegar a algumas praias.

Nós sempre alugamos o carro pela Rentcars. É o jeito mais fácil porque reservamos tudo ainda no Brasil pelo site e pagamos em real usando o nosso cartão de crédito. Assim não tem IOF nem oscilação de câmbio e dá para parcelar em até 12x. Pelo site é fácil de comparar os modelos e também as locadoras.

+ Aproveite para fazer a sua cotação.

Como no verão, a ilha fica lotada de turistas, o ideal é mesmo já chegar lá com o carro alugado para não correr o risco de ficar sem nenhum. Outra dica importante: tente alugar um carro pequeno para não ter dor de cabeça na hora de estacionar.

Como a gente sempre viaja com o chip da MySimTravel, nunca pegamos o carro com GPS. Usamos o nosso celular mesmo e o Google Maps ou o Waze para nos localizar.


|
PRECISO DE QUANTOS DIAS PARA CONHECER?

A Sardenha é grande e o tempo de uma cidade até a outra pode chegar a 3h ou mais de carro. Por isso, é importante reservar o máximo de tempo possível para explorar a região. Nós ficamos uma semana e não foi o suficiente. Com certeza daria para ficar o dobro de tempo ou até mais.


|
EM QUAL CIDADE DEVO ME HOSPEDAR?

Escolher as cidades para dormir está entre as principais dicas da Sardenha. Nós chegamos em Cagliari, mas já pegamos o carro no aeroporto e fomos para Cala Gonone, onde passamos duas noites. Escolhemos Cala Gonone para conhecer lugares como Cala Luna, Cala Mariolu e Cala Goloritzé.

+ Encontre seu hotel em Cala Gonone com desconto

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nossa segunda parada foi em Porto Cervo, cidade cheia de lojas luxuosas e onde dormimos por três noites. Ela serviu como base para conhecermos a Costa Esmeralda. Fomos a Spiaggia del Principe, Capriccioli e Spiaggia La Celvia. Pegamos um dia para fazer um passeio de barco por La Maddalena.

+ Encontre seu hotel em Porto Cervo com desconto

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Passamos uma noite também em Stintino, que possui praias lindas como La Pelosa, onde passamos a tarde no bar I Ginepri, e Delle Saline. Aliás, já até fizemos um post contando tudo de La Pelosa.

+ Encontre seu hotel em Stintino com desconto

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por fim, dormimos uma noite em Alghero, onde conhecemos as praias de Lazzaretto e Le Bombarde. A cidade é histórica e tem muitos bares e restaurantes. Gostamos muito de lá e achamos bem animada. Pegamos o voo de volta para Nápoles no aeroporto de Alghero pela manhã.

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)


|
AS CIDADES SÃO LONGE UMA DA OUTRA?

Pra vocês terem uma ideia das distâncias entre as cidades na Sardenha, vou falar de alguns trajetos que fizemos:

Cagliari – Cala Gonone: 224km/3h
Cala Gonone – Porto Cervo: 136km/2h
Porto Cervo – Stintino: 169km/2h30
Stintino – Alghero: 54km/1h

Embora a distância algumas vezes pareça ser curta, a velocidade máxima nas estrada é pequena. Como a gente respeitou todas elas, algumas vezes precisamos andar bem devagar e o trajeto acabou demorando bem mais do que o esperado.


|
AS PRAIAS SÃO BONITAS?

As praias da Sardenha são muito bonitas. Como nós fomos em junho, o mar ainda estava um pouco gelado, mas mesmo assim valeu a pena. Entre as nossas praias favoritas está La Pelosa, em Stintino. É uma das mais lindas que já vimos.

Dicas da Sardenha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na região com descontos especiais


|
PRECISO DE SEGURO VIAGEM?

Assim como na maioria dos países da Europa, na Itália é obrigatório que o turista chegue já com um seguro viagem feito. Portanto, sim! Para ir à Sardenha, é preciso ter feito um seguro viagem antes.

A gente sempre usa a Seguros Promo para fazer nossos seguros. É muito fácil. É só entrar no site e colocar os dados da viagem, como local e período. Ele irá listar diversas seguradoras e será possível compará-las na mesma tela. Desta forma, fica fácil ver qual mais combina com o seu perfil de viagem. Na hora de finalizar o pagamento, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto no valor final do seguro. Se tiver com bastante antecedência da viagem, opte por pagar em boleto e ganhe mais 5% de desconto.

+ Faça a sua cotação agora mesmo e ganhe 5% de desconto com o cupom ESSEMUNDOENOSSO5

Ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas da Sardenha, na Itália? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na região com desconto

+ Veja todas as nossas dicas da Itália
+ Saiba tudo sobre as Cinque Terre
+ Nossas dicas da Costa Amalfitana

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *