Tropea, Itália: O que fazer, onde ficar e como chegar

Localizada na Calábria, Tropea é uma cidade italiana incrível, de uma beleza que parece ter sido feita para um cenário de filme.

Além das construções de uma vila erguida no alto de um paredão rochoso, os visitantes ainda encontram por aqui um mar azul de areia branquinha. Sem dúvida uma das praias mais bonitas da Itália, como citamos na lista que já publicamos.

Vista da praia de Tropea, na Itália, com casas sobre paredão de rochas
Famosa vista de Tropea (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Tropea ainda foi eleita em 2021 como o mais lindo vilarejo do país, num concurso feito pela emissora italiana Rai. Mais um motivo pra conhecer esse destino.

A cidade de Tropea, Itália

Tropea é uma cidade pequena, com menos de sete mil habitantes. Por ser compacta, é fácil de ser conhecida a pé, mas há também atrações nos arredores, como falaremos nesse post.

Localizada na Calábria, na província de Vibo Valentia, é conhecida como a Pérola do Tirreno. Curiosamente, Tropea foi construída sobre uma enorme rocha e hoje a cidade é dividida em duas partes.

Bares e restaurantes em rua do Centro Histórico de Tropea
Centro Histórico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No alto do paredão fica o Centro Histórico com seu casario de pedras e, na parte inferior, as praias e a marina. O “belvedere”, como é também chamado o centrinho, tem deliciosas ruas de cheias de bares, restaurantes e lojinhas.

Falaremos dele mais adiante. Do alto de seus mirantes, a vista para o Mar de Tirreno é de tirar o fôlego.

As praias de Tropea

O que me trouxe aqui foi sem dúvida as águas turquesas, a areia branquinha e as praias cercadas pelas encostas de pedras com as casas debruçadas sobre o mar. Vi fotos de Tropea por muito tempo até conseguir conhecê-la pessoalmente.

A cidade é famosa não apenas por ter a praia mais bonita da Calábria, como também uma das mais lindas de toda a Itália. Aproveitando, spiaggia quer dizer “praia” em italiano.

Spiaggia della Rotonda

A praia de Tropea mais popular e conhecida, com ares de Caribe, é a Spiaggia della Rotonda. Ela fica aos pés do Santuário Santa Maria dell’Isola (Santa Maria da Ilha), cartão postal da cidade.

Vista da Spiaggia della Rotonda em Tropea
Spiaggia della Rotonda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa é uma praia pública, com uma pequena faixa de areia e pouca estrutura. Mas nada tira a beleza do lugar, com suas águas cristalinas cercadas pelo paredão rochoso. Inclusive, do alto do Centro Histórico, há alguns mirantes com uma vista linda da praia.

Banhistas em água cristalina da Spiaggia della Rotonda (Foto: Esse Mundo É Nosso)
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale ainda subir a cansativa escadaria do santuário para ter outra vista de tirar o fôlego, como na imagem acima. Depois das fotos, é só aproveitar o mar azul turquesa de Tropea. Esse é um lugar muito bom pra mergulhos de snorkel também.

Spiaggia A Linguata

Fica bem coladinha na Spiaggia della Rotonda, também aos pés da rocha do santuário, mas do lado esquerdo.

Essa já é uma praia com mais estrutura, incluindo estacionamento e alguns “lidos”, como são chamadas as barracas de praia na itália que oferecem serviço de bar e aluguel de espreguiçadeiras.

Vista aérea da Spiaggia A Linguata com bares e guarda-sóis
Spiaggia A Linguata (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Spiaggia A Linguata é outra praia de Tropea perfeita pra mergulhar e curtir com a família. Como tem mais estrutura que a vizinha, pode ser mais interessante caso você vá passar o dia todo.

Mas vale saber que, quanto mais à esquerda de quem está de frente pro mar, mais vazia fica essa praia. Então é mais fácil achar lugares pra ficar sem ter que pagar os “lidos”.

Casal em gruta de Tropea em frente ao mar
Gruta liga a Spiaggia A Linguata a Rotonda (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma coisa que vale fazer é atravessar dessa praia até a Rotonda por baixo da rocha do santuário. Há uma linda caverna sob ela.

Spiaggia del Cannone

Apesar de também ser vizinha da Spiaggia della Rotonda, a Cannone é uma praia mais rústica e vazia, quase sem estrutura. É uma boa dica pra quem quer aproveitar o dia com mais sossego.

Spiaggia Oasi

Mais distante do centro, ela fica depois da Spiaggia A Linguata. Cercada pelos paredões de pedras, tem areias douradas e alguns “lidos” que cobram pra passar o dia na praia.

