Como é voar na classe executiva da Copa entre Brasil e Panamá

Se você já comprou a passagem na econômica, poucos dias antes do embarque irá receber por e-mail uma oferta de upgrade para a classe executiva da Copa Airlines. Que tentação! Vale a pena? Como é voar nela?

Esse upgrade funciona como uma espécie de leilão e você deve fazer uma oferta para cada trecho da sua viagem (o valor mínimo muitas vezes é até tentador). Se esse é seu caso ou se está pensando em comprar uma passagem na executiva da Copa nós contamos aqui como é voar nessa classe.

COMO É VOAR NA CLASSE EXECUTIVA DA COPA

A Copa Airlines tem como seu centro principal de operação e conexões a Cidade do Panamá, um hub estrategicamente localizado no coração das Américas. Apesar de nunca ser bom fazer conexão (um voo direto é sempre melhor e mais rápido), a troca de aviões costuma ser bem rápida por ali, normalmente leva menos de 1h ou 2h, o que mal dá tempo pra conferir os bons preços do Free Shop do Panamá.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines [Foto: Christopher T Cooper (CC BY 3.0)]

Foto: Christopher T Cooper (CC BY 3.0)

Já voamos algumas vezes pela companhia e contamos nossa experiência na classe econômica em outro post. Dessa vez, embarcamos na classe executiva da Copa na Cidade do Panamá num voo para São Paulo, com duração de pouco mais de seis horas.

 

O AVIÃO

Os aviões operados pela empresa são iguais aos Boeing usados em voos domésticos da Gol ou os Embraer da Azul. A rota entre o Brasil e o Panamá é feita pelos Boeing 737-700 ou 737-800, e foi nesse último que nós embarcamos. São de 12 a 16 passageiros na classe executiva, dependendo do modelo do avião.

Como a aeronave é pequena, não espere poltronas que viram cama (180º) na executiva da Copa, mas de todo jeito elas são confortáveis, de couro, largas e reclinam como as dos ônibus executivos.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines [Foto: Stefan Krasowski (CC BY 2.0)]

Foto: Stefan Krasowski (CC BY 2.0)

Há alguns botões (não elétricos, mas mecânicos) que ajustam a reclinação, a lombar e o suporte para as pernas e pés. Mas o espaço para o assento da frente é muito bom. Neles já ficam travesseiros e cobertores. A tela de LCD touch screen fica guardada no apoio do braço da poltrona e só pode ser usada após a decolagem.

Vai pro exterior? Encontre o melhor preço no Seguro Viagem 
Viaje sem sustos com problemas de saúde, extravio de bagagem, atrasos de voos… Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

 

O VOO

Nosso voo saiu da Cidade do Panamá às 19h (horário local) e chegou em São Paulo às 3h (horário do Brasil). Não houve atrasos. Os passageiros da executiva têm prioridade no check-in e também no embarque. Logo que nos sentamos, o simpático tripulante foi até os passageiros e entregou o menu daquele voo. Pouco tempo depois, passou perguntando quais opções desejaríamos.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como eu estava sentado mais para trás, fiquei chateado quando ele avisou que não havia mais opção de salmão como prato principal, ou seja, tive que ficar com frango mesmo 😢. Mas os demais pratos eram até que bons para um voo relativamente curto.

Ainda foram entregues aos passageiros os fones de ouvido e uma nécessaire bem bonitinha com alguns amenities, como meias, tapa olhos, protetor labial, hidratante, escova e pasta de dente.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

SERVIÇO DE BORDO

Logo após a decolagem, nos foram oferecidos alguns snacks e bebidas, entre elas vinhos, whisky, vodka, rum, entre outras. Peço desculpas pelas fotos escuras, mas é que voo foi de noite e praticamente só as luzes individuais foram acesas.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como já tínhamos feito os pedidos de acordo com o menu entregue, o comissário serviu cada um de acordo com suas escolhas. Os recipientes eram de porcelana, os copos de vidro e os talheres de metal, bem como os guardanapos eram de pano. De entrada, pedi uma salada, sopa de abóbora e vinho branco.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como prato principal, já que não tinha o salmão que eu queria, comi o supremo de frango com purê e legumes. De modo geral, gostei do tempero, algo sempre meio com “cara de hospital” em aviões.

Como é voar na Classe Execuiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As bebidas foram repostas durante todo o jantar, à medida em que os passageiros consumiam. De sobremesa, havia a opção de torta de coco ou sorvete de creme. Fiquei com esse último, que ainda tinha cobertura à sua escolha e amêndoas.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu quase não acordei, mas pouco depois de 3h do jantar, bem no meio da madrugada, foi servido o café da manhã, com frutas, frios e uma bolacha. Senti falta de pão, mas pelo horário não tinha fome quase nenhuma.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

ENTRETENIMENTO A BORDO

O sistema de entretenimento da classe executiva da Copa Airlines é exatamente o mesmo da econômica. Mas é bom, eu gosto bastante, pois praticamente todos os títulos têm a opção em português. Há diversas opções de filmes, entre eles alguns bem novos, séries (como Friends e Big Bang Theory), clipes, desenhos, canais de áudio e games. Você pode conferir as opções em cartaz no dia do seu voo no site da empresa.

Como é voar na Classe Executiva da Copa Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como as telas são touch screen, são bem fáceis de ser manipuladas, como um tablet mesmo. Além disso, há a revista Panorama no bolsão da poltrona.

 

CONCLUSÃO

De modo geral, foi um voo agradável. Se você conseguir um preço bom ou um upgrade vantajoso, vale sim a pena. Não é um serviço de classe executiva que já experimentamos em voos em aviões maiores como na Swiss ou Avianca, mas pelo que se propõe foi bem feito.

+ Todas as dicas pra curtir a Cidade do Panamá
+ Relatos de voos em companhias do mundo todo

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Lucas Lobao disse:

    Quanto voce pagou? O upgrade vale memso para quem comprar o voo com milhas smiles.. Como prceder, grato esotu indo em agosto!

    • Oi, Lucas, tudo bem?
      Eu tive um upgrade gratuito. A Copa normalmente envia um email poucos dias antes do voo com ofertas para o upgrade para classe executiva, só não sei te confirmar se eles fazem isso pra quem emitiu passagens com milhas, mas creio que sim.

      Abraços e ótima viagem!

  2. Marcelo disse:

    A business da copa deveria chamar -se Premium economy. Se o preço for o mesmo da econômica de outras cias, tudo bem. Eu pagaria até uns R$2.500,00 no máximo Brasil-eua. Para viajar de Business para os EUA tenha em mente gastar R$4.000,00 no mínimo. Sem falar em milhas é claro. Mas é outro assunto…

  3. Artur Oliveira disse:

    Boa Noite, tudo bem? Obrigado pelo relato! Estou pensando em já comprar a passagem com desconto na Business mas não tenho visto grandes diferenças. Por R$700, vale a pena?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *