O que fazer em Fernando de Noronha: Dicas e atrações

Praias lindas, mergulho, bons restaurantes… Há muito o que fazer em Fernando de Noronha.

Neste post, damos dicas para curtir da melhor maneira possível o arquipélago que é um dos maiores sonhos de consumo dos brasileiros.

O QUE FAZER EM FERNANDO DE NORONHA

ILHA TOUR

A primeira dica sobre o que fazer em Fernando de Noronha é o Ilha Tour. Algumas pessoas não acham o passeio necessário pois dizem que é muito corrido para conhecer a ilha toda em um dia. Sim, isso é verdade, mas eu fiz o Ilha Tour com a intenção de ter uma visão geral da ilha para depois poder voltar com calma nos lugares que eu mais gostei. E valeu muito a pena pra mim.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Já sabe onde ficar em Noronha? Encontre seu hotel com até 50% de desconto

Por isso, o Ilha Tour deve ser o primeiro passeio em Noronha. Logo pela manhã o guia passa no hotel com o caminhãozinho estilo safári. O passeio dura o dia todo e para em praticamente todos os principais pontos da ilha (Praia do Leão, do Sancho, Museu do Tubarão, Praia da Caieira, Capela de São Pedro, Porto de Santo Antônio – neste dia para acompanhar a captura de uma tartaruga pelo Projeto Tamar, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Forte de São Pedro do Boldró para curtir o pôr do sol). Claro que o itinerário muda a cada dia, mas foi ótimo para ter uma visão geral da ilha.

+ Veja todos os detalhes do Ilha Tour


PRAIAS

O que fazer em Fernando de Noronha? Curtir as praias! E em Noronha não é apenas curtir uma praia, é curtir algumas das praias mais lindas do mundo. Vou falar um pouquinho das principais a seguir:

PRAIA DO SANCHO

Na listinha com o que fazer em Fernando de Noronha a Praia do Sancho aparece no topo. Não tem como não visitar a praia que já foi eleita a melhor do mundo. Suas águas são cristalinas e a areia é branquinha. É mais fácil chegar ao mirante de buggy. Depois, é preciso descer duas escadas bem íngremes e grudadas na pedra para chegar até a praia. Pode confiar! O esforço valerá a pena.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para ir à Praia do Sancho. e também a outras praias de Noronha, é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho.

+ Encontre seu hotel em Noronha com até 50% de desconto

BAÍA DO SUESTE

Famosa pelo mergulho, a praia do Sueste é conhecida também pela alimentação das tartarugas marinhas. Dá chegar até ela de ônibus, já que ela fica em uma das pontas da rodovia.

CACIMBA DO PADRE

Uma das minhas praias favoritas de Noronha, a Cacimba do Padre tem nada menos do que o Morro Dois Irmãos fazendo parte do seu visual perfeito. Preciso falar mais alguma coisa?

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

BAÍA DOS PORCOS

Grudada na Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos é, ao lado do Sancho, uma das praias mais lindas do mundo. A água é esverdeada e ótima para mergulho. Para chegar até ela é preciso passar por uma pequena trilha.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO CACHORRO

A Praia do Cachorro fica bem perto da Vila dos Remédios. E é uma das únicas com a presença de bares na areia.

+ Encontre seu hotel com desconto

PRAIA DO MEIO

Entre a Praia da Conceição e a do Cachorro, a Praia do Meio também é uma boa para quem curte mergulhar.

PRAIA DA CONCEIÇÃO

Famosa pelo Morro do Pico, a Praia da Conceição também fica próxima à Vila dos Remédios. É uma boa opção para curtir o pôr do sol e tem boa estrutura.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

PRAIA DO LEÃO

É a praia com mais desovas de tartarugas da região. Dizem que as pedras que estão no mar lembram um leão marinho, daí o seu nome.

+ Encontre seu hotel em Noronha com até 50% de desconto

PRAIA DO PORTO SANTO ANTÔNIO

É de lá que saem os passeios de barco e onde chegam os barcos que abastecem a ilha. É um dos portos mais limpos do mundo.

ATALAIA

Tem uma das piscinas naturais mais lindas e famosas do Brasil. Para ir até lá é preciso agendar, já que é permitido um número máximo de pessoas simultâneas na praia. É proibido também colocar o pé na areia enquanto estiver no mar.

Para visitar a Atalaia é necessário realizar seu agendamento com 10 dias de antecedência na sede da ICMBio. Cada visita pode ter no máximo 16 pessoas e dura cerca de 30 minutos

+ Neste post damos todos os detalhes de cada uma das praias citadas aqui


MERGULHO

Mergulhar é um item que não pode faltar na lista com o que fazer em Fernando de Noronha. O mar de Noronha é um dos melhores do mundo para a prática do mergulho. É possível avistar diversos animais usando apenas snorkel (aliás, dependendo da praia, a água é tão clara, que nem precisa mergulhar). Para quem preferir, dá para fazer mergulho com cilindro (inclusive para iniciantes). Não é barato, mas vale muito a pena.

+ Saiba tudo sobre como é mergulhar por lá

PASSEIO DE BARCO

O passeio de barco é uma atração que não pode faltar quando o assunto é o que fazer em Fernando de Noronha. Além de passar por diversos pontos da ilha e fazer uma parada no mar incrível da Praia do Sancho, é o passeio de barco é o melhor lugar para ver os golfinhos de perto.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como em Noronha (ainda bem!!!) a natureza é bem preservada, não é garantido que os golfinhos irão aparecer durante o passeio, já que eles estão livres no mar. Mas eles dão um show à parte com bastante frequência. Quando eu fiz o passeio, fui presenteado com diversos golfinhos acompanhando o barco durante um período. Inesquecível.

+ Saiba mais detalhes sobre o passeio de barco

NAVE

Para quem está acompanhado por crianças ou não quer mergulhar, uma boa dica de o que fazer em Fernando de Noronha é um passeio chamado Nave. Na verdade, é um barco que possui um pedaço do chão transparente e com uma lente de aumento. Desta forma, dá para ter uma boa dimensão do que é o fundo do mar e avistar diversas espécies marinhas.

+ Veja mais detalhes sobre este passeio

PROJETO TAMAR

Vale muito a pena passar pelo Projeto Tamar em Fernando de Noronha. Durante a noite, eles dão diversas palestras gratuitas. É bom também para descobrir por onde eles estarão durante o dia para tentar acompanhar o trabalho deles nas praias.

PÔR DO SOL

Curtir o pôr do sol é uma coisa que não dá para deixar de fazer em Fernando de Noronha. Alguns lugares tem uma vista imperdível do final do dia: Forte de São Pedro do Boldró, Forte Nossa Senhora dos Remédios, Praia da Conceição e do Meio e Capela de São Pedro. Neste outro post contamos detalhes de cada um desses lugares.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

RESTAURANTES

O que fazer em Fernando de Noronha além de curtir a natureza? Comer bem! Sim! A ilha tem uma boa estrutura de restaurante, mas, claro, tudo com um preço bem salgado. Mas tem para todos os gostos… Existem opções de self service, como o JC e o Flamboyant, e restaurantes com pratos mais elaborados, como o Xica da Silva e o Varanda.

O que fazer em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Há ainda alguns bares na praia, como o Tota Bar, o Bar do Pipoka e o Bar do Meio, e outros, como o Bar do Cachorro e o Fortinho do Boldró. Não deixe também de experimentar a tapioca da Babalu, que fica na Vila dos Remédios, e é sensacional.

Além disso, um evento muito famoso em Fernando de Noronha é o Festival Gastronômico do Zé Maria, que acontece sempre às quartas e aos sábados. Como é muito requisitado, vale fazer a reserva antes de viajar. O preço é fixo por pessoa (quando eu fui era R$ 163 fora as bebidas). Há diversas opções de frutos do mar, carnes, comida japonesa, saladas e sobremesas.

ONDE FICAR

Fernando de Noronha há diversas opções de hospedagem que vão de pousadas domiciliares a hotéis estrelados. Neste post, dou dicas para você escolher com calma o local ideal para ficar na ilha.

+ Veja outras opções de hotéis em Noronha com desconto

QUANTO CUSTA VIAJAR

Toda vez que falo sobre Fernando de Noronha, as pessoas me perguntam se não é muito caro ir para lá. Por isso, resolvi escrever em um post mais ou menos quanto custa cada item da viagem. Passagem, hospedagem, passeios e alimentação. Vale a pena dar uma lida. Aproveite também para tirar dúvidas.

+ Veja todos os nossos posts de Fernando de Noronha

Booking.com

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo “jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto”.

1 Comment

  1. Walter Ribeiro disse:

    Fernando de Noronha realmente é um lugar maravilhoso, pretendo ir para lá esse final de ano. Parabéns pelo material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *