Internet em Noronha: Celular e Wi-Fi funcionam na ilha?

Muitas dúvidas surgem na hora de planejar uma viagem pra ilha, como a de que se dá pra usar bem internet em Noronha, se os celulares funcionam e se há Wi-Fi, por exemplo, quando o assunto é conexão com a web.

Digo isso porque essa foi uma das várias questões que recebemos dos nossos seguidores no nosso perfil do Instagram durante nossa última viagem pra lá. Então nesse post vamos tirar todas as dúvidas de quem quer se manter conectado em Fernando de Noronha.

INTERNET EM NORONHA: WI-FI E SINAL DE CELULAR 4G/3G

Como falei, a cobertura e o sinal de celular em Fernando de Noronha foi uma das diversas perguntas que recebemos nos dias em que estivemos na ilha e por isso esse post específico sobre esse tema.

Internet em Noronha: Baía do Sancho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já publicamos alguns outros que surgiram a partir de dúvidas dos seguidores, como sugestões de pousadas com preços bons na ilha, se há bancos e caixas eletrônicos e também o fuso horário do arquipélago.

| COBERTURA DE CELULAR EM NORONHA

Todas operadoras têm sinal na ilha, com exceção da Nextel (até o momento da publicação desse post). As melhores coberturas, na nossa opinião, são da Vivo, TIM, Claro e Oi respectivamente.

O que é preciso saber antes, é que não há cobertura em todo o arquipélago e o sinal de celular inclusive varia bastante. Os melhores pontos de conexão são nas regiões da Vila dos Remédios, Vila do Trinta e praias mais próximas, já que as torres ficam próximas dessas áreas.

+ Onde ficar: Guia de pousadas
+ Quantos dias ficar por lá
+ Dá gastar pouco ou é tudo caro?
+ Como circular na ilha

Vivo, Claro e TIM têm cobertura 4G e 3G. Já a Oi tem apenas 3G. Mas de todo modo, você precisará alternar entre esses sinais constantemente para conseguir usar a internet. Chamadas de voz costumam funcionar melhor até mesmo em áreas menos urbanas.

Internet em Noronha: Pôr do Sol no Boldró (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale lembrar que, por ser uma ilha, a internet em Noronha não é das melhores. Então já é bom chegar sabendo disso e tentar aproveitar esse paraíso de forma um pouco desconectada. Não tivemos muitos problemas onde havia um bom sinal, mas a conexão certas vezes era lenta, principalmente para reprodução de vídeos, stories ou chamadas de vídeo.

Aproveitando o tema, já falamos no outro post sobre bancos e formas de pagamento em Fernando de Noronha, que cartões são bem aceitos na maioria dos locais, com exceção dos estabelecimentos onde não há cobertura de celular.

Se quiser checar como andam as coberturas, você pode consultar os sites das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.

| WI-FI EM NORONHA

Quando viemos pela primeira vez, em 2015, até mesmo o Wi-Fi das pousadas era bem lento. Já agora em 2019 houve uma mudança, pelo menos onde nos hospedamos novamente, que foi na Dolphin Villa Hotel. Mas pelo que percebemos de modo geral, a velocidade do Wi-Fi na ilha melhorou bastante.

Dolphin Villa Hotel em Noronha (Fotos: Divulgação)
Dolphin Villa Hotel em Noronha (Fotos: Divulgação)

No nosso hotel conseguíamos fazer as publicações no perfil do @essemundoenosso em tempo real todos os dias. Já quando dependíamos do sinal de celular, nem sempre era possível.

+ Veja pousadas com descontos
+ Melhores passeios e preços
+ Guia das melhores praias
+ Todas as dicas da ilha reunidas

Então é bom você saber que, apesar de haver sim internet em Noronha, muitas vezes não há cobertura, como em praias famosos, como Sancho e Baía dos Porcos. Mas afinal com um cartões postais desses bem na sua frente dá pra esperar um pouco pra compartilhar com os amigos, né?

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *