Monte Verde, em Minas Gerais, é um dos destinos que mais indicamos pra quem quer relaxar e comer bem sem precisar ir para tão longe de São Paulo. A cidade é muito charmosa e tem atrações que agradam casais, famílias e amigos. Mas que razões são essas? No post de hoje, a gente lista 10 motivos para viajar para Monte Verde que farão você ter vontade de ir pra lá o quanto antes.

10 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MONTE VERDE

Antes de começarmos a nossa lista, vamos falar um pouco mais sobre o destino. Na verdade, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, mas pra mim continua sendo uma cidade rsrs. Fica a 160 km de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte.

No inverno, a cidade registra temperaturas negativas. Na primavera e no verão, embora os dias sejam mais quentes, as temperaturas mínimas costumam ser entre 15º e 17º. A gente tem um post sobre a melhor época de ir pra lá.

10 motivos para viajar para Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dito tudo isso, vamos finalmente à nossa listinha:

1. RUAS CHARMOSAS

Só por isso já valeria a pena ir pra Monte Verde, o centrinho é muito charmoso. A rua principal (adivinhem o nome? Monte Verde kkkk) é cheia de flores. Por lá, ficam muitos restaurantes, galerias e lojas. Vale a pena andar pelas ruas sem pressa e tentar ir também no horário do pôr do sol. O visual fica lindo. Ainda mais com as araucárias de fundo.

Pôr do sol em Monte Verde, Minas Gerais (Foto: Esse Mundo é Nosso)

2. TRANQUILIDADE

Diferente de Campos do Jordão, Monte Verde é uma cidade bem menos agitada. Na alta temporada é claro que ela fica bem cheia, mas, mesmo assim, nada que se compare a Campos. Por lá, é muito mais fácil andar nas ruas sem trombar com ninguém, além de não precisar ficar horas esperando em filas dos restaurantes.

10 motivos para viajar para Monte Verde: Ruas tranquilas e floridas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

3. COMIDA MINEIRA E ITALIANA

Comer bem: isso não poderia ficar de fora da lista de 10 motivos para viajar para Monte Verde. A cidade mineira tem ótima gastronomia. Fazendo jus ao seu estado, é muito fácil encontrar opções de restaurantes que servem comida mineira. Nada como almoçar um frango com quiabo ou um tutu de feijão, né?

Comida mineira do restaurante Dona Mucama (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Comida mineira do restaurante Dona Mucama (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem preferir, tem também diversos restaurantes italianos que servem excelentes massas e risotos. A gente fez um post com dicas de restaurantes.

4. FONDUE

Seguindo o ritmo de “vamos engordar em Monte Verde”, claro que não tem comida que combine mais com o frio do que o fondue. Não faltam boas opções de restaurantes que servem fondues doces e salgados em sequência ou rodízio.

Fondue do restaurante Villa Amarela (Foto: Reprodução/Facebook)
Fondue do restaurante Villa Amarela (Foto: Reprodução/Facebook)

Dá para comer os básicos, de queijo, carne e chocolate, mas também para ousar também e comer com peixes e chocolates especiais. Não deixe de ver a lista que preparamos com dicas de onde comer fondue por lá.

5. CHOCOLATE

Além do fondue e do vinho, o que mais um friozinho pede? Chocolate!! Em Monte Verde tem uma loja da Montanhês, de Campos do Jordão. Mas também o Gressoney. É muito legal porque além da loja de chocolate, eles possuem um café com doces maravilhosos e dá para ver também a fabricação do chocolate por um vidro. As crianças amam (e os adultos também).

Prímulas, um dos produtos típicos da Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)
10 motivos para viajar para Monte Verde: Fábrica da Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Fábrica da Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)

6. GELEIAS

Eu avisei que em Monte Verde, a comida é boa, né? Não deixe de experimentar as geleias Edelweiss. A gente teve a alegria de conhecer o seu Edmundo e a dona Isa, proprietários da empresa. Eles nos mostraram todo o processo de fabricação das geleias. Vale muito a pena! Eu amo geleia de pimenta para comer com queijo. Achei melhor do que muita marca estrangeira que tem por aí.

Geleias Edelweiss (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Geleias Edelweiss (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem preferir, tem geleia de muitas frutas também. Em Monte Verde, você vai encontrar outras marcas. Só conheço a Edelweiss, mas vale a pena experimentar outras também. A loja da Edelweiss fica na Galeria Suíça (Av. Monte Verde, 858 – Tel.: 35 3438-1513).

7. NATUREZA

Achou que fosse só comer, né? Em Monte Verde também tem lindas paisagens, trilhas e parques. As trilhas mais famosas ficam no Parque Ecológico Verner Griberg e não precisam de guia, são elas: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô.

A Pedra Redonda é a mais famosa. Demora cerca de 1h30 entre ida e volta. A vista é linda! Vale a pena. De lá dá para ver montanhas de Minas Gerais, vales de São Paulo e Campos do Jordão.

10 Motivos para viajar para Monte Verde: Pedra Redonda (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pedra Redonda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Parque Oschin também é uma opção para quem gosta de natureza. O parque tem atrações para as crianças, como um mega playground com escalada, lago, cascata, gruta, hortênsias, araucárias e um mirante.

8. PASSEIOS RADICAIS

Monte Verde também tem seu lado aventureiro. Na Fazenda Radical, tem duas mega tirolesas com vistas lindas, passeio de quadriciclo e muito mais.

Tirolesa da Fazenda Radical (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tirolesa da Fazenda Radical (Foto: Esse Mundo é Nosso)

9. GELO

É engraçado colocar “gelo” como título de um dos tópicos desta lista com 10 motivos para viajar para Monte Verde, né? Mas é que na cidade há duas atrações bem legais: uma é a pista de patinação no gelo (Av. Monte Verde, 1463 | Tel.: 35 3438-1440) e a outra é o Ice Bar (R. Jacutinga, 5), um bar feito todo de gelo e que tem temperaturas que variam entre -15 º a -20 º C.

Ice Bar  em Monte Verde (Foto: Reprodução/Site Oficial)
Ice Bar (Foto: Reprodução/Site Oficial)

10. HOTÉIS

Para fechar a lista dos 10 motivos para viajar para Monte Verde… os hotéis! Na cidade, há diversos hotéis incríveis com spa, vista maravilhosa e excelente café da manhã (encontre o seu com desconto). Bom para os casais românticos ou para qualquer um que está precisando relaxar.

Pousada Pedras e Sonhos, em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pousada Pedras e Sonhos, em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre elas estão a Pousada Suíça Mineira, a Pousada Vilage de Minas, a Pousada Spa Mirante da Colyna, a Carícia do Vento, a Ahavanoah, a Pedras e Sonhos e muito mais.

Tem mais dicas de Monte Verde ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

+ Veja todos os posts sobre o destino
+ O que fazer por lá: Principais atrações
+ Melhores restaurantes

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

3 respostas

  1. Ótimo artigo!!! Parabéns!!! Vc só esqueceu de avisar que muitas dessas coisas não estão em pleno funcionamento agora, por causa da pandemia, como, por exemplo, as trilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.