Vila Nova de Gaia: O que fazer, os vinhos do Porto e pontos turísticos

Apesar de ser um outro município, Vila Nova de Gaia, em Portugal, fica bem de frente para o Porto, separadas apenas pelo Rio Douro. A ligação entre as duas é feita por diversas pontes centenárias, incluindo a famosa Ponte Dom Luís I, que falaremos mais abaixo.

Além de ser uma charme de cidade, com alguns pontos turísticos interessantes e a melhor vista do Porto, Vila Nova de Gaia é destino pra quem quer visitar as caves de vinho do Porto, já que a cidade conta com dezenas delas às margens do Douro.

O QUE FAZER EM VILA NOVA DE GAIA

1. A MELHOR VISTA DO PORTO

Se a cidade do Porto já é uma delícia de destino, a melhor vista dela se tem a partir de Vila Nova de Gaia, bem às margens do Douro, de onde é possível ver a beleza dos coloridos prédios históricos e as antigas barcas que transportam o vinho.

Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Encontre o melhor preço no seguro obrigatório pra Portugal

2. PONTE DOM LUÍS I

Para chegar a Vila Nova de Gaia, basta cruzar a pé a partir da Ribeira, no Porto, a icônica Ponte Dom Luís I, construída entre 1881 e 1888. Na pista inferior, passam carros e pedestres. Já na superior, esses dividem espaço com uma linha do metrô.

Ponte Dom Luís I em Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ponte Dom Luís I em Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

3. O CALÇADÃO

O calçadão que margeia o Douro tem um comércio vibrante, com muitas lojinhas e restaurantes com vista pro Porto. Há opções para todos os bolsos e gostos.

Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos meus restaurantes favoritos, com uma das vistas mais bonitas, é o Ar de Rio, que foi indicado pelos proprietários do hotel onde fiquei no Porto, o charmoso Porta Azul (saiba mais).

Ar de Rio em Vila Nova de Gaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ar de Rio em Vila Nova de Gaia

Com preços justos, foi nesse restaurante onde provei a famosa Francesinha, prato típico da região, que é uma espécie de sanduíche recheado com bife, linguiça, salsicha, presunto e queijo, coberto com um delicioso molho à base de tomate.

Francesinha no Ar de Rio em Vila Nova de Gaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não bastasse o prato, a vista e os vinhos do Ar de Rio fizeram dele pra mim um dos melhores restaurantes da cidade. Sabe quando você junta preço bom, boa comida e um visual que dispensa comentários? Se você quer saber mais sobre a Francesinha, esse prato típico que surgiu no Porto já ganhou um post aqui no blog.

4. O TELEFÉRICO

Um dos passeios mais legais pra se fazer em Vila Nova de Gaia é de teleférico. Apesar da viagem ser bem curta, cerca de cinco minutos, o visual do Douro e do Porto valem a pena. Os bondinhos ligam o calçadão ao alto da Ponte Dom Luís I, um convite pra cruzá-la no ponto mais alto.

Teleférico em Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Teleférico em Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Você pode consultar os preços e os horários no site da Gaia Cable Car, já que eles variam de acordo com o número de pessoas e a época do ano.

Teleférico em Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

5. CAVES DE VINHO DO PORTO

Como disse no começo do texto, as mais famosas caves de vinho do Porto na realidade estão na cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Elas se amontoam na colina às margens do rio Douro. E o bom é que muitas delas são abertas à visitação, incluindo degustação. Algumas das maiores e que têm fácil acesso a partir do calçadão são a Cálem, a Sandeman e a Graham’s.

Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

6. MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR

Esse mosteiro construído entre os séculos XVI e XVII fica no alto de uma colina. O prédio é famoso por seu formato circular. Por estar no alto, tem uma bonita vista do Douro e do Porto. Apesar de fechado ao público, você pode ter a chance de visitar a igreja aos domingos, quando há missas pela manhã.

Igreja da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, Portugal [Foto: Diego Delso (CC BY-SA 3.0)]

Foto: Diego Delso (CC BY-SA 3.0)

7. AS RUAS DE CHARME

Se ainda sobrar tempo, vale andar sem pressa pelas ruelas charmosas e coloridas de Vila Nova de Gaia, uma mais fotogênica que a outra.

Vila Nova de Gaia, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já esteve aqui? Tem mais dicas de o que fazer em Vila Nova de Gaia? Deixe seu comentário!

+ Hotéis no Porto com até 50% de desconto
+ Quando viajar pra lá: qual a melhor época?
+ Quanto custa viajar para Portugal?
+ Todas as dicas pra sua viagem ao Porto

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *