Quantos dias em Cancún e na Riviera Maya devo ficar

Não é fácil organizar uma viagem pra Cancún e pra Riviera Maya. A região tem muitos atrativos, que vão de praias lindas e cenotes a baladas e muitos parques temáticos. Por isso, é preciso muita atenção na hora de decidir quantos dias em Cancún e na Riviera Maya são ideais ficar.

Por experiência própria: não faça tudo correndo! Se fizer, as férias que seriam para descansar vão te deixar mais cansado e estressado. E vamos falar a verdade, ninguém merece ficar irritado em dias de descanso, né?

Neste post, a gente vai dar dicas de qual é o tempo ideal para ficar em Cancún e na Riviera Maya para conseguir aproveitar bem a região sem se arrepender.

QUANTOS DIAS EM CANCÚN DEVO FICAR?

Antes de decidir quantos dias em Cancún você ficar, é importante entender um pouco mais da região. Pra ficar mais fácil, dividi em alguns tópicos:

Quantos dias em Cancún e na Riviera Maya eu devo ficar? (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Quantos dias em Cancún e na Riviera Maya eu devo ficar? (Foto: Esse Mundo é Nosso)

É PERTO DA CIDADE DO MÉXICO?

Muita gente acha que pode ir de avião até a Cidade do México e de lá seguir de ônibus ou transfer para Cancún. Nada disso. As duas regiões ficam bem distantes (cerca de 1600 km ou 20h de carro). Se você deseja passar uns dias na Cidade do México, é preciso depois pegar um voo até Cancún.

ONDE FICA CANCÚN?

A cidade de Cancún faz parte do estado de Quintana Roo e está localizada no noroeste da Península de Yucatán.

Já a Riviera Maya fica no nordeste da Península de Yucatán. Tulum, Playa del Carmen e Cozumel ficam nesta região.

O trajeto entre Cancún e Playa del Carmen é de cerca de 70km e é possível fazê-lo de ônibus.

COMO FAÇO PARA CHEGAR EM CANCÚN?

Do Brasil o único voo atualmente que vai direto até o aeroporto de Cancún é da Gol. Ele sai de Brasília, mas faz uma parada para reabastecer em Manaus por cerca de 1h. Nesta etapa, ninguém entra ou sai do avião.

Este voo era realmente direto. Entretanto, depois que a Boeing teve problemas com o 737 Max, a Gol precisou fazer esta parada técnica porque os outros modelos de avião da companhia não possuem capacidade de armazenar a quantidade suficiente de combustível para tantas horas de voo.

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

Outras opções são voos da Copa Airlines, que fazem conexão na Cidade do Panamá, da Avianca, com paradas em Bogotá, da Latam e da Aeroméxico, com conexão na Cidade do México, além das empresas americanas que fazem paradas em cidades como Miami e Atlanta (lembre-se que é necessário ter o visto americano mesmo que seja apenas uma conexão).

O QUE TEM PARA FAZER POR LÁ?

Agora que você já tem uma noção de como chegar a Cancún, mas vamos rapidamente das principais atrações. Muita gente gosta de ir pra Cancún para ficar em resorts all inclusive. É uma boa para quem quer descansar, mas não para quem deseja conhecer a região.

+ Qual moeda levo pro México: Pesos ou dólares?
+ Imigração no México: Nossa experiência e dicas

Se você realmente deseja ter esse momento para relaxar 100%, a nossa dica é dividir a viagem em duas: resort all inclusive e hotel normal.

Quantos dias em Cancún e na Riviera Maya eu devo ficar: Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Em Cancún, há praias lindas, restaurantes legais e muitas baladas, como a Coco Bongo (já contamos tudo sobre ela num post), e passeios para Isla Mujeres (veja como chegar), que fica a cerca de 1h de barco. Além disso, na região da Riviera Maya estão Playa del Carmen, a 70km de Cancún, Cozumel e Tulum, além de diversos parques temáticos, como o Xel-Há e Xcaret, e cenotes.

Mas como organizar tudo isso, já que atração é um item que não falta em Cancún e na região da Riviera Maya? A gente te dá as dicas no próximo tópico:

TEMPO IDEAL EM CANCÚN E NA RIVIERA MAYA

Agora vamos finalmente falar quantos dias em Cancún são ideais ficar. Pra ficar mais fácil de entender, também vou separar em alguns tópicos:

QUERO FICAR APENAS EM UM RESORT ALL INCLUSIVE

Se você realmente deseja ficar apenas em um resort all inclusive, saiba que se você ficar apenas no hotel, não irá conhecer diversas praias lindas de Cancún, além de outros destinos, como Cozumel, Tulum, Isla Mujeres e Playa del Carmen.

Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se for este o caso, pesquise bastante sobre a comida e a bebida para não se arrepender depois e veja quantos dias você deseja ficar de pernas pro ar. Acredito que uma semana seja mais do que suficiente.

Não vale a pena ficar em um resort e sair para fazer passeios, já que a maioria leva praticamente o dia todo. O máximo é aproveitar para ir ao Coco Bongo à noite.

Se você sair para os passeios, terá investido seu dinheiro num resort com tudo incluso, mas terá que pagar para comer e beber durante o tour. Ou seja, vai gastar muito mais e aproveitar bem menos o hotel.

QUERO FICAR NUM RESORT E SAIR PARA FAZER PASSEIOS

Se você tem vontade de ficar em um resort all inclusive para relaxar em Cancún, mas ao mesmo tempo deseja conhecer outros cantos da região, a dica é dividir a viagem. Fique de 4 a 5 dias em um resort em Cancún e de 5 a 6 dias em um hotel normal em Playa del Carmen.

Em Playa del Carmen, nós ficamos hospedados no Antera, um ótimo hotel muito bem localizado e confortável.

Quantos dias ficar em Cancún ou na Riviera Maya: Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se quiser, dá para ficar em algum hotel à beira-mar em Cancún sem o sistema all-inclusive para curtir a praia do hotel e conhecer as outras praias e ainda passar um dia em Isla Mujeres e outro em Chichen Itzá.

A gente se hospedou no Ocean Dream, na praia Gaviota Azul, e adorou. O hotel tem um ótimo custo-benefício e fica bem de frente para a praia.

As outras atrações, como Tulum, Cozumel, Xcaret e Akumal ficam mais próximas de Playa del Carmen.

Quantos dias em Cancún e na Riviera Maya: Tulum (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tulum (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por isso, o ideal, talvez seja dividir a viagem entre Cancún e Playa del Carmen. Como eu disse lá no começo, lembre-se que você está de férias e que não precisa fazer tudo. Escolha apenas o que você realmente deseja conhecer e deixe momentos livre para descansar e curtir a praia.

NÃO QUERO FICAR EM RESORT ALL INCLUSIVE

Sinceramente, acho que esta talvez seja a melhor opção. Por ser uma região com muitas atrações, não vale muito a pena pagar por um sistema all inclusive, já que, por muitas vezes, você fará passeios que duram um dia todo e irá perder o almoço, as comidinhas do dia e as bebidas que já pagou no hotel.

Por isso, como já falamos, se você deseja conhecer bem Cancún, a nossa dica é ficar uns 3 dias num hotel na Zona Hoteleira que não seja all inclusive, como o Ocean Dream, que ficamos e gostamos bastante. Procure ficar na região das principais atrações, como o Coco Bongo.

Playa Gaviota Azul - Ocean Dream (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Playa Gaviota Azul – Ocean Dream (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O nosso hotel era na Playa Gaviota Azul e tinha cadeiras de praia. Isso foi ótimo porque a gente pôde andar por toda a Zona Hoteleira de ônibus para conhecer as principais praias e quando quisesse ficar de pernas pro ar era só voltar para o hotel (aproveite para ver o valor das diárias com desconto).

Três dias em Cancún são suficientes para conhecer as praias e ainda passar um dia em Isla Mujeres.

Separe pelo menos outros 7 dias para ficar em Playa del Carmen, na região da Riviera Maya. Lá estão mais atrações, por isso, achamos melhor reservar mais dias por lá.

Aproveite para ver diversas opções de hotéis em Playa del Carmen com desconto.

Tulum, Cozumel e os parques Xcaret e Xel-há estão mais próximos de Playa e são passeios de um dia inteiro. As ruínas de Chichén Itzá ficam a cerca de 200 km tanto de Playa del Carmen como de Cancún. Então, não há tanta diferença entre fazer o tour saindo de qualquer um dos lugares.

Além das praias, há ainda os diversos cenotes espalhados por toda a região. Por isso, mais uma vez eu falo, além de decidir quantos dias em Cancún você deve ficar, não esqueça de colocar no papel quais são as suas prioridades para não fazer muita coisa e não conseguir relaxar.

OUTRAS OPÇÕES DE ROTEIRO

Quem preferir, pode ainda ficar hospedado alguns dias em Isla Mujeres (fizemos um post bem completo com dicas de hospedagem por lá), em Tulum ou em Cozumel, por exemplo. Mas se for a sua primeira vez na região, acho válido dividir apenas entre Cancún (veja hotéis com desconto) e Playa del Carmen (veja hotéis com desconto).

Isla Mujeres (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Isla Mujeres (Foto: Esse Mundo é Nosso)

TEMPO MÍNIMO EM CANCÚN E NA RIVIERA MAYA

Como Cancún e a Riviera Maya tem muitas atrações, uma semana é o tempo mínimo para conseguir pelo menos fazer algumas coisas por lá.

AFINAL, QUANTOS DIAS?

Depois de todas essas explicações, acho que deu para ter uma noção de quantos dias em Cancún e na Riviera Maya você deve ficar.

Acredito que 10 dias sejam ideais para curtir bem a região. Ainda assim, faltará tempo para conseguir fazer tudo.

Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Playa del Carmen (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SEGURO VIAGEM PRO MÉXICO COM DESCONTO

Não viaje pro México sem um seguro! Além de nunca saber quanto podemos precisar de um, o seguro pode ser útil no momento da imigração.

Aproveite para entrar no site da Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros e que tem preços muitas vezes melhores do que as próprias seguradoras.

No momento de fechar o seguro, use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se pagar via boleto, ganhe mais 5%.

+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Imigração no México: Nossa experiência e dicas
+ Qual a melhor época pra viajar pra lá

Ficou com alguma dúvida sobre quantos dias em Cancún você deve ficar?

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *