Bateu aquele friozinho ou tem um final de semana ou feriado que quer dar uma escapada? Muita gente fica em dúvida sobre viajar pra Monte Verde ou Campos do Jordão, já que ambas são cidades da Serra da Mantiqueira e têm coisas em comum.

É por isso que nesse post falamos sobre as principais diferenças entre cada uma delas pra te ajudar a escolher a que mais combina com seu estilo e também com seu orçamento pra essa viagem, claro.

VIAJAR PRA MONTE VERDE OU CAMPOS DO JORDÃO?

Caso você ainda não conheça nenhuma das duas, Monte Verde está localizada no Sul de Minas, a 160km de São Paulo, e pertence ao município de Camanducaia. Já Campos do Jordão fica a 180km da capital paulista, no Estado de São Paulo, mas também na Serra da Mantiqueira.

Monte Verde ou Campos do Jordão?
Monte Verde ou Campos do Jordão?

O acesso a ambas é fácil e por boas estradas. Enquanto quem viaja pra primeira deve pegar a Fernão Dias sentido Minas, quem vai a Campos segue viagem pela Dutra sentido Rio de Janeiro até Taubaté.

Mas afinal, qual escolher: Monte Verde ou Campos do Jordão? Vamos listar algumas atrações, coisas em comum e distintas entre elas. Mais abaixo, comentaremos as principais diferenças.

MONTE VERDE, MG

  • Mais focada em casais, mas tem aumentado as atrações para famílias;
  • Centrinho turístico se resume a praticamente uma rua charmosinha;
  • É um destino mais vazio nas temporadas de inverno;
  • Pousadas e hotéis costumam ter preços mais baixos (veja opções);
  • Vista mais bonita da Serra da Mantiqueira;
  • Menos restaurantes badalados, mas preços mais baixos;
  • Gastronomia mineira, além de alemã e italiana;
  • Chocolates artesanais e cervejarias;
  • Atrativos em meio à natureza;
  • Esportes radicais;
  • Cidade pequena e tranquila;
Vila Germânica em Monte Verde, Minas Gerais
Monte Verde, Minas Gerais

CAMPOS DO JORDÃO, SP

  • Foco variado: jovens, casais e famílias;
  • Muito badalado na temporada de inverno;
  • Ruas cheias nesse período e noites agitadas para os jovens;
  • Grande variedade de bares e restaurantes, mas com preços altos;
  • Chocolates artesanais e cervejarias;
  • Muitos atrativos para família, inclusive com crianças;
  • Centrinho (Capivari) maior e mais cheio;
  • Cidade de porte maior;
  • Média de diárias mais altas em hotéis, mas com mais opções (veja aqui);
  • Atrações em meio à natureza, como trilhas e esportes radicais;
Capivari, em Campos do Jordão
Capivari, em Campos do Jordão

E PRA QUAL DEVO VIAJAR?

Como já deu pra ver nessas listas de particularidades entre Monte Verde x Campos do Jordão, embora sejam semelhantes, acho que podemos resumir as principais diferenças baseados no custo da viagem e variedade de atrações.

CARACTERÍSTICAS DE MONTE VERDE

Monte Verde tem aumentado seu leque de atrativos a cada temporada. Você pode ver nosso post sobre o que fazer na cidade para saber quais são os principais deles e também os motivos pra viajar pra lá.

Mas em poucas palavras, a cidadezinha mineira tem como pontos fortes a gastronomia, preços mais baixos, o charme das pousadas e atrações em meio à natureza, com trilhas e esportes radicais, como a Fazenda Radical e passeios de quadriciclo.

O centrinho é pequeno, mas charmoso e com muitas lojinhas, bares e restaurantes (veja onde comer fondue, por exemplo).

Centrinho de Monte Verde
Centrinho de Monte Verde

E por que é um destino muito focado em casais e famílias? Diferente de Campos, que é muito procurada por jovens no inverno e cheia de festas e baladas, por aqui as noites são mais tranquilas, embora haja algumas poucas opções de bares que funcionam até mais tarde.

Mas muita gente acaba saindo pra jantar e volta pra curtir o hotel ou pousada, por isso é interessante escolher uma bem gostosinha, como indicamos nas sugestões de onde ficar em Monte Verde.

Se você quer aproveita esse destino em poucos dias, sugerimos também que dê uma olhada em o que fazer por lá num fim de semana ou feriado.

CARACTERÍSTICAS DE CAMPOS DO JORDÃO

O destino paulista de inverno mais famoso tem atrações para toda a família o ano todo, até mesmo fora da temporada (saiba quando ir e a melhor época).

Para famílias, por exemplo, há o teleférico ao Morro do Elefante, o Parque Tarundu, Horto Florestal, Rancho Santo Antônio, viagem de trem até Santo Antônio do Pinhal, entre outras.

Já pra quem procura agito, principalmente em junho e julho, as ruas ficam cheias de jovens em locais como a cervejaria Baden-Baden que fazem o esquenta para rumar pras baladas.

Os restaurantes também ficam lotados na temporada e os preços sobem de maneira assustadora, o que faz jus à fama de que esse não seja um destino para os mais econômicos. Um fondue para duas pessoas, por exemplo, pode sair facilmente por R$ 200 ou R$ 300.

Embora Campos do Jordão como um todo não seja um cidade das mais bonitas, o centrinho chamado de Capivari tem arquitetura muito simpática, que rendeu o apelido duvidoso de “Suíça Brasileira”.

Arquitetura de Campos do Jordão
Arquitetura de Campos do Jordão

De todo modo, ao menos a hotelaria costuma caprichar e as construções dão aquele climinha de serra que a gente espera, como acontece quando fazemos uma viagem pra Gramado.

E ENTÃO: MONTE VERDE OU CAMPOS DO JORDÃO?

Esse veredito é você quem vai dar rs. Espero ter ajudado com essas informações que vão desde os preços das diárias de hotéis e restaurantes até o clima mais tranquilo ou agitado de cada uma das duas cidades.

Monte Verde ou Campos do Jordão? Pra qual viajar?
Monte Verde ou Campos do Jordão? Pra qual viajar?

Se você é daquelas pessoas que gosta de um roteiro cheio de atrações por vários dias e de agito, talvez Campos seja uma melhor opção pra você.

Já se você quer curtir o sossego, boa gastronomia e pousadas charmosas, acho que vai gostar de Monte Verde.

+ Todas as dicas da cidade mineira
+ O que saber antes de ir a Campos

Mas se puder, vá para as duas e diga depois pra gente qual a sua preferida!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.