Como ir de Paraty para Trindade de ônibus, carro ou com agência

Quando comecei a planejar minha viagem pelo litoral Sul do Rio de Janeiro não sabia da proximidade e da facilidade que era ir de Paraty para Trindade. Tanto que essa última é um distrito que pertence à cidade histórica.

A ideia inicial no roteiro era apenas curtir o Centro Histórico de Paraty e fazer um passeio de barco pelas ilhas com praias lindíssimas. Mas como são apenas 25km de distância até Trindade, decidimos então tirar um dia para aproveitar o destino, visto que é fácil chegar de ônibus, de van, de carro ou até mesmo com agências de turismo.

COMO IR DE PARATY PARA TRINDADE

Como disse anteriormente, há várias formas de ir de Paraty para Trindade e nesse post vamos explicar cada uma delas. Se você pretende dormir por lá, nós já publicamos um guia para te ajudar a escolher as melhores praias e regiões onde ficam as principais pousadas.

Praia do Rancho em Trindade (Foto: Esse Mundo É Nosso
Praia do Rancho em Trindade

Agora vamos às formas de como chegar:

| DE CARRO

Sem dúvida o trajeto de apenas 25km entre Paraty e Trindade é mais facilmente percorrido de carro, seja próprio ou alugado. Depois de sair da Rio-Santos (também chamada de BR-101 ou Rod. Gov. Mario Covas), você pegará a Estrada de Trindade, como mostramos no mapa mais abaixo. O caminho é curto e asfaltado, mas é bem sinuoso, já que cruza uma serra.

Se você pretende alugar carro ainda na sua cidade, antes de viajar pra região, nós sugerimos que você consulte o site da Rentcars, que é um buscador que encontra os melhores preços entre as principais locadoras do Brasil. Nós sempre usamos nas nossas viagens, vale a pena e você pode fazer tudo online com descontos de até 30%.

| ÔNIBUS DE PARATY PARA TRINDADE

Outra forma bem fácil de ir de Paraty para Trindade e vice-versa é de ônibus, que foi o meio de transporte que escolhemos. Você só precisa ficar atento(a) aos horários e se planejar.

HORÁRIOS DOS ÔNIBUS
Durante o dia, os ônibus partem da rodoviária de Paraty e também do centrinho de Trindade a cada hora cheia. Há alguns horários mais “picados” antes das 6h da manhã e após às 19h.

+ Onde ficar por lá: Melhores praias

Como ir de Paraty para Trindade: Ônibus que faz o trajeto (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Ônibus que liga Paraty e Trindade

Se você pretende fazer o percurso sem ser durante o dia, vale consultar no local de embarque ou na página do Facebook da empresa Colitur, que costuma ter as tabelas com horários. No site infelizmente eles não disponibilizam essas informações.

O importante mesmo é quem vai passar o dia saber que os ônibus partem de Paraty de hora em hora (6h, 7h, 8h e por aí vai…) e para o retorno é mesma coisa. A passagem custa R$5 (preço de 2019) e você pode comprar na hora mesmo. Durante os meses de alta temporada de verão, pode haver filas, então vale chegar com um pouco de antecedência.

Há ainda algumas vans que, nos horários mais cheios, fazem a mesma rota dos ônibus. Nós vimos algumas e também pode ser uma opção.

| TRINDADE COM AGÊNCIAS

Quem gosta de passeios em grupos com guias e roteiros mais fechados pode ir de Paraty para Trindade com uma agência de turismo. Nós vimos várias que oferecem esses tours pelas praias na região do Largo da Pedreira, pertinho do Centro Histórico.

ONDE FICAR
Como falamos no começo, se você pretende se hospedar em Trindade já publicamos um guia pra te ajudar. Mas se você quer ficar em Paraty, recomendamos que seu hotel ou pousada sejam próximos do Centro Histórico.

Nós nos hospedamos no Boutique Hotel Carpe Diem e gostamos bastante. Mas há muitos outras pousadas bem gostosas nessa região (consulte aqui com descontos).

Ruas de Paraty (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Ruas de Paraty

DICAS DE PARATY
+ Veja hotéis com descontos na cidade
+ Quando ir: A melhor época
+ O que fazer no Centro Histórico
+ Onde comer: Dicas de restaurantes
+ Todos os posts pra sua viagem pra lá

Tem mais alguma dúvida sobre como ir de Paraty para Trindade ou como fazer o trajeto contrário? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *