10 motivos para você começar a viajar sozinho

Mesmo viajando sozinho há mais de 10 anos, muitos amigos ainda me questionam sobre esse estilo de viagem. Embora já esteja acostumado, viajar sozinho ainda me traz os sentimentos do primeiro mochilão que fiz para o Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai: liberdade, descobertas e um frio gostoso na barriga. E não foi porque a adolescência passou e a mochila deu espaço para um mala de rodinhas que isso acabou.

Se você nunca encarou uma jornada como essa – que é super comum mundo afora – talvez ainda fique com o pé atrás, mas este post tem justamente o objetivo de fazer você repensar esse assunto nas suas próximas férias.

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram

 

10 MOTIVOS PARA VOCÊ VIAJAR SOZINHO

1) CALENDÁRIO

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Philip Chapman-Bell)Foto: Philip Chapman-Bell/Flickr

Quando não estamos mais nos tempos de escola e temos de enfrentar a vida profissional, conciliar o calendário de viagens ou férias com os amigos ou com namorada(o) ou esposa (o) fica muito difícil. Se as datas batem talvez as demais pessoas não tenham dinheiro ou vontade de ir pro mesmo destino que você sonha há tempos. Quer empurrão melhor para viajar sozinho?

 

2) É PERIGOSO?

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não. A menos que você vá para um país em conflito, normalmente não terá problemas com segurança, mesmo que vá para um lugar famoso por sua violência. Moramos no Brasil, e infelizmente (nesse aspecto) estamos preparados para encarar o mundo. Sabemos de longe evitar um local que pareça ameaçador, estamos sempre ligados em nossos pertences, já sabemos que não devemos sair com muito dinheiro… e por aí vai.

 

3) LIBERDADE

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa é uma das melhores partes. Quando você viaja sozinho tem a liberdade de ditar o seu tempo. Vai às cidades que deseja e visita as atrações que lhe dão na telha. Quer tirar um dia para não fazer nada? Não se preocupe, são as suas férias.

 

4) OUTROS OLHOS

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando você está sozinho, absorve muito mais a cultura de um lugar. Aprende a olhar tudo de outra maneira, perde seus preconceitos e para pra pensar que o mundo não é apenas aquele que gira ao seu redor. Todos os dias, enquanto você cumpre sua rotina, aquelas pessoas também estão lá vivendo a vida delas, muitas vezes sem nem saber que a sua cidade existe. É uma ótima oportunidade de abrir sua mente.

 

5) SOLIDÃO?

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Isso vai da escolha de pessoa pra pessoa. Um mar de gente viaja todos os dias sozinho e existem táticas para fazer amizades super legais durante uma viagem: hospede-se em um hostel (mesmo que em quarto privado, caso não goste de compartilhar) e conheça pessoas do mundo todo que estão na mesma que você; converse com os moradores locais; faça tours em grupo e conviva com desconhecidos ao longo de um ou mais dias que certamente se identificará com alguém; se é sua primeira viagem, procure um destino mais jovem e descolado para que você não corra o risco de se sentir na solidão. Essas são apenas algumas das várias situações.

A internet virou uma das melhores aliadas de quem viaja sozinho. Você não precisa mais esperar voltar para contar pra todo mundo as experiências incríveis que você viveu. As redes sociais estão aí pra isso e pode ter certeza que você sentirá a presença de quem você gosta com você.

+ Como passei a comprar menos pra viajar mais?

 

6) IDIOMA

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não fala bem inglês? As mímicas e os sinais são a linguagem universal. E os aplicativos de celulares que fazem traduções podem ser também. Existem países onde a população praticamente não fala inglês e isso nunca foi problema para os viajantes. Claro que se você vai encarar sua primeira viagem internacional é bom ter um conhecimento básico do idioma. Se não tem, por que não viajar pelo Brasil ou pelos nossos vizinhos? Portunhol é uma língua que todo brasileiro já nasce falando.

 

7) PLANEJE SUA PRÓPRIA VIAGEM

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Jasmic/Flickr)Foto: Jasmic/Flickr

Fazer seu próprio roteiro com antecedência, desde a compra das passagens até a escolha das atividades, faz você se envolver com sua viagem muitos meses antes. São dias e dias na internet lendo relatos e curtindo fotos, além de noites sonhando com aquele destino. Na volta pode ter certeza de que não há satisfação maior.

 

8) PRA SE INSPIRAR

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Guilherme Tetamanti - Viajando Com Eles)Costesia: Guilherme Tetamanti

Tenho muitos amigos que não só viajam sozinhos por uma semana ou nas férias, mas cruzaram o mundo por um ou mais anos sem nenhum amigo por perto. Mesmo assim eles viveram experiências inesquecíveis e fizeram grandes amizades. Muitos deles têm blogs em que contam como foram suas voltas ao mundo, como o Daniel do Mochileiro das Maravilhas, a Fernanda do Preciso Viajar, a Carla do Idas e Vindas, o Guilherme do Quero Viajar Mais.

 

9) E SE…

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Existem vários “e se” que podem vir à sua mente. Com certeza a maioria tem solução. “E se eu ficar doente?”. Não se esqueça de contratar um seguro de viagem. “E se eu tiver problemas com segurança?”. É sempre bom ter em mãos os telefones da embaixada brasileira e da polícia turística local. “E se eu não gostar de estar sozinho(a)?”. Volte pra casa antes do tempo, você não é obrigado(a) a ficar. Podia dar infinitos exemplos, mas são coisas muito pessoais e pontuais.

 

10) AINDA NÃO TEM CERTEZA?

10 motivos para você viajar sozinho (Foto: Paulo Bedran)Foto: Paulo Bedran

Comece a viajar sozinho(a) com o suporte de algum curso de férias, por exemplo. Os mais comuns são os de idioma fora do país. Mas se você não pode ou não quer sair do Brasil, que tal umas aulas de mergulho em Ilhabela ou no Nordeste, um curso de surf no litoral do Sul ou aulas de gastronomia em uma cidade histórica? Procure uma atividade que goste que com certeza você sentirá mais segurança e conhecerá muita gente legal.

* EXTRA!
Criou coragem? Por onde começar? Há destinos no Brasil que são repletos de pessoas que viajam por conta própria, como Rio, Floripa, Sul da Bahia, Morro de São Paulo, Pipa… existem ainda aqueles que, por pedirem atividades em grupo, facilitam a socialização, como Bonito, Manaus e Foz do Iguaçu. Fora do país, Peru, Bolívia, Argentina, Chile, México, Europa e Sudeste Asiático são apenas alguns exemplos de lugares repletos de viajantes solitários.

E que esse “solitário” não dê a impressão de solidão. Quando se viaja sozinho há um mundo inteiro esperando por você de braços abertos, a menos que não seja isso que você queira. Tem mais alguma dica? Conta pra gente!

+ 10 Sinais De Que Você Está Viciado em Viajar

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

166 Comments

  1. Silvia disse:

    Já fiz várias viagens sozinha. A primeira senti antes aquele “frio na barriga” , mas ao chegar e ver que é possivel , me senti plena.
    É muito bom!!!
    Estudo o lugar para onde vou, onde me hospedarei (local de fácil acesso seguro) , passeios que farei com agência do local e evito locais com pouco movimento ou ficar fora até tarde.
    Única coisa chata é tirar foto de mim mesma, mas as paisagens e o enriquecimento cultural e pessoal compensam .

  2. Alexandra Cristina disse:

    Também quero, viajar sozinha, cada vez mais esse número está crescendo.E com esses depoimentos só me encorajam mais ainda.Obrigado.

  3. josefa disse:

    sou jo quero fazer uma viagem arraial dajuda porto seguro bahia sozinha tambem estou c um frio na barriga,mas vcs me encorajou…obrigada!

  4. Patricia rodrigues de sousa disse:

    Oi Rafael acabei de ler seu texto e mim deu ainda mais coragem, já que vou fazer minha primeira viagem só na próxima semana dia 25/10/18, e confesso que estou muito anciosa mais com aquele friozinho na barriga que dá medo, mais com fé em Deus vai dá tudo certo.

  5. Vinícius disse:

    Acabei de ler esse texto e fiquei com mais vontade de fazer minha primeira viagem de férias sozinho. Já viajei para o exterior, mas sempre acompanhado. Pra minha primeira experiência sem parceria, vou viajar pelo Brasil mesmo. Estou um pouco apreensivo, pois tenho uma certa timidez pra interagir, todavia vejo essa oportunidade como uma forma de me libertar de certas “barreiras”. Ainda não decidi o destino da viagem, mas estou pesquisando sobre. Obrigado por compartilhar conosco suas dicas e experiências.

  6. Gessica Cristine disse:

    Oi Nelle.
    Entra em contato comigo.
    Tambem estou como vc.
    Quem sabe a gente pode sonhar juntas.

  7. Gessica Cristine disse:

    Viajar sempre foi meu sonho.
    E sempre sonhei sozinha, meu companheiro não tem esse desejo e por isso resolvi viajar sozinha. Não tenho condiçoes de ficar viajando pra dentro do pais, e depois ir pra fora e etc. Esse sonho esta crescendo dentro de mim, e pretendo logo fazer a minha primeira viagem sozinha, mas internacional. Quero que seja aqui na America do sul mesmo, como Peru, Bolivia ou Argentina.
    Minha mãe fica assim “cuidado, vc sabe o que acontece com essas mulheres que viajam sozinha”. Mas enfim, estou decidida. Vou na agencia, me programar e começar a pagar, pra dentro de alguns meses realizar este sonho que tenho desde a adolescência, mas so conseguirei realizar hoje, após os 30.

  8. Nelle disse:

    O sonho é antigo, mas a coragem está começando, muito bom ter os relatos de vocês, já olhei inúmeros destinos, sonhei fazendo muitas coisas, mas estou com muitas dúvidas e o tal do frio na barriga que não me deixa sair do lugar. Kkkk
    Espero voltar aqui em breve e relatar a experiência da minha viagem para vocês.

  9. Robson disse:

    Olá Wanessa!
    Já fiz várias viagens nacionais e internacionais sozinho. Sei bem como é kkk
    Caso precise de ajuda pra montar seu roteiro ou dicas é só falar [email protected]

  10. Wanessa disse:

    oi Camila, tudo bem? Estou afim de fazer minha 1 viagem sozinha, você poderia me ajudar indicando tudo, falando os sites etc..?
    Abraço

  11. Entusiasmo ta ai uma palavra que falaram nos comentários e que realmente nao vejo nos meus amigos. Eu ando fazendo so bate e volta nos lugares sozinhas. A unica falta que sinto de alguem nessas horas é pra tirar foto kkkkk mais aqueles amigos ou companheiros que estao na mesma pegada que a sua, fazem a viagem ficar melhor isso nao vou negar.

    Pra quem quiser uma companhia ai segue meu email pra comunicarmos [email protected]

    Abraço à todos

  12. Giovanna disse:

    Primeira viagem sozinha, 13 dias em Fortaleza o que acham disso? Kkk acho que será uma emoção e tanta

  13. Paulo Fernando disse:

    Boa noite Daniella !!!

    Assim como vc , estarei indo sozinho pra Fortaleza no mesmo dia. ..
    Que tudo corra bem pra nós!!!

  14. Daniella disse:

    Texto sensacional!!! Que me deu até mais coragem rsrsrs
    Vou viajar sozinha dia 15/03/18 pela primeira vez! Pra perder o medo resolvi viajar pra dentro do Brasil mesmo. Vou pra fortaleza
    Mas o frio na barriga e o medo me perseguem, já teve momentos que pensei em cancelar tudo. Hahaha por conta do medo.
    Mas vamo que vamo!
    Espero que seja uma boa experiência!
    Obrigada pelo texto e por compartilhar isso para os medrosos de primeira viagem hehehe
    Bjs

  15. Camila disse:

    Minha primeira viagem sozinha foi para Europa. 4 países 6 cidades totalmente sozinha. Meu noivo foi o primeiro apoiar ele sempre disse é teu sonho então vai. E eu fui!
    Eu, minha mochila e Deus. Melhor experiência da minha vida uma aventura minha comigo mesmo. Se alguém quiser ajuda para organização ajudo com prazer dou todas as dicas e sites usados.

  16. Ana Paula Brum disse:

    Estou tentando criar a tal coragem de meter as caras e ir sozinha !! Chamei duas amigas, mas não vi nelas o mesmo intusuasmo que eu tenho. É uma vontade imensa de me jogar no mundo, mas um receio tremendo de não gostar de estar sozinha. Tenho medo de chegar lá e não saber nem por onde começar.

    • Oi Ana Paula, tudo bem?
      Dá aquele friozinho mesmo na barriga, mas é uma experiência e tanto! É justamente quando a gente vê que nossos amigos/parentes não querem ou não podem que surge essa chance e a gente tem que abraçar. Dá medinho, mas depois vale a pena!

      Abraços e obrigado

  17. Celia disse:

    Oi. Graça já viajou? Estou com vc, topa?

  18. Marluce disse:

    Olá Rafael! Sou da cidade de Paraty – RJ. Estou querendo também fazer uma viagem sozinha, mas que da medo da. Rsrs. Mas e minha vontade. Com grana curta a melhor opção e mesmo o hostel???

    • Oi Marluce, tudo bem?
      Os hotels são sim normalmente a opção mais barata pra quem está sozinho(a). Mas vale sempre pesquisar em hotéis como ibis, que costumam ter bons preços. Se não, outra opção é pegar um quarto privado num hostel, assim você não precisa dividir com desconhecidos.

      Abraços e ótima viagem! Esse friozinho na barriga inicial é bom, depois você vai ver como será inesquecível.

  19. Kenia Raniele disse:

    Oi eu irei viajar sozinha dia 16/03/2018,e estou muito nervosa e com medo,contei a minha vó que ierei pra sp mais tenho conhecido la e ela disse que é perigoso eu me perde pois não conheço nada,poderia me dar um conselho

    • Oi Kenia, tudo bem?
      Acho que se você se planejar com calma já é um grande passo, pois você vai chegar no seu destino já conhecendo o funcionamento do local, como se locomover e os cuidados a serem tomados. Vale a pena pesquisar bastante pra ter segurança e curtir a viagem!

      Abraços e boa sorte!

  20. Graça disse:

    Nossa, sempre tive vontade de viajar assim, mas sempre tive medo, mas este poste está me dando coragem, sou casada e só trabalho,quando viajo é com a familia e as vezes nem sempre estão dispostos a ir ao mesmo lugar que eu etc…. vou me planejar pra viajar assim tenho 55 anos casada a 28 anos espero que meu marido intenda essa minha vontade de liberdade e conhecer o mundo, mas se tiver alguma mulher nesta mesma situação que eu, vamos comigo rsrsrrs

  21. Regina Venturini disse:

    Sou acostumada viajar sozinha a trabalho, mas dia 11/10 será minha primeira viagem sozinha a lazer!!! kkkkk. Confeso, a sensação é tão boa só de pensar na liberdade que até esqueço que estou só!!!

  22. Suelen disse:

    Vou viajar sozinha pela primeira vez. Vou em outubro para o Peru. Confesso que logo após a compra da passagem, bateu arrependimento, por medo de ir. Ler esse post é motivador hehehehe

  23. Jefferson Alves disse:

    Alguém viajando pra Colombia entre agosto e setembro?
    As passagens estão super baratas, mas ainda nao tenho coragem de viajar sozinho!

  24. Leônidas disse:

    Tbm quero viajar sozinho, tô pensando em ir pro nordeste, nunca sai do estado de São Paulo, quero muito fazer essa viagem, mas sei lá, tô com um pouco de medo, não vou saber o que fazer lá sozinho, lugares legais pra ir e tals. Tenho 25 anos e quero muito viajar pra algum lugar com coisas legais pra fazer fora de São Paulo .

    • Oi Leônidas, tudo bem?
      Esse medo na primeira vez é normal. Mas viajar dentro do Brasil com certeza é uma facilidade, pois tira aquele medinho do desconhecido, do idioma, da cultura… tente enfrentar que você vai ver que irá valer a pena.

      Abraços e boa sorte!

  25. Rodrigo disse:

    estou que nem voce viajo no dia 11/09 e confesso que estou com um pouco de medo (kkk)
    mas, muito ansioso pra conhecer fortaleza… ja que essa e minha primeira viajem sozinho !!!

  26. Léo Santos disse:

    Estou lendo o artigo enquanto estou na cidade de Frankfurt, indo pra Veneza. Só li verdades e fico confortado de não ser o único que ficou com frio na barriga antes da viagem.

    Está valendo super a pena, tenho o inglês básico e isso já basta para um país que grande parte da população local fala inglês também.

  27. Luan disse:

    Excelente texto, me motivou mais ainda! Tenho 20 anos, sou doido pra experimentar este tipo de viagem. Pretendo começar logo, pelo Brasil de início e assim que der, exterior.

  28. Iza disse:

    Olá Rafael!
    Estou completando 25 anos e, por medo e falta de companhia, nunca saí nem do meu estado. Agora resolvi que farei isso só e suas dicas aumentaram mais ainda o meu desejo!
    Edward, sou de Fortaleza e apaixonada pela diversidade, em todos os aspectos, do Ceará. Não tenha medo, você vai se apaixonar!

  29. Edward disse:

    Olá pessoal
    Sou de Mato Grosso
    No dia 17/6 vou para Fortaleza
    O pacote já está pago
    Confesso que estou com medo
    Irei sozinho
    São 8 dias
    Me ajudem!
    Kkkkkk

  30. Jessica Santos disse:

    Pessoal,

    Quero fazer a minha primeira viagem entre Julho/Agosto para o Chile. Estou morrendo de medo, já pensei em desistir, mas os comentários que li aqui no blog me motivaram ☺

    • Oi Jéssica, tudo bem? Que legal, espero que tenha mesmo inspirações com as boas histórias. É uma ótima experiência e inesquecível viajar sozinho.

      Abraços e ótima viagem, conte com a gente!

  31. Fernanda disse:

    Tô querendo muito passar uns dias em NYC, será minha primeira viagem sozinha depois da separação, tenho receio de me sentir muito sozinha. Alguém que já teve essa mesma experiência? Vale a pena ir passear sozinha em NYC?? Consigo arrumar compania la ?? Vou ficar em Hostel. Obrigada!!!

    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Acho que em uma cidade frenética como NY é muito difícil de se sentir sozinho(a). A cidade é vibrante e você tem coisas pra fazer em qualquer hora do dia. Além disso, como você vai se hospedar num hostel, é bem fácil fazer amizade e conhecer gente do mundo todo.

      Pode ir tranquila e aberta a novas experiências que será inesquecível.

      Abraços

  32. Magna Lima disse:

    Estou preste a fazer minha primeira viagem sozinha,confesso que estou morrendo de medo,dia 03 de março irei a Fortaleza estou de férias,espero que de tudo certo,se tudo correr bem sera a primeira de muitas.Tenho 52 anos e é a primeira vez que me aventuro assim.
    Bjs, me desejem boa sorte!

  33. FRANCISCA CONCEIÇÃO CRUZ disse:

    Sempre tive medo de viajar sozinha, estou com 66 anos e incentivada por meu filho(sou separada), resolvi me lançar ao desafio, vou pra Argentina em maio, sozinha, já comprei a passagem, hotel etc…tá tudo reservado, ficarei lá uns dias, não sei o que vai acontecer, como vou me portar, no fundo to com um pouquinho de medo, mas como diz meu filho, só se morre uma vez, gostei dos comentários tava precisando. Quem já foi pra lá , se puder dar algum help, agradeço. Abraços.

    • ANA LUCIA BRITO disse:

      Oi Francisa
      Estou pensando em fazer parte dessas pessoas que viajam sozinha, tenho 56 anos sou, separada e não tenho companhia para viajar. Confesso que tenho muito medo, mais vou ter que me aventurar.
      Boa sorte nessa sua viagem, que seja a primeira de muitas.

  34. Frank disse:

    Boa tarde, sempre gostei de sair sozinho e viajar, então comecei a conhecer todos os estados do Brasil, estou em um tour sozinho, fortaleza, natal, João Pessoa, recife, porto de galinhas, alagoas Sergipe, Aracaju, Salvador, e voltar para minas,cidade natal, tenho 24 anos, e estou curtindo muito, pois sempre gostei de ficar sozinho e conhecer o que nosso Brasil nos oferece, não deixe ninguém estragar o que você tenha vontade, curte,aproveite, seja feliz, agente é passageiro, e temos que fazer o que gostamos, grande abraço.!

  35. Andreia disse:

    To querendo muito ir para Londres em outubro. Mas ainda to com receio de ir sozinha.
    :/

  36. marcos j silva disse:

    puts quero viajar sozinho e estou com medo ,alquem pode me ajudar/

  37. Luiz Fernando disse:

    legal o post Rafael, achei sem querer usando Wi-Fi na praia do Laranjal/Lagoa dos Patos em Pelotas-RS.
    Tô aqui à caminho do Uruguai e depois patagonia Argentina à bordo de uma Kombi na companhia da minha cachorra paraplégica a Dominguinha.
    Sou do Paraná e tô fazendo a primeira trip solo e realmente uma experiência assim é uma aventura sem igual,abre-se a mente e o coração para novas experiências, pessoas e lugares de uma maneira que geralmente não acontece quando viajamos com alguém.
    post perfeito!

  38. Angelica disse:

    Eu estou preste a fazer minha primeira viagem sozinha. Sou de Goiânia e vou pro Rio, não vou negar que estou com medo, não tanto da cidade mas de não saber o que fazer sozinha lá. Mas adorei suas dicas

    • Oba, Angelica, dá um friozinho na barriga mesmo, mas pode ter certeza que vai ser super legal. Tome os cuidados que tomaria aí em Goiânia e, claro, um pouco mais por estar no Rio, como andar sozinha à noite em lugares vazios e com taxistas. No mais vai adorar!
      Abraços e ótima viagem!

    • Evelyn disse:

      Já fui várias vezes ao RJ e tenho mta vontade de voltar lá, mas todos meus amigos decidiram casar ter filhos…nunca fui sozinha, mas mesmo que tivesse ido, acho que solidão é algo que não sentiria lá, o povo do RJ não tem vergonha nenhuma de chegar junto e puxar conversa, vou me aventurar sozinha por lá no carnaval ano que vem. Boa sorte

    • Dino disse:

      Eu tbm sou de goiania e em setembro to indo sozinho pro rio realmente da medo mesmo

      • Gabriel disse:

        Olá Dino, tbem estou indo pro Rio dia 15 de Setembro, vou ficar em um Hostel, Estou com medo, mas vamos lá né, quem sabe a gente se encontra lá.

        • Ana Paula disse:

          Hey, vcs! eu sou do Rio, venham e vamos nos ver! Trabalho na Lapa de terça a sábado, pelo menos esse rolê podemos dar juntos!

          Um beijo!

  39. Juninho disse:

    Estou partindo amanhã pra minha primeira viagem sozinho
    Solteiro recentemente vou sair de uberlandia e ir pra salvador de moto
    Espero que seja a primeira de muitas
    Abraços
    Depois conto como foi

    • Margareth disse:

      Espero que tenha gostado daqui de salvador rsrsrs tmb estou em fase de preparação para fazer a minha primeira viagem sozinha rsrsrs se tudo ocorrer bem ( se Deus quiser ) dia 16/07 estarei indo rumo a minha aventura

  40. Ednario Silva disse:

    Eu tinha medo de viajar sozinho, mas depois da primeira vez, viciei!

  41. Fernanda P disse:

    Legal este post! Estou planejando minha 1a viagem internacional solo para este ano, mas como ainda tenho um certo receio, vou para um congresso médico e daí vou turistar pela cidade… já estou sonhando…

  42. jessica disse:

    Ai que bênçao esse post! Estou de férias e sem nenhum amigo ou parente disponivel para viajar comigo! Mas preciso de coragem, muita coragem! Queria ir pro Rio e pra Salvador. 🙁

  43. Kauê Braga disse:

    Eu morro de vontade de conhecer lugares diversos. Sempre que tento combinar alguma viagem com meus amigos não da certo. Já viejei sozinho, mas pra me encontrar com amigos (ficar na casa de alguém etc). Quero muito criar coragem pra encarar esse mundão mas tenho um problema, sou um pouco introvertido. 😡 Tem algumas dicas pra largar isso?

    • Oi Kaue, tudo bem?
      Acho que uma das melhores coisas pra você se enturmar rapidamente é ficar hospedado em hostels e também fazer passeios em grupo. Dessa forma você será “obrigado” a conhecer novas pessoas. Vale a pena. Só encarando mesmo essa insegurança.
      Abraços e ótimas viagens!

  44. Marinete Marques disse:

    Viajei com amigas e sempre deu zebra, por conta disso comecei a fazer minha mochila e pé na estrada… E ótimo sair só

  45. Jennifer disse:

    Adorei as dicas! Farei isso nas minhas próximas férias! Daqui a um mês!

  46. IDELSON disse:

    Viajarei sozinho pela primeira vez por um motivo maravilhoso: Olimpiadas 2016 (consegui duas finais otimas HAHA) inclusive peço aqui dicas de hospedagem baratas na região de Copacabana. Valeu.

  47. Nigro disse:

    Bom dia.
    Terei férias em Março e não faço a minima ideia de onde ir.
    Moro na baixada santista e acho que não sei viajar sozinho. rs…
    Alguma dica?

  48. Fidelis de Paula disse:

    SE NINGUEM QUER IR VA SOZINHO MESMO

    ISSO QUE EU FAÇO..

  49. Felipe disse:

    Fico admirado quem viaja sozinho p/ ir p/ shopping, comprar, se exibir, ostentar. Mas cada um é cada um.
    Viajar p/ se afastar de ódio, rancor, ressentimentos, stress no trânsito, de ter hora p/ tudo. Viajar só p/ contemplar o milagre da vida, a natureza, se autoconhecer.

  50. Ivan disse:

    É muito bom viajar sozinho quando se quer um tempo da cidade grande e da rotina, viajar p/ um lugar afastado, refletir sobre a vida, desapegar de coisas como ficar escolhendo roupa, vestir a primeira e a mais simples que tiver, andar descalço ou chinelos, ter novas ideias, tomar uma cervejinha olhando p/ mar, ir p/ praia e agradecer a Deus por tudo, é bom demais.

  51. Silvia disse:

    Acabei de voltar hj da minha primeira viagem sozinha.. uma semana em Florianópolis… sensacional!! Realmente uma experiencia e sensação unica… conheci lugares e pessoas maravilhosas e ja quero programar a próxima viagem!! Rss

  52. Leandro disse:

    Galera minha primeira vez no site, queria viajar sozinho pela primeira vez ao Rio, sou de SP.

    Tenho receios, alguém vai para lá no mês de novembro?

    Algumas dicas de hostels e lugares?

  53. Mariah disse:

    minha primeira viagem sozinha foi ao RJ, moro no RS, depois fui ao ES, em 2014 fui pra Austrália….assim ganhei o mundo sozinha, próxima viagem sozinha: Dinamarca e países vizinhos…..hoje amooo viajar sozinha faço meu próprio roteiro e lá vou eu….as pessoas me perguntam você não tem medo…eu digo só quando dá turbulência no avião…..

  54. César disse:

    Poxa, viajar sozinho é muito bom e só nos faz conhecer pessoas e locais legais e com outros olhos. Sempre viajei, principalmente sul da Bahia, que faço questão de ir todos os anos e ficar pelo menos 10 dias. Perca o medo e seja prevenido, precaução é tudo, sozinho e ou acompanhado. Estou por lá em dezembro/15 e vou torcer para conhecer um de vocês. Boa viagem !!!!!!

  55. Suzamar disse:

    Cheguei aos trinta, e me bateu uma vontade louca de viajar sozinha, acho q está sendo como um grito de liberdade. Vou passar 22 dias viajando, salvador e natal. Mas estou com um pouquinho de medo do desconhecido. Resolver tudo sozinha pela primeira vez na minha vida não vai ser fácil. Mas estou decidida a não desistir do meu grito de liberdade

    • Eduardo disse:

      Concerteza sera uma maravilha.Viajei algumas vezes com colega e não foi a viagem que eu pensava. Acho o que falta é este grito de liberdade. Pois sua uma pessoa que gosto de planejar tudo. Planejar passeios estudar os pontos turisticos antes de ir.Pesquisar tudo. Mas quando vou com alguem acabo não fazendo o que tinha planejado.Pois um não quer fazer passeios e como vc esta com a pessoa voce não quer deixar sozinho. Tb se Deus quizer irei fazer uma viagem maravilhosa sozinho. As vezes precisamos de liberdade. Va sim amiga voce vai ver como vai ser bom. Otima viagem aproveita

    • Tiago Parise disse:

      oi Suzamar, tbm cheguei nos 30 e mi bateu a mesma vontade, pretendo agora no final do ano programaar minha viagem para 2016! e vendo seu post mi deu ainda mais animo para essa nova empreitada!

    • Ivan disse:

      Viajar sozinho é muito bom, e melhor ainda quando não fechou um pacote turístico com guia, cronogramas apertados, etc… quando você quer conhecer um ponto turístico e ficar lá por alguns minutos é decisão sua, se quiser ficar por horas contemplando vai de você também, o que seria impossível se estivesse em grupo. Viajar sozinho te possibilita ficar mais livre p/ conhecer as pessoas no hostel sem implicações do(a) parceiro(a). É bem divertido decidir o seu roteiro, que cidades visitará, a cada cidade é um mapa diferente, uma nova cultura, é uma experiência nova.
      Na minha última viagem vi gente que viajou sozinha, e outros que viajaram em casal e se arrependeram, para nunca mais repetir, pois cada um tinha um ritmo diferente.

  56. Maria lucia disse:

    Adoro viajar sozinha minha ultima viagem sozinha foi para foz amei…agora vou para Chapada dos via feitos sozinha e de carro.estou animada.

  57. Leticia disse:

    Em dezembro estou indo passar 1 semana no RJ sozinha…confesso q estou com um pouco de medo por conta da violência…mas tendo certos cuidados e lendo essa matéria acredito q será uma excelente viagem

    • Oi Letícia,
      infelizmente nós aqui no Brasil estamos sujeitos a ver cenas tristes como essas. Mas basta tomar os cuidados básicos com seus pertences, evitar aglomerações como nas praias quando lotadas (principalmente no Arpoador) que sua viagem será ótima.
      Volte pra contar como foi!
      Abraços

  58. pri disse:

    oie boa tarde !!! mes que vem eu viajo sozinha para porto seguro, depois do que eu li, fiquei com menos medo obrigada pelas dicas!!!

    att: prislayne santos

  59. brasilnafoto disse:

    Ainda não fizemos esse tour "solitário" mas adoramos as dicas, parabéns!!!

  60. Excelente post! Costumo muito viajar sozinha e algumas pessoas me chamam de "corajosa " ou me acham estranha. Liberdade não tem preço! Vou mostrar esse post quando alguém me perguntar o porquê!

  61. Eliana disse:

    Quais os locais que vcs indicam para viajar sozinho?

  62. Hilda disse:

    Eu estou aqui em um impasse!!Terei 15 dias de férias sexta q vem!!Minha filha só conseguiu fazer o visto está semana por conta dos problemas que houveram no consulado americano!Agora ela não quer mais viajar pois está muito em cima e nada foi planejado!! Estou pensando seriamente em viajar sozinha para qualquer lugar!!!Alguém tem alguma sugestão??Íamos para Orlandoas a viagem com ela furou!!!

  63. Franklin disse:

    Pretendo entrar de férias em Setembro e pretendo ir pra Argentina sozinho… Tenho um certo medo pq sou mto tímido, o que dificulta deu fazer novas amizades. Conhecem algum grupo/fórum que fale sobre o assunto, pra tipo combinar com pessoas que estão indo pró mesmo lugar no mesmo período?!

    • Oi Franklin, tudo bem?
      Você pode entrar no site Mochileiros e perguntar isso no fórum sobre Argentina, provavelmente aparecerá alguém que irá na mesma época que você. Mas fique tranquilo, quando a gente viaja acaba ficando mais aberto para novas amizades.
      Abraços

  64. Miqueline disse:

    Olá Jean, estarei indo sozinha pra Fortaleza, ha uns dias estou pesquisando lugares para ir, valores e tudo mais.
    Confesso que quando a data se aproxima me dá um medinho, mais estou ansiosa. Quando voltar conto como foi.
    Minha unica preocupação é como tirar foto sozinha haha.

  65. Oi Jean, tudo bem?
    Aqui temos muitas dicas de Fortaleza. Você consegue fazer tudo sozinho https://www.essemundoenosso.com.br/category/brasil/for
    Abraços

  66. celina disse:

    olá, obrigado pelas dicas, estava pensando em desistir!! ia viajar com um amigo para o Rio e depois iamos para fora da fronteira e passar uns dias por peru, bolivia, chile, dai que aconteceu um problema com ele e bom achamos que ele n vai mais poder ir, e eu to muito afim pois minha alma ta pedindo essa viagem a alguns anos, só que sozinha eu estava achando que não rolava, pois ele ja morou pra fora e ele ja tinha mochilado pra la ano passado e já tinha uma ase de algumas coisas que iriamos fazer e sem ele acho que vou ficar meio perdida pois não conheço muito a lingua, mas tomei coragem e se ele não for vou sozinha e vou fazer tudo que planejamos juntos, desse jeito vou sentir ele um pouco perto de mim.

  67. Adenilce disse:

    Minha experiencia de viajar sozinha foi em 2011 onde fui para Orlando – FL, onde fiz tudo sozinha. Desde a compra da passagem, reserva de hotel e carro. Nunca tinha dirigido um carro automatico, entrei no youtube e aprendi la. Levei meu GPS daqui, fiz muitas pesquisas na internet e deu tudo certo com meu ingles basico. Depois dessa, meu pensamento foi longe. Realmente, ficamos mais fortes.

  68. justina disse:

    Ola! Uma viagem desejada e bem planejada não deixa espaço para a solidão, vai por mim! Já fiquei 45 dias sozinha na Europa e antes de acabar eu já sentia saudades.

  69. jose disse:

    Viajo sozinho a 6 anos é muito bom vale a pena , curto muito e as experiências são ótimas.

  70. maicon disse:

    muito legal RAFAEL seu btrabalho nunca viajei sozinho, estava sem coeagem mas com os comentarios aqui acho que vou mesmo.

  71. Jorge H. disse:

    Cara, estou morrendo de medo mas com a empolgação superando o medo. Estou me esforçando para realizar um desejo de anos, e finalmente…com dinheiro suficiente, vontade absurda e um grau de aventura, irei… Mas terei de colocar esse post em um quadro para os momentos de fraqueza até a data da viagem (que tem sido muitos)…kkkkk. Estou indo para londres e com um pouco de medo da imigração pelos relatos assombrosos e por estar indo sozinho. Mas citando alguém acima, vamos que vamos. Excelente post, assim como os demais. Obrigado e abraço.

    • Muito legal, Jorge,
      meu objetivo é justamente esse, incentivar e ajudar a criar coragem. Senti esse frio na barriga e ainda sinto até hoje, mas pode ter certeza de que tudo sempre foi mais que inesquecível.
      Abraços e fique à vontade se precisar de qualquer coisa.

  72. Rafaela disse:

    Poxa, esse post me ajudou pra caramba!!
    Tenho procurado opções pra fazer minha primeira viagem sozinha.. estou aquele friozinho na barriga (que é gostoso até), mas vou que vou!!!!
    Parabéeeeens pelo post ((:

    • Que bom, Rafaela, fico muito feliz. É uma delícia esse friozinho na barriga. Ótima viagem e volte pra contar como foi 😀
      Abraços

    • Jane disse:

      Oi Rafaela, tbem tenho receio de viajar soh. Gostaria de trocar Fone, Face…etc. para fazer amizade. Embora tenha 57 anos sou jovem e gosto de tudo que me deixe feliz. Sou de Florianopolis/SC. bjus
      de onde vc. eh ??

  73. Thais disse:

    Semana que vem estou embarcando rumo a Buenos Aires, depois passo uns dias em Montevideu, vou sozinha realizar um grande desejo que é conhecer essas cidades. Mas confesso que agora que está chegando próximo do dia, estou insegura de muitas coisas. Achei muito legal o texto e me deu até um alívio, espero que chegando lá eu me jogue nessa aventura e curta bastante.

  74. Well San disse:

    Já fui a Londres e Amsterdam sozinho, e foi incrivelmente fantastico. Se você vai em um pub ou uma balada, é raro ficar sem conversar com ninguem, pois tem muitas pessoas na mesma situação e que buscam o mesmo que você (isso porque que sou muito tímido) Tinha minha propria agenda, tudo acontecia no meu proprio ritmo, nem pra mais nem pra menos. Sem contar que em uma dessas viagens, acabei encontrando um grande amor, que também estava viajando sozinha.

  75. Gil disse:

    Rafael, muito bom artigo. Me identifiquei com ele, pois viajo sempre sozinho pela Europa. Assino embaixo. O difícil é lidar com a desaprovação dos outros que não entendem que queremos viajar sozinhos.
    Abraços
    Gil

  76. Bruno Costa disse:

    Excelente artigo, Rafael! Já cansei de ouvir de amigos "Ah mas eu vou viajar com quem? Sozinho?"
    Agora tenho 10 argumentos para quando ouvir essa resposta! =)

  77. Marcella disse:

    Eu hoje prefiro viajar sozinha por outros motivos além dos supracitados:acordo cedo, não curto ficar no hotel até meio dia dormindo,gosto de ficar uma hora olhando um quadro desconhecido em um museu qualquer caso a obra me emocione,não tenho paciência com gente que viaja e reclama de tudo..gente que não tem saco de parar pra tirar uma foto e gente que enche o saco de tanta foto que tira e não vive o momento.Em tempos de internet,é mais fácil você ficar sozinha em grupo,pq todos eles estão ocupados postando no facebook.. e você tá lá ,curtindo alone…Então, o lance de ter ou não companhia é relativo…fora que dependendo com quem tu for,acaba sempre cedendo..tipo,amiga chatinha,namorado mala….kkkkk Mas estou aberta a encontrar a companhia ideal, quem sabe? Aqueles que curtem viajar,gostam de uma comprinha ..bom humor…rsrs

  78. Dani disse:

    Nossa, Rafael adorei seu post!
    Nunca viajei sozinha e me animei. É claro q se eu achar alguém q queira curtir o final de janeiro cmg iria adorar!
    Alguém q já viajou bastante e gostaria de me ajudar a preparar um roteiro bacana?

  79. Mariana disse:

    Vou contar um pouco da minha primeira viagem sozinha!
    Sempre tive medo, até que me arrisquei e fui a Florianopolis passar 01 semana. Muita coisa contra, pois é tempo de copa e em junho faz frio la no sul. A ilha é linda, cheia de encantos e muito o que fazer. Fiz a excelente escolha de fica r na lagoa, e melhor ainda, consegui um hotel que me deu todas as dicas de passeios e restaurantes. A concierge Paula é sensacional, o hotel é simples, mas na melhor localização, bem no centrinho da lagoa. A vista do cafe é incrivel, tomar cafe de frente pra lagoa é a melhor parte (mesmo com frio). O passeio de barco na lagoa que vai ate o vilarejo de pescadores, o pub black-swan lotado de gringos, a orla da lagoa…. são ingredientes q fizeram a minha viagem ser maravilhosa, conheci muitas pessoas e locais. Vale arriscar!
    Dicas: café cultura, Donzepe Hotel.com.br (peça para falar com a paula), cabral restaurante, cantina freguesia.

