Tax Free no Uruguai: Saiba como funciona a isenção de impostos

Muita gente já sabe que turistas por aqui têm desconto de IVA em hotéis e também para pagamento em cartão de crédito em restaurantes, mas, além disso, os visitantes estrangeiros podem se beneficiar com o Tax Free no Uruguai.

Pra quem não sabe, tax free é uma restituição de impostos muito comum em diversos países para compras feitas por turistas. Ou seja, você recebe parte do dinheiro de volta. Nesse post explicamos como você pode usar esse benefício quando viajar pro Uruguai.

TAX FREE NO URUGUAI

O Tax Free no Uruguai funciona da seguinte forma: toda vez que o turista estrangeiro for em alguma loja para comprar um produto que custe mais de 600 pesos uruguaios (o equivalente a cerca de US$ 21) ele deve perguntar se o estabelecimento é um dos postos comerciais autorizados pela Direção Geral Impositiva (DGI) para realizar a Tax Free. Se a loja tiver um adesivo da Global Blue ou escrito Tax Free significa que ela oferece o documento.

+ Encontre seu hotel no Uruguai com até 50% de desconto

Entre os produtos da lista de itens que ganham o desconto do IVA estão roupas, sapatos, artigos de couro, comidas e bebidas, souvenirs, tricô e artesanato.

Tax Free no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

COMO USAR

Na hora da compra, é preciso falar para o vendedor que você deseja o tax free. Ele irá pedir algum documento que prove que você é um estrangeiro não residente no Uruguai e irá preencher um formulário com seus dados além da nota fiscal. Esse formulário tem validade 90 dias após a data de emissão. O recibo deve estar anexado a este formulário. Apenas um recebo é permitido para cada formulário de Tax Free no Uruguai.

Tax Free no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois disso, na saída do país, o visitante irá apresentar o documento em um dos postos da Direção Nacional de Alfândegas ou no terminais de autogestão do Tax Free no Uruguai (estes estão presentes por enquanto no aeroporto de Carrasco e em Salto, fronteira com a Argentina).

Tax Free no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O dinheiro do IVA será devolvido em até cinco dias úteis depois da informação do cartão de crédito na aduana.

+ Hotéis no Uruguai com desconto e cancelamento grátis

 

PONTOS DE SAÍDA

Os pontos de saída do Uruguai que podem realizar a devolução de impostos são: Aeroporto Internacional de Carrasco, Aeroporto de Laguna Del Sauce, Puerto de Montevidéu, Puerto de Colônia Del Sacramento, Terminal de Arribos de Cruceros de Punta Del Este, Ponte Salto-Concordia, Ponte Paysandú-Colón, Ponte Fray Bentos – Porto Unzué e Chuy.

Tem alguma dúvida sobre o Tax Free no Uruguai? Deixe seu comentário! Para mais informações acesse a página do serviço.

 

+ Veja todas as dicas do país
+ Como economizar em viagem para lá
+ Saiba quanto custa viajar para o país
+ O que fazer em Montevidéu

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

2 Comments

  1. Fernando Camilotti disse:

    Brasil é assim mesmo infelizmente,uma bosta!! Sempre quando achamos que poderemos ter algum beneficio agindo de forma correta para assim obtelos. As instituições não cooeperam para o bem do consumidor pagador de impostos exorbitantes, lamentavel situação do consumidor desse pais de corruptos!!!

  2. José Alberto Teixeira disse:

    Estive no Uruguai, usei o cartão VISA em vários restaurantes e o desconto veio demonstrado nas minhas vias. Chegando no Rio, minha fatura veio com TODOS os valores cheios, sem qualquer desconto. Reclamei com a VISA mas eles não deram a menor atenção. Não funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *