Como viajar mais em 2018 sem gastar muito; dicas práticas

Quando o ano termina, chega a hora de fazermos a famosa listinha com tudo aquilo que queremos para os próximos 365 dias. Claro que viagens estão sempre entre os nossos principais desejos. Por isso, vamos dar algumas dicas de como viajar mais em 2018 sem gastar muito para ajudar no planejamento de quem quer rodar o Brasil e o mundo no novo ano.

COMO VIAJAR MAIS EM 2018 SEM GASTAR MUITO


| PROGRAME-SE

Nem sempre é fácil se programar, mas para quem quer viajar mais em 2018 sem gastar muito, esta é uma das principais dicas. Se der, já comece o ano programando a data das férias. Sabendo o dia da viagem com antecedência, fica mais fácil de acompanhar o ritmo dos preços das passagens e também conseguir boas ofertas em hotéis.

Como viajar mais em 2018 (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

| FERIADOS

Claro que em feriados viajar sempre é mais caro porque, dependendo do local, é alta temporada. De qualquer forma, tente descobrir em quais feriados você irá folgar. Para te ajudar, fizemos uma lista com todos os feriados do ano. A boa notícia é que vários irão emendar. Portanto, a chance de viajar é maior. Sabendo disso, já comece a procurar as passagens e os hotéis o mais rápido possível. Quanto mais perto do feriado, mais cara sairá a sua viagem. Outra dica é viajar para locais que não são feriados naqueles dias. Pode ser para outro país e até mesmo aqui no Brasil. Assim, será fácil economizar.


| DATAS EM ABERTO

Ihh! Assim dá para ficar confuso, né? Nos tópicos anteriores, falei que o ideal é se programas, mas agora estou falando de ter datas em aberto. Como a maioria das pessoas trabalha em uma empresa normal, o ideal é tentar se programar para poder pagar menos para viajar, como dissemos anteriormente. Entretanto, se você tiver várias datas em aberto durante o ano, fica bem fácil economizar. As promoções surgem sem data específica e destino certo, então, é mais fácil combinar alguma oferta com suas datas do que ter uma data específica e ficar torcendo para ter a sorte de encontrar uma promoção bem para aquele dia.

Como viajar mais em 2018 (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock


| VÁ ALÉM DO BÁSICO

Claro que é ótimo viajar para os lugares da moda, mas tente ir contra a maré e descobrir lugares que estão menos falados. O Brasil e o mundo têm muitos destinos incríveis para conhecermos. Então, permita-se encontrar lugares que estejam mais em conta para viajar além de ir nos “best-sellers” ou basicões.

| DE OLHO NAS PROMOÇÕES

As dicas anteriores têm tudo a ver com essa. Claro que dá sim para conseguir uma boa promoção para viajar para o destino dos sonhos, como Fernando de Noronha ou Paris, mas aproveite as promoções para se permitir conhecer cidades no próprio Brasil ou em outros países que você nunca pensou em visitar como dissemos anteriormente. Será uma boa chance de descobrir novas culturas gastando menos. É tão bom criar uma viagem inesperada a partir de uma promoção. Já fiz isso várias vezes e foram todas incríveis.

Como viajar mais em 2018 (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

| MILHAS

Sei que às vezes dá preguiça só de pensar nas milhas, mas uma das melhores dicas de como viajar mais em 2018 sem gastar muito é justamente aprendendo a gerenciar suas milhas. Quando for viajar, nunca esqueça de se cadastrar no programa de fidelidade da companhia aérea ou de dar seu número. Na hora de fazer compras em qualquer loja ou site, pergunte se o valor do produto gera milhas. Até empresas de táxi e carros particulares dão milhas. Além disso, não deixe de ver com o seu cartão de crédito como anda a sua pontuação. Se você for uma pessoa que sabe controlar bem os gastos, prefira muitas vezes usar o cartão de crédito para acumular milhas. Ahh! E fique de olho para que elas não vençam e você perca tudo.

| PRIORIDADES

Tem gente que sempre me perguntou como eu faço para viajar tanto. E isso desde antes do blog surgir. É simples. São prioridades. Qual é a sua prioridade? Um guarda-roupa cheio de itens novos todos os meses? Um carro novo na garagem? Almoçar e jantar fora todas as semanas nos melhores restaurantes da cidade? Tudo é questão de organização. Se a sua prioridade é viajar, então, lembre-se disso sempre que for comprar uma roupa nova, por exemplo. Não é para deixar de viver o cotidiano para viajar alguns dias por ano. Mas em vez de almoçar e jantar fora toda semana, por exemplo, faça isso duas vezes por mês. Em vez de comprar roupas novas todos os meses, compre a cada dois meses. E por aí vai… Mas lembre-se também que não vale a pena se privar de tudo para viajar apenas alguns dias do ano. Temos que dosar para tentarmos ter qualidade de vida sempre.

Como viajar mais em 2018 (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

| GUARDE DINHEIRO

Uma dica de como viajar mais em 2018 sem gastar tanto é tentar guardar um pouquinho de dinheiro todos os meses para fazer alguma viagem maior. Nada pior do que voltar de viagem cheio de dívidas. O ideal é chegar no dia da viagem com tudo pago e quando voltar já começar a planejar a próxima. Então, tente ir guardando dinheiro aos poucos para poder usar durante a viagem. Quando fazemos isso, temos a expectativa pela viagem para nos motivar. Se deixamos para depois da viagem, já fomos e voltamos, o empenho para guardar dinheiro será menor.

| BAIXA TEMPORADA

Quem tem criança pequena em casa sofre um pouco mais para conseguir viajar na baixa temporada, já que férias escolares sempre são as épocas mais disputadas por todos. Mas, se der, tente descobrir a baixa temporada daquele destino dos sonhos e pague bem menos por ele. Cada região tem sua alta e baixa temporada, vale a pena procurar antes de fechar qualquer viagem. Só não confunda baixa temporada com épocas de chuvas e frio.

Como viajar mais em 2018 (Foto: Shutterstock)

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/picture-sunglasses-on-tropical-beach-vacation-283966757?src=C3JI0hXhQUsX9XujxGrPew-1-39

| CONTROLE A ANSIEDADE

Viu uma promoção de passagem e já quer logo comprar, né? Lembre-se de procurar antes quanto custa a hospedagem naquele local, os restaurantes e as principais atrações. Muitas vezes, mesmo com a passagem barata, os outros itens estão supercaros para tal destino. Na ansiedade, compramos a passagem e acabamos gastando mais do que podemos ou deixamos de fazer duas ou três viagens para lugares que queríamos muito para poder pagar apenas uma viagem para um destino que só compramos por causa de uma promoção. Pesquise antes da empolgação, só não demore muito porque as promoções costumam ser bem rápidas.

Você tem mais alguma dica de como viajar mais em 2018 sem gastar muito? Conte pra gente nos comentários

+ Siga o perfil do Esse Mundo é Nosso no Instagram
+ Viajar me fez dar importância ao que realmente importa
+ Calendário de feriados para o próximo ano
+ Dicas para evitar a dor de ouvido no avião

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

2 Comments

  1. Interessante as dicas! De todos os problemas, o que mais atrapalha a maioria das pessoas à escolher um lugar compatível com o que tem no bolso, é a pressa, a ansiedade! Um pouquinho de paciência as vezes rende bons frutos depois…

  2. vilson s. de lira disse:

    muito bom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *