Já passei pela imigração no México três vezes, mas confesso que nunca estive tão tenso como nesta mais recente, em janeiro de 2020. Ainda não tinha passado pela minha cabeça que poderiam implicar com algum brasileiro que estivesse indo ao país de férias, mas isto está acontecendo cada vez mais.

Pouco antes da gente viajar pra lá, saíram diversas notícias de brasileiros que foram impedidos de entrar no país e passaram vários dias no aeroporto até serem deportados. Vejam bem, esse não é um post para assustar ninguém, apenas para você estar preparado na hora de passar pela imigração no México e não ter nenhum problema.

Tulum, no México (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tulum, no México (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além de contar a nossa experiência, vamos dar dicas para evitar que sua entrada no país seja negada ou tumultuada.

IMIGRAÇÃO NO MÉXICO

| BRASILEIROS INADMITIDOS

Entre o final de 2019 e o começo de 2020, aumentou consideravelmente o número de brasileiros que tiveram a entrada no México negada. Tanto que o Ministério das Relações Exteriores fez um comunicado falando do problema de inadmissões no país.

O que mais chamou atenção na época foi que muitos destes brasileiros precisaram passar horas ou dias detidos em salas dos aeroportos em condições parecidas com as de presídios até conseguirem retornar ao Brasil.

Voo para Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Voo para Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)

BLOGUEIRA FOI BARRADA

Um dos casos foi o da professora universitária Thaís Costa, que tem o blog e instagram Viagem em Cena. Ela, que já viajou para diversos lugares pelo mundo, contou à Globo News que no começo da entrevista na imigração no México perguntaram como seria a viagem dela. Thaís contou que ficaria 30 dias. Foi quando a oficial pediu para ver a passagem de volta. Só que a professora não estava com ela impressa, e na área da imigração não há internet para que ela buscasse no celular.

Depois disso, ela foi para um lugar chamado Setor de Revisão, onde fez outra entrevista. Ela não estava com reservas feitas para os 30 dias de viagem e também não tinha dinheiro em espécie suficiente para todo o período, embora estivesse com dois cartões de crédito. Depois disso, negaram a entrada da professora no país.

+ Quando ir pra Cancún: Melhor época

Claro que tudo isso nos deixa apreensivos, mas é preciso manter a calma e estar com todos os documentos impressos para que não haja nenhuma dúvida de que você realmente está lá a turismo.

| DICAS IMPORTANTES NA IMIGRAÇÃO NO MÉXICO

No caso da professora universitária, três itens devem ter contribuído para que ela tivesse sua entrada no México negada: a ausência da passagem de volta impressa, não ter as reservas de hotéis para todos os dias de viagem e não estar com o dinheiro em espécie suficiente para todos os dias.

Imigração no México: Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Antes de dar as dicas, vale lembrar que o México não exige visto de brasileiros. É preciso estar com o passaporte com pelo menos seis meses de validade. Atualmente, eles não exigem nenhuma vacina, mas é bom checar com antecedência.

DICAS

  • leve tudo impresso, já que não há internet na área da imigração e podem proibir o uso de celular;
  • leve a passagem de volta impressa;
  • esteja com todas as reservas de hotéis para todos os dias de viagem impressas (Aproveite para reservar seu hotel com desconto em Cancún, Playa del Carmen ou para a capital do país);
  • se for ficar na casa de alguém, apresente a carta convite com endereço, dados pessoais, telefone, tempo de permanência e cópia de documento mexicano de identificação;
  • leve impresso algum documento que comprove seu vínculo com o Brasil, por exemplo, um contrato de sua empresa, matrícula da faculdade ou até mesmo o holerite da sua empresa ou a carteira de trabalho;
  • faça um seguro viagem e leve impressa a apólice
DESCONTO NO SEGURO PRO MÉXICO
Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro viagem pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.
  • leve dinheiro em espécie que comprove que você conseguirá arcar com as despesas da sua viagem (leve dólares! Não precisa ser pesos mexicanos! Deixe para trocar no próprio país);
  • além disso, esteja com um cartão de crédito internacional. Se for o caso, leve a fatura para comprovar o limite;
  • Se já tiver algum passeio fechado, leve o voucher impresso (pode ser de parque, balada, museu…);
  • Se já tiver fechado transfer do/para o aeroporto, leve impresso também;
  • se tiver alguma passagem de ônibus ou avião dentro do México; leve impressa;
  • se tiver alguma viagem marcada para depois que voltar do México; leve impressa também;
  • se já tiver ido para o México outras vezes, leve os passaportes anteriores;
  • se tiver o visto americano em outro passaporte; leve também.

Se a viagem for a trabalho, esteja com todos os comprovantes das reservas de hotel e também todos os detalhes da empresa impressos.

Vale ressaltar mais uma vez que é preciso levar tudo impresso. Claro que é por precaução, mas é melhor garantir pelo excesso, né?

+ Quando ir pra Riviera Maya e Playa del Carmen; melhor época

| NOSSA EXPERIÊNCIA

A gente imprimiu tudo! Juro! Nunca fui viajar com uma pasta tão pesada! Tudo o que sugerimos, fizemos. Imprimimos passagem de volta, reservas de hotel, vouchers, bilhetes de ônibus para viagem interna, transfer, passagens para outras viagens depois do México, contrato… Tudo!

Imigração no México: Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nas outras vezes, a gente havia chegado ao país através do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Desta vez a imigração foi em Cancún. Os dois aeroportos que mais recebem turistas brasileiros no país e onde aconteceram os maiores problemas.

Depois de cerca de meia hora na fila, fomos chamados. Como as reservas de hotéis e as passagens estavam juntas, fomos no mesmo guichê. O oficial perguntou apenas o motivo da viagem e quantos dias a gente ficaria no México. Ele não pediu para ver nenhum documento além do passaporte e não perguntou mais nada.

+ Todas as nossas dicas da capital do país

Enquanto a gente estava na fila, observamos que estava tudo bem tranquilo pelo menos naquele dia. De toda forma, é bom estar com todos os documentos em mãos e só mostrar caso seja necessário.

| SEGURO VIAGEM

Embora não seja obrigatório, a nossa sugestão é que você faça um seguro viagem. Além de poder te ajudar no momento da imigração, o seguro poderá ser muito útil caso aconteça algum imprevisto com você.

A nossa dica é a Seguros Promo, que funciona como uma comparadora de seguros que mostra os melhores e mais baratos, inclusive é mais em conta do que fechar com a própria seguradora. Aproveite e use o nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se tiver com bastante antecedência da viagem, escolha pagar via boleto e ganhe mais 5%.

| PERGUNTAS FREQUENTES

Claro que isso pode variar muito não apenas na imigração no México, mas em qualquer outro país. De toda forma, listamos aqui as perguntas mais frequentes feitas durante as entrevistas:

Imigração no México: Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Aeroporto de Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
  • Você já esteve no país antes?
  • Qual o motivo da viagem?
  • Quantos dias você ficará?
  • Qual o destino final?
  • Quanto de dinheiro você está levando?
  • Você está viajando sozinho?
  • Onde você ficará hospedado?
  • Conhece alguém no país?
  • Qual a sua profissão?
  • Você tem seguro viagem?

+ Veja todas as nossas dicas sobre o destino

Ficou com alguma dúvida sobre a imigração no México? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.