  80. vilma disse:

    Vou viajar sozinha como ne aprisionar de alguem vou para porto de galinhas

  81. Thiago Junqueira disse:

    muito legal o post! e eh exatamente o que tenho feito nesse ultimo ano…viajado muito, e sozinho! Bolivia, Peru, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Marrocos, Italia, Ilha de Pascoa, Africa do Sul…e hoje estou escrevendo este comentario diretamente das Ilhas Mauricio, que por sinal eh um lugar fantastico!!! ainda esse ano pretendo ir a Colombia (viagem ja confirmada para julho), para o Canada e EUA (a confirmar)…

    ai vem a pergunta que uma italiana me fez na Africa do Sul, voce nao trabalha nao? rsrsrsrs…trabalho e muito! so que trabalho em area remota e a cada 40 dias de servico tenho 11 dias de folga…e nesse periodo de folga aproveito e viajo sozinho, ate porque os meus amigos sempre estao trabalhando ou etc…

    e pra nao ficar sozinho nas viagens, conforme item 5 deste post, sempre estou nas redes sociais…algumas fotos das minhas viagens estao no Instagram: @TJunqueira84

    Valeu

  82. luiz disse:

    Cara, seu site do inicio ao fim é show.
    Viajo muito (trabalho e lazer), e quase sempre sozinho.
    Ou melhor, parto sozinho, mas as amizades na estradas sao quase sempre ótimas.
    Parabens e obrigado por compartilhar tanto.

  83. graciele disse:

    Ola Rafael.
    Adorei seu post e dicas. Esse ano viajei sozinha para Fortaleza. Em Janeiro vou para NYC e zorlando… nao falo ingles mas tb nao sou quadrada…rsrsr.. uma coisa ou outra sei, mas ja estou vendo tudo para nao passar tanto sufoco.. e tenho certeza que vou me divertir muito. Serao 6 dias de viagem… to contando nos dedos.

  84. Carlos Souza disse:

    Esse ano eu decidi viajar sozinho e não me arrependi. Aproveitei muito mais as viagens e o roteiro que tracei. O bom é a liberdade prá se virar do seu jeito. A experiência de vida que se ganha é única.

  85. André disse:

    Ótimo post!
    Desde 2003 quando a Gol começo com essas promoções de passagens aéreas(100 reais ida e volta para qualquer lugar do Brasil) comecei a viajar sozinho exatamente por esse problema dos amigos nunca terem tempo para viajar, terem família pra cuidar ou não terem dinheiro para ir.
    Alguns detalhes para contribuir com o que você colocou:
    -viajando sozinho você se obriga a falar e praticar outro idioma, o que não acontece viajando com amigos. Numa conversa mais longa tive até dor de cabeça por ter um inglês intermediário, mas pode ter certeza que vale a pena e o conhecimento adquirido será enorme;
    -procure planos de acesso a internet com antecedência antes de ir a cada cidade/país. Tradutor, mapas de metrô, mapas da cidade na palma da mão 24h vão te ajudar sempre.
    -Recarregador portátil de celular é interessante pois esse uso contínuo de internet vai acabar com a sua bateria em umas 3 horas.

  86. Jose Antonio disse:

    Adorei o post. Ja viajei sozinho (de carro e moto), por período de até 15 dias e garanto que solidão é o que menos bate. Vale a pena sim. É um verdadeiro encontro consigo mesmo.

  87. fernanda disse:

    Decidir e programar que vai viajar sozinha da um friozinho na barriga. Depois que chega no destino é tudo de bom. Na primeira vez fiquei em um hostel e foi maravilhoso, conheci várias pessoas. Sempre que possível quero ficar em hostel.

  88. Jordana disse:

    Todas as viagens que viajei sozinha foram melhores que fiz! Excelente post!

  89. Marcos disse:

    Estou com um amigo precisando de alguém para dividir a cabine de um navio em julho pelo caribe. Estamos num grupo de 22 pessoas. Se alguém tiver interesse ou conhecer alguém entre em contato

  90. Paulo disse:

    Que massa esse post. Sempre viajo sozinho, não tenho nenhum problema com isso. A gente fica muito mais aberto a novas amizades do que quando viajamos em grupos fechados.

  91. Thiago disse:

    Olá galera, gostei desse tema e aqui vai um vídeo legal de uma viagem que fiz sozinho e curti muito fazer…
    Por favor, deixem seus comentários, obrigado!!


  92. Isa disse:

    Vou fazer minha primeira viagem sozinha esse ano, vou começar aqui no Brasil em Foz do Iguaçú… sinto que vou amar, mas bate um medinho pois sou bem tímida e vou ter que enfrentar isso, acho que vai ser bom!
    Curti o post!

    • Muito legal, Isa, espero que seja uma experiência inesquecível!
      Abraços e obrigado

    • Donisete disse:

      Ola, fui pra foz do iguaçu sozinho ano passado em setembro… fiquei tres dias por lá.. sempre andei de transporte público que funciona muito bem…fui em quase todos os pontos turisticos.. tudo certinho.. uma hora desci no ponto errado más nada de se preocupar…kkkkk….enfim.. de primeiro momento pareceu ser uma cidade dificil pois pelas ruas vc vai encontrar pessoas falando nos mais variados idiomas… principalmente nos pontos turisticos.. más eu achei super de boa!! Boa viagem

  93. Edwiges disse:

    Obrigada pelo conselho. Vou iniciar minhas viagens sozinha e você vai se preocupar com isso. Prepare-se. Te amo.

  94. julianabacci disse:

    Rafa, demais! Parabéns!

  95. Sensacional Rafa!!!

    Sou suspeito no assunto, pois o ano que passei viajando sozinho foi o melhor da minha vida. Além de tudo isso que você citou, ficar tanto tempo por conta me fez aprender sobre mim mesmo, a como lidar com situações e perrengues. Fora que ganhei centenas de novos amigos.

    Valeu pela indicação. Um prazer aparecer por aqui…e tu ainda escolheu minha foto preferida…heheh. Para quem interessa, a tirei a foto em Koh Phi Phi.

    Abração

  96. Dudu disse:

    Gosto muito de viajar sozinho. Super bacana o Post!!! . Abçs..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *