O que fazer em Gramado e Canela: Roteiro e atrações

O que fazer em Gramado e Canela? Está aí uma pergunta que é bem fácil de ser respondida. São muitas atrações na cidade que atendem bem às crianças, aos jovens, às famílias em geral e aos idosos. Não é à toa que já ouvi dizer que Gramado e a Las Vegas brasileira, já que por aqui não faltam museus, restaurantes, hotéis e opções para todos os gostos.

Quando falamos em Gramado, falamos também em Canela. As duas cidades estão praticamente grudadas. Fica até difícil pro turista saber muitas vezes se tal atração é em um lugar ou em outro. Pra ajudar a montar seu roteiro pela Serra Gaúcha, preparamos uma lista com o que fazer em Gramado. Confira!

O QUE FAZER EM GRAMADO


|
CHOCOLATES

O que fazer em Gramado e Canela? Comer os melhores chocolates do Brasil. Sim! Na cidade, o que não falta é boa opção de loja de chocolate. Algumas das principais são a Prawer, Lugano, Planalto, Caracol e Florybal. Os chocolates do chocolatier Andrei Martinez também são ótimos e podem ser encontrados em lojas específicas como a. Vale a pena!

+ Veja todas as nossas dicas sobre o chocolate na cidade

PRAWER CHOCOLATES

End.: Av. Borges de Medeiros, 2795 – Gramado
Tel.: (54) 3286-5345

ANDREI NARTINEZ

É possível encontrar os chocolates do Andrei na Petit Cannelé Bistrot
End.: Av. Borges de Medeiros, 3283.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

LUGANO

Av. Borges de Medeiros, 2784 – Gramado

PLANALTO

End.: Av Borges de Medeiros, 2918 – Gramado
Tel.: (54) 3286.2268

CARACOL

End.: Av. Borges de Medeiros, 2935 – Gramado
Tel.: (54) 3295-5680

FLORYBAL

End.: Avenida Borges de Medeiros, 2771 – Gramado
Tel.: (54) 3286 5833

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%


|
MINI MUNDO

Está aí um lugar de Gramado que eu sempre quis visitar: o Mini Mundo. Sempre amei miniaturas e sabia que não iria me decepcionar. Tudo começou com uma casa de boneca e com um trenzinho feitos por um avô e um pai para seus filhos e netos. De repente, virou um parque ao ar livre com réplicas perfeitas de monumentos, prédios e construções ao redor do mundo. Tem do Museu do Ipiranga, em São Paulo, ao aeroporto de Bariloche na Argentina, passando por construções de Mônaco, Alemanha, Holanda e Suíça. Quando for, procure o guia Nelson para fazer o tour com você. Além da excelente explicação, ele tira fotos incríveis.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja todos os detalhes do Mini Mundo

MINI MUNDO
End.: Rua Horácio Cardoso, 291
Tel.: 54 – 3286.4055
Site oficial
Ingressos: Consulte valor no site


|
MUNDO A VAPOR

Localizado em Canela, o Mundo a Vapor é uma das atrações mais famosas da região. O parque possui réplicas de proporções exatas de diversas máquinas a vapor, além da presença de alguns monitores que explicam cada etapa de funcionamento das máquinas. Lá é possível entender o processo de fabricação do papel e também todos os detalhes dos trens a vapor. O passeio dura em média 1h. É possível comprar o ingresso pelo site oficial.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja todos os detalhes da atração

MUNDO A VAPOR
End.: Av. Dom Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rodovia Gramado e Canela
Tel.: 54 – 3282-1125
Site oficial


|
CATEDRAL DE PEDRA

Um dos lugares mais conhecidos da Serra Gaúcha, a Catedral de Pedra, em Canela, deve ser visitada de dia e à noite, já que ao escurecer há um show de luzes que deixa a igreja ainda mais bonita. Além disso, vale a pena entrar na igreja para contemplar as obras de arte religiosas que estão expostas. Na época do Natal, há uma decoração especial feita na Catedral.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

CATEDRAL DE PEDRA
End.: Praça da Matriz, 69 – Centro, Canela – RS,


|
MUNDO DE CHOCOLATE

Quando pensamos em o que fazer em Gramado e Canela, com certeza, lembramos de chocolate! Por isso, o Mundo de Chocolate é ponto de encontro dos chocólatras de plantão. Por lá, além daquele cheiro maravilhoso, há 200 esculturas feitas com chocolate que somam mais de 200 toneladas do doce. O Cristo Redentor, as Pirâmides do Egito, a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade são algumas das esculturas feitas de chocolate. A atração faz parte do grupo Lugano, que tem um dos melhores chocolate do Rio Grande do Sul.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja mais informações aqui

PARQUE MUNDO DE CHOCOLATE
End.: Avenida Borges de Medeiros, 2497 – Centro – Gramado/RS
Horários: Todos os dias, das 9h às 22h
Site oficial

+ Encontre seu hotel na região com desconto de até 50%


|
TERRA MÁGICA FLORYBAL

Eu falei que Gramado e Canela têm atrações para todos os gostos e idades, né? O Terra Mágica Florybal é um exemplo disso. O parque temático é junção entre chocolate e brinquedos. Durante uma trilha, os visitantes passam por diversas atrações (algumas interessantes, outras nem tanto). Teatro, show de bonecos, musical com personagens, maquiagem infantil, tobogã e simulador de montanha-russa são algumas dessas atrações. O único ponto negativo é que algumas delas são pagas à parte. É possível comprar o ingresso para o parque através do site.

O que fazer em Gramado (Foto: Divulgação)

+ Veja mais informações sobre o parque

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL
End.: Rodovia RS-466 Km 5, 1630 (estrada Canela / Caracol)
Todos os dias das 9h às 17h30
Tel.: 54 – 3282-5050
Site oficial


|
BUSTOUR

O Bustour é uma ótima opção para quem quer conhecer Gramado e Canela sem precisar ficar o tempo todo usando o carro. Os famosos ônibus de dois andares circulam pelas cidades num percurso de 3h, mas os passageiros podem descer e subir quantas vezes quiserem durante esse trajeto. Os ônibus contam com guias, que contam curiosidades da história de cada local. Nos pontos, há sempre a indicação do horário em que o ônibus passará por ali para que o turista possa pegá-lo quando quiser. É possível comprar os tickets pela internet.

O que fazer em Gramado (Foto: Divulgação)

+ Saiba mais detalhes sobre o Bustour


|
BUSBIER

Já que falamos do Bustour, vamos falar do Busbier. Na hora de decidir o que fazer em Gramado e Canela, nem sempre pensamos em beber cerveja, mas esta é uma atração ideal para quem gosta da bebida. O ônibus passa por algumas das principais cervejarias artesanais de Gramado e Canela para degustação. Quando fomos, visitamos a fábrica da Rasen e experimentamos cinco tipos de cerveja. Em seguida, partimos pra Gram Bier, onde fomos direto pra degustação de outros cinco tipos da bebida. Encerramos nosso passeio na cervejaria Farol. Um passeio bem divertido para quem gosta de cerveja. No site, há os preços atualizados.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Saiba mais sobre o Busbier

| RESTAURANTES

Comer bem em Gramado e em Canela é quase uma obrigação. O que não faltam são bons restaurantes por lá. Alguns que fomos e gostamos bastante são o Josephina, Rasen Platz, Boreal, Cantina di Capo e Container Bistrot.

+ Veja nossas dicas de restaurantes na região

JOSEPHINA
End.: R. Pedro Benetti, 22 – Gramado RS
Tel.: 54 – 3286-9778

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

RASEN PLATZ
End.: Rua Coberta – Madre Verônica, 50
Das 11h à 1h
Tel.: 54 – 3286-1495

BOREAL
End.: Av. Borges de Medeiros, 2497, Gramado
Tel.: 54 3295-5990

CANTINA DI CAPO
End.: Rua João Petry, 30 – Centro – Gramado
Tel.: 54 3286-6232

CONTAINNER BISTROT
End.: Av. Borges de Medeiros, 500 – Canela
Tel.: 54 – 3282-7772

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%

| CAFÉ COLONIAL

Na hora de decidir o que fazer em Gramado e Canela, não deixe de incluir uma ida a um café colonial. Nós fomos no Coelho, um dos mais tradicionais, e foi ótimo. O café colonial é servido durante todo o dia e tem MUITA comida. A gente sentou e de repente não parou de vir pratos na nossa mesa, são cerca de 80 tipos de doces e salgados: cucas, pães, bolinhas de queijo, frango a passarinho, lombo de porco, legumes, linguiça, polenta frita, croquete de frango, torta fria de presunto e queijo, bolo de chocolate, bolo de limão, bolo de requeijão e muito mais.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja dicas de onde tomar o café colonial

COELHO CAFÉ COLONIAL
End.: Av. das Hortênsias, 5433 – Avenida Central, Gramado
Tel.: 54 – 3286-2538
De segunda a sexta das 11h às 21h
Sábados e domingos das 10h30 às 22h

| RUA COBERTA

A Rua Coberta em Gramado é uma ótima opção de passeio na cidade principalmente em dias muito frios e chuvosos. Localizada bem no centro, a rua tem diversas opções de restaurantes e bares, além de algumas lojas. A Rua Coberta é, na verdade, a Rua Madre Verônica e liga a Rua Borges de Medeiros, a principal de Gramado, à Rua Garibaldi. Com certeza, você irá passar por ela.

+ Veja mais dicas da Rua Coberta

| RUA BORGES DE MEDEIROS

A Rua Borges de Medeiros é a principal rua de Gramado. É lá que estão os restaurantes mais famosos, as lojas de chocolates e lojas de outros produtos. Algumas das atrações mais importantes também ficam na região. Vale a pena ficar hospedado próximo a ela. A gente se hospedou no Hotel Cercano, que fica do lado da Rua Coberta e adoramos. Aproveite para ver o valor das diárias com desconto. Aliás, outra dica que tem que entrar na lista com o que fazer em Gramado e Canela é andar à toa pelas ruas da cidade. Sempre haverá algum lugar bonitinho para ver e fotografar.

| BONDINHOS AÉREOS

A Serra Gaúcha é rica também em belezas naturais. Por isso, vale muito a pena o passeio nos Bondinhos Aéreos, que ficam dentro do Parque da Serra. De lá, há uma vista privilegiada da Cascata do Caracol. No total, são 12 bondinhos, cada um com capacidade para oito pessoas sentadas e que percorrem 840m.  Na Estação Cascata, há uma vista mais próxima do vale e da Cascata do Caracol. Há ainda trilhas e atrações especiais para as crianças. No site oficial, dá para consultar o valor dos ingressos.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja mais informações aqui

BONDINHOS AÉREOS EM CANELA
End.: Estrada da Ferradura, nº 699 – Canela/RS
Tel.: (54) 9205 9810 / (54) 9206 1225

| ALPEN PARK

Pra quem gosta de parque de diversão, na hora de definir o que fazer em Gramado e Canela, não deixe de incluir o Alpen Park. Localizado a cerca de 3km da Catedral de Pedra, o parque possui montanha-russa, elevador, cinema 4D, carrinho de bate-bate e o trenó, que é um dos brinquedos mais conhecidos. Com 900 m de extensão, ele funciona como uma montanha-russa, só que neste caso é o próprio visitante quem controla a velocidade que o carrinho deve seguir. Cada um vai no tempo que quiser e deixa a atração mais ou menos radical. O Alpen Park vende passaporte que dá acesso às principais atrações e também ingressos individuais.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Saiba todos os detalhes do parque

ALPEN PARK
End.: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – Canela
Tel.: 54 3282-9752
Site oficial

| SNOWLAND

Se você quer brincar na neve, o Snowland é o lugar ideal nas quatro estações do ano. Localizado em Gramado, o parque possui 16 mil m² e tem atrações para toda a família. Na Montanha de Neve, a única no Brasil, o clima esfria e as temperaturas chegam a -5º C. Lá dá para esquiar e até fazer boneco de neve. O parque possui roupas. No site oficial, é possível checar valores e comprar os ingressos.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Veja todas as informações do parque

SNOWLAND
End.: RS 235, 9009 – Gramado/RS
Tel.: 54 3295-6000


| RUA TORTA

Gramado tem tantas opções de passeios, que uma rua ficou conhecida por ser torta. E isso é muito divertido rsrs. A rua Emílio Sorgetz é a versão brasileira da Lombard Street na Califórnia. Nesse caso, acho que as fotos valem mais do que qualquer explicação.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

RUA TORTA
End.: Emílio Sorgetz

| RAFTING

Pra quem gosta de aventura, Gramado e Canela também têm boas opções, uma delas é o rafting. A 30km de Gramado, está a cidade de Três Coroas onde fica o Brasil Raft Park, um parque com opções de aventura em meio à natureza. Apesar de ser radical, o passeio é bem tranquilo. Crianças acima de 8 anos podem fazer. Há outras atividades como tirolesa, quadriciclo, paintball, caiaque e arco e flecha. No site oficial da empresa há todas as informações.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

BRASIL RAFT PARK
End.: Estr. Geral da Serra Grande – Três Coroas/RS
Telefones: 51 3546 1066 ou 99817 0055 (whatsapp)
Site oficial

+ Encontre seu hotel na Serra Gaúcha com descontos de até 50%

| MUSEU DE CERA

Gramado é mesmo a nossa Las Vegas. Tem até um Museu de Cera na cidade com réplicas de personagens com Shrek, Smurfs e Harry Potter, além de ícones internacionais como Angelina Jolie, Ben Stiller, Michael Jackson, Amy Winehouse, Papa João Paulo II e Rainha Elizabeth II. Tem até famosos brasileiros como Renato Aragão. No site oficial, há informações sobre ingressos e horários.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

MUSEU DE CERA
End.: Av. das Hortênsias, 5507 – Gramado – RS
Tel.: 54 3286-5100
Site oficial

| SUPER CARROS

Gramado também tem um espaço dedicado aos apaixonados por carros. No Super Carros é possível pilotar grandes máquinas como Ferrari, Porsche, BMW, Lamborghini, Camaro e Dodge. Pra quem não quer ser arriscar tanto, dá para pelo menos experimentar a sensação em simuladores.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SUPER CARROS
End.: Av. das Hortênsias, 4635 – Gramado – RS
Tel.: 54 3286-7945
Site oficial

| HOLLYWOOD DREAM CARS

Quem ama carro não pode deixar de colocar também o Hollywood Dream Cars na listinha quando for preparar o roteiro com o que fazer em Gramado e Canela. A atração tem carros que marcaram a história da indústria automobilística e também do cinema dos anos 20 aos 60

HOLLYWOOD DREAM CARS
End.: Av. das Hortênsias, 4151
Tel.: 54 3286-4515
Site oficial


| MUSEU DO AUTOMÓVEL

Localizado em Canela, o Museu do Automóvel conta a história dos automóveis nacionais e internacionais através de carros inesquecíveis, propagandas antigas e muito mais.

MUSEU DO AUTOMÓVEL
End.: Praça das Nações, 281
Tel.: 54 3278-1304
Site oficial

| ALDEIA DO PAPAI NOEL

Todo ano, Gramado recebe milhares de turistas para o Natal Luz, quando a cidade fica toda enfeitada, iluminada e cheia de eventos especiais, mas não é só nesta época do ano em que é possível encontrar o Bom Velhinho por lá. Na Aldeia do Papai Noel, os visitantes embarcam num cenário que tem a cara da Europa com pinheiros, neve artificial e cães São Bernardo. No parque, as crianças conhecem uma fábrica de brinquedos, uma casa de miniaturas, um trenzinho e, é claro, a casa do Papai Noel.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

ALDEIA DO PAPAI NOEL
End.: Rua Bela Vista, 353 Centro
Tel.: 54 3286-7332
Site oficial

 

| LAGO NEGRO

Gramado e Canela são também muito famosas por suas belezas naturais. O Lago Negro é um ótimo exemplo disso. Com pedalinhos, “barcos de piratas”, árvores e muito espaço para andar e pedalar, o parque é uma ótima pedida para passear com a família especialmente em dias mais quentes.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

LAGO NEGRO
End.: R. A. J. Renner – Bairro Lago Negro, Gramado

| CASTELINHO CARACOL

O Castelinho Caracol é outra atração para entrar na listinha com o que fazer em Gramado e Canela. Construído entre 1913 e 1915, o elefoi uma das primeiras residências de Canela e possui 18 ambientes como quartos, sala de jantar, sala de música, banheiro e cozinha. Atualmente, o Castelinho se tornou um museu que preserva móveis e a estrutura original da casa. Além disso, é lá que está um dos mais famosos apfelstrudels da região. Vale a pena experimentar.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

CASTELINHO CARACOL
End.: Estrada do Caracol Km 03, S/Nº
Tel.: 54 3278-3208
Site oficial

| MUSEU DA MODA

Outra atração famosa em Canela é o Museu da Moda. O local conta a história de 4 mil anos da moda feminina através de peças confeccionadas especialmente para o museu, que foi idealizado pela empresária e estilista Milka Wolff.

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

MUSEU DA MODA
End.: Av. Ernani Kroeff Fleck, 1810 – Estrada Gramado – Canela – RS – Brasil
Tel.: 54 3282-1121
Site oficial


|
HARLEY MOTOR SHOW

O Harley Motor Show é um museu e bar com 1000 m² dedicado a Harley Davidson. Com cenário que lembra os cassinos de Las Vegas, a atração possui 30 motos raras expostas.

HARLEY MOTOR SHOW
End.: Avenida das Hortênsias, 5507
Site oficial


|
VALE DOS DINOSSAUROS

O Vale dos Dinossauros tem réplicas dos animais da era jurássica e explicações que mostram como eles viviam naquela época. É uma ótima opção para as crianças pequenas que embarcam na época dos dinossauros.

VALE DOS DINOSSAUROS
End.: Rodovia RS 466 – Estrada do Caracol, nº 1600 – Canela
Tel.: 54 9603-3363
Site oficial

| ONDE NOS HOSPEDAMOS

Antes de decidir o que fazer em Gramado e Canela, é preciso pensar no melhor lugar para ficar. Durante nossa passagem por Gramado nos hospedamos em dois hotéis muito bons. Primeiro, ficamos no hotel Cercano, que está localizado bem ao lado da Rua Coberta, ou seja, é ótimo para quem quer ficar no meio do burburinho (Aproveite para encontrar diárias com descontos no hotel).

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ficamos hospedados também no Bangalôs da Serra, que é um hotel um pouco mais afastado do centro, mas que possui uma excelente estrutura e todo sustentável (Veja o valor das diárias com desconto).

O que fazer em Gramado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Aproveite também para encontrar outras boas opções de hotéis na cidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Gramado? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas sobre o destino

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *