Assim como muitos outros destinos turísticos do Brasil, não só o clima é o fator mais importante na decisão de quando ir pra Búzios.

Pra quem quer aproveitar de verdade as melhores praias da cidade o ideal é evitar as épocas mais cheias, quando tudo pode ficar bem lotado e o trânsito complicado.

Escada da Praia Azeda e Azedinha
Praia Azeda

Vale lembrar também que, como boa parte das cidades praianas do Sudeste, os meses de inverno podem ser inviáveis quem gosta de praia e sol, já que uma frente fria que chegue pode trazer, além de chuva, um friozinho. Some a isso o fato de a água da Região dos Lagos ser bem gelada até mesmo no verão.

Então chega de conversa e vamos detalhar cada um desses itens pra você decidir a melhor época pra viajar pra Búzios e se programar pra conhecer a cidade.

Se preferir, você pode acessar pelo índice abaixo:

O clima em Búzios
Melhor época pra viajar
Quando é muito cheio?
Réveillon e Carnaval em Búzios
Como escolher seu hotel

Quando ir pra Búzios: O clima

No gráfico abaixo, você pode ver a média de chuvas e também de temperaturas mínimas e máximas ao longo do ano.

Clima em Búzios: Quando chove?

Como dá pra ver, se a questão é chuva, ela acaba se concentrando nos meses do verão, principalmente em dezembro e janeiro. Isso é bem comum no Sudeste e normalmente são pancadas fortes no final da tarde. Mas nessa época é bom saber que há o risco de um ou outro dia chuvoso.

Já os meses mais secos em Búzios coincidem com o outono e o inverno, de maio a agosto. Mas principalmente entre junho e agosto pode fazer um friozinho e a água fica bem gelada. Sem contar a chance de uma frente fria deixar algum dia mais “carrancudo”.

Saiba mais:
Hotéis e pousadas com descontos
Roteiro de praias na cidade

Vem de navio? O que fazer

Melhor época pra viajar

Pra evitar o risco de chuva no verão e principalmente a muvuca nas praias, como falarei no próximo tópico, a melhor época pra quem tem dúvidas de quando ir pra Búzios são os meses de abril, maio, setembro e outubro.

Quando ir pra Búzios: Praia Brava
Praia Brava num dia de sol em outubro

Normalmente nesses meses, tanto no começo do outono como no da primavera, o clima é agradável, chove pouco e a água não está tão insuportavelmente gelada como no inverno. Mas fria ela sempre é por aqui, tenha isso em mente rs.

Pôr do sol na Orla da Bardot em Búzios
Pôr do sol na Orla da Bardot em outubro

O melhor de tudo é que há menos gente na região nesse período de baixa temporada e os preços caem bastante, principalmente de hospedagem.

Quando ir pra Búzios: Evite a muvuca

Sim, se você quer aproveitar o melhor da cidade é sempre bom evitar viajar pra Búzios na alta temporada. E ela não se resume apenas ao pico do verão, mas também aos fins de semana e feriados.

Quando ir pra Búzios: Praia do Forno num fim de semana
Praia do Forno num fim de semana

Então vale ter em mente:

  • Por conta da proximidade com o Rio de Janeiro, até mesmo num simples fim de semana a cidade pode ficar lotada e com muito trânsito para chegar.
  • Quem conhece bem Búzios até consegue fazer uma programação pra evitar a muvuca, mas se não é seu caso, o melhor é evitar.
  • Chegar à cidade nos dias de semana, fora dos fins de semana e feriados, garante não só mais tranquilidade nas praias, mas também preços mais baixos nos hotéis e pousadas (veja opções com descontos). As diárias normalmente ficam mais baratas de domingo a quinta-feira.
  • Mas se você procura badalação e não se importa com a cidade e praias cheias, pode ser uma boa época pra você.

Verão, Réveillon e Carnaval em Búzios

Assim como falei acima, os meses de férias de verão em Búzios são bem cheios, o que engloba o Réveillon e o Carnaval. Se você procura badalação, pode ser uma boa. Beach clubs como Fishbone, na Praia de Geribá, e o Rocka, na Praia Brava, ficam bem animados.

É nessa época também que os cruzeiros costumam ancorar por aqui, o que deixa o pequeno Centro ainda mais movimentado. Se for o seu caso, vale conferir nosso roteiro de o que fazer numa parada de navio na cidade.

Pra quem vai ficar hospedado, além de praias, restaurantes e ruas cheias, o trânsito costuma ser complicado tanto pra chegar como até mesmo pra circular. Então já vá ciente disso e tente curtir uma praia por dia.

Praia de João Fernandes
Praia de João Fernandes em Búzios

Escolha antes a que quer conhecer ou, melhor ainda, se já veio pra cá, opte pelas que mais gostou. A gente já publicou um guia das praias da cidade que irá te ajudar nisso.

Vale também lembrar que assim como em todo o Sudeste, o verão costuma ser o mês mais chuvoso. Então além das fortes pancadas no fim do dia, pode ter um dia ou outro de tempo feio.

Como escolher pousadas e hotéis

Búzios tem uma enorme variedade de pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Se é sua primeira vez por aqui, vale escolher uma que fica mais perto do centrinho, região que vai da Ponta do Criminoso até a Praia dos Ossos.

Dessa fora você poderá sair à noite pra jantar a pé e também caminhar pelas animadas Rua das Pedras e Orla da Bardot sem se preocupar com transporte de volta pro hotel. Veja várias opções de pousadas e hotéis nessa região e que podem ter descontos.

Orla da Bardot
Orla da Bardot em Búzios

Quem quer ficar numa pousada de frente pro mar e não se importa em ficar longe do burburinho do centrinho, algumas boas opções são as praias da Ferradura, Geribá e João Fernandes. Só vale lembrar que você precisará de transporte se quiser ir à Rua das Pedras, por exemplo.

Veja pousadas e hotéis com descontos nessas praias:

Principalmente nessas últimas praias, mais afastadas do centrinho, você também pode encontrar ótimas casas para alugar em sites como Airbnb, por exemplo.

Quando ir pra Búzios: Foto da Pousada Pelicano
Pousada Pelicano em Búzios

Vale novamente a dica de que durante a semana, principalmente de domingo a quinta, as diárias costumam ser bem mais baratas que nos finais de semana e feriados. Assim como na baixa temporada os preços são mais em conta que nos meses de verão, por exemplo.

Veja todas as dicas da cidade

Tem mais dúvidas sobre quando ir pra Búzios ou a melhor época pra viajar pra lá? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.