A Ilha de Boipeba tem quatro povoados principais: a Velha Boipeba, Moreré, Cova da Onça e Monte Alegre. Ambos estão localizados ao sul de Morro de São Paulo, também no município de Cairu, na Bahia.

Mas a ideia desse post não é falar da geografia do lugar, mas sim da principal das vilas da ilha, que é a Velha Boipeba.

É aqui onde fica boa parte das opções de hospedagem, a maior variedade de restaurantes, a melhor estrutura, além de ser o principal píer de chegada.

COMO É A VILA DE VELHA BOIPEBA

Quem chega a Boipeba saindo de Salvador certamente irá desembarcar na Velha Boipeba, a menos que passe antes por Morro de São Paulo. Por ser a porta de chegada, pode ser uma ótima opção escolher ficar hospedado aqui pra evitar mais deslocamentos, além de toda a estrutura que falarei adiante.

Entrada da Velha Boipeba

Nós nos hospedamos na pousada Vila da Barra e adoramos. Além de quartos charmosos e grandes, fica bem na Boca da Barra, a poucos passos das praias da ilha. Mas há na vila opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos (veja pousadas com descontos).

Praia da Boca da Barra fina na Velha Boipeba
Praia da Boca da Barra fina na Velha Boipeba

O povoado, que até hoje (ainda bem) praticamente não tem carros, surgiu no entorno da Praça Santo Antônio e hoje tem uma população de cerca de dois mil habitantes, grande parte se dedica ao turismo e à pesca.

Praça de Santo Antônio na Velha Boipeba

Pertinho dali fica a Igreja do Divino Espírito Santo, construída pelos jesuítas ainda no século XVII.

BOA ESTRUTURA

A Velha Boipeba tem a melhor estrutura da ilha, com restaurantes, bares e muitos mercadinhos que facilitam a vida de quem quer economizar um pouco. Além disso, há farmácias e um posto de saúde, além de agências de turismo.

Ruazinha na Velha Boipeba

Confesso que antes de viajarmos pra cá achei que a estrutura era bem pior, mas não. No povoado pelo menos há sinal de celular, as pousadas têm Wi-Fi, cartões são aceitos e há outras comodidades dos dias atuais.

Boa parte dos restaurantes e bares fica no entorno da pracinha de Santo Antônio. Alguns que frequentamos por aqui e gostamos muito foi o Varanda, que tem ótimas massas (principalmente o nhoque), e a pizzaria Terra Brasilis. Pra quem quer continuar a noite, o Casinha Latina é um bar muito gostosinho.

Casinha Latina na Velha Boipeba
Casinha Latina na Velha Boipeba

Além disso, é da vila de onde parte a maioria dos passeios. Nós fizemos alguns como a Coco Louco, incluindo aquele que não deve faltar no seu roteiro, como o Volta à Ilha.

É daqui também de onde sai o trator pra Moreré, caso você não queira enfrentar a longa caminhada, além de ser fácil alugar quadriciclos pra circular pelas praias mais distantes, incluindo Bainema.

Trator-jardineira que leva os turistas a Moreré
Trator-jardineira que leva os turistas a Moreré

ONDE FICAR NA VELHA BOIPEBA

É na Velha Boipeba também onde fica a maioria das pousadas mais bem avaliadas de toda a Ilha de Boipeba. Como falei anteriormente, nós nos hospedamos na Vila da Barra e achamos um excelente custo benefício.

Pousada Vila da Barra
Pousada Vila da Barra em Boipeba (Divulgação/Booking)

Outras muito bem avaliadas são a Horizonte Azul, Almaviva, Pérola do Atlântico, Nascente do Sol, Villa da Barca e Ilha do Encanto. Mas há opções para todos os gostos e bolsos perto do centrinho.

Já a Pousada Mangabeiras é uma das melhores da ilha, bem luxuosa, mesmo que fique um pouquinho distante da vila. A Céu de Boipeba também tem uma vista incrível, vale visitar mesmo se você não for hóspede.

Quem quer um pouco de sossego pode ver opções de onde ficar em Moreré e curtir o clima mais tranquilo da praia.

PRAIAS MAIS PRÓXIMAS DA VILA

Saindo de Velha Boipeba, você já está na cara da Praia da Boca da Barra. Seguindo pela orla, numa curta caminhada você chega a Tassimirim e, mais adiante, em Cueira. Essas são as mais fáceis e acessíveis pra quem está na vila.

Praia de Tassimirim
Praia de Tassimirim

Mas há muito mais praias lindas, inclusive mais bonitas que essas que vale você incluir no roteiro. Você pode ver nosso post completo com as praias de Boipeba pra montar o seu.

Praia de Moreré
Praia de Moreré em Boipeba

MAIS DICAS

Se você quiser mais detalhes pra programar sua viagem e entender o funcionamento da ilha, incluindo como ir, como se locomover, o que fazer, entre outros, vale visitar o post com todas as dicas de lá.

+ Encontre pousadas com descontos
+ Quantos dias ficar na ilha?
+ Como ir pra Boipeba saindo de Salvador
+ Todas as dicas da ilha pra sua viagem

E se ficou alguma dúvida sobre a ilha ou sobre o povoado de Velha Boipeba deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.