O que fazer em Joinville, SC: Pontos turísticos e atrações

Apesar de não ter uma vocação exclusivamente turística, não faltam bons programas quando a dúvida é o que fazer em Joinville.

A maior cidade de Santa Catarina tem atrações para todos os gostos: de mirantes a passeios de barco, do maior festival de dança do mundo a restaurantes que cabem no bolso.

Nesse post listamos os principais pontos turísticos de Joinville além de opções culturais e gastronômicas pra você curtir o melhor da região.

O que fazer em Joinville, Santa Catarina

Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, há muito o que fazer em Joinville. Aliás, a cidade está estrategicamente localizada perto do mar (na Baía da Babitonga) e das montanhas, a apenas 130km de Curtiba e 176km de Florianópolis.

Visita ao Mirante de Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Joinville vista do Mirante da cidade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mesmo se sua visita for de passagem, pode ser interessante dedicar um ou dois dias nessa região. Se tiver a oportunidade de vir em julho, o Festival de Dança é o maior do mundo e atrai turistas de todo o Brasil, como veremos mais abaixo.

Aliás, antes de falarmos dos pontos turísticos, caso você ainda não tenha escolhido seu hotel, vale ver nossas dicas de onde se hospedar em Joinville. Temos um guia completo de melhores hotéis e regiões.

Pórtico de Joinville

Nada como começar o roteiro pela porta de entrada da cidade. O Pórtico de Joinville é um dos principais cartões-postais. Construído no estilo enxaimel, influenciado pelas culturas alemã e holandesa, o monumento é de 1979 e abriga hoje um escritório da Secretaria de Turismo.

O que fazer em Joinville - Pórtico (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pórtico de Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além disso, ao lado fica o famoso moinho, onde funciona uma das unidades da Cervejaria Opa Bier. Com mesinhas ao ar livre, é um ótimo local pra apreciar a cerveja mais famosa da região.

O que fazer em Joinville - Moinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mirante

O Mirante de Joinville proporciona uma das vistas mais lindas e em todos os ângulos da cidade. Embora esteja localizado praticamente no centro, dá pra avistar lá de cima até mesmo o mar.

Carros não são permitidos, mas dá pra subir de ônibus, táxi ou bicicleta. Vale a visita!

Visita ao Mirante de Joinville (Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville)
Divulgação/Prefeitura Joinville

Arquitetura Enxaimel

Além do Pórtico, outros lugares fotogênicos para ver a arquitetura enxaimel, uma herança principalmente dos alemães, são o Mercado Público Municipal e a Estação da Memória, a antiga estação ferroviária construída em 1906.

O que fazer em Joinville - Mercado Público Municipal (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Mercado Público de Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você não sabe, essa técnica de construção utiliza madeiras que se encaixam sem uso de pregos nem parafuso. Mas apesar de haver algumas por aqui, a maior concentração de casas enxaimel do Brasil fica em Pomerode, também Santa Catarina, a cidade mais alemã do país.

Rua das Palmeiras

Mudas vidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro deram origem à Rua das Palmeiras de Joinville, uma das mais bonitas da cidade, cercada por diversas “colunas de árvores”.

Hoje esse calçadão entre as ruas Rio Branco e do Príncipe levam ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, que falaremos abaixo.

O que fazer em Joinville - Rua das Palmeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso
O que fazer em Joinville - Rua das Palmeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

O que fazer em Joinville: Museus

No seu roteiro de principais pontos turísticos de Joinville, vale incluir também alguns museus que contam a história da região. Então vamos aos mais importantes:

Museu Nacional de Imigração e Colonização

O MNIC fica em frente à Rua das Palmeiras num prédio do século XIX tombado pelo IPHAN. Guarda documentos e objetos que contam a história da imigração no Sul do Brasil.

Aliás, esse é o melhor lugar pra entender por que Joinville é conhecida como “Cidade dos Príncipes”, apelido que se refere ao fato de a filha de D. Pedro I ter se casado com o francês François Ferdinand, o príncipe da cidade, que recebeu como dote um pedaço de terra na região.

O que fazer em Joinville - Museu Nacional de Imigração (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro
Horários: Terça a domingo, das 10h às 16h
Telefone: (47) 3453-3499
Entrada: Grátis

Museu de Arte de Joinville

Localizado num belo casarão às margens de um lago, o museu tem um acervo permanente e recebe exposições itinerantes.

O que fazer em Joinville - Museu de Arte (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Além disso, o gramado do lado de fora do MAJ é um convite a um piquenique ou pra curtir os dias de sol.

O que fazer em Joinville - Museu de Arte (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Endereço: Rua XV de Novembro, 1400 – América
Horários: Terça a domingo, 10h às 16h
Telefone: (47) 3433-4677
Entrada: Grátis

Museu Arqueológico de Sambaqui

Expõe milhares de peças arqueológicas do povo sambaquiano, que viveu na região há mais de 5 mil anos.

Endereço: Rua Dona Francisca, 600 – Centro
Horários: Segunda a sexta, 10h às 16h
Telefones: (47) 3433-0114 | (47) 3433-1162
Entrada: Grátis

Instituto Internacional Juarez Machado

A casa onde nasceu o famoso artista plástico joinvilense Juarez Machado guarda seu acervo e trajetória. Além disso, um pavilhão construído no jardim dá acesso a exposições temporárias de outros artistas.

O que fazer em Joinville - Instituto Juarez Machado (Foto: Divulgação)
Divulgação

Endereço: Rua Lages, 994 – América
Horários: Terça a sábado, das 10h às 19h; domingo das 15h às 19h.
Telefone: (47) 3033-3036
Site: institutojuarezmachado.com.br

Para mais museus na cidade, consulte a página da prefeitura.

Passeio de Barco até São Francisco do Sul

Um dos pontos altos de o que fazer em Joinville é o passeio no Barco Príncipe, que navega pela Baía da Babitonga até a cidade histórica de São Francisco do Sul, no litoral catarinense.

Barco Príncipe de Joinville a São Francisco do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Barco Príncipe (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aliás, foi uma delícia passar o dia no centro histórico de “São Chico”, como contamos no post do passeio de barco em Joinville. Vale a pena!

Barco Príncipe de Joinville a São Francisco do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)
São Francisco do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Parques em Joinville

No comecinho da estrada que dá acesso ao Mirante fica o Zoobotânico, local que abriga mais de 200 animais em cativeiro. Além disso, o parque tem trilha, quiosques e playground.

Outro parque famoso, esse ao lado do Pórtico, é o Complexo Expoville. Além do Pavilhão de Exposições, o parque é procurado nos fins de semana para prática de esportes ao ar livre.

Turismo Rural

Mal dá pra acreditar que a poucos minutos da maior cidade catarinense é possível curtir o silêncio e a paz da natureza. A Estrada Bonita é um dos principais destinos, a apenas 25km do Centro.

Essa sinuosa estrada guarda pontes de madeira, riachos, casas coloniais e muito verde, além de restaurantes, pequenas pousadas e estabelecimentos que vendem produtos “da roça”. Ou seja, muito mais que apenas uma imersão na vida rural.

O que fazer em Joinville - Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso
O que fazer em Joinville - Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Quem está com crianças vale a pena uma visita ao Museu Rural Ango Kersten. Os simpáticos donos desse sítio recebem os visitantes de braços abertos e com calóricas delícias para mostrar como funcionava a vida no campo há décadas e como é o trabalho hoje em dia.

Além disso, um passeio de trator que atravessa o Rio Pirabeiraba leva os turistas para dentro do campo, passando por canaviais e pastos de animais.

Homem dirige trator na Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Aliás, para reservas e informações sobre o Museu Rural entre em contato pelos telefones (47) 3464-1432 ou (47) 98811-5518.

O que fazer em Joinville: Festival de Dança

Joinville é chamada de Capital da Dança por sediar o maior festival de dança do mundo. Então, se sua visita for em julho, aproveite para assistir por pelo menos um dia a esse espetáculo que atrai turistas do Brasil e do mundo.

Festival de Dança de Joinville (Foto: Nilson Bastian)
Foto: Nilson Bastian

Mesmo assim, se for em outra época, você também pode visitar a Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, a única da renomada companhia fora da Rússia.

Pés de bailarina em visita à Escola Bolshoi
Foto: Esse Mundo É Nosso

Gastronomia de Joinville

A cidade tem uma deliciosa e variada gastronomia, que vão de delícias herdadas da colonização alemã até frutos do mar fresquinhos. Você pode conferir nossas dicas no post de restaurantes em Joinville e o que comer por lá.

Aliás, não pode ficar de fora das guloseimas a famosa empada folhada, que é uma das delícias imperdíveis.

Café Colonial em Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Café colonial em Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cervejaria Opa Bier

A microcervejaria mais famosa da cidade é a Opa Bier. Não é à toa que onde quer que você vá encontrará um bar ou quiosque da marca.

