É bem comum combinar esses dois destinos numa viagem a essa região da Bahia e por isso nesse post contamos as principais maneiras de como ir de Morro de São Paulo pra Boipeba (ou vice-versa).

Infelizmente não existe um transporte regular direto de passageiros entre os dois destinos turísticos, mas você pode fazer esse transfer com a ajuda de agências de turismo ou até mesmo “pegando carona” nos passeios diários entre elas.

Há ainda como ir via Valença, como explicaremos abaixo, embora seja uma viagem bem mais demorada.

DICAS DE COMO IR DE MORRO DE SÃO PAULO A BOIPEBA

As duas vilas pertencem ao município baiano de Cairu, mas ficam em ilhas diferentes. A Ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo, e a Ilha de Boipeba só são acessíveis de barco.

O ponto mais próximo entre uma ilha e outra fica bem perto da vila de Velha Boipeba, onde é preciso cruzar o pequeno Rio do Inferno que deságua no mar. De toda forma, você precisará de transporte pra fazer essa travessia.

Como ir de Morro de São Paulo pra Boipeba: Piscina em Morro de SP e Pôr do Sol em Boipeba
Piscina em Morro de SP e fim de tarde em Boipeba

Abaixo damos as dicas de como ir de Morro de São Paulo pra Boipeba seja com agência ou até mesmo com transporte regular via Valença.

TRANSFER COM AGÊNCIA DE TURISMO

A maneira mais rápida e prática é fazer o deslocamento de Morro para Boipeba com uma agência. Várias organizam essa viagem de cerca de uma hora por cerca de R$ 100 (preço checado em 2020), como a Bahia Terra ou a Coco Louco. Mas você também pode consultar outras empresas quando estiver lá.

O trajeto mais rápido inclui uma viagem de jipe até a Fazenda do Pontal e a travessia do rio de barco já chegando em Boipeba. É sempre bom checar em que dias esse transfer estará disponível, já que na baixa temporada fica um pouco mais complicado. Pra entender melhor, veja quando ir pra Boipeba e a melhor época pra viajar pra lá.

Outra opção, principalmente em dias em que não há esse traslado, é “pegar uma carona” num dos passeios que saem de Morro de São Paulo para Boipeba todas as manhãs.

Morro de São Paulo vista da tirolesa
Morro de São Paulo

Os barcos levam turistas, então fica mais complicado se estiver com muitas malas, mas dá sim pra negociar com as agências um dia antes e explicar direitinho que você irá desembarcar no caminho.

DE BARCO VIA VALENÇA

Esse é um trajeto bem mais demorado, embora possa sair um pouco mais barato. Como não há barcos regulares diretos de Morro de São Paulo para Boipeba (ou vice-versa), você teria que ir de Morro até Valença e de lá pegar outro barco. Nós explicamos mais detalhes desse transporte saindo de Valença no post de como chegar em Boipeba.

Barco entre Boipeba e Valença
Barco entre Boipeba e Valença

Pra se ter uma ideia, o transporte entre Morro e Valença pode variar de acordo com a embarcação: de 40min de lancha a 1h30 de barco comum. O mesmo acontece depois no trajeto de Valença a Boipeba, que pode demorar até mais de uma hora.

Ou seja, além da troca de barcos, nem sempre os horários combinam direitinho e esse trajeto pode demorar bem mais por conta da espera.

DICAS DE HOSPEDAGEM

Em Morro de São Paulo, já ficamos na linda Pousada Bahia Bacana, que tem um piscina de borda infinita que é uma delícia. Mas há muito mais opções de hospedagem na vila para todos os tipos de bolso.

Já em Boipeba, ficamos na Pousada Vila da Barra, que tem excelente estrutura e fica de frente pra Praia da Boca da Barra, bem perto do centrinho da vila de Velha Boipeba.

Quem prefere uma praia mais tranquila, também pode ver as dicas de onde ficar em Moreré, que tem ótimas opções de pousadas.

Velha Boipeba, principal povoado da ilha
Velha Boipeba, principal povoado da ilha

Ilha de Boipeba: Um guia completo
Todas as dicas pra viajar pra Morro

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.