O que fazer em Tropea

Se você vem até aqui, possivelmente as praias de Tropea estão no seu roteiro, como falei acima. As casas debruçadas sobre o mar do alto do paredão são a imagem mais famosa da cidade.

Além delas, vamos falar de mais algumas atrações e o que fazer em Tropea, incluindo o Centro Histórico, que é um lugar delicioso pra se conhecer a pé.

Santuario de Santa Maria dell’Isola

Possivelmente o principal cartão de postal, o Santuario de Santa Maria dell’Isola (ou Santa Maria da Ilha) foi erguido sobre uma enorme rocha cercada pelo mar, daí o nome “ilha”. A igreja se assemelha muito a um castelo.

Vista de cima do Santuario de Santa Maria dell'Isola na Itália cercado pelo mar
Santuario de Santa Maria dell’Isola (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A data de construção é um pouco controversa, mas acredita-se que tenha acontecido entre os séculos VI e IX. Ao longo dos anos, muitos terremotos destruíram o santuário, que já passou por inúmeras reconstruções.

Vale visitar a igreja medieval mesmo que seja apenas para tirar fotos lá do alto. O acesso é feito por meio de uma escadaria esculpida na rocha e prepare-se caso o dia esteja muito quente. Mas o visual vale a pena.

Santuario de Santa Maria dell'Isola na Itália visto da parte inferior da rua
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outra dica é voltar aqui no pôr do sol, considerado um dos mais bonitos da cidade.

Centro Histórico de Tropea

Tropea tem heranças ainda dos tempos das conquistas gregas e romanas. Não é à toa que seu Centro Histórico é considerado um dos mais bem preservados de toda a região.

Casas coloridas no Centro Histórico de Tropea, na Itália
Centro Histórico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os prédios históricos foram erguidos sobre um paredão rochoso de frente pro mar, com seus balcões sempre virados pro azul turquesa dessas águas do Tirreno. O acesso mais fácil da parte baixa, onde estão as praias, até o alto é feito por algumas escadas. Mas prepare as pernas!

Prédios sobre montanha em frente ao Mar de Tirreno
Vista do Mar de Tirreno (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As ruas do Centro Histórico, também chamado de “belvedere”, são charmosas e cheias de restaurantes, bares e lojinhas. A Corso Vittorio Emanuele é uma das ruas mais gostosas e ainda termina num mirante incrível, o Affaccio del Corso, um dos meus preferidos com vista pro mar do alto e pro Santuario de Santa Maria dell’Isola.

Vista de cima do Santuario de Santa Maria dell'Isola e da praia de Rotona em Tropea
Vista de um dos mirantes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como já me adiantei, aqui do alto uma das atrações mais procuradas são os mirantes. Mas além do citado acima, outros dos principais são Largo Galluppi, Belvedere Rico Ripa (no Largo Migliarese), Largo Duomo e Largo Villetta (ou do Canhão).

Vale visitar também a Cattedrale di Maria Santissima di Romania, também chamada de Duomo de Tropea, construída em tempos medievais em pedra de lava. Ela foi erguida em estilo Romântico no século XII.

Ainda pelo Centro Histórico, você encontrará palácios que hoje foram transformados em museus ou até mesmo em hotéis. Quem gosta de museu, pode visitar ainda no centro o Museu do Mar, com paleontologia e biologia marinha, e o Museu Diocesano, antigo palácio episcopal.

Fazer um passeio de barco

Com essa azul turquesa e águas cristalinas, o mar de Tropea é também um convite pra fazer um passeio de barco.

Existem diversos tipos de tour que chegam a praias mais distantes onde só é possível chegar embarcado. São muitas grutas, como a famosa Gruta Azul, praias desertas e paredões rochosos.

Além disso, com um mar tão límpido, alguns passeios ainda param para os turistas nadarem e mergulharem. Além da vida rica marinha, é possível ver até destroços de navios.

Aliás, você pode ver um desses passeios de barco e já reservar antes da viagem no site do Get Your Guide, um dos líderes mundiais em vendas de tours e ingressos online.

Veja também nesse link todos os passeios disponíveis em Tropea, incluindo bate-volta a locais como Capo Vaticano, Pizzo, Régio Calábria e Taormina, na Sicília.

Conhecer Capo Vaticano

Muita gente que visita Tropea acaba conhecendo, mesmo que num bate-volta, o Capo Vaticano. A cidade fica a apenas 12 km e é famosa por suas praias, mirantes e belezas naturais. Em dias claros, dá até mesmo pra avistar o Vulcão Etna, na Sicília.

Um dos jeitos mais gostosos de conhecer é num passeio de barco de um dia. , como esse da Civitatis, outra das maiores empresas mundiais. Você pode ver os preços online e já fazer sua reserva. Dá pra ir de carro também!

Onde ficar em Tropea: Dicas de hotéis

Na hora de escolher seu hotel em Tropea, uma dica é prestar atenção na localização. Algumas opções ficam longe da cidade e da praia, mas vale um esforço pra tentar ficar no Centro Histórico ou ao menos nos arredores.

É mais fácil pra não depender tanto de carro por essas ruas estreitas, sem contar a facilidade de sair à noite pra jantar, por exemplo.

Então abaixo cito alguns dos hotéis mais bem avaliados nessa região e com bom custo-benefício:

Terraço com vista pro mar do hotel Palazzo Mottola
Terraço do hotel Palazzo Mottola (Divulgação/Booking)

Essas são apenas algumas das opções que sugerimos com base na avaliação de outros hóspedes, mas se você quiser você pode consultar mais hotéis na cidade.

Gastronomia e restaurantes

Além dos frutos do mar, a cidade é famosa por sua cebola roxa em toda a Itália, muitas vezes chamada até mesmo de cebola de Tropea. Como estamos na Calábria, sempre vale também dar uma apimentadinha nos pratos.

Cebola roxa da Calábria em feira de rua e pimenta calabresa pendurada
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em todo Centro Histórico você encontrará muitos restaurantes gostosinhos e charmosos e até mesmo lugares mais simples. Vale procurar então no menu pratos que levem pescado, frutos do mar e a cebola.

Outra iguaria que tem feito cada vez mais sucesso por aqui, típico da província de Vibo Valentina, é o chamado nduja. Ele é uma espécie de molho avermelhado que leva principalmente banha de porco, pimenta calabresa e outras especiarias.

Mas dá pra provar em vários pratos com ele, incluindo massas e até mesmo naqueles salames picantes que sujam a mão de vermelho.

Nós fomos experimentar num lanchinho no meio da tarde, em um lugar simples e barato e que gostei muito. Comemos o arancini nduja na Pizzeria La Napoli, bem na Corso Vittorio Emanuele.

Arancini Nduja, prato típico da Calábria, na Itália
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aliás, se você não sabe, arancini é um delicioso bolinho de arroz feito com “sobras” de risoto e empanado. E pedimos justamente o nduja. Uma delícia e bem barato!

Quantos dias ficar em Tropea

Como a cidade é bem compacta e são poucas praias centrais, você consegue conhecer o principal de Tropea em um ou dois dias.

Se quiser fazer passeios pela região, como para Capo Vaticano, ou então descansar sem pressa, vale deixar uns dias a mais no roteiro.

Nós acabamos ficando apenas uma noite, pois estávamos indo da Puglia para a Sicília e escolhemos essa linda cidade pra descansar no meio da viagem de carro. Valeu muito a pena!

Quando ir pra Tropea

Como boa parte do litoral europeu, se você procura praia é melhor evitar principalmente o inverno por aqui, quando as temperaturas são baixas, com mínimas em torno dos 8ºC.

Então a melhor época pra viajar pra Tropea vai normalmente do final de maio ao começo de outubro. Esse período vai do fim da primavera ou início do outono na Itália. O tempo é mais firme e já faz um certo calor, mas vale dizer que a água do mar ainda pode estar fria.

Mesas de restaurante com vista pro Mar de Tirreno, na Itália
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

No alto verão, de julho a agosto, é quando faz mais calor e a água fica mais agradável. Por outro lado, como em muitos destinos da Europa, as cidades turísticas ficam lotadas. Pode ser difícil até mesmo para encontrar hospedagem e os preços com certeza estarão mais altos.

Se puder escolher, tente ir em junho ou em setembro, quando aí sim você deve pegar tempo bom, calor e a cidade mais vazia.

Como chegar a Tropea, na Itália

O aeroporto mais perto de Tropea fica em Lamezia Terme, a cerca de 58 km. Se não for alugar carro, no próprio site da Trenitalia você pode colocar como origem Lamezia Terme Aeroporto que ele irá indicar o ônibus até a estação (cerca de 10min) e depois o trajeto de trem até Tropea (55 min).

Esse curto trajeto entre o terminal e a estação também pode ser feito de shuttle, de táxi ou até mesmo com carro por aplicativo, se desejar.

Outro aeroporto que pode servir como opção é o de Reggio Calabria, a cerca de 117 km, já bem perto da Sicília. Mas de lá também é possível pegar trem.

Se você quer vir de outras regiões e cidades da Itália de trem direto até Tropea, consulte o site da Trenitalia para saber os valores e duração da viagem.

Como falei, eu estava de carro alugado, pois estava numa viagem de 30 dias pelo país, de costa a costa. Valeu muito a pena. É bem fácil chegar com GPS do celular mesmo.

Aproveitando, sugiro que você consulte o site da Rentcars, como eu fiz, para encontrar os melhores preços entre as locadoras. Mas melhor ainda é que você paga em reais, sem IOF e pode parcelar em até 12 vezes.

O vilajero mais bonito da Itália

Já mostrei algumas das belezas de Tropea, mas vale falar também de como a cidade foi eleita o vilarejo mais bonito do país em 2021. Ela conquistou o primeiro lugar na oitava edição do Borgo dei Borghi 2021, transmitido pela rede italiana Rai.

Bares e restaurantes no Centro Histórico
(Foto: Esse Mundo É Nosso)

O tradicional programa abre votação online para o público e também conta com um júri especializado, que normalmente conta com apresentadores de TV, professores e outros profissionais.

Aliás, a edição também tem como objetivo mostrar aos italianos destinos ainda pouco populares, mas que podem cair no gosto do público que gosta de arte, cultura e gastronomia.

Aliás, tem mais alguma dúvida sobre Tropea, na Itália? Conhece o destino? Então deixe seu comentário!

Dúvidas frequentes

O que fazer em Tropea?

As praias incríveis são sem dúvida a principal atração dessa cidade da Calábria, mas vale ainda conhecer o lindo Centro Histórico. Se quiser, há ainda passeios de barco a lugares como Capo Vaticano. Veja uma lista de o que fazer na cidade.

Como chegar a Tropea, na Itália?

Pra quem vem de avião, o aeroporto, a 58 km. Mas se você vem de outras regiões, o carro é uma ótima ideia para circular no seu tempo. Dá ainda pra chegar de trem vindo de várias partes da Itália. Saiba mais como chegar.

Quando ir pra Tropea, na Itália

A melhor época vai de maio a outubro, quando chove menos e as temperaturas são mais altas. Vale evitar julho e agosto, meses de altíssima temporada e com preços mais altos. Entenda a melhor época pra viajar pra lá.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Afonso Celso Sergenti disse:

Pretendo viajar em junho de 2024 por 30 dias gostaria de fazer programa levando em conta minha idade (75) a começar em Tropea e ficar em bom hotel no centro histórico próximo às praias.

Eliete Filardi disse:

Bom dia sou brasileira casada com italiano e moro 20 anos em Tropea ,minha cidade e um paraíso de paz e beleza a senhora será benvinda e com certeza e a cidade ideal para a senhora visitar e descansar.mes de junho e inicio de verão e tambem pouco turista por ainda ser último mês letivo escolar e o melhor mes para chegar em Tropea.

Eliete filardi disse:

Senhor Afonso me perdoa o erro da escrita confundindo o nome do senhor com uma outra senhora..Mas a mensagem e para o senhor.Tropea o receberá de braços abertos..

Fatima disse:

Parabéns Rafael , adorei seu post , vou consultar todos os outros lugares que vc recomendou .

Luiz Pereira disse:

Rafael, muito informativo e detalhado sua descrição dos locais de Tropea. Como li em seu post, você fez uma viagem de 30 dias de costa a costa. Onde encontro seu roteiro completo? Pretendo fazer um roteiro partindo de Roma abrangendo Abruzzo, Puglia, Basilicata, Calábria, Costa Amalfitana, Napoles e retornando a Roma. Já visitei a Sicilia, que ficaria fora do roteiro.
Você diz que viajou todo o periodo de carro. Sempre que viajei a Italia com carro, o problema sempre é o de estacionamento do veículo. Sugiro, humildemente, que se possível, conte sua experiência sobre este assunto e indique locais em que estacionou.
Parabéns pelo seu post!! Nota 1.000!!

Oi, Luiz, tudo bem?
Obrigado, ficamos muito felizes com o comentário. Então, nós evitamos carro na Costa Amalfitana, já que o trânsito é bem complicado e estacionar também. Então alugamos só depois de lá, já em Nápoles. Dali partimos para Puglia, Calábria e Sicília.

Demos preferência a carros bem pequenos, justamente para ter menos problemas com estacionamento. E a partir de então nos planejamos pesquisando se nossos hotéis tinham estacionamento ou quais eram os mais próximos nas cidades por onde passamos. É só procurar pelo Google Maps mesmo que você consegue encontrar esses estacionamentos em cada cidade, que normalmente são pagos.

Abraços