Bons restaurantes, trilhas, bares, lojinhas, esportes radicais… Há muito o que fazer em Monte Verde em um fim de semana. A cidade de Minas Gerais tem atrações que agradam casais, famílias e amigos.

Embora um fim de semana seja ideal para ficar na cidade, que na verdade é um distrito de Camanducaia, dá também para aproveitar um feriado todo por lá.

Neste post, a gente vai dar dicas para quem quer passar dois dias em Monte Verde, mas as sugestões funcionam também para que preferir ficar mais tempo e fazer tudo com bastante calma.

O QUE FAZER EM MONTE VERDE EM UM FIM DE SEMANA

Monte Verde fica a 2h30 de São Paulo e a cerca de 6h a 7h do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Por isso, para uma viagem rápida, o ideal é morar na capital paulista ou em alguma cidade próxima de Monte Verde.

O que fazer em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
O que fazer em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SEXTA-FEIRA: CHEGADA

Para aproveitar bem o fim de semana em Monte Verclde, tente chegar na cidade na noite de sexta-feira. Desta forma, já vai dar para escolher um restaurante para iniciar o tour gastronômico depois de fazer check-in no hotel.

FONDUE

Que tal um fondue? Muitos lugares servem este prato típico da cidade, entre eles, o Villa Amarela (Av. da Fazenda, 10), o Café Pinhão (R. Bem-te-vi, 15), o Alpminas (Av. Monte Verde, 7) e o Mont Vert – A Casa do Fondue (R. Rolinha, 50).

Fondue em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Fondue em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aproveite para pedir o rodízio, que vem com fondue de carne, queijo e chocolate. Tem vários tipos, alguns deles servem inclusive trutas, que são outra especialidade da cidade.

Dependendo da hora, ainda dá para dar uma voltinha pelas lojinhas da cidade. Se não, bora pro hotel para curtir bem as instalações, que costumam ser muito boas. Aliás, aproveite para encontrar seu hotel com desconto. Se quiser ver nossas dicas, a gente preparou um post bem completo com dicas de hospedagem.

SÁBADO: DIA PARA CURTIR

Depois de uma boa noite de sono e um café da manhã reforçado, vamos começar o sábado com tudo.

MANHÃ DE TRILHAS

Muita gente até pensa que só tem restaurante e lojinhas na cidade, mas há muito mais o que fazer em Monte Verde em um fim de semana. As trilhas e parques são um bom exemplo disso.

PARQUE ECOLÓGICO VERNER GRINBERG

Aproveite a manhã para fazer uma trilha no parque. As mais famosas são as da Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô. Não é necessário guia para realizar as trilhas.

Trilha em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Trilha em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A trilha da Pedra Redonda é a mais conhecida. O trajeto demora 1h30 (ida e volta) e é considerado tranquilo. Pode ter certeza que a vista valerá o esforço.

PARQUE OSCHIN

Pra quem não quiser fazer as trilhas, o Parque Oschin é outra opção na cidade. Ele possui mega playground para as crianças, como escaladas, escorregadores e ponte de madeira, além de um lago, cascata, gruta, caminho com hortênsias e araucárias e um pedra com vista do parque.

End.: R. da Mantiqueira, 1460
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Site oficial

ALMOÇO

Em Monte Verde, não podemos perder nenhuma refeição kkkk. Depois de fazer as trilhas, aproveite para escolher um bom restaurante para almoçar.

O que fazer em Monte Verde em um fim de semana (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centro de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se quiser comida mineira, o Dona Mucama (End.: Av. Monte Verde, 945) é uma sugestão, mas não deixe de ver o post que a gente preparou com diversas opções de restaurantes.

CAMINHADA PELO CENTRINHO

Aproveite para dar uma caminhada pelo centro e visitar as lojinhas que estão por lá. Tem artesanato, loja de cerveja, lembrancinhas, roupas de inverno, produtos típicos mineiros, geleias e chocolate.

Vila Germânica, em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Vila Germânica (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A avenida principal é a Monte Verde. Além das lojas nas ruas, há também galerias, como a Galeria Suíça (Av. Monte Verde, 856), a Vila Europa (Esquina da Av. Monte Verde com a Rua Rolinha) e a Vila Germânica (Av. Monte Verde, 922).

Na Galeria Suíça não deixe de experimentar as geleias Edelweiss. São excelentes.

CHOCOLATE

Guarde um lugarzinho no almoço para o chocolate da sobremesa. Em Monte Verde, há algumas boas opções de lojas de chocolates, mas a nossa dica é Gressoney (Av. Monte Verde, 636). Isso porque lá há um vidro onde é possível ver todo o processo de fabricação do chocolate, além de funcionar como um café para degustar tudo na hora. As crianças vão amar.

O que fazer em Monte Verde em um fim de semana (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Gressoney em Monte Verde (Foto; Esse Mundo é Nosso)
Gressoney (Foto; Esse Mundo é Nosso)

Outra loja de chocolate famosa é a Montanhês (Av. Monte Verde, 969 – Loja B).

PATINAÇÃO NO GELO

Se sobrar ânimo, ainda dá para curtir a patinação no gelo. Mais uma boa pedida para quem tiver viajando em família (Av. Monte Verde, 1463 – Tel.: 35 3438-1440).

DESCANSO NO HOTEL

Como eu já disse, os hotéis de Monte Verde costumam ser muito bons (alguns têm, inclusive, chá da tarde). Então, que tal voltar para o hotel para descansar um pouco antes de continuar os passeios?

FÁBRICA DE CERVEJA

Depois de comer bastante, que tal beber um pouquinho? A Fritz, cervejaria artesanal, oferece uma visita à fábrica (R. Rolinha, 40). No tour, dá para conhecer todo o processo de fabricação da bebida. Quem quiser aproveitar, a Fritz também tem um restaurante alemão.

JANTAR

Qual a outra dica de o que fazer em Monte Verde em um fim de semana? Jantar bem, né? Pra quem quiser primeiro beber alguma coisa, a Confraria Paulistânia é uma boa pedida (Av. Monte Verde, 858).

Villa Dona em Monte Verde (Foto: Divulgação)
Villa Dona (Foto: Divulgação)

Se você já comeu fondue na sexta, aproveite para experimentar uma boa massa ou um risoto. Duas dicas são o Villa Donna (R. Rolinha, 33) e a cantina Portale Di Napoli (Av. Monte Verde, 215), famosa pelos polpetones.

ICE BAR

Depois de jantar, vale a pena dar uma esticadinha no Ice Bar (R. Jacutinga, 5). O bar feito todo de gelo tem temperaturas entre -15 º a -20 º C.

Ice Bar (Foto: Reprodução/Site Oficial)
Ice Bar (Foto: Reprodução/Site Oficial)

DOMINGO: DIA RADICAL

Continuando o fim de semana em Monte Verde, reserve o domingo para fortes emoções:

FAZENDA RADICAL

Aproveite a manhã de domingo para conhecer a Fazenda Radical. Como o nome diz, o lugar é perfeito para que gosta de aventura. Aproveite para ir na mega tirolesa, fazer arvorismo, escalada, arco e flecha e andar de quadriciclo.

Fazenda Radical (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Fazenda Radical (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem não quiser ir à Fazenda Radical, outra dica é a Escola de Falcoaria, que funciona apenas com agendamento prévio.

CHECK-OUT E ALMOÇO

Infelizmente, já é hora de fazer seu check-out, mas antes de ir embora de Monte Verde, ainda dá tempo de escolher um restaurante para almoçar ou comprar mais alguma coisinha para levar pra casa.

O que fazer em Monte Verde em um fim de semana (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centro de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

DICAS DE RESTAURANTES

Monte Verde tem diversos restaurantes com ótimas opções para almoço e jantar, que vão de fondue, comidas típicas mineiras, massas, trutas até pratos veganos. Não deixe de ver o post que fizemos com uma seleção de lugares para comer por lá.

ONDE FICAR EM MONTE VERDE

O que não faltam são ótimas opções de hotéis na cidade. Pra quem quer ficar mais perto do centro, a Pousada Suíça Mineira e a Pousada Vilage de Minas são boas opções.

Pousada Suíça Mineira (Foto: Reprodução)
Pousada Suíça Mineira (Foto: Reprodução)

Outras sugestões de hospedagem na cidade são as pousadas Carícia do Vento, a Cantos e Contos e a Ahavanoah.

Não deixe de ver o post que preparamos com uma lista de hotéis e pousadas.

+ Todos os posts sobre o destino
+ Reunimos dicas essenciais pra sua viagem pra lá
+ Quando ir: Melhor época

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões de o que fazer em Monte Verde em um fim de semana? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.