Vai nevar em Gramado durante a minha viagem? Dá pra saber?

Muita gente associa a Serra Gaúcha ao frio. Realmente em certas épocas do ano os termômetros ficam bem baixos na região, mas não é o ano todo, como falaremos nesse post. E dá pra saber se vai nevar em Gramado e Canela durante a sua viagem pra lá?

Sem querer te desanimar logo de cara, não é tão garantido que haverá neve todos os anos. Por outro lado, a boa notícia é que, mesmo em pequena quantidade, nevou nos últimos anos. Mas qual é a época com a maior chance? É o que falaremos abaixo.

DÁ PRA SABER QUANDO VAI NEVAR EM GRAMADO E CANELA?

A época com chance de nevar em Gramado e Canela coincide com o inverno, principalmente entre junho e agosto. Pelo menos nos últimos anos, mesmo que pouco, nevou na Serra Gaúcha (veja como foi em 2017 e em 2018). Mas é difícil saber com certeza se irá ou não nevar na região, acaba sendo sorte de quem já está lá. Não ache também que é comum ver todos os anos cenas como essa abaixo que circulam pela internet.

Como saber se vai nevar em Gramado e Canela (Foto: Reprodução/YouTube)

Reprodução/YouTube

Um dica pra quem quer ter a chance de ver ao vivo caso venha nevar em Gramado e Canela é não ter a viagem programada com muita antecedência. Para nevar é preciso temperaturas muito baixas e umidade alta, ou seja, a previsão só é dada alguns poucos dias antes do evento. Então, se você puder e tiver datas abertas, fique de olho em sites como Tempo Agora ou Climatempo, além do noticiário na TV. Quando há chance de neve na região eles costumam avisar com dois ou três dias de antecedência.

+ Encontre hotéis na Serra Gaúcha com até 50% de desconto

Mesmo assim, vale sempre lembrar que a previsão do tempo trabalha com possibilidades, então não é garantido que neve na região. Infelizmente é meio que questão de sorte de estar em Gramado e Canela na hora e nos dias certos.

Como saber se vai nevar em Gramado e Canela (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dia frio em Gramado (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como dissemos no começo do post, muita gente cria expectativa de que a Serra Gaúcha é uma região muito fria. No inverno realmente é, tanto que pode até nevar. Mas por outro lado, em outras épocas do ano faz bastante calor, como já explicamos no post sobre quando viajar pra lá. Por conta dessa expectativa, não é raro ver gente que “errou no look” ao fazer a mala vestindo gorros e até cachecol em pleno calor do verão. Então já vá sabendo que, se for a época de frio, a temperatura pode sim estar muito baixa. Mas em outros períodos os termômetros podem até passar dos 30 graus.

| FICA A DICA: Foi no inverno e não deu a sorte de nevar em Gramado e Canela? Uma alternativa é você visitar o parque Snowland, onde você pode esquiar e brincar com a neve artificial. É muito legal! No centro de Gramado também há um bar de gelo onde as temperaturas são baixíssimas o ano todo.

Snowland (Foto: Esse Mundo e Nosso)

Snowland

+ Encontre seu hotel com até 50% de desconto
+ O que fazer na Serra Gaúcha: Roteiro completo
+ Como ir de Porto Alegre até lá: ônibus, táxi e carro alugado
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da região

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *