Roteiro pela Costa Amalfitana: Dicas do que fazer por lá

Montar um roteiro pela Costa Amalfitana pode não ser tão simples, já que a região da Itália tem várias cidades pequenas e lindas. Por isso, neste post, contamos o que fizemos durante os dias que passamos por lá e damos dicas para você montar o seu roteiro.

ROTEIRO PELA COSTA AMALFITANA

| ONDE FICAR

Antes de começar a falar do roteiro pela Costa Amalfitana, vale a pena pensar em qual cidade se hospedar. São várias possibilidades que vão de acordo com o seu tipo de viagem. A gente, por exemplo, decidiu ficar em Sorrento, que tem uma boa estrutura e fica perto de Positano. Como nós não alugamos carro, de Sorrento sai um ônibus que passa pelas cidades da Costa Amalfitana. Escolhemos ficar lá porque era a cidade que descemos de trem, por ter um bom custo-benefício e por ter vida noturna.

+ Veja opções de hotéis em Sorrento com desconto

Sorrento, na Itália (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ficamos hospedados no La Ferrovia Guest House, um hotel que fica bem pertinho da estação de trem, região ótima e onde estão as lojas e restaurantes. Aproveite para checar o valor das diárias com desconto.

La Ferrovia Guest House, Sorrento (Foto: Divulgação)

Pra quem quer ficar hospedado mesmo na Costa Amalfitana, Positano e Amalfi são boas opções. Vale lembrar que o acesso a essas cidades não é tão fácil para quem não estiver de carro. Como eu disse, existe sim um ônibus de Sorrento que passa por elas. Entretanto, ele costuma estar sempre muito cheio. Então, é difícil carregar malas. Além disso, lembre-se de que as cidades tem muitas subidas e descidas. Pode ser difícil chegar até o hotel andando.

A gente fez um post explicando bem sobre cada cidade da Costa Amalfitana;

| CIDADES

Já vou falar do nosso roteiro pela Costa Amalfitana, mas antes vale relembrar quais são as principais cidades da região: Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, Maiori e Minori. Além disso, Capri, que não faz parte da Costa Amalfitana, pode ser incluída no roteiro, assim como Sorrento, como falaremos a seguir.

| COMO CHEGAR

O aeroporto mais próximo da Costa Amalfitana é o de Nápoles. De lá, é possível alugar um ou pegar um ônibus do aeroporto até Sorrento. O trajeto dura cerca de 1h30.

Se você for alugar um carro, nossa sugestão é que você faça a cotação pelo site da Rentcars, uma empresa brasileira que compara e encontra os melhores preços entre as locadoras. O interessante é que você faz a reserva pelo site, paga em reais, sem IOF, e pode até parcelar. Faça a cotação online agora mesmo. A gente usou bastante na Itália e funcionou perfeitamente.

Se for alugar carro, seja muito prudente no trânsito. As estradas são muito sinuosas e em certos momentos ficam fechadas para algum sentido. Muita atenção para evitar aborrecimentos.

Trem de Nápoles para a Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra forma de chegar à Costa Amalfitana é pegando o trem entre Nápoles e Sorrento. Nós escolhemos essa opção. A viagem dura por volta de 1h.

Ainda há possibilidade ir de barco saindo de Nápoles.

Nós fizemos um post bem completo dando detalhes de como chegar à Costa Amalfitana.

| QUANTOS DIAS?

Nós ficamos quatro dias e três noites. Se eu pudesse, teria ficado pelo menos mais um ou dois dias a mais para conseguir aproveitar melhor todas as cidades. Portanto, acredito que cinco ou seis dias sejam ideais.

| ROTEIRO PELA COSTA AMALFITANA

Dito tudo isso, vamos finalmente ao nosso roteiro pela Costa Amalfitana.

Este foi o roteiro que nós fizemos por lá. Portanto, é só uma sugestão de como você pode organizar a sua viagem.

Como eu falei, nós ficamos 4 dias e 3 noites e optamos por nos hospedarmos em Sorrento.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DIA 1

DE MANHÃ: TREM DE NÁPOLES A SORRENTO

Compramos a passagem no momento de ida mesmo e foi bem tranquilo. O trem que pegamos foi o mais simples por causa do horário. É um trem comum, mas a viagem é bem rápida (cerca de 1h).

CHEGADA EM SORRENTO

Chegamos em Sorrento na hora do almoço. Como o La Ferrovia Guest House, nosso hotel, era bem próximo da estação, conseguimos ir a pé até lá e fazer o check-in. Aliás, gostamos bastante do hotel. Achamos bem confortável e com bom custo-benefício.

ALMOÇO NO RESTAURANTE ZI’NTONIO

Recebemos essa indicação do hotel e adoramos. Fomos até lá duas vezes. Na primeira, comemos um autêntico nhoque alla sorrentina, que estava incrível.

End.: Via Luigi de Maio, 11
Site oficial

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ÔNIBUS ATÉ POSITANO

Depois do almoço, seguimos de ônibus até Positano (um pouco menos de 1h). Para ir é mais tranquilo, já que o ônibus sai de Sorrento. Portanto, ele não costuma ir tão cheio. O maior problema é para voltar, já que ele passa em todas as cidades. Como fomos em junho, os dias estavam bem longos. Então, conseguimos andar bastante por lá. Se der tempo, tente ir até Praiano para conhecer.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Positano é uma cidade super charmosa e bonita. Tem várias lojinhas e restaurantes. A praia não é das mais incríveis (embora a água seja bem clarinha), mas a combinação com as construções deixa tudo lindo. A parte ruim, como em várias praias da Itália, é que a área pública da praia, que é pedra, é muito pequena. Quem quiser pagar para sentar numa cadeira ou guarda-sol terá que desembolsar cerca de 20 euros por pessoa.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

VOLTA PRA SORRENTO DE ÔNIBUS

Depois de passar algumas horas em Positano, pegamos o ônibus de volta a Sorrento. Lembre-se de prestar atenção nos horários do ônibus e ir pra fila com certa antecedência para garantir o seu lugar. Eu acho arriscado deixar pra pegar o último ônibus, já que todos são muito cheios.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

DIA 2

O nosso roteiro pela Costa Amalfitana continua por Amalfi e Ravello.

ÔNIBUS DE SORRENTO ATÉ AMALFI

Acordamos cedo para tentar chegar o mais rápido possível em Amalfi. O trajeto de ônibus entre Sorrento e Amalfi dura cerca de 1h30 ou mais.

+ Encontre seu hotel na região com desconto

MANHÃ EM AMALFI

Amalfi é uma das principais cidades da Costa Amalfitana. Assim como Positano, ela é muito bonitinha com diversas lojas, mercadinhos e restaurantes. Além de ter uma arquitetura linda, a praia de Amalfi também não deixa a desejar. Aproveite também para andar pela praça principal e por sua catedral.

Roteiro pela Costa Amalfitana: Amalfi (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

FIORDO DI FURORE

O Fiordo di Furore, uma pequena vila formada por um braço de mar que avança entre os desfiladeiros, está localizado entre Amalfi e Positano. Quando fomos, o local estava aberto ao público. Entretanto, alguns deslizamentos aconteceram e agora o acesso à praia não é possível. Mesmo assim, vale a pena vê-la através da ponte ou de uma trilha próxima. Pergunte ao seu hotel como está a situação antes da sua visita. Veja mais detalhes em um post que fizemos sobre lá.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para ir de ônibus, é só avisar ao motorista que deseja descer lá. Na volta, é preciso esperar pelo ônibus no mesmo lugar. O trajeto dura cerca de 20 minutos.

ÔNIBUS DE VOLTA A AMALFI

Voltamos a Amalfi para passear mais um pouco. Ainda era início da tarde. Aproveite para comer alguma coisa. Comemos um sanduíche com muçarela de búfala, tomate e molho pesto que estava ótimo e não foi caro.

IDA A RAVELLO

Depois, aproveitamos para ir até Ravello. Pegamos o ônibus em Amalfi. O caminho, que é subida, dura cerca de 30 minutos.

Como está no alto da colina, a cidade não possui praia e, por isso, tem uma das vistas mais lindas da Costa Amalfitana. As ruas são charmosas, cheias de flores, restaurantes e lojas. A praça principal é linda e movimentada. A cidade é ideal para quem quer relaxar um pouco depois de curtir a agitação da Costa Amalfitana. Ficamos umas 2h por lá andando sem rumo.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

VOLTA A SORRENTO

Depois de Ravello, voltamos a Amalfi apenas para pegar o ônibus com destino a Sorrento. Ficamos cerca de 1h na fila. No momento de entrar no ônibus, precisamos ficar muito espertos porque muita gente chegou e queria furar fila e entrar na nossa frente. Um absurdo. A volta até Sorrento durou quase 2h.

Sorrento (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Como é andar de ônibus pela região; contamos a nossa experiência

NOITE EM SORRENTO

Chegamos em Sorrento ainda de dia, já que estava anoitecendo bem tarde, e pudemos andar bastante pelo centro da cidade. Aliás, nosso hotel (La Ferrovia Guest House) fica bem pertinho dos restaurantes e lojas. Acabamos indo mais uma vez ao Ristorante Zi’Ntonio (Via Luigi de Maio, 11).

DIA 3

Nosso roteiro pela Costa Amalfitana continua pela Ilha de Capri. Embora não faça parte da Costa Amalfitana, Capri é bem perto de Sorrento e dá para incluir na mesma viagem.

+ Encontre seu hotel na região com descontos

BARCO ENTRE SORRENTO E CAPRI

Acordamos cedo em Sorrento para pegarmos o barco que ia para Capri. O trajeto dura cerca de 30 minutos e o barco é super confortável. É bem fácil comprar a passagem pra lá. No site da Caremar, uma das empresas que opera neste trecho, tem mais informações.

Roteiro pela Costa Amalfitana: Capri (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DIA EM CAPRI E ANACAPRI

Chegamos cedo em Capri. É preciso comprar o ingresso para o funicular. Vale a pena esperar um pouco porque praticamente todo mundo que estiver no mesmo barco que você irá pra essa fila. Então, dá para dar uma voltinha antes pelas lojinhas e restaurantes desta parte inferior.

Capri, na Itália (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois de subir, fomos direto para o Jardim de Augusto, de onde se tem uma das vistas mais lindas de Capri. Passeamos ainda pela Piazzetta e andamos pela Via Camerelle, onde estão as principais lojas. Essa região é linda.

Roteiro pela Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se tiver tempo, vale a pena fazer o passeio pela Gruta Azul, que é famosa por suas águas azuis cristalinas. O passeio dura cerca de 1h e é necessário pagar para o barqueiro e também um ingresso para entrar na gruta

Em seguida, pegamos o ônibus e fomos até Anacapri, que faz parte da Ilha de Capri. O trajeto entre as cidades é de 3km.

Anacapri (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja nosso post com todas as dicas de Capri

NOITE EM SORRENTO

Chegamos em Sorrento por volta das 17h e aproveitamos para conhecer um pouco da praia de lá, que é bonita, mas, assim como na Costa Amalfitana, possui pouco espaço público.

Depois, andamos pelas lojas de artesanato e fomos a um mercadinho, onde compramos alguns queijos para comer ali na hora. Estava muito bom. Mais tarde, escolhemos um restaurante para jantar.

DIA 4

MANHÃ EM SORRENTO E VOLTA PRA NÁPOLES

Passamos a manhã em Sorrento, passeando pela cidade e por suas lojinhas. Depois, pegamos o trem direto para Nápoles, pois ainda iríamos pegar um voo no mesmo para a Sardenha.

Se tiver com tempo, dá para incluir Pompeia no roteiro, já que a cidade está no caminho entre Sorrento e Nápoles.

| SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO COM DESCONTO

O seguro viagem pra Itália é obrigatório e pode ser exigido no momento em que você passar pela imigração. Nossa dica é fazer pela Seguros Promo. É só colocar os dados da viagem e comparar na mesma tela diversos seguros para escolher o que tem mais a ver com o seu tipo de viagem. No momento de finalizar o pagamento, use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se tiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5% de desconto.

+ Faça a sua cotação agora mesmo

Mesmo se não fosse obrigatório, sempre é muito importante fazer o seguro. O Rafa, por exemplo, fraturou a coluna esquiando no Valle Nevado no Chile. Se não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna com hospitais. Precisou até de helicóptero para ser socorrido. Então, vale a pena fazer a cotação agora.

+ Hotéis na região com desconto; encontre o seu

+ Veja todas as nossas dicas sobre o destino
+ Como é andar de ônibus por lá
+ Dicas para escolher a melhor cidade para se hospedar
+ O que é bom saber antes de ir pra lá

Ficou com alguma dúvida sobre o nosso roteiro pela Costa Amalfitana? Deixe nos comentários.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *