Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana: Dicas e informações

Durante nossa viagem pela Itália, decidimos chegar à Costa Amalfitana pelo trem pra Sorrento saindo de Nápoles. Como tínhamos vindo de Roma também de trem, foi bem fácil pegar o próximo para o trecho seguinte.

Nesse post vamos explicar os detalhes da viagem, onde embarcar no trem em Nápoles, preços, horários e se realmente vale a pena usar esse meio de transporte para chegar a essa região.

TREM PRA SORRENTO E COSTA AMALFITANA

dois trens que fazem o trajeto Nápoles – Sorrento. Um turístico e outro convencional. Esses trens não fazem parte da rede ferroviária do país (Trenitalia), então você deve comprar as passagens na hora mesmo ou no guichê com antecedência.

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O trem convencional chama Circumvisuviana e o turístico, Campania Express. A duração da viagem é bem parecida, cerca de uma hora. A maior diferença fica por conta dos preços e da qualidade dos trens. A maioria para também em Pompeia, onde há o famoso sítio arqueológico, mas vale sempre confirmar antes.

Mas antes de falarmos de cada tipo de trem pra Sorrento, melhor explicar um pouco sobre onde pegá-lo. Dentre as estações onde ele para em Nápoles, algumas das principais são a Porta Nolana e a Garibaldi, essa última integrada à estação Napoli Centrale.

Portanto, se você vem de trem de outra cidade como Roma e chegará na estação central de Nápoles, basta seguir as placas que orientam o acesso à estação Garibaldi. O caminho é fácil, você passa pelo subterrâneo e há escadas rolantes, o que ajuda muito quem está de mala como eu estava.

Ao chegar à estação, você encontrará as bilheterias tanto da Circumvesuviana como da Campania Express.

 

| TRENS DA CIRCUMVESUVIANA

Não espere nada parecido com os trens da Trenitalia. Essa linha de trem pra Sorrento é como trem suburbano, bem pior que os trens da CPTM em São Paulo. Falo mais disso abaixo.

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A passagem custa 3,90€* e há vários horários ao longo do dia. Alguns são chamados de “Diretos”, mas mesmo assim param em várias estações. Até mesmo os “Diretìssimos” (DD) fazem paradas, mas a viagem dura alguns minutos a menos. Você pode consultar os horários nesse site.

Falando de novo da viagem, ela é relativamente tranquila, mas os trens são velhos, pichados e os assentos são como de ônibus circulares no Brasil. Ou seja, não espere muito conforto. Eu estava com uma mala grande, mas como o vagão não encheu, deu pra sentar e deixá-la no corredor.

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que me assustou um pouco foi o estado do trem, o calor e até mesmo o comportamento de alguns passageiros. Numa das paradas um menino simplesmente entrou fumando no vagão e continuou com seu cigarro tranquilamente.

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa
O Seguro Viagem é obrigatório pra brasileiros que vão à Itália. Ele não custa caro e, mais que exigido, evita dores de cabeça em caso de imprevistos de saúde ou até mesmo cancelamento de voos e extravio de bagagem. Eu já me machuquei numa estação de esqui, fui transferido de helicóptero e fiquei internado. Não paguei nada a mais graças à cobertura, já imaginou quanto sairia? Nós sugerimos que você consulte os melhores preços entre diversas seguradoras nesse site. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| TRENS DA CAMPANIA EXPRESS

O trem pra Sorrento chamado de Campania Express é um pouco melhor, mais moderno e com ar condicionado. As passagens custam 8€*, mas há menos horários (consulte no site). Ele também é operado pela Circumvesuviana.

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A viagem dura cerca de 50min saindo da estação Porta Nalona. Ele para na Piazza Garibaldi, que é a estação anexa à Napoli Centrale, e faz mais algumas paradas em sítios arqueológicos ao longo do caminho. Por ser um trem turístico, ele só opera na temporada de março a outubro.

 

ONDE NÓS FICAMOS

Por conta dos altos preços de hotéis na Costa Amalfitana e a dificuldade para circular entre as principais cidades, nós decidimos nos hospedar em Sorrento e foi uma boa escolha. Conseguimos economizar com hotel, a cidade era bem bonitinha e agradável, com muitos restaurantes e lojas. Dali você leva menos de uma hora até a Costa se for pela estrada, ou bem menos de barco. É também um dos pontos mais próximos pra quem vai visitar a Ilha de Capri.

Nós nos hospedamos na guest house La Ferrovia, que fica próximo da estação de trem de Sorrento e também do centrinho. Apesar do prédio ser um pouco mais antigo, o interior é bem moderno e nos surpreendeu pela qualidade. Vale a pena!

Trem pra Sorrento e Costa Amalfitana: Dica de hotel (Foto: Divulgação)

Nosso quarto no La Ferrovia (Foto: Divulgação)

Tem mais alguma dúvida sobre a viagem de trem pra Sorrento e Costa Amalfitana? Deixe seu comentário!

+ Encontre hotéis com até 50% de desconto em Sorrento
+ Mais dicas pra sua viagem pra Itália

* Preços checados em junho de 2018

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *