Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda

Na hora de escolher quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda, mais importante que o clima, algo que pode influenciar na sua viagem é se é período de alta ou baixa temporada. Digo isso porque ao contrário da região de Salvador ou do resto do Nordeste “mais pra cima”, o Sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.

E o que isso quer dizer? É que independente da época que você vá poderá pegar sol e também alguma chuva na região de Porto Seguro. Mesmo quando “inverna” no resto do Nordeste (principalmente de abril a julho), o sol continua dando as caras por aqui, mesmo que com períodos de chuva.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda - Arraial d'Ajuda (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo)

Praia do Mucugê, Arraial d’Ajuda

Nesse post explicamos melhor sobre o clima e a temporada na região para te ajudar a escolher quando ir pra Porto Seguro e distritos vizinhos, como Trancoso e Arraial.

QUANDO IR PRA PORTO SEGURO, TRANCOSO E ARRAIAL D’AJUDA

A temperatura média é de 25ºC em Porto Seguro e as chuvas são bem distribuídas ao longo do todo o ano. Como contamos acima, mesmo quando o resto do litoral do Nordeste sofre com as fortes chuvas que normalmente vão de abril a julho, o Sul da Bahia é um dos melhores lugares pra pegar praia nesse período.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda

O inverno tem temperaturas um pouco mais amenas, que podem chegar aos 22ºC. No verão, o calor é um pouco mais intenso, com média de 26ºC, e é o período onde as pancadas mais fortes de chuvas aparecem com frequência. Mas é comum depois de alguns minutos o sol abrir novamente.

RESUMINHO DO CLIMA: QUANDO IR PRA PORTO SEGURO
Dá pra ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda o ano todo, já que as chuvas são bem distribuídas e temperatura varia pouco. O Sul da Bahia é uma boa opção pra fugir das fortes chuvas do litoral nordestino no primeiro semestre.

 

A ALTA TEMPORADA

A alta temporada em Porto Seguro e nos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso vai principalmente de dezembro ao Carnaval, quando as cidades estão bem mais cheias. Além dos feriados, as férias de julho também atraem muitos turistas, em sua maioria mineiros, paulistas e capixabas.

Se você quer fugir do clima agitado e do trânsito de Porto Seguro na temporada, Arraial d’Ajuda e Trancoso, apesar de ficarem cheias, tem um ritmo mais calmo, de cidadezinha de praia.

Quando ir pra Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda - Vista aérea de Porto Seguro (Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo)

 

ONDE FICAR NA REGIÃO

Porto Seguro Trancoso Arraial d’Ajuda
São muitos hotéis pra todos os bolsos e gostos, frequentados mais por famílias. Se estiver por conta própria, vale ficar atento à distância do centro e se precisará pegar estrada pra ir à praia. Veja hotéis com desconto. É um dos destinos mais badalados da região e que virou moda inclusive entre famosos, o que reflete em preços mais altos até em pousadas simples. Mas dá pra encontrar opções com bom custo-benefício. Fica entre as outras duas e tem opções pra todos os bolsos, que vão de resorts a pousadinhas. O público é jovem e a noite costuma ser agitada. Confira hotéis com até 50% de desconto.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre quando ir pra Porto Seguro, Trancoso ou Arraial d’Ajuda? Deixe seu comentário!

Veja mais dicas nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube

+ Praia do Espelho em Trancoso: Como ir e o que fazer?
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da região

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *