O que fazer em Joinville, SC: Pontos turísticos e atrações

Apesar de não ter uma vocação exclusivamente turística, não faltam bons programas quando a dúvida é o que fazer em Joinville. A maior cidade de Santa Catarina tem atrações para todos os gostos: de mirantes a passeios de barco, do maior festival de dança do mundo a restaurantes que cabem no bolso.

Nesse post listamos os principais pontos turísticos de Joinville além de opções culturais e gastronômicas pra você curtir o melhor da região.

O QUE FAZER EM JOINVILLE, SANTA CATARINA

Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, há muito o que fazer em Joinville. A cidade está estrategicamente localizada perto do mar (na Baía da Babitonga) e das montanhas, a apenas 130km de Curtiba e 176km de Florianópolis.

Visita ao Mirante de Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mesmo se sua visita for de passagem, pode ser interessante dedicar um ou dois dias nessa região. Se tiver a oportunidade de vir em julho, o Festival de Dança é o maior do mundo e atrai turistas de todo o Brasil, como veremos mais abaixo.

+ Encontre hotéis em Joinville com até 50% de desconto

PÓRTICO DE JOINVILLE

Nada como começar o roteiro pela porta de entrada da cidade. O Pórtico de Joinville é um dos principais cartões-postais. Construído no estilo enxaimel, influenciado pelas culturas alemã e holandesa, o monumento é de 1979 e abriga hoje um escritório da Secretaria de Turismo.

O que fazer em Joinville - Pórtico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao lado fica o famoso moinho, onde funciona uma das unidades da Cervejaria Opa Bier. Com mesinhas ao ar livre, é um ótimo local pra apreciar a cerveja mais famosa da região.

O que fazer em Joinville - Moinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

MIRANTE

O Mirante de Joinville proporciona uma das vistas mais lindas e em todos os ângulos da cidade. Localizado praticamente no centro, dá pra avistar lá de cima até mesmo o mar. Carros não são permitidos, mas dá pra subir de ônibus, táxi ou bicicleta, como já explicamos em outro post. Vale a visita!

Visita ao Mirante de Joinville (Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville)

 

PRA VER A ARQUITETURA ENXAIMEL

Além do Pórtico, outros lugares fotogênicos para ver a arquitetura enxaimel, uma herança principalmente dos alemães, são o Mercado Público Municipal e a Estação da Memória, a antiga estação ferroviária construída em 1906.

O que fazer em Joinville - Mercado Público Municipal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado Público de Joinville

 

RUA DAS PALMEIRAS

Mudas vidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro deram origem à Rua das Palmeiras de Joinville, uma das mais bonitas da cidade, cercada por diversas “colunas de árvores”. Hoje esse calçadão entre as ruas Rio Branco e do Príncipe levam ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, que falaremos abaixo.

O que fazer em Joinville - Rua das Palmeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Joinville - Rua das Palmeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

MUSEUS

| MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO – O MNIC fica em frente à Rua das Palmeiras num prédio do século XIX tombado pelo IPHAN. Guarda documentos e objetos que contam a história da imigração no Sul do Brasil. É o melhor lugar pra entender por que Joinville é conhecida como “Cidade dos Príncipes”, apelido que se refere ao fato de a filha de D. Pedro I ter se casado com o francês François Ferdinand, o príncipe da cidade, que recebeu como dote um pedaço de terra na região.

O que fazer em Joinville - Museu Nacional de Imigração (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro
Horários: Terça a domingo, das 10h às 16h
Telefone: (47) 3453-3499
Entrada: Grátis

 

| MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE – Localizado num belo casarão às margens de um lago, tem um acervo permanente e recebe exposições itinerantes. O gramado do lado de fora do MAJ é um convite a um piquenique ou pra curtir os dias de sol.

O que fazer em Joinville - Museu de Arte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Joinville - Museu de Arte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Endereço: Rua XV de Novembro, 1400 – América
Horários: Terça a domingo, 10h às 16h
Telefone: (47) 3433-4677
Entrada: Grátis

 

| MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SAMBAQUI – Expõe milhares de peças arqueológicas do povo sambaquiano, que viveu na região há mais de 5 mil anos.

Endereço: Rua Dona Francisca, 600 – Centro
Horários: Segunda a sexta, 10h às 16h
Telefones: (47) 3433-0114 | (47) 3433-1162
Entrada: Grátis

 

| INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO – A casa onde nasceu o famoso artista plástico joinvilense Juarez Machado guarda seu acervo e trajetória. Além disso, um pavilhão construído no jardim dá acesso a exposições temporárias de outros artistas.

O que fazer em Joinville - Instituto Juarez Machado (Foto: Divulgação)

Divulgação

Endereço: Rua Lages, 994 – América
Horários: Terça a sábado, das 10h às 19h; domingo das 15h às 19h.
Telefone: (47) 3033-3036
Site: institutojuarezmachado.com.br

Para mais museus na cidade, consulte a página da prefeitura.

 

PASSEIO DE BARCO ATÉ SÃO FRANCISCO DO SUL

Um dos pontos altos de o que fazer em Joinville é o passeio no Barco Príncipe, que navega pela Baía da Babitonga até a cidade histórica de São Francisco do Sul, no litoral catarinense. Nós já contamos aqui todos os detalhes desse tour. Foi uma delícia passar o dia no centro histórico de “São Chico”.

Barco Príncipe de Joinville a São Francisco do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Barco Príncipe de Joinville a São Francisco do Sul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PARQUES

No comecinho da estrada que dá acesso ao Mirante fica o Zoobotânico, local que abriga mais de 200 animais em cativeiro. Além disso, o parque tem trilha, quiosques e playground.

Outro parque famoso, esse ao lado do Pórtico, é o Complexo Expoville. Além do Pavilhão de Exposições, o parque é procurado nos fins de semana para prática de esportes ao ar livre.

 

TURISMO RURAL

Mal dá pra acreditar que a poucos minutos da maior cidade catarinense é possível curtir o silêncio e a paz da natureza. A Estrada Bonita é um dos principais destinos, a apenas 25km do Centro. Essa sinuosa estrada guarda pontes de madeira, riachos, casas coloniais e muito verde, além de restaurantes, pequenas pousadas e estabelecimentos que vendem produtos “da roça”.

O que fazer em Joinville - Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Joinville - Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem está com crianças vale a pena uma visita ao Museu Rural Ango Kersten. Os simpáticos donos desse sítio recebem os visitantes de braços abertos e com calóricas delícias para mostrar como funcionava a vida no campo há décadas e como é o trabalho hoje em dia. Além disso, um passeio de trator que atravessa o Rio Pirabeiraba leva os turistas para dentro do campo, passando por canaviais e pastos de animais.

O que fazer em Joinville - Estrada Bonita (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

Joinville é chamada de Capital da Dança por sediar o maior festival de dança do mundo. Se sua visita for em julho, aproveite para assistir por pelo menos um dia a esse espetáculo que atrai turistas do Brasil e do mundo.

O que fazer em Joinville - Festival de Dança de Joinville (Foto: Nilson Bastian)

Foto: Nilson Bastian

Se for em outra época, você também pode visitar a Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, a única da renomada companhia fora da Rússia.

Visita à Escola Bolshoi em Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

GASTRONOMIA

Joinville tem uma deliciosa e variada gastronomia, que vão de delícias herdadas da colonização alemã até frutos do mar fresquinhos. Você pode conferir nossas dicas de onde comer na cidade com os restaurantes que visitamos, incluindo um café colonial e a famosa empada folhada que é uma das delícias imperdíveis.

Café Colonial em Joinville (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

CERVEJARIA OPA BIER

A microcervejaria mais famosa da cidade é a Opa Bier. Não é à toa que onde quer que você vá encontrará um bar ou quiosque da marca. Veja todos os endereços no site da marca.

O que fazer em Joinville - Opa Bier (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

MAIS SOBRE O QUE FAZER EM JOINVILLE

+ Veja hotéis em Joinville com até 50% de desconto
+ Onde comer: Dicas de restaurantes na cidade
+ Como é o Barco Príncipe: Tour até São Francisco do Sul
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da região

Tem mais dicas sobre o que fazer em Joinville? Conta pra gente nos comentários!

* O jornalista viajou a convite da Prefeitura de Joinville, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Thaís Nomelini disse:

    Oi gostaria de dizer que vou viajar pra Joinville em breve e amei o site e dicas do Esse Mundo é Nosso! Muito obrigada! 🙂

  2. Aqui de Manaus para Curitiba custa por volta de 1000 uma passagem de ida e volta. Pesquisei para a cidade de Joinville e custa por volta de 600,00 , uma diferença gritante. E pesquisando na internet vi que daí pra Curitiba são por volta de 130km bem perto, podendo ir de carro, trem ou ônibus. Gostaria de saber se é verídico essa distância pra Curitiba e quanto em média custa uma passagem de trem ou ônibus de Joinville para Curitiba. Boa tarde. Aguardo

  3. Cleber disse:

    Olá gostaria de saber se è uma cidade facil de se locomover com transporte público. E se è melhor dicar nas praias e visitar a cidade ou o inverso

    • Oi Cleber, é relativamente fácil sim se locomover de transporte público, mas a melhor opção é de Uber ou táxi, não sai caro.
      Sobre as praias, as melhores ficam mais longe, como em São Francisco do Sul, a 50km.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *