Mercado em Jerusalém: Mahane Yehuda Market, cheiros e sabores

Há mais de um mercado em Jerusalém, mas o Mahane Yehuda Market é um dos mais famosos e mais visitados. A fama fica por conta das atrações do local, a variedade de produtos e por ser vibrante o ano todo.

Mais que um mercado turístico, esse é um ponto de encontro dos moradores da cidade, tanto durante o dia como nas noites, que costumam ser bem animadas por aqui. Como falaremos abaixo, além de bancas dos mais variados produtos, há muitos bares e restaurantes que valem a visita.

MAHANE YEHUDA MARKET: MERCADO EM JERUSALÉM

O Mahane Yehuda Market é um local que se reinventa constantemente desde o período Otomano. Muito frequentado pelos moradores em busca de especiarias, frutas, verduras, doces e outras delícias, se transformou em ponto turístico justamente por conta dessa variedade de cheiros e sabores. Além disso, como já dissemos, as noites por aqui costumam ser bem animadas.

Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Então se você espera conhecer um mercado em Jerusalém esse é um ótimo programa pra você sentir de perto a cultura e a culinária judaica. Dá pra visitá-lo todos os dias, mas é nas quintas e sextas, antes do Shabat, que ele fica cheio de moradores que se preparam para o famoso dia do descanso. Se você ainda não sabe o que é o Shabat, vale dar uma olhada nesse post.

Por falar nisso, as bancas não costumam funcionar a partir do final de tarde de sexta até o começo da noite de sábado justamente por conta da data. Mas nós visitamos o local já na noite de sábado, quando terminou o Shabat, e ele estava muito animado, como falaremos mais abaixo.

Frutas no Mahane Yehuda Market (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| O MERCADO E OS PRODUTOS

O mercado se estende principalmente entre as ruas Jaffa e Aggripas. A parte coberta consiste principalmente em dois grandes corredores cheios de bancas de comidas, restaurantes e bares.

Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Do lado de fora, na rua Mahane Yehuda, funciona um mercado ao ar livre, com muitas especiarias, frutas, legumes e outros produtos naturais, além de pães quentinhos.

Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Lado exterior do Mahane Yehuda Market (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| A NOITE NO MERCADO

Nós também visitamos esse mercado em Jerusalém durante a noite. Com exceção de sexta-feira, quando começa o Shabat e praticamente nada funciona, os bares e restaurantes ficam bem cheios no Mahane Yehuda Market, principalmente nas quintas-feiras.

Noite no Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós fomos na noite de sábado, quando termina o Shabat, e o movimento já era bem interessante, esperávamos que o lugar estivesse mais vazio e com poucos bares abertos. Se você procura cerveja barata (algo bem raro em Israel), vale ir até o Freddy Lemon Bar, que conta inclusive com happy hour.

Por falar nisso, muitos dos bares e restaurantes oferecem happy hour, com bebidas em dobro ou com preços mais baixos.

+ Os melhores hotéis da cidade com descontos

| O QUE PROVAR NO MAHANE YEHUDA MARKET

Há diversos pratos isralenses, inclusive kosher, no mercado e não vão faltar opções pra você provar. Além disso, há restaurantes e bares com comidas internacionais, como espanhola, argentina e italiana.

Jerusalém Borek (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Borek

Aproveite ainda pra beliscar as deliciosas azeitonas e frutas secas em alguma banca, tomar um suco de romã, provar os doces conhecidos como halawi e o tradicional borek, uma espécie de pastel com recheios diversos feito com massa folhada e que aqui no mercado vem acompanhado de muitos molhinhos e temperos.

Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Azeitonas no Mahane Yehuda Market (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Especiarias no Mahane Yehuda Market (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Como visitar o Mar Morto em Israel
+ Dicas do que saber antes de ir

| DEGUSTAÇÃO

Se você quer ir além, o Mahane Yehuda Market oferece o Bite Card, que é uma espécie de cartão que dá direito a algumas degustações em estabelecimentos variados. Ao todo são seis itens para degustação, todos típicos de Israel.

Mahane Yehuda Market - Mercado em Jerusalém (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pra saber o que está incluso e comprar o seu nós indicamos que visite o site Get Your Guide, uma das maiores plataformas para compras de ingressos e passeios do mundo. Há ainda a opção de um tour guiado pelo mercado também com degustações. Todos os ingressos são retirados no próprio mercado.

Doces no Mahane Yehuda Market (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| COMO CHEGAR AO MAHANE YEHUDA MARKET

Se você está na região da Jaffa Street, onde ficava nosso hotel, dá até mesmo pra ir caminhando. Se preferir, é só pegar o tram da Linha 1 sentido Har Herzl e descer na parada Yehuda Camp.

Por falar nisso, nós nos hospedamos no Leonardo Boutique e adoramos. A localização era ótima, pertinho da Jaffa Street, com fácil acesso, inclusive a pé, à Cidade Velha e também ao tram. Você pode ver as diárias com descontos no Booking.

Leonardo Boutique Jerusalém (Foto: Divulgação)
Leonardo Boutique Jerusalém (Foto: Divulgação)

Quem está na Cidade Velha, também pode pegar o tram sentido Har Herzl e descer em Yehuda Camp. Quem preferir, pode usar o Gett, que é o aplicativo de táxi de Israel. Com ele os motoristas são obrigados a usar o taxímetro e você evita golpes. Infelizmente o Uber não funciona para carros particulares por aqui, como no Brasil.

+ Veja hotéis com descontos na cidade
+ Quantos dólares por dia em Israel?
+ Em que cidades se hospedar?
+ É seguro viajar pra lá? Saiba tudo
+ Todas as dicas de Israel reunidas

MERCADO EM JERUSALÉM: MAHANE YEHUDA MARKET

Endereço: Agripas St, 90 – Jerusalem
Horários: Domingo a quinta, das 8h às 19h (bares e restaurantes funcionam até mais tarde); às sextas, das 8h às 15h; aos sábados somente alguns bares e restaurantes abrem à noite.
Site oficial: machne.co.il

Como deu pra ver esse foi o mercado em Jerusalém que nós mais gostamos, embora a cidade tenha muitos outros. Vale a pena incluí-lo no seu roteiro!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *