O que comer em Budapeste: Dicas da culinária húngara
Quando viajo, a gastronomia do destino é uma atração tão importante pra mim quanto qualquer outro ponto turístico. Por isso, ao desembarcar na Hungria, já estava com uma listinha pronta com o que comer em Budapeste.
De goulash a lángos, a culinária da cidade nos conquistou. Neste post, conto um pouco da nossa experiência nos dias em que estivemos por lá.
O que comer em Budapeste: Culinária Húngara
Páprica
Se fosse para falar logo de cara o que comer em Budapeste, a resposta certamente seria a páprica. Não importa o restaurante, provavelmente, ela estará lá em algum prato.
São vários tipos, das mais leves as mais fortes. Aproveite para comprar o tempero para trazer para o Brasil.
Entre os pratos que comemos com a páprica estavam dois que vinham acompanhados por galuska ou dumpling, que de longe lembram um pouquinho o nhoque: um deles era uma galinha e o outro era uma carne ao molho de páprica.
Fomos também em um restaurante bem tradicional que se chama Paprika Vendéglő (End.: 1071. Budapest Dózsa György út 72). Lá, comemos um filé mignon suíno com batata ao molho de tomate e páprica que estava sensacional.
Em um outro restaurante, comemos um prato típico que vem diversas carnes, como salsicha, linguiça, frango e carne vermelha, pimenta, cebola e páprica.
Goulash
O goulash é um dos pratos mais típicos da culinária húngara. Eu achei gostoso, mas o Rafa ficou um pouco decepcionado. Tá bom. Confesso que eu gostei, mas também esperava mais.
Na verdade, o goulash (vejam bem, pelo menos os que nós experimentamos) parecia uma sopinha bem rala com alguns pedaços de carne. Ela é bem temperada, mas é realmente muito rala. Tomamos duas vezes e nas duas vezes ela estava igual. Vai ser bem fácil de encontrá-la pela cidade.
Lángos, uma delícia da culinária húngara
Se eu tivesse que escolher agora o que comer em Budapeste, a minha opção seria o lángos. De longe, foi o que mais gostamos. Parece uma esfiha frita, com recheio de sour cream e várias outras opções.
A gente pedia com queijo e muita pasta de alho. Sério! É muito bom! É bem tradicional e fácil de encontrar. No Mercado Municipal tem, mas quando fomos estava absurdamente lotado. Não conseguimos nem chegar perto.
Nós comemos sempre no Lángosh Gozsdu, que tem em alguns lugares na cidade. Ele custa cerca de 3 euros, mas é bem grande.
Gelarto Rosa
Quem disse que na nossa listinha com o que comer em Budapeste não teria nada de doce? Tem sim!! E tem doce dos bons!
O Gelarto Rosa é um sorvete delicioso que ficou famoso por vir sempre no formato de uma rosa. Então, na hora de escolher os sabores, lembre-se que quanto mais colorido melhor. A sorveteria fica pertinho da igreja de Santo Estevão (End.: 1051 Budapest, Szent István tér 3).
Um dica de um lugar legal pra comer em Budapeste é o Gozsdu Udvar, um boulevard cheio de bares e restaurantes.
Ficou com alguma dúvida sobre o que comer em Budapeste? Deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!