Quem nunca sonhou em largar tudo pra trás e embarcar naquela viagem dos sonhos? Esse também era o desejo de Sara Vallejos, uma argentina que hoje tem 82 anos.

Assim como boa parte de nós, “meros mortais”, trabalho, dinheiro, família, amigos e outros pontos impediam que essa bisavó realizasse seus desejos. Mas tudo mudou pouco antes de ela completar 80 anos.

Sara Vallejos, uma bisavó de motorhome pela América do Sul
Sara Vallejos e seu motorhome na Ruta 40, Argentina (Foto: Reprodução/Infobae)

Sara vendeu sua casa e seu carro e comprou um motorhome para realizar o sonho de viajar pela América do Sul por terra, sem destino pelo continente e sozinha. Você teria coragem?

Em entrevista ao Ifobae, a senhora argentina conta que até os 44 anos fez de tudo o que se esperava de uma mulher de sua época. “Me casei jovem, tive meus três filhos, os eduquei, cozinhei e passei para eles… e quando foram pra universidade fiquei sozinha”, desabafa.

Mas engana-se quem pensa que ela ficaria em casa. Sara então decidiu seguir uma carreira profissional e se matriculou numa faculdade para poder trabalhar fora.

Ela se formou em inglês, arrumou um emprego e coordenou a área de estudos do idioma de uma escola na província de Tucumán. “Foram anos gratificantes tanto na área pessoal como na profissional”, conta.

Outra surpresa da vida a faria perguntar novamente “e agora, o que faço?”. Após 45 anos de casada ela se separou do marido. Já aposentada, em 2012, ela fez de tudo: viajou, arriscou gastronomia com um restaurante em sua casa, teve uma livraria móvel e fez até mesmo delivery de comidas.

Veja também:
10 filmes sobre viagem da Netflix
25 lugares pra viajar na América do Sul

Mudança de vida

Ao reparar seus amigos e colegas de sua idade vendo TV ou lendo, Sara pensou que aquela vida não era pra ela. “Amo minha família, meus filhos, meus netos, meus bisnetos, mas precisava ter um novo norte”, contou ao Ifobae.

Foi dessa forma que surgiu a ideia de dar uma volta pela América do Sul de motorhome. Ela então vendeu tudo e comprou uma Ford E350. Pouco antes de completar 80 anos, decidiu pôr em prática a tão sonhada viagem. “Coloquei o cinto de segurança e parti sem rumo pra onde o vento me levava”, diz a senhora.

A viagem de motorhome pela América do Sul

A expedição começou pelo Uruguai e depois Sara veio para o Brasil, que diz ter percorrido de ponta a ponta. Na maioria do tempo ela viaja sozinha, mas conta que vai buscando amigos pelo caminho e dando caronas. Mas uma coisa garante: só ela dirige o motorhome, não cede o volante a ninguém.

Sara Vallejos no dia que comprou seu motorhome
Sara Vallejos em seu motorhome (Foto: Reprodução/Infobae)

Ao chegar na fronteira do Brasil com a Venezuela, a bisavó argentina decidiu retornar ao país de origem, mas não sem antes navegar pelo Rio Amazonas e passar por Bolívia, Peru e rodar por províncias da Argentina, das quais ela já conhece 23. Ao longo desses dois anos, já rodou quase 100 mil quilômetros.

A pandemia do novo coronavírus

Assim como para muitos de nós, as viagens no ano de 2020 foram interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus. Sara teve de voltar à sua província natal para cumprir a rígida e longa quarentena argentina.

Porém ela garante que vai voltar para a estrada: “Quando me deixarem sair, vou viajar pela Argentina. Sempre terá uma nova cidade, gente linda que quero voltar a ver e outras que ainda me restam conhecer”.

Uma bisavó com mais de 80 anos

“Ah, mas é fácil pra quem tem dinheiro”, você pode pensar. Sara garante não ser rica, “mas vendi minha casa, que era bastante grande, e me sobraram as economias. Gostaria de saber fazer a conta de quanto ainda vou viver para poder administrar o que ainda me resta”, conta a bisavó.

Sara Vallejos coando café em seu motorhome
Sara Vallejos em seu motorhome (Foto: Reprodução/Infobae)

Se existe segredo pra levar uma vida assim? Ela diz que tem aprendido a viver de forma simples e desapegada do material porque no motorhome só entrar o justo e necessário, nada extra.

Agora com 82 anos, ela conta que não se sente velha: “o corpo não acompanha mais, mas minha cabeça e minha vontade de viver sim. Tenho a vida toda pra seguir viajando”.

*Com informações do Infobae

Veja mais:
Cenários de Emily em Paris
Casal aposentado largou tudo pra viajar

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.