Mão segura copo de cerveja da Opa Bier (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mesmo que você não seja muito fã de cerveja, uma visita à fábrica pode ser um passeio interessante. Veja todos os endereços da cervejaria no site da marca.

Quando ir pra Joinville

Dá pra viajar pra Joinville o ano todo, mas vale prestar atenção no clima e também nos eventos da cidade pra você decidir o que vai fazer por lá. Se você quer participar do evento mais famoso da cidade, é bom saber que o Festival de Dança acontece no mês de julho. Já em novembro, tem a Festa das Flores.

Mas se sua dúvida é quanto ao clima, vamos então falar dele. Apesar de ficar no Sul, como está praticamente ao nível do mar, o clima em Joinville não é tão extremo durante o inverno.

Já no verão, espere pegar termômetros acima dos 30ºC. Ou seja, uma boa época pra visitar cidades praianas como a vizinha São Francisco do Sul.

Os meses mais chuvosos coincidem com o verão, que também são os mais quentes. Principalmente entre dezembro e março você pode pegar bastante chuva.

Já os meses mais secos são durante o inverno, de junho a agosto, quando os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 10ºC. Mas ao longo do dia, a temperatura tende a ser mais amena nessa época.

Como chegar em Joinville

Se você vem de outras regiões do país, a maneira mais fácil de chegar em Joinville é de avião. O aeroporto fica a poucos quilômetros do centro e recebe voos de importantes cidades, como São Paulo. Ou seja, mesmo que venha de outros destinos, é bem tranquilo fazer uma conexão na capital paulista.

Mas se você pretende vir de carro de outras capitais, tanto do Sul como do Sudeste, o acesso é feito pela BR-101, que passa pela cidade.

Se for alugar carro, sugerimos que pesquise no site da Rentcars para encontrar os melhores preços das diárias. Nós sempre usamos em nossas viagens.

Por fim, como essa é a maior cidade de Santa Catarina, quem quer chegar em Joinville de ônibus tem uma boa oferta de destinos. Há linhas para as principais cidades do Centro-Sul do país, incluindo Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Tem mais dicas sobre o que fazer em Joinville? Então conta pra gente nos comentários!

*O jornalista viajou a convite da Prefeitura de Joinville, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Denise disse:

Cidade bastante chuvosa que estraga a paisagem, Friends, falta alegria na cidade, povo pouco hospedeiro, bons restaurantes.

Gildilene Almeida do Nascimento disse:

Ola gostaria de saber se consigo andar de bike por joenvile e conhecer muita coisa,estou planejando viajar com meu esposo aniversario de casamento e ammamos andar de bike será que tem como alugar bike para podermos aproveitar melhor a cidade ?Bom gostaria de umas dicas para isto ja que seu material é muito bom.Obrigada aguardo resposta ,abraços

Oi, Gildilene, tudo bem?
Dá sim pra alugar bicicletas em Joinville. Por exemplo, essa empresa aluga e faz até tours https://www.facebook.com/Pedaltur/

Abraços e ótima viagem!

Thaís Nomelini disse:

Oi gostaria de dizer que vou viajar pra Joinville em breve e amei o site e dicas do Esse Mundo é Nosso! Muito obrigada! 🙂

Oba, jura, que demais! Aproveite muito!

Bjão

Aqui de Manaus para Curitiba custa por volta de 1000 uma passagem de ida e volta. Pesquisei para a cidade de Joinville e custa por volta de 600,00 , uma diferença gritante. E pesquisando na internet vi que daí pra Curitiba são por volta de 130km bem perto, podendo ir de carro, trem ou ônibus. Gostaria de saber se é verídico essa distância pra Curitiba e quanto em média custa uma passagem de trem ou ônibus de Joinville para Curitiba. Boa tarde. Aguardo

Oi, Jéssica, tudo bem? É isso mesmo, Joinville fica a cerca de 130km de Curitiba. Você pode ver os horários e preços das passagens de ônibus no site https://www.eucatur.com.br/

Abraços e boa viagem!

Cleber disse:

Olá gostaria de saber se è uma cidade facil de se locomover com transporte público. E se è melhor dicar nas praias e visitar a cidade ou o inverso

Oi Cleber, é relativamente fácil sim se locomover de transporte público, mas a melhor opção é de Uber ou táxi, não sai caro.
Sobre as praias, as melhores ficam mais longe, como em São Francisco do Sul, a 50km.

Abraços