Ahh… a Bahia! Tantos lugares incríveis neste estado que fica até difícil escolher um. Praias lindas, comida boa e muita história. Mas no post de hoje a gente vai falar da capital baiana. Preparamos uma lista com 9 motivos para viajar para Salvador o quanto antes.

A cidade é rica em cultura, belezas naturais e axé, mas tem muitas outras razões que farão você ter vontade ir pra lá.

9 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA SALVADOR O QUANTO ANTES

Veja os motivos que farão você ter vontade de viajar pra lá o quanto antes:

1. ACARAJÉ E MOQUECA

ACARAJÉ

Quem está em Salvador precisa aproveitar para experimentar os acarajés que as baianas preparam e vendem pela cidade. É fácil de encontrar perto do Pelourinho e também no Rio Vermelho.

Acarajé da Cira (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Acarajé da Cira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Comemos o Acarajé da Cira, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Ela já ganhou diversas vezes como o melhor da cidade pela Veja Comer & Beber. Dá para comer o acarajé da Cira também em Itapuã (Rua Aristides Milton, s/nº) e em outros endereços da cidade. Outras boas opções são o Acarajé da Regina e o da Dária e Laura.

MOQUECAS

Moqueca é outro prato típico da Bahia. Em Salvador, é possível encontrá-lo em diversos restaurantes e por preços bem distintos. A versão mais tradicional é a de peixe, mas também a de peixe com camarão, a só de camarão e a de polvo.

Moqueca do Recanto da Lua Cheia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Moqueca do Recanto da Lua Cheia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns restaurantes bons para comer o prato na cidade são o Recanto da Lua Cheia (End.: R. Rio Negro, 2 – Monte Serrat | Instagram), o Ki-Mukeka (há várias unidades, veja no site) e o Boteco do França (R. Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho | Instagram).

SORVETE

Um plus a mais neste tópico: o sorvete da Ribeira. Só ele já faria muita gente viajar até Salvador. Afinal, a sorveteria surgiu em 1931 e tem mais de 60 sabores, que vão de frutas, como cupuaçu, cajá, jaca, graviola, umbu, tangerina e pitanga, até algodão doce, tapioca e chocolate (no site tem os endereços e horários).

Motivos para viajar para Salvador: Sorvete da Sorveteria da Ribeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sorveteria da Ribeira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

2. NOITE NO RIO VERMELHO

Para quem gosta de tomar uma cerveja gelada no bar, o Rio Vermelho é uma boa opção. Por lá estão muitos bares e restaurantes. No Largo da Mariquita, onde está o Acarajé da Cira, há alguns deles.

Ali perto há também um complexo ao ar livre chamado Vila Caramuru, onde ficava o Mercado do Peixe. Ele é bem bonito e tem alguns bares e restaurantes com música ao vivo para curtir a noite.

Motivos para viajar para Salvador: Restaurante na Vila Caramuru, no Rio Vermelho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila Caramuru (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como falei no tópico anterior, nós fomos no Boteco do França (R. Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho) e adoramos. Outra dica de restaurante nesta região é o Casa de Tereza (R. Odilon Santos, 45 | site oficial).

A região do Rio Vermelho é ótima para se hospedar. A gente ficou lá e gostou muito. É bom porque é perto dos bares e restaurantes para sair à noite. Aproveite para ver diversas opções no Booking.

3. PELOURINHO

O Pelourinho não poderia ficar de fora da lista com os motivos para viajar para Salvador. O passeio já começa subindo o famoso elevador Lacerda com aquela vista linda da Baía de Todos os Santos. Aliás, o pôr do sol ali é lindo.

Quando fomos em março de 2020, achamos o centro histórico bem conservado e as ruas limpas. Embora tenha fama de perigoso, todas as vezes que fomos achamos o Pelourinho bem tranquilo. Desta vez mais recente, inclusive, estava bem policiado. De toda forma, sempre tome cuidado com seu itens pessoais, principalmente com o celular. Fique atento não apenas em Salvador, mas em todo lugar que for viajar.

Pelourinho, em Salvador (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pelourinho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por lá, é possível encontrar museus, igrejas e restaurantes, mas o simples fato de andar sem rumo e se deparar com as casas coloridas já faz valer a pena.

Dependendo do dia da semana, ainda é possível acompanhar um ensaio do Olodum.

No Pelourinho, há alguns bons hotéis. Veja opções no Booking.

4. JORGE AMADO

Um dos escritores mais queridos do Brasil tem duas atrações imperdíveis em Salvador. A primeira delas, acho que a mais famosa, é a Fundação Casa de Jorge Amado, que fica no Pelourinho. Inaugurado em 1987, o local guarda o acervo bibliográfico e artístico de Jorge Amado com livros, fotos e objetos pessoais (End.: Largo do Pelourinho | Site oficial).

Fundação Casa de Jorge Amado (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Fundação Casa de Jorge Amado (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outro lugar que vale muito a visita (eu amei) é a casa em que Jorge Amado e Zélia Gattai moraram desde a década de 1960, conhecida também como a Casa do Rio Vermelho.

A casa mantém a estrutura original. Alguns cômodos têm a mesma decoração da época dos ilustres moradores. Tem, por exemplo, a máquina de escrever em que Jorge Amado colocou no papel clássicos como Tieta do Agreste (End.: Rua Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho | Site oficial)

Motivos para viajar para Salvador: Casa do Rio Vermelho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Casa do Rio Vermelho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

5. IRMÃ DULCE

A Irmã Dulce tem uma história linda. É muito emocionante estar em seu santuário. Ela é a primeira santa brasileira e foi canonizada em 13 de outubro de 2019.

O Santuário da Santa Dulce dos Pobres foi construído em 2003 através de doações e fica ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce.

Motivos para viajar para Salvador: Santuário da Irmã Dulce (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Santuário da Irmã Dulce (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na Capela das Relíquias estão os restos mortais da santa, que morreu em 1992. Tem também um Memorial com objetos pessoais de irmã Dulce, como a cadeira em que ela dormiu sentada por 30 anos devido a uma promessa (End.: Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim | site oficial).

6. NOSSO SENHOR DO BONFIM

Salvador é uma mistura de culturas e religiões. Independente de qual for a sua, vale a pena ir até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Além de linda, é lá que está um dos símbolos da cidade: as fitinhas, que surgiram em 1809.

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como ir pra Salvador e não fazer pedidos e amarrar as fitinhas nas grades da igreja do Bonfim?

7. FAROL DA BARRA (PISCINAS NATURAIS E PRAIA ESPECIAL)

O Farol da Barra não poderia faltar na lista de motivos para para viajar para Salvador, né? Mas vamos dar duas dicas bem legais. Dependendo da época do ano e do horário do dia, surgem algumas piscinas naturais escondidas nas pedras perto do Farol. A água é translúcida. Lindas demais.

Motivos para viajar para Salvador: Piscinas naturais no Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Piscinas naturais no Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, há uma praia sazonal entre o Farol e a Praia do Porto da Barra que é incrível! Tivemos a sorte de vê-la na última vez que fomos pra Salvador em março de 2020.

Praia entre o Farol da Barra e o Porto da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia entre o Farol da Barra e o Porto da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De toda forma, só o Farol da Barra em si já é demais. A vista que se tem de do alto é incrível.

Aproveite para encontrar seu hotel nesta região da cidade. Há boas opções.

8. PÔR DO SOL

Salvador tem lugares lindos para curtir o pôr do sol. Um deles é a partir do Farol da Barra. O visual é incrível!

Motivos para viajar para Salvador, na Bahia: Vista do pôr do sol no Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vista do pôr do sol no Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Da Cidade Alta, perto do Elevador Lacerda, também há uma vista linda da Baía de Todos os Santos com o sol caindo.

Pôr do Sol no Elevador Lacerda (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Elevador Lacerda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra opção incrível é o final do dia em Itapuã, com direito a um skyline lindo de Salvador, além do farol e seus coqueiros.

Motivos para viajar para Salvador: Pôr do sol na praia de Itapuã (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pôr do sol na praia de Itapuã (Foto: Esse Mundo é Nosso)

9. ILHA DOS FRADES

Uma surpresa que não poderia ficar de fora desta lista de motivos para viajar para Salvador é a Ilha dos Frades. É um dos passeios de barco mais famosos de lá. De escuna, demora cerca de 2h para chegar, mas vale a pena. Pegamos a embarcação atrás do Mercado Modelo.

Motivos para viajar para Salvador: Vista da Ilha dos Frades (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Ilha dos Frades (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A ilha é uma área de proteção ambiental e é preciso pagar R$ 10 de taxa. A principal atração é a Praia da Ponta de Nossa Senhora, onde os turistas passam o dia no mar quentinho.

O famoso Restaurante da Preta, que apesar dos preços altos, é muito bem recomendado.

ONDE FICAR EM SALVADOR

Salvador tem algumas boas regiões para se hospedar. Uma delas é a Barra (veja opções de hotéis) e a Ondina (veja opções de hotéis), onde está uma das praias urbanas mais famosas da cidade, além de uma boa estrutura de restaurantes e de estar perto do Farol da Barra.

Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Farol da Barra (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Pelourinho e o centro histórico também são opções. Por lá, há bons hotéis, alguns no estilo boutique (veja hotéis nesta região).

A região do Rio Vermelho é famosa pela vida noturna. A gente gosta bastante de ficar hospedado por lá (veja opções por aqui).

Itapuã ficou famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho. O bairro é mais distante da região central, mas tem seu charme (confira hotéis em Itapuã).

Tem mais motivos para viajar para Salvador? Conte nos comentários!

+ O que fazer na cidade com chuva
+ Qual é a melhor época para viajar pra lá
+ O que fazer por lá numa parada de navio